Anda di halaman 1dari 6

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Consrcio CECIERJ

Instrumentao para Qumica no Cotidiano I

Prof. Joaquim Fernando Isis Verdelone de Mello Silva Matrcula: 20091107095

Semelhante Dissolve Semelhante? Introduo: Diante do titulo polemico de nossa primeira aula prtica se deu inicio as indagaes relacionadas aos possveis fatores que estariam envolvidos na dvida Ser que de fato semelhante dissolve semelhante?. Procurando tentar entender o que para ns alunos era uma afirmao, o tutor comeou a nos questionar o significado de termos envolvidos em solubilidade e tambm analisamos como ocorre algumas interaes entre soluto-solvente. Esta aula experimental de instrumentao visa o aprendizado atravs de analises sobre interaes moleculares, misturas(soluto-solvente), solubilidade, polaridade, energias envolvidas nas reaes, dentre outros. Resultados e Discusses
Conforme o solicitado no roteiro fizemos os seguintes procedimentos:

Relatrio IQC I - Isis V. M. Silva - 20091107095 - CEDERJ - 26/08/2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Consrcio CECIERJ

Tubo 1

Instrumentao para Qumica no Cotidiano I Reagentes Anlises Etanol e gua por possurem molculas polares formaram lquidos miscveis incolores e homogneos.

As foras solvente-solvente e soluto-soluto so rompidas para que haja dissoluo, e o processo endotrmico, ou seja, a 2 mL de gua soluo esfria, porm logo em seguida, ocorre a formao das ligaes soluto-solvente da qual ocorre uma liberao de energia 2mL de Etanol bem maior que a absorvida e ento a soluo esquenta, sendo 1. Tubo um processo exotrmico H<0. Polar dissolvendo Nas molcula de gua ocorrem interaes do tipo dipolo-dipolo Polar to fortes que so chamadas de ligaes de higrognio. A gua quando em contato com o etanol interage com a parte polar do etanol(-OH) formando ligaes de hidrognio com as molculas da gua.

Tubo 2

Reagentes

Anlises Ciclo-Hexano e gua no se solubilizam, formando uma soluo heterogenea.

Foi possvel visualizar nitidamente a separao de fase entre os dois lquidos incolores por no terem afinidades. 2 mL de gua No fundo do tubo de ensaio ficou a gua(polar) e o Ciclo-Hexano 2. Tubo na parte de cima(apolar) 2mL de CicloHexano No houve Interaes Intermoleculares entre a gua e o ciclohexano, pois no energticamente vantajoso visto que o ciclohexano apresenta interaes do tipo dipolo induzido(forasdeLondon) que so fracas e praticamente no interagem com as molculas de gua, que por sua vez possui fortes ligaes de hidrognio.

Relatrio IQC I - Isis V. M. Silva - 20091107095 - CEDERJ - 26/08/2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Consrcio CECIERJ

Tubo 3

Instrumentao para Qumica no Cotidiano I Reagentes Anlises Etanol e Ciclo-hexano apesar de terem polaridades distintas suas respectivas molculas conseguem interagir entre si, pois o etanol constituido de duas partes: uma polar onde se encontra a hidroxila e outra apolar que a parte da cadeia carbnica.

3. Tubo

2mL de Etanol

Com o aumento dessa cadeia carbonica aumenta-se a parte 2 mL de Ciclo polar e consequentemente aumenta a solubilidade do Ciclo Hexano Hexeno atravs de foras de London

Tubo 4

Reagentes

Anlises A princpio parecia que no havia solubilidade entre a mistura porm com o passar de alguns instantes podemos observar que o cristal de Iodo que era roxo passou a ter a colorao amarelada quando dissolvido em gua.

2mL de gua 4. Tubo 1 Cristal de Iodo

Ocorre alterao de cor pois a luz incidente absorvida em uma regio do visvel e a luz refletida aps a excitao do sistema a luz de cor complementar absorvida. Essa alterao de cor ocorre devido a interao do iodo com a gua. Isso acontece pois a gua por ter alta polaridade consegue quebrar a rede cristalina do iodo de modo que ele consiga interagir com a gua atravs das foras de London

Relatrio IQC I - Isis V. M. Silva - 20091107095 - CEDERJ - 26/08/2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Consrcio CECIERJ

Instrumentao para Qumica no Cotidiano I

Tubo 5

Reagentes

Anlises

5. Tubo

Iodo se dissolveu com etanol de forma rpida. Isso ocorre pois o iodo(apolar covalente) possui uma interao forte com o etanol 2mL de Etanol que constituido pela parte polar onde se encontra a hidroxila e outra apolar que a parte da cadeia carbnica da qual interage 1 Cristal de bem com o Iodo atravs da fora de London. Iodo Possui colorao acastanhada, devido a mudana nos nveis de energia do sistema iodo e etanol.

Tubo 6

Reagentes

Anlises Iodo quando em contato com um liquido apolar,no caso ciclohexano, tambm se dissolve.

6. Tubo

2mL de CicloHexeno Iodo e Ciclo-hexano apresentam as mesmas interaes intermoleculares, isto , foras de disperso de London. 1 Cristal de Iodo Assim o balano energtico torna-se favorvel para que ocorra o rompimento do retculo cristalino do iodo ,que por sua vez reage com o ciclo-hexano. A mistura possui colorao violeta devido a mudana nos nveis de energia do sistema iodo e ciclo-hexano

Relatrio IQC I - Isis V. M. Silva - 20091107095 - CEDERJ - 26/08/2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Consrcio CECIERJ

Instrumentao para Qumica no Cotidiano I Tubo 7 Reagentes Anlises Primeiro colocamos no tubo de ensaio o etanol e o cristal de iodo conforme j haviamos feito anteriormente, e depois adicionamos a gua e agitamos o tubo de modo a perceber que ocorre uma separao de fase onde o etanol e a gua ficam soluveis pois podem interagir atravs de ligaes de Hidrognio e o iodo que esta na soluo tambm se dissolve adquirindo colorao violeta. 3mL de gua 3mL de Etanol 7. Tubo 3mL de Ciclohexano 1 Cristal de Iodo E ao adicionar o ciclo-hexano e agitar novamente podemos observar novas interaes onde o etanol e gua continuam interagindo formando a fase turva, j o ciclo-hexano formou a fase superior com o iodo, de colorao violeta O ciclo-hexano alm de interagir com o iodo, tambm consegue fazer parte em pouca proporo da fase de gua e etanol. Devidoaeste motivo que a fase supracitada ganhou o aspecto turvo. O sistema em si se adaptou de forma mais energeticamente vivel,isto , as substncias interagem entre si com intuito de gastar menos energia.

Concluso Atravs deste experimento tivemos a oportunidade de aprender na prtica que a regra Semelhante dissolve Semelhante tem suas excees e que no podemos levar em considerao apenas a polaridade para saber se uma substancia solvel ou no, e sim temos que verificar os tipos de interaes intermoleculares que pode ocorrer entre as molculas de soluto e molculas de solvente e tambm analisar a termodinmica do sistema , isto , saber se ele energeticamente vantajoso. Os resultados obtidos para nossa surpresa tiveram evidencias ntidas das quais nos fez repensar sobre o tnhamos em mente e tambm a lidar com a construo de um novo conhecimento.
Relatrio IQC I - Isis V. M. Silva - 20091107095 - CEDERJ - 26/08/2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Consrcio CECIERJ

Instrumentao para Qumica no Cotidiano I

Aplicao no Ensino Mdio A qumica to presente nas diversas vertentes de um dia-a-dia pode ser um gancho para ensinar e explicar conceitos to importantes de forma diferenciada e didtica, at porque nada melhor do que ver na prtica o que a teoria intitula como fato comprovado. Atravs de experincias simples, com reagentes de fcil acesso podemos desmistificar o paradigma da qual afirma que Semelhante Dissolve Semelhante. Ao abordar nossa experincia docente sobre o assunto em forma de debate investigativo os alunos provavelmente ficaro instigados e motivados a procurar respostas cabveis para esclarecer as dvidas que at ento no tinham respostas visveis. Atravs da aula prtica com misturas podemos explicar os fenmenos sobre solubilidade,interao intermoleculares,polaridade,etc. Referncias Bibliogrficas [1.] Determinao Experimental da Solubilidade - Por Ricardo Francisco Pires UFU - http://www.bdtd.ufu.br/tde_arquivos/12/TDE-2007-11-09T180545Z734/Publico/RFPiresDISPRT.pdf

[2.] ATKINS Peter _Princpios de

Qumica.

Relatrio IQC I - Isis V. M. Silva - 20091107095 - CEDERJ - 26/08/2012

Anda mungkin juga menyukai