Anda di halaman 1dari 22

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA E PRODUO Engenharia De Qualidade 12974 Prof M. Sc.

. Mario Perfetti Jansen Ferreira Aluno: Ediharlly Joo Alves dos Santos 1012224

ABORDAGENS E DIMENSES DA QUALIDADE (DAVID GARVIN) FLUXOGRAMAS LAYOUT OPERACIONAL

SO LUS-MA 2013

Ediharlly Joo Alves dos Santos 1012224

ABORDAGENS E DIMENSES DA QUALIDADE (DAVID GARVIN) FLUXOGRAMAS LAYOUT OPERACIONAL

SE A QUALIDADE DEVE SER GERENCIADA, PRECISA SER PRIMEIRO ENTENDIDA.... David Garvin

Sumrio ABORDAGENS E DIMENSES DA QUALIDADE .................................................... 4 FLUXOGRAMAS ............................................................................................................ 7 Tipos De Fluxogramas .................................................................................................. 7 LAYOUT OPERACIONAL........................................................................................... 12 Arranjo Fsico ............................................................................................................. 12 Princpios Bsicos De Arranjos Fsicos ...................................................................... 12 Tipos Bsicos De Arranjo Fsico ................................................................................ 12 Arranjo Fixo Ou Posicional ........................................................................................ 13 Arranjo Funcional Ou Por Processos .......................................................................... 13 Arranjo Fisico Em Linha Ou Produto ......................................................................... 14 Arranjo Fisico Celular ................................................................................................ 14 Arranjo Fsico Misto ................................................................................................... 15 Mtodos Dos Elos ....................................................................................................... 16 ESTUDO DE CASO ...................................................................................................... 17 Concluso ....................................................................................................................... 21 Referncias ..................................................................................................................... 22

ABORDAGENS E DIMENSES DA QUALIDADE


Ph.D. em economia pelo M.I.T. em 1979, Garvin foi professor de Administrao Empresarial em Harvard desde aquele mesmo ano. De 1988 a 1990 foi inspetor do Malcolm Baldrige National Prmio de Qualidade, e de 1991-1992 ele serviu na Comisso de Estudos Industriais do Conselho de Pesquisa Nacional. Foi consultor de empresas como Boeing, Booz-Allen & Hamilton, Gillette, 3M, e Warner-Lambert; professor pesquisador, Garvin se interessa pelas reas de administrao geral e mudana estratgica; atualmente interessa-se por aprendizagem organizacional e processos de administrao. Segundo Darvin, para o correto gerenciamento da qualidade necessrio entende-la. Pois somente assim consegue-se um gerenciamento voltado para a competividade. Existem diversas definies da qualidade, e Darvin props o conceito desta conforme cinco abordagens que so representadas na Tabela 01.

Tabela 01. Cinco Abordagens de Garvin que define a Qualidade.

Abordagem

Definio

Observaes

Transcendental

Relaciona o duradouro, o Ponto negativo: no intemporal s obras da permite uma definio qualidade. Aqui a prtica da qualidade. qualidade no pode ser definida.

Baseada no Produto

Esto baseadas diretamente Ponto Negativo: Viso as caractersticas do pode ser ambgua se os produto compradores do produto no observarem sob um mesmo aspecto.

Baseada no Usurio

Abordagem subjetiva, pois a questo de que a qualidade est diante dos olhos de quem observa.

Ponto Negativo: qualidade igual a satisfao mxima, porm um produto que maximize a

Aqui o produto de qualidade definido como aquele que melhor atende as preferncias do consumidor, variando de pessoa para pessoa.

satisfao prefervel a outro que satisfaa a menos necessidades, mas nem por isso pode-se afirmar que seja melhor.

Baseada na Produo

Ligadas oferta e se interessam pelas prticas relacionadas com a engenharia e a produo. Qualidade aqui conformidade com as especificaes. Aqui qualquer tipo de falha quer relacionada ao projeto ou diretamente a produo implica numa queda de qualidade.

Melhorias: reduo dos custos, pois quanto menos defeitos, menos retrabalho e menos tempo desperdiado.

Baseada no Valor

Produto de qualidade Baseada na relao custos aquele que tem um preo e preos. ou custo aceitvel, conceitos relacionados com excelncia e valor.

Alm da conceituao da qualidade conforme a cinco abordagens, Garvin desmembra a qualidade em oito dimenses, que embora distintas podem est interrelacionadas entre si. As Dimenses de 1) a 8) mostram e definem essas dimenses: 1. Desempenho: Caractersticas operacionais bsicas de um produto. 2. Caractersticas: adereos de produtos, caractersticas secundrias so as que suplementam o funcionamento do produto. 3. Confiabilidade: reflete na probabilidade de mau funcionamento do produto, com tempo de falha, possibilidade de defeitos. 4. Conformidade: o grau em que o projeto e as caractersticas operacionais esto de acordo com os padres estabelecidos.

Cumprimento de especificaes (norte-americano) Conformidade com o grau de variabilidade (Japons) 5. Durabilidade: medida da vida til de um produto. Uso proporcionado por um produto at que ele se deteriore fisicamente. 6. Atendimento: o atendimento, ou a rapidez, cortesia e facilidade de reparo, pois consumidores no se preocupam somente com a possibilidade do produto falhar, mas tambm com as condies a que ficam submetidos, tais como pontualidade e eficincia de reparos. 7. Esttica: a aparncia de um produto, o que se sente com ele uma questo de julgamento pessoal. 8. Qualidade Percebida: Ligada a reputao da empresa. Analisa os produtos anteriormente feitos e faz uma reflexo para os futuros a serem encomendados. Essas dimenses que so as armas da qualidade elas podem ser correlacionadas com as abordagens de modo que seja uma estratgia visando a competio no mercado. O Quadro 1 mostra as abordagens e as dimenses correlacionadas entre si:

Abordagens Transcendental ( 1 ) Baseada no Produto ( 2 ) Baseada no Usurio ( 3 ) Baseada na Produo ( 4 ) Baseada no valor ( 5 )

Dimenses ( 2, 4 ) Desempenho ( 2 ) Caractersticas ( 4 ) Confiabilidade ( 4 ) Conformidade ( 4,5,2 ) Durabilidade ( 3 ) Atendimento ( 4,2 ) Esttica ( 1 ) Qualidade Percebida

Quadro 1. Correlao entre Abordagem e Dimenses.

Em diversos processos detectvel as dimenses abordadas neste trabalho. Como exemplificao cito o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que utiliza no processo de recadastramento biomtrico eleitoral um sistema que agenda por dia e hora o pedido de recadastro do ttulo conforme o horrio disponvel do eleitor, o que condiciona uma melhora no servio. Se prestarmos bastante ateno nos conceitos citados acima podemos dizer que neste processo so utilizados as dimenses confiabilidade e Atendimento.

FLUXOGRAMAS
Define-se um fluxograma como um mtodo para descrever graficamente um processo existente, ou um novo processo proposto, usando smbolos simples, linhas e palavras, de forma a apresentar graficamente as atividades e a sequncia no processo. O fluxograma objetiva, entre outros, os seguintes aspectos principais: Padronizar a representao dos mtodos e os procedimentos administrativos; Maior rapidez na descrio dos mtodos administrativos; Facilitar a leitura e o entendimento; Facilitar a localizao e a identificao dos aspectos mais importantes; Maior flexibilidade; E melhor grau de anlise.

O fluxograma apresenta uma srie de vantagens, que podem ser resumidas em: Apresentao real do funcionamento de todos os componentes de um mtodo administrativo. Esse aspecto proporciona e facilita a anlise da eficincia do sistema; Possibilidade da apresentao de uma filosofia de administrao, atuando, principalmente, como fator psicolgico; Possibilidade de visualizao integrada de um mtodo administrativo, o que facilita o exame dos vrios componentes do sistema e de suas possveis repercusses, tanto positivas quanto negativas. Normalmente os outros mtodos apresentam um mecanismo de leitura mais lento e menos claro, o que pode dificultar sua anlise; Propiciar o levantamento e a anlise de qualquer mtodo administrativo desde o mais simples ao mais complexo, desde o mais especfico ao de maior abrangncia;

Tipos De Fluxogramas
Existem diversos de tipos de fluxogramas neste trabalho citaremos seis: a) Fluxograma Vertical; b) Fluxograma de Blocos; c) Fluxograma de Processos; d) Fluxograma de Engenharia. a) Fluxograma Vertical O fluxograma vertical, tambm, denominado folha de anlise, folha de simplificao do trabalho ou diagrama de processo. Destina-se representao de rotina simples em seu processamento analtico em uma unidade organizacional.

Vantagens do Fluxograma Vertical: Poder ser impresso como formulrio padronizado. Rapidez no preenchimento, pois os smbolos e convenes j se acham impressos. Maior clareza de apresentao. Grande facilidade de leitura por parte dos usurios.

O fluxograma vertical, como o prprio nome indica, formado de colunas verticais; em cada coluna so colocados os smbolos convencionais de operao transporte, arquivamento, demora e inspeo; em outra, a descrio do mtodo atual e, por ltimo, aquela em que consta o elemento que executa a operao. Os smbolos mais comuns utilizados no fluxograma vertical so apresentados no Quadro 2: SIMBOLO SIGNIFICADO ANLISE OU OPERAO SIMBOLO SIGNIFICADO EXECUO OU INSPEO

TRANSPORTE

PERMANNCIA TEMPORRIA O PASSAGEM ARQUIVO PROVISRIO DEMORA OU ATRASO

ARQUIVO DEFINITIVO

Quadro 2. Smbolos Fluxograma Vertical

A operacionalizao do fluxograma vertical realizada por meio da unio dos smbolos, interligados em ordem sequencial. Numa situao mais resumida, tem-se a seguinte situao: 1. Lado esquerdo da folha: smbolos; 2. Centro da folha: reas de responsabilidade por onde circulam os documentos e as informaes do sistema; 3. Direita da folha: descrio dos passos do sistema.

De maneira mais detalhada, o fluxograma vertical pode conter: 1. Lado esquerdo da folha: descrio da rotina atual; 2. Parte central da folha: smbolos da situao atual e proposta; 3. Lado direito da folha: descrio da rotina proposta; 4. Centro superior da folha: anlise do nmero de passos para cada smbolo na situao atual e na situao proposta, bem como as diferenas identificadas. Com base na representao, apresentado, a seguir, o modelo da folha padronizado e que utilizado no fluxo dos processos Figura 1.

Figura 1. Formulrio Padronizado do Fluxo do Processo

b) Fluxograma de Blocos Regra geral: De cima para baixo, da esquerda para direita Um incio e um final. (mais simples impossvel) As ligaes devem indicar o sentido (seta ) Quadrados representam aes. Losango representa pergunta com duas respostas possveis: sim ou no. (sai sempre duas setas) Crculos representam ligao. Evitar cruzamento de linhas Linhas horizontais e verticais

Figura 2. Exemplo Fluxograma em Blocos

c) Fluxograma de Processo

uma representao esquemtica que mostra as relaes entre as fases e as necessidades bsicas de cada etapa do processo. O fluxograma de processo (PFD) deve ser elaborado por engenheiros e tcnicos especializados e experientes na rea em questo e deve mostrar: as operaes unitrias bsicas, os equipamentos principais, o fluxo principal do projeto e os dados do projeto. Objetivos: Garantir a viabilidade, a continuidade e a integridade do processo. Simbologia: Os smbolos de equipamentos do PFD (Process Flow Diagram) devem ser simples e objetivos, pois interessam apenas ao processo e os smbolos de instrumentao devem variar de acordo com as necessidades da indstria, devem mostrar apenas a importncia de se controlar uma varivel e no como isso feito. A simbologia de instrumentao deve ser conforme ANSI/ISA e ABNT NBR 8190.

d) Fluxograma de Engenharia So desenhos esquemticos que mostram o arranjo funcional de todos os sistemas e equipamentos de processo e utilidades. Os P&IDs so documentos elaborados principalmente pelas equipes de tubulao e mecnica com superviso da equipe de processos e complementados pela instrumentao e automao. Esse documento multidisciplinar deve mostrar todos os equipamentos, toda a tubulao e a instrumentao ligada ao processo. Objetivos: O fluxograma de engenharia (P&ID) tem por objetivo nortear o detalhamento mecnico e de tubulao. O P&ID contm todos os dados dos equipamentos, da tubulao e da instrumentao e automao ligada ao processo. Simbologia: Os smbolos de equipamentos do P&ID tambm devem ser simples e objetivos, porm, por se tratar de um documento multidisciplinar, devem constar todos os dados dos equipamentos, da tubulao e da instrumentao e automao ligada ao processo. A simbologia de instrumentao deve ser conforme ANSI/ISA e ABNT NBR 8190.

LAYOUT OPERACIONAL
Arranjo Fsico
a posio relativa dos departamentos, sees ou escritrios dentro do conjunto de uma fbrica, oficina ou rea de trabalho; das mquinas dos pontos de armazenamento, e do trabalho manual ou intelectual dentro de cada departamento ou seo; dos meios de suprimento e acesso s reas de armazenamento e de servios, tudo relacionado dentro do fluxo de trabalho, Segundo LABOUR OFFICE de Genebra. Gurgel (2003), em seu glossrio de engenharia de produo, define arranjo fsico como sendo a arte e a cincia de se converter os elementos complexos e interrelacionados da organizao da manufatura e facilidades fsicas em uma estrutura capaz de atingir os objetivos da empresa pela otimizao entre a gerao de custos e a gerao de lucros.

Princpios Bsicos De Arranjos Fsicos


Segurana: todos os processos que podem representar perigo para funcionrios ou clientes no devem ser acessveis a pessoas no autorizadas. Sadas de incndio devem ser claramente sinalizadas e estarem sempre desimpedidas. Economia de movimentos: deve-se procurar minimizar as distncias percorridas pelos recursos transformados. A extenso do fluxo deve ser a menor possvel. Flexibilidade de longo prazo: deve ser possvel mudar o arranjo fsico, sempre que as necessidades da operao tambm mudarem. Princpio da progressividade: o arranjo fsico deve ter um sentido definido a ser percorrido, devendo-se evitar retornos ou caminhos aleatrios. Uso do espao: deve-se fazer uso adequado do espao disponvel para a operao levando-se em conta a possibilidade de ocupao vertical, tambm, da rea da operao.

Tipos Bsicos De Arranjo Fsico


A literatura sobre o assunto, invariavelmente, define quatro ou cinco formas de se organizar um arranjo fsico produtivo: Arranjo Fixo ou Posicional; Arranjo Funcional ou por Processos;

Arranjo em Linha ou Produto; Arranjo Celular; Arranjo misto.

Arranjo Fixo Ou Posicional


aquele em que o produto, ou seja, o material a ser transformado, permanece estacionrio em uma determinada posio e os recursos de transformao se deslocam ao seu redor, executando as operaes necessrias. Em resumo este arranjo fsico tem as seguintes caractersticas: Movimentao reduzida de material; Aumento da movimentao de pessoal e equipamentos; Pode resultar em equipamentos duplicados; Requer grande habilidade do pessoal; Requer superviso geral; Pode resultar em aumento de espao e grande material em processo; Requer grande ateno no controle e na programao da produo. Produo pequena; Grande flexibilidade que permite alteraes no projeto do produto, no volume da produo e at no tipo de produto.

Arranjo Funcional Ou Por Processos


O arranjo fsico por processo agrupa, em uma mesma rea, todos os processos e equipamentos do mesmo tipo e funo. Por isso, conhecido tambm como arranjo funcional.

Figura 3. Arranjo Por Processos.

Em resumo este arranjo fsico tem as seguintes caractersticas: Manuseio elevado de material; Complexo controle de produo; Grande quantidade de material em processo; Mquinas de uso geral; Pequeno investimento total inicial; Grande flexibilidade; Baixa produtividade; Facilidade de contornar quebras de equipamentos; O pessoal deve ter maiores habilidades; Grande utilizao das mquinas.

Arranjo Fisico Em Linha Ou Produto


Neste tipo de arranjo as mquinas, os equipamentos ou as estaes de trabalho so colocados de acordo com a seqncia de montagem, sem caminhos alternativos para o fluxo produtivo. O material percorre um caminho previamente determinado dentro do processo. Em resumo este arranjo fsico tem as seguintes caractersticas: Manuseio reduzido de material; Simples controle de produo; Pequena quantidade de material em processo; Uso de equipamentos especiais; Investimento total inicial elevado; Baixa flexibilidade (mudanas no produto podem levar a obsolescncia da linha); Grande produtividade; Se uma mquina para a linha toda interrompe suas atividades; Requer menor habilidade do pessoal (as atividades so especficas e repetitivas).

Arranjo Fisico Celular


O arranjo fsico do tipo celular procura unir as vantagens do arranjo fsico por processo, com as vantagens do arranjo fsico por produto. A clula de manufatura consiste em arranjar em um s local, conhecido como clula, mquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da clula buscando os processos necessrios.

As mquinas so dispostas na sequncia do processo; Normalmente a clula projetada em forma de U; Um tipo de pea feito de cada vez dentro da clula; Os trabalhadores so treinados para lidar com mais de um tipo de processo; O tempo de ciclo para o sistema dita a taxa de produo para a clula; Os operadores trabalham em p e caminhando; So usadas mquinas mais lentas e especficas, que so menores e mais baratas.

Figura 4. Arranjo Fsico Celular.

Em resumo este arranjo fsico tem as seguintes caractersticas: Alta utilizao de mquinas; Atmosfera de equipe; Boa flexibilidade e produtividade; Equipamentos de uso geral com eventuais mquinas especficas; Operadores executam mais de uma atividade ao mesmo tempo; Reduo do material em processo; Reduo do manuseio de material; Reduo dos tempos de preparao.

Arranjo Fsico Misto


O arranjo fsico misto utilizado quando se deseja aproveitar as vantagens dos diversos tipos de arranjo fsico conjuntamente. Geralmente utilizada uma combinao dos arranjos por produto, por processo e celular.

Mtodos Dos Elos


Baseia-se na determinao de todas as interrelaes possveis entre as vrias unidades que compem o arranjo fsico, de forma a se poder estabelecer um critrio de prioridade na localizao dessas unidades.

Etapas para o Projeto do Laioute Operacional 1. Identificar tipos de processos 2. Definir postos de trabalho 3. Sequnciar os postos de trabalhos

6. Projetar o laioute

5. Montar o quadro de frequncias

4. Montar o quadro de elos

ESTUDO DE CASO
Determinao simplificada do Layout de uma micro empresa que fabrica aeromodelos. O Fluxograma do Processo mostrado na antepenltima logo aps o esquema do layout operacional.

Determinao Arranjo Fsico PROCESSO TIPO A - PROJETO TIPO B FABRICAO PEAS TIPO C MONTAGEM E FINALIZAO Sequncia Dos Postos De Trabalhos TIPO A: 1 2 3 7 9 TIPO B: 1 2 3 4 5 6 7 9 TIPO C: 1 6 8 9 QTD (AEROMODELOS/DIA) 15 1000 15

Quadros Dos Elos TIPO A POSTOS ELOS 1 1,2 2 2,3 3 3,7 7 7,9 9 TIPO B POSTOS ELOS 1 1,2 2 2,3 3 3,4 4 4,5 5 5,6 6 6,7 7 7,9 9 TIPO C POSTOS ELOS 1 1,6 6 6,8 8 8,9 9

Quadro De Elos E Frequencia ELOS 1,2 1,6 2,3 3,4 3,7 TIPO A 15 15 15 TIPO B 1000 1000 1000 TIPO C 15 TOTAL 1015 15 1015 1000 15

4,5 5,6 6,7 6,8 7,9 8,9

15 -

1000 1000 1000 1000 -

15 15

1000 1000 15 1015 15

Quadro Das Solicitaes 1 9 8 7 6 5 4 3 2 1 2 3 4 5 6 15 1000 2030 7 1015 2030 8 15 30 9 1030

15 15 1000 2030 1000 2000 1000 2000

1015 1030

1015 2030

Layout Operacional Gerado

123456-

Projeto Moldagem Serramento Fresamento Furao Soldagem

7- Acabamento 8- Fixao Partes e Componentes 9- Inspeo e Avaliao Desta forma pode concluir-se que os postos de trabalhos 2, 3 e 6 so os mais requisitados seguido do 7 e depois do 4 e 5. Observa-se tambm, que os postos 1 e 9 a entrada e a sada respectivamente do processo.

Inicio

Projetar Aeromodelo

Projeto Aprovado?

N Modificar Projeto

Ler Planta do projeto

Fabricar Peas S Pea Defeituosa? N

Montar Aeromodelo

Peas nas Especificaes?

Inspeo e Controle Qualidade Corrigir Peas Descartar Pea

Aeromodelo

Testar Aeronave

Aeronave Aprovada?

Liberar Vendas

Fim

Concluso
Este trabalho objetivou a compreenso dos conceitos aplicados em aula na disciplina Engenharia Qualidade. Como visto nas abordagens dos assuntos, necessria a aplicao dos conceitos normativos e representativos, que visam consideravelmente produtividade na produo. Portanto, diante os estudos expostos entendi a grande necessidade de entender tanto a parte da representao dos processos como do roteiro que deve ser utilizado para montar o layout operacional dos meios produtivos ou operacionais.

Referncias
Prof.Washington Grimas. Fluxogramas, notas de aulas. Jurandir Peinado e Alexandre Reis Graeml. Administrao da Produo (Operaes Industriais e de Servios). Prof Clovis Alvarenga Netto. Materiais e Processos de Produo IV. Escola Politcnica da USP. Maio/2009. Prof. Clio Carlos Zatoni. Elabrorao de Fluxogramas. 2010 Cecilia Toledo Hernndez. Arranjo Fsico, Tipos de Arranjo Fsico, Aula 6.

Anda mungkin juga menyukai