Anda di halaman 1dari 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE CINCIAS JRIDICAS CURSO DE GRADUAO EM DIREITO

O CONSUMIDOR POR EQUIPARAO, TAMBM CHAMADO DE BYSTANDER

Belm PA Abril/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE CINCIAS JRIDICAS CURSO DE GRADUAO EM DIREITO

O CONSUMIDOR POR EQUIPARAO, TAMBM CHAMADO DE BYSTANDER

Belm PA Abril/2013

INTRODUO

O art. 2 do Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/90) conceitua juridicamente o consumidor padro, chamando de standard. No entanto, existe grupos que tambm so tutelados pelo CDC, mesmo que no haja diretamente a prtica efetiva de consumo. Pontualmente so: a coletividade de pessoas; as vtimas de acidente de consumo e; as pessoas expostas s prticas comerciais. Desta forma, o CDC reconhece outras pessoas como consumidoras, e entre esses grupos, existe um ponto em comum, que a desnecessidade de prtica de um ato de consumo de forma direta para que haja a incidncia da norma consumeirista.

A coletividade de pessoas

Temos no art 2 o sentido claro da norma, que foi proteger a coletividade de pessoas, que mesmo sem a interao no ato do consumo, podem vim a sofrer as consequncias da mera atuao dos fornecedores no mercado. Art. 2 Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Pargrafo nico. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que haja intervindo nas relaes de consumo.

As vtimas de acidente de consumo O Captulo IV diz respeito a qualidade de produtos e servios, da preveno e da reparao dos danos, neste captulo encontramos a Seo Da

Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Servio que trata da responsabilidade dos fornecedores quando da ocorrncia de um acidente de consumo. O art. 17. Para os efeitos desta Seo, equiparam-se aos consumidores todas as vtimas do evento. tutela todas as vtimas de um acidente de consumo e no somente aqueles que realmente participaram do ato de consumo, e tenham sofridos danos decorrentes de um acidente de consumo, de tal forma que atribui responsabilidade ao fornecedor. Estes consumidores equiparados so os bystander. Neste sentido os bystanders so aqueles que at um certo momento eram apenas espectadores e passaram condio de consumidores equiparados quando vtimas de um acidente de consumo

As pessoas expostas s prticas comerciais No captulo das prticas comerciais encontramos disposto no art. 29 equiparado aos consumidores todas as pessoas determinveis ou no, expostas s prticas nele previstas.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

GRINOVER, Ada Pellegrini e outros. Cdigo brasileiro de Defesa do Consumidor. Editora Forense Universitria. 5 Edio. Ano 1998. MIRAGEM, Bruno. Curso de Direito do Consumidor. Editora Revista dos Tribunais. 3 Edio. Ano 2012.

Anda mungkin juga menyukai