Anda di halaman 1dari 19

A noo de documento: de Otlet aos dias de hoje

The notion of document: from Otlet to current days

por Cristina Dotta Ortega e Marilda Lopes Ginez de Lara

Resumo: Objetiva analisar o documento enquanto objeto informacional partindo da hiptese de que a noo de documento relaciona-se sua condio de informatividade, o que implica considerar seu aspecto pragmtico e o carter social e simblico da informao. Sob o ponto de vista metodolgico, procedemos recuperao histrica do conceito e sua atualizao na contemporaneidade recorrendo Terminografia para anlise e cotejamento das noes de documento e de Documentao. O corpus de anlise compreende textos dos principais documentalistas e tericos da Documentao franceses, espanhis e em lngua inglesa, desde Otlet. A anlise mostra que os termos documento e Documentao j tinham em germe a noo de informao, bem como revela sua atualizao por parte dos franceses e espanhis. J a corrente anglo-sax, ao adotar uma abordagem de informao que extrapola, muitas vezes, aquela relacionada aos processos de organizao da informao para o acesso e uso, distanciou-se da abordagem clssica de documento. Como concluso, podemos afirmar que a construo histrica do conceito de documento no mbito da Cincia da Informao anterior ao surgimento desta denominao da rea, o que nos conduz ao reconhecimento da noo de documento proposta por Otlet e desenvolvida pelos franceses e espanhis. Documento hoje concebido simultaneamente como instncia fsica e informativa que, sob aes e condies especficas contextualizadas, otimiza a circulao social do conhecimento. Palavras-chave: Documento; Informao; Informatividade; Documentao; Paul Otlet .

Abstract: This paper aims at analyzing documents as information objects, based on the hypothesis that the notion of document is related to its informativeness condition, which demands the consideration of its pragmatic aspect and the social and symbolic character of information. From a me-thodological perspective, we traced the development of the historical concept of document to its present day usage, resorting to Terminography for the analysis and comparison of the notions of document and Documentation. The corpus used in the analyses is comprised of texts by the main documentalists and Documentation theoreticians in the French, Spanish and English languages, since Otlet. The analysis shows that, from those early days, the terms document and Documentation contained the germ of the notion of information; it also shows the updating of these concepts over time, as performed by the French and Spanish. The Anglo-Saxon tradition, however, by adopting an approach of information that often goes beyond that related to the processes of organization of information for its use and access to, has diverged from the classic approach of document. As a result, it can be said that the historical construction of the concept of document in the field of Information Science predates the appearance of this denomination of the area, which leads us to the recognition of the notion of document proposed by Otlet and further developed by the French and Spanish. The document is nowadays conceived simultaneously as a physical and an informational manifestation which, under specific conditions, and subjected to specific actions in context, optimizes the social circulation of knowledge. Keywords: Documento; Informao; Informatividade; Documentao; Paul Otlet.

Introduo Este trabalho objetiva analisar o documento enquanto objeto informacional, de modo a subsidiar sua discusso no mbito estrito da Cincia da Informao na contemporaneidade. Partimos da hiptese de que a noo de documento relaciona-se sua condio de informatividade, ou seja, s suas possibilidades de informar. Mais do que a informao, a informatividade que permite entrever o jogo intertextual que caracteriza os processos de recepo determinando os critrios de relevncia para que algo seja considerado informativo. A capacidade de um documento ser informativo implica o aspecto pragmtico do objeto informacional medida que revela o carter social e simblico da informao e, consequentemente, os ambientes e as situaes concretas de uso.

Sob o ponto de vista metodolgico, procedemos recuperao histrica do conceito de documento e de Documentao , visando identificar sua relao com a delimitao do conceito nos dias atuais, quando ele visto como instrumento para promover a circulao social do conhecimento. Para tanto, utilizamos o instrumental da Terminografia, recurso que auxilia a coleta, anlise e cotejamento das afirmaes. O corpus de anlise compreende textos dos primeiros documentalistas Paul Otlet e Suzanne Briet (verso clssica), e posteriormente dos tericos franceses Jean Meyriat, Robert Escarpit e Hubert Fondin, e dos espanhis Lasso de la Vega, Desantes Guanter, Sagredo Fernndez e Izquierdo Arroyo (discpulos da verso clssica). Em um segundo grupo, abordamos a produo em idioma ingls de Buckland e Frohmann. Os dois ltimos espanhis citados, alm de Lpez Yepes, Fayet-Scribe, Fondin e Couzinet e colegas so adotados para embasamento histrico e conceitual. Adotamos aqui a grafia documentao para indicar o conjunto de tcnicas de organizao da informao visando recuperao, acesso e uso, e Documentao para falar dos fundamentos terico-metodolgicos que sustentam estes procedimentos.

A noo de documento na verso clssica Uma das obras bsicas da Cincia da Informao , sem dvida, O Trait de Documentation, publicado por Paul Otlet (1868-1944) em 1934.Otlet (1996, p. 9) acredita que necessitamos no apenas de bibliografia (descrio de documentos), mas de bibliologia, ou seja, de uma cincia e uma tcnica gerais do documento, como desenvolve:

A bibliologia elabora os dados cientficos e tcnicos relativos a este qudruplo objeto: 1 o registro do pensamento humano e da realidade exterior em elementos de natureza material, ou seja, documentos; 2 a conservao, circulao, atualizao, catalografia, descrio e anlise desses documentos; 3 a elaborao, com a ajuda de documentos simples, dos documentos mais complexos, e com a ajuda dos documentos particulares, o conjunto desses documentos; 4 em ltimo grau, o registro dos dados cada vez mais completo, exato, preciso, simples, direto, rpido, sintico, de forma simultaneamente analtica e sinttica; seguindo um plano cada vez mais integral enciclopdico, universal e mundial (Otlet, 1996, p. 10). (Traduo livre da verso em espanhol)

Livro e documento constituem para ele um suporte de uma certa matria e dimenso (...) em que se incluem signos representativos de certos dados intelectuais" (Otlet, 1996, p. 43). Como o livro, na sua perspectiva, no abarca outros tipos de documentos, Otlet adota a forma livro ou documento, mantendo a primeira palavra apenas em regime de conservao dos usos (Sagredo Fernndez; Izquierdo Arroyo, 1983, p. 305). Para Otlet (1996, p. 43), os livros termo genrico que engloba os manuscritos e impressos de toda espcie que, em nmero de milhes, tm sido feitos ou publicados em forma de volumes, peridicos, publicaes de arte constituem em seu conjunto a memria materializada da humanidade, armazenando os fatos, as ideias, as aes, sentimentos, sonhos, ou seja, aquilo que tem impressionado a razo do homem. Segundo ele, os livros se converteram, por excelncia, nos rgos da conversao, da concentrao e da difuso do pensamento, devendo-se consider-los como instrumentos de pesquisa, de cultura, de ensino, de informao e de recreio, pois so o

receptculo e o meio de transportes das ideias.Segundo Otlet (1996, p. 45), a determinao das caractersticas de um livro indispensvel para reconhec-lo e identific-lo, e esta determinao individual no seria possvel se no em funo de suas caractersticas gerais. Afirma que o livro pode ser abordado a partir das seguintes caractersticas: a verdade (o verdadeiro); a beleza (o belo); a moralidade (o bem); a originalidade; a clareza (compreensibilidade); o valor econmico (comercialidade); e a novidade.

O livro pode ser abordado como contedo (ideias que se referem a um certo assunto, consideradas em um certo lugar e em um certo tempo) e como um continente (uma certa forma de livro e uma certa lngua na qual se expressam as ideias). Tais formas seriam de duas classes: a forma da expresso objetiva, didtica, cientfica, suscetvel de progresso constante, como os moldes preparados para receber o pensamento; e as formas literrias propriamente ditas que correspondem aos gneros e espcies que estudam a retrica. Os elementos que constituem o livro (elementos materiais, grficos, lingusticos e intelectuais) so relativos ao continente ou forma no sentido amplo da palavra. Os elementos de contedo ou fundo so os cientficos ou literrios. Por trs do livro continente estaria o contedo, a literatura em sentido amplo (Otlet, 1996, p. 47 e 106).

A proposta de Otlet parte da ideia de um termo genrico (biblin ou bibliograma ou documento) que cobriria todos os tipos: volumes, folhetos, revistas, artigos, cartas, diagramas, fotografias, estampas, certificados, estatsticas, alm dos discos e filmes. Afirma que biblin a unidade intelectual e abstrata, que se pode encontrar concreta e realmente, mas revestida de modalidades diversas. Compara esta unidade ao tomo na Fsica, clula na Biologia, ao esprito na Psicologia e admisso humana na Sociologia. A unidade intelectual seria o pensamento e o livro um meio de produzir utilidades intelectuais (Otlet, 1996, p. 43, 44 e 46).

Sagredo Fernndez e Izquierdo Arroyo (1983, p. 308, 309, 311) esclarecem a acepo otletiana ao afirmar que o termo pense constantemente utilizado no sentido mais amplo adotado por Descartes e os primeiros racionalistas, ou seja, como um contedo da conscincia ou ideia, abarcando tanto o aspecto intelectual quanto o afetivo: o que interessa no documento no somente seu contedo cognoscitivo ou puramente intelectual. Alm disso, trata-se do que projetado sobre o suporte documental, assim como de compreender o que foi depositado nele. Como decorrncia, posto que documentos so construdos e utilizados, a Documentao ou Documentologia seria a teoria que se ocupa dos problemas colocados por tal produo e uso, devendo responder a ambos os propsitos: tratar do modo de produzir e tratar do modo de usar os documentos. Esta teoria no trata, portanto, apenas da extenso do contedo do documento, mas tambm da atribuio hermenutica (ou interpretativa) no sentido de buscar meios e mtodos que dem conta da mensagem do autor do documento de modo rpido e preciso. Segundo estes autores, Otlet tambm atenta para o fato de que a atribuio hermenutica no se refere ao individualismo documental: os documentos isolados devem ser levados unificao no momento de serem produzidos e compreendidos. Esta concepo no se limita ao problema da transmisso do saber, pois os termos originais em francs documentaliser e documenter (que se relacionam produo e ao uso dos documentos) so, para Otlet, duas vertentes obrigatrias da Documentologia.

Quanto terminologia adotada para a rea que prope, nos artigos publicados entre 1905 e 1917, Otlet foi abandonando a palavra bibliografia em proveito das palavras documentao e informao. No Tratado de Documentao, ele faz uso de documentologia para designar o campo do conhecimento ao qual ele se consagra ultrapassando as palavras bibliografia, bibliologia e documentao (Fayet-Scribe, 2001, p. 52). Sagredo Fernndez e Izquierdo Arroyo (1983, p. 309) demonstram e, por fim, afirmam, que o objeto da Documentologia otletiana muito mais rico do que foi a histria posterior da disciplina.

Suzanne Briet (1894-1989), funcionria da Biblioteca Nacional da Frana, foi uma das principais continuadoras de Otlet ao recolocar, aps a Segunda Guerra Mundial, muitos dos princpios estabelecidos por ele, em especial por meio da obra clssica: Quest-ce que la documentation?, publicada em 1951. Briet parte da definio de documento da UFOD (Union Franaise des Organismes de Documentation) (adotada em 1935, segundo Fayet-Scribe, 2001, p. 281): toda base de conhecimento, fixada materialmente, suscetvel de ser utilizada para consulta, estudo ou prova. Prope, em seguida, outra definio que julga mais atual e abstrata: o documento todo signo indicial (ou ndice) concreto ou simblico, preservado ou registrado para fins de representao, de reconstituio ou de prova de um fenmeno fsico ou intelectual. Alm do livro e das outras formas documentais que apareceram, como o artigo de reviso e o artigo de jornal, cita que h obras inteiras, incluindo suas ilustraes, que so transferidas para microfilmes ou microfichas (Briet, 1951, p. 7 e 9). Adota a expresso produo documentria (Briet,1951, p. 24-25) para indicar a produo de documentos secundrios pelas organizaes de documentao a partir dos documentos iniciais (os quais seriam criados pelos autores e apenas conservados pelas organizaes de documentao). Considera como documentos secundrios as tradues, anlises, boletins de documentao, arquivos, catlogos, bibliografias, dossis, fotografias, microfilmes, selees, snteses documentrias, enciclopdias, guias de orientao.

A abordagem de documento que marcou o nome de Briet , no entanto, aquela que trata do que pode vir a ser um documento: ela exemplifica ao tratar de um antlope africano de uma espcie nova que foi encontrado e levado Europa, tendo sido o fato divulgado nos meios de comunicao. O fato tambm se torna objeto de uma comunicao na Academia de Cincias e tema de atividades de ensino de um professor de Museu. Adicionalmente, o animal vivo enjaulado e catalogado (no Jardim Zoolgico), quando morto dissecado e conservado no Museu, emprestado para uma exposio, passando, assim, a ser registrado em documentos impressos (e sob outros suportes) como livros e enciclopdias, os quais compem bibliotecas e seus catlogos, entre outros. Para Briet, o antlope catalogado um documento inicial; os outros so documentos secundrios ou derivados (Briet, 1951, p. 7-8). Verifica-se, assim, que para a autora os documentos iniciais no so apenas os documentos textuais convencionais. O que foi dito mostra que as propostas de Otlet e de Briet j enunciavam as questes de promoo e acesso informao, ou seja, os termos documento e Documentao j tinham em germe a noo de informao tal como compreendida contemporaneamente.

A noo de documento dos discpulos da verso clssica A abordagem sobre documento iniciada por Otlet foi consolidada por ele e seus discpulos, em especial em solo francs, de tal modo que a histria da Documentao na Frana at a metade do sculo XX pode ser considerada a histria da Documentao (como constatamos em Fayet-Scribe, 2001). Esta corrente passou por um perodo de relativo esquecimento durante a Segunda Guerra

Mundial, sendo retomada nos anos 1960 no pas. Neste contexto, teve incio movimento que foi legitimado nos anos 1970, a partir das pesquisas do Comit de Cincias da Informao e Comunicao, formado por Robert Escarpit, Jean Meyriat e Roland Barthes, entre outros (Couzinet, 2004, p. 23).

Na Espanha, a Documentao repercutiu, em particular, a partir de Lasso de la Vega (1947, 1969), preocupado com os fundamentos e mtodos do tratamento da massa documental, considerado por ele como necessrio para a produo cientfica, e de Lpez Yepez, com seu Teora de la Documentacin (1978). A relao entre Cincias da Informao e Cincias da Comunicao observada na Espanha foi provavelmente decorrente da influncia francesa da pesquisa realizada pelo Comit de Cincias da Informao e Comunicao.

A noo de documento dos discpulos da verso clssica: os discpulos franceses de Otlet Escarpit (1991, p. 123-126), em obra originalmente publicada em 1976, define o documento como um objeto informacional visvel ou palpvel e dotado de uma dupla independncia com relao ao tempo: a sincronia que se refere independncia interna da mensagem, concebida no como uma sequncia linear de eventos, mas justaposio multidimensional de traos , e a estabilidade independncia global do objeto informacional, que no um evento inscrito na passagem do tempo, mas um suporte material do trao que pode ser conservado, transportado, reproduzido. Sincronia e estabilidade se manifestam para dar conta de trs funes:

funo icnica: estabelecimento de uma sincronia interna da mensagem visual (e eventualmente ttil) para sua inscrio em um objeto estvel, constitudo no espao e no tempo; funo discursiva: criao de uma imagem espacial estvel de um discurso inscrito no tempo, sendo que a linearidade temporal do discurso dada pela linearidade espacial da escrita; e, por fim, funo documentria: estabilizao do conjunto da mensagem mista (trao/ cone e palavra/ discurso) sobre um suporte que o torna independente do tempo e sincronicamente disponvel.

Para o autor, a estabilizao da informao no tempo poderia a princpio parecer paradoxal, j que transformar o evento em documento seria despoj-lo de sua imprevisibilidade. Explica que enquanto um evento se produz, um documento produzido, existe, e por isso definido, inteiramente conhecvel e previsvel. Afirma que estabilizao no regresso: trata-se de compensar o efeito temporal, no de o anular. O tempo, cujo efeito compensado durante a constituio do documento, deve ser reintroduzido sob a forma de movimento para que a informao seja restituda ao destinatrio. Passa-se ento de uma justaposio multidimensional e sincrnica a uma sucesso linear e diacrnica, produtora de informao. Deste modo, o documento, meio de constituio de um saber, supe que os traos fiquem disponveis para uma leitura, ou seja, para uma explorao livre de toda restrio baseada em eventos ou cronologia e em funo de um projeto a realizar. Escarpit refere-se no apenas a uma reativao do evento mas a uma produo informacional nova.

Para Meyriat (1981, p. 51-53, 55), a definio de documento no se impe como uma evidncia inicial, mas depende dos pontos de vista e dos mtodos da Documentao e da Documentologia, pois necessita, para ser efetivada e compreendida, das noes que recobrem seus termos derivados, como segue. Recolocando conceitos desde Otlet, os quais so tratados de modo semelhante por Escarpit, Meyriat afirma que o documento pode ser definido como um objeto que d suporte informao, serve para comunicar e durvel. Para ele, esta definio opera por meio de duas noes conjuntas e inseparveis uma da outra: uma de natureza material (o objeto que serve de suporte), e outra conceitual (o contedo da comunicao, ou seja, a informao). Deste modo, segundo Meyriat, toda mensagem possui uma significao, e no se pode definir um documento sem ter em conta o significado da mensagem que ele tem a funo de transmitir.

Uma das questes centrais de que trata Meyriat a de como um objeto pode tornar-se um documento. Documentos escritos so, para ele, um caso privilegiado, por ser a escrita o meio mais comumente utilizado para comunicar uma mensagem. Mas pondera que os escritos no so os nicos objetos que tm por funo transmitir uma informao, do que decorre que a noo de documento muito mais ampla que a noo de escrita.

Por este motivo que Meyriat considera que a vontade do emissor no suficiente. Um jornal cotidiano feito para servir de suporte e para transmitir informaes, mas se o comprador o usar para embrulhar legumes, por exemplo, o jornal no mais um suporte de informao. Mas este objeto pode transformar-se novamente se o destinatrio do pacote colocar os olhos sobre o contedo e tomar conhecimento de algumas notcias. A vontade de obter uma informao por isso um elemento necessrio para que um objeto seja considerado como documento, apesar de a vontade de seu criador ter sido outra. no momento em que se busca informao em um objeto, cuja funo original prtica ou esttica, que se faz um documento.

Meyriat d ento o exemplo de sua bicicleta, comentando que ela poder um dia ser objeto de interrogao quanto s informaes sobre o lazer da burguesia da metade do sculo XX, ou sobre as tcnicas empregadas pela construo mecnica. Deste modo, nem todo objeto tem por funo normal ser suporte de informao, mas esta pode ser uma de suas funes, embora sua funo principal seja outra. O documento tem uma dupla origem: ele pode ou no ter sido criado como tal.

Este papel ativo do receptor pode modificar no tempo a funo de informao de um mesmo objeto. Como decorrncia, um objeto leva a muitos documentos diferentes. Quando uma firma industrial produz e difunde um catlogo, ela o faz para comunicar para sua clientela informaes sobre produtos, sua qualidade, seu preo; e esse documento imediatamente reconhecido como tal. Mas ele pode posteriormente tornar-se o objeto de uma nova leitura por outros usurios, que buscaro outras informaes, como a histria dos preos, das tcnicas de fabricao, dos hbitos de consumo, etc. Estes usurios so to legtimos quanto os primeiros, ainda que no tenham sido previstos pelo autor do documento. Generalizando esta observao, Meyriat entende que a capacidade informativa de um documento no jamais esgotada pelos usos de informaes j realizados. sempre possvel colocar questes novas a um documento j explorado com a esperana de obter informaes novas como resposta.

Assim, para Meyriat (1981, p. 54), o documento no um dado, mas o produto de uma vontade, aquela de informar ou se informar, a segunda ao menos sendo sempre necessria. Segundo ele, a noo de uso central, do que entende que se poderia dizer que o usurio faz o documento. A despeito de todos os exemplos, Meyriat no trata de elementos da natureza, ou seja, no manufaturados, como o antlope de Briet e ambientes e objetos naturais tratados por ela e por Otlet. Em sntese, deduz-se que para Meyriat os escritos no so os nicos tipos de documentos e nem todo escrito documento, pois um objeto pode ser produzido para ser documento ou no, mas seu uso como documento que ir determin-lo como tal, o que pode modificar-se com o tempo dependendo dos diversos usos do mesmo documento.

Couzinet, Rgimbeau e Courbires (2001) mostram que para Meyriat (1981) o documento tem uma funo de prova e de suporte de informao que a fixa, podendo ser produzido intencionalmente e/ou ter uma funo atribuda. A questo que faz o documento [destaque nosso] a de que o documento por inteno cedeu lugar ao documento por atribuio. O documento por atribuio no criado como tal: o objeto pode vir a ser um documento do fato de que aquele que busca a informao, ou seja, que lhe reconhece uma significao, erige o mesmo em suporte de mensagem.

Objetivando retomar e homenagear Meyriat, os pesquisadores Couzinet, Rgimbeau e Courbires (2001) afirmam que esta reflexo sobre a noo de documento religa informao, significao e processos de recepo e coloca as bases de toda a pesquisa sobre o assunto. Segundo eles, a distino entre documento por atribuio e documento por inteno foi revista e desenvolvida por Hubert Fondin (1995), mas de uma forma geral esta noo foi pouco trabalhada na Frana nos ltimos anos. Para eles, os pesquisadores de Cincia da Informao dos Estados Unidos, como Buckland e Day, tm desenvolvido esta concepo de documento por atribuio. Entendem que, ainda que estes pesquisadores conheam os pioneiros europeus como Otlet e Briet, ignoram os trabalhos dos pesquisadores franceses das Cincias da Informao e Comunicao que citamos anteriormente os quais contriburam para precisar o termo documento.

A noo de documento dos discpulos da verso clssica: os discpulos espanhis de Otlet A literatura unnime em considerar que a produo espanhola sobre Documentao foi iniciada por Lasso de la Vega, citado anteriormente, autor espanhol que mais escreveu sobre este conceito em obras publicadas entre 1947 e 1980 (Lpez Yepes, 1995, p. 262). Contudo, a produo cientfica sobre Documentao deu-se efetivamente na Espanha somente a partir dos anos 1970, fundamentada em sistematizao nica realizada por Lpez Yepes em obra histrico-conceitual sobre as diversas correntes tericas documentrias intitulada Teora de la Documentacin, de 1978, e atualizada em 1995, sob o ttulo La Documentacin como disciplina: teora e historia. Tambm da Espanha a traduo para o espanhol do Tratado de Documentao (Otlet, 1996), por Maria Dolores Ayuso Garca, sendo a nica traduo identificada desta obra.

Segundo Salvador Bruna (2006) em trabalho de anlise qualitativa da literatura, a introduo e difuso da concepo otletiana forneceu a base terica na qual foi edificada a teoria documentria enquanto disciplina acadmica espanhola. Deste modo, o papel significativo que este pas deflagra na histria da Documentao s comparado ao da Frana, pas que foi bero (junto com a Blgica) e continuador deste movimento.

Desantes Guanter (1978), em prlogo obra de Lpez Yepes, faz uma associao entre o documento e a informao, quando afirma que a documentao seria um dos possveis objetos da informao. Segundo este autor, documentao e informao estariam amputadas em boa parte de seu campo de atuao, de estudo e de soluo de problemas se fossem mantidas afastadas uma da outra. Tambm afirma que a possibilidade de informao cresce com a documentao, torna-se mais potente, no s em termos quantitativos, mas tambm qualitativos. A documentao s se justifica se existe para ser informada, e todos os processos a que a documentao se submete se justificam somente se desembocam em um processo informativo, atual ou potencial. Para Desantes Guanter, a documentao que no informao constitui uma contradio conceitual.

Para Sagredo Fernndez e Izquierdo Arroyo (1983, p. 265) e, de modo similar a Meyriat, um documento s existe quando utilizado como tal, ou seja, o uso que decide sobre seu carter documental. O documento em si um objeto manufaturado (quanto ao registro em um suporte) e mentefaturado (quanto ao contedo significativo gerado pela mente) que pode funcionar como documento propriamente ou como um objeto qualquer: um carto postal no em si um documento na mente e/ou inteno do autor, mas poder passar a s-lo se for utilizado como tal.

Enquanto pesquisador de idioma espanhol, o mexicano Rendn Rojas parte da obra de Lpez Yepes para tratar da noo de documento, afirmando que a definio apresentada por Briet (que citamos anteriormente) possui um sentido amplo, a partir da qual pode-se considerar como documento tudo que possua uma expresso material e represente certo fenmeno, no s o escrito, como manuscritos e impressos, folhas soltas de propagandas, como tambm grficos, fotografias, desenhos, filmes, discos, estatsticas e qualquer coisa natural ou os monumentos e objetos da vida cotidiana produzidos pelo homem (Rendn Rojas, 2005, p. 120-121). Considera a necessidade de restringir o uso do termo documento no mbito da Bibliotecologa (segundo denominao que adota e comum nos pases de idioma espanhol da Amrica Latina), realizando assim a decomposio explicativa que segue abaixo. Sua proposta se aproxima daquela de Briet sobre como um objeto se torna documento no contexto da rea, a despeito das diferenas apontadas (Rendn Roja, 2005, p. 127-128): em um primeiro nvel, tm-se os objetos tal qual so, sem que tenha havido para sua apari-o uma intencionalidade de torn-lo documento; em um segundo nvel, estes mesmos objetos so transformados em documentos pelo e para o trabalho dos especialistas de determinadas disciplinas, deixando de ser um objeto em si para ser um objeto para outro. Estes especialistas estudam estes objetos-documento e atribuem mensagens a eles, conscientemente objetivando a informao; no terceiro nvel, os documentos que, aps a ao dos especialistas adquiriram outra natureza cuja funo transmitir esta informao adicional, passam s mos do profissional da informao documentria. Este profissional insere o documento em um sistema de informao

documentria, agregando-lhe informao ao represent-lo e prepar-lo para ser recuperado por um usurio. neste ltimo nvel que o documento toma a dimenso bibliotecolgica (segundo termo adotado no texto).

Deste modo, deve-se considerar, segundo Rendn Roja (2005, p. 129), a ao intencional executada pelo profissional da informao como baseada em estruturas de anlise que permitam ao produto intelectual produzido pelo autor converter-se em um documento no sentido especfico traado. A ao deste profissional d um novo sentido ao documento inicial porque o coloca em um contexto que no estava antes. Esta ao d personalidade ao documento dentro do sistema de informao documentria, a qual no se reduz a ter uma etiqueta e encontrar-se em um determinado lugar (o que pode ser alcanado por aes irrefletidas e empricas), mas a estruturas mais profundas, produto de uma atividade intelectual, terica e criativa. Considera ainda que, esta atividade do sujeito para completar o ser documento no implica relativismo porque realizada sobre um objeto, portanto, com base nas propriedades e atributos presentes nesta matria-prima: no se trata de uma inveno ou criao, mas de uma transformao de algo que j . Alm disso, as estruturas empregadas para a manipulao do documento tambm so objetivas porque respondem realidade do sistema de informao documentria (Rendn Roja, 2005, p. 130).

Com isso, entendemos que o autor no est trabalhando com a ideia de que a informao exista no prprio objeto mas que, a despeito da recepo, esta se d em funo de um objeto X ou Y, cujas caractersticas prprias apresentam implicaes para o ser documento Rendn Roja (2005, p. 127) afirma que quando se fala de documento no mbito bibliotecolgico, deve-se estar consciente de que talvez seja uma coisa distinta se considerada em um ponto de vista histrico, criminalstico, literrio ou em qualquer outro ramo do saber humano. Entende que podemos distinguir diferentes nveis de ser documento segundo o lugar que o objeto ocupe em uma ontologia construda epistemicamente.

A noo de documento dos discpulos da verso clssica: Documentao francesa e espanhola A exposio acima permite confirmar a relevncia, densidade e atualidade da obra de autores da linha francesa (Meyriat, Escarpit e Fondin), cuja elaborao conceitual e nvel de generalizao parece no ter par frente s obras atuais. Enquanto discpula da verso clssica de documento, a produo espanhola evidencia abordagem peculiar sobre Documentao, da qual enfatizamos a obra dos pesquisadores Sagredo Fernndez e Izquierdo Arroyo que, publicada em 1983, trata profundamente do Tratado de Documentao de Otlet, possibilitando leitura contextualizada do mesmo. Lpez Yepes tambm citado por ser o principal responsvel pela escola espanhola que citamos. Cabe apontar o no reconhecimento destes avanos na rea e observar que se estes autores no foram superados, mas tambm no so conhecidos, tendem a ser reinventados, o que pode levar a grandes esforos sem, necessariamente, a mesma qualidade. A despeito deste no reconhecimento, constatamos que a noo de documento proposta pelos primeiros documentalistas foi aprofundada e atualizada pelos pesquisadores franceses e espanhis nas dcadas seguintes.

A noo de documento em verses anglo-saxs Buckland (1991, p. 43, 44, 46 e 47) trata da informao como coisa, informao como conhecimento e informao como processo e prope a primeira como noo de informao pertinente Cincia da Informao. Frente pergunta o que informativo?, o autor sugere abandonar a busca por objetos candidatos a serem considerados informao como coisa e inverter a abordagem perguntando s pessoas o que elas identificam como coisas a partir das quais elas podem tornar-se informadas.

Buckland afirma que o significado de documento foi tratado por bibligrafos e documentalistas no movimento da Documentao preocupados com os problemas recentes de armazenamento e recuperao da informao no sculo XX. Apresenta a soluo adotada por este movimento no uso de documento como termo genrico para indicar qualquer recurso informacional fsico, em vez de limit-lo a objetos do tipo texto em meios fsicos especficos como papel, papiro, microforma. Segundo ele, Otlet, Briet e outros documentalistas afirmam que: a documentao deve estar preocupada com objetos potencialmente informativos; nem todos os objetos potencialmente informativos so documentos no sentido tradicional de textos sobre papel; e, outros objetos informativos como pessoas, produtos, eventos e objetos de museu no devem ser excludos.

Buckland recorre noo clssica de documento, citando que Otlet enfatiza a necessidade de definio de documento e documentao que inclua objetos naturais, artefatos, objetos apontando pistas de atividades humanas, objetos tais como modelos designados para representar ideias, e obras de artes, assim como textos. Comenta que o termo documento (ou unidade documentria) foi usado no sentido especializado como um termo genrico para denotar objetos fsicos informativos.

Cita o exemplo da ideia de documento desenvolvida a partir de um antlope por Briet, questionando qual seria o termo genrico o suficiente para incluir todas as coisas informativas de que tratamos. Sugere discurso como um termo melhor para indicar textos no sentido geral ou artefatos com inteno de representar coisas. Apresenta como possibilidade dividir objetos em: artefatos com inteno de constituir discurso (como livros), artefatos que no tinham esta inteno (como barcos), e objetos que no so artefatos (como os antlopes). Do mesmo modo que os franceses e espanhis discpulos da verso clssica de documento, Buckland apresenta exemplos explicativos das origens dos objetos informacionais e suas funes posteriores, como no caso do livro que pode ser usado como um peso para portas.

Tambm Frohmann (2004, p. 405-406) ressalta que os estudos contemporneos devem muito ao movimento documentalista do final do sculo XIX e incio do sculo XX, salientando a importncia de recuperar e repensar as profcuas prticas documentrias dos primeiros documentalistas. Frohmann baseia-se nas ideias de L. Wittgenstein, para quem o estudo de prticas com documentos (ou inscries), em toda sua variedade, leva a um conjunto de conceitos

fundamentais para pensar filosoficamente sobre informao, mais que estudos centrados em uma abordagem terica e filosfica da natureza da informao. Entende, por isso, que a documentao cobre um terreno maior que o dos estudos de informao (information studies) e que uma implicao do foco sobre prticas documentrias para uma filosofia da informao a de que esta filosofia subordinada filosofia da documentao.

Em texto posterior, Frohmann (2006), ao criticar a rejeio dos estudos de informao que envolvem os documentos, retoma a ideia de que o conceito de materialidade traz uma compreenso mais rica do carter social e pblico da informao na atualidade. O documento, como materialidade da informao, evidencia a importante relao entre estudos de documentao e estudos de informao. As pesquisas sobre materializao da informao por meio da documentao podem identificar os campos de fora institucional, tecnolgica, poltica e cultural que configuram caractersticas sociais e pblicas da informao na atualidade. Frohmann baseia-se em Foucault para quem a documentao tem um papel mais significante que o da comunicao da informao, antes relacionado ao processo que ele chama de escrita disciplinar que envolve indivduos e circuitos especficos institucionais. A documentao seria a ponte entre a anlise do discurso ou enunciaes de Foucault e os estudos da materialidade da informao: as prticas documentrias institucionais fornecem informao peso, massa, inrcia e estabilidade que materializam a mesma a tal ponto que podem configurar profundamente a vida social.

Constatada a relevncia dada por Frohmann documentao, questionamos em que medida ele faz referncia tambm ao conjunto de tcnicas de organizao da informao visando recuperao, acesso e uso. A abrangncia dada por ele ao termo prticas documentrias no parece incluir, como ocorre na Documentao, o fenmeno da institucionalizao da informao relacionado ao trato da massa documental como requisito para a comunicao documentria, enquanto processo que envolve a codificao e a decodificao de contedos informacionais, ou seja, o tratamento e a recuperao da informao (Lara, 1993, p. 4). Deste modo, a relevncia atribuda por Frohmann ao movimento dos primeiros documentalistas parece indicar antes aspectos da produo e uso dos documentos que propriamente os aspectos das operaes realizadas sobre o documento que caracterizam a rea.

De qualquer modo, interessa-nos especialmente a noo de informatividade dos documentos tratado por Frohmann (2004, p. 387). Segundo ele, trata-se das propriedades das prticas documentrias, as quais ocorrem em quatro grandes categorias relativas ao documento: sua materialidade; seus lugares institucionais; modos pelos quais eles so socialmente disciplinados; e sua contingncia histrica. Para Frohmann, informatividade refere-se aos fatores que devem ser levados em conta para compreender como documentos tornam-se informativos. Como documentos s o so de fato se forem informativos, diramos que informatividade refere-se a como objetos tornam-se informativos, constituindo-se como documentos.

Embora no tenhamos clareza sobre o entendimento de documento por Frohmann no sentido estrito da Cincia da Informao, a noo de informatividade apresenta pertinncia e remete quelas apresentadas pelos autores discpulos da verso clssica de documento, citadas anteriormente. Observamos que os dois autores da verso anglo-sax analisados referem-se aos primeiros

documentalistas (Otlet e Briet, explicitamente) considerando sua obra como fundamental para a rea mas tambm atual em suas bases. Deste modo, tambm aqui constatamos a continuidade e atualizao da verso clssica da noo de documento.

A corrente anglo-sax de Cincia da Informao Para uma avaliao das implicaes atuais da noo de documento apresentadas anteriormente, tratamos a seguir do cenrio em que as mesmas esto inseridas, discorrendo sobre alguns aspectos que caracterizam a corrente anglo-sax de Cincia da Informao. Adotamos como base a anlise realizada por Fondin (2005) que retrata a histria da Cincia da Informao surgida nos anos 1950 e 1960 nos Estados Unidos como aquela constituda por pesquisas de especialistas norteamericanos do tratamento automtico da informao em um contexto tcnico e cientfico. A esta origem marcadamente estadunidense, este autor denomina de viso histrica e considera a corrente dominante em Cincia da Informao.

Fondin entende que esta viso levanta problemas, inclusive nos Estados Unidos, em funo da confiana em um progresso tcnico que permitiria conceber e realizar um sistema de informao documentria perfeito, ou seja, capaz de fornecer toda boa informao [destaque nosso], e s esta, queles que tm necessidade, e sob uma forma adequada. Nesta viso, o interesse de pesquisadores em tcnicas de tratamento, armazenamento, busca e difuso de documentos e seus contedos para fornecer informao ., partiu para uma abordagem mais global sobre informao que acabou por gerar indefinio e ambiguidade.

Afirma que as ambiguidades e contradies desta abordagem so evidentes no incio do sculo XXI (mas tm incio na dcada de 1990) e explicam as divergncias de pontos de vista expressos por um nmero cada vez maior de pesquisadores em Cincia da Informao. Tambm lembra que estas divergncias justificam as perguntas daqueles que so de fora da Cincia da Informao relativas ao que seja esta rea.

Ao questionar a convivncia de diversas abordagens em Cincia da Informao, Fondin pergunta se esta rea pode ao mesmo tempo ser a cincia da difuso dos saberes e a cincia da busca documentria. Afirma que ela no poderia ter como objeto de estudo, simultaneamente, os fenmenos primrios e os fenmenos secundrios de produo e difuso do conhecimento. Sendo os fenmenos secundrios aqueles relacionados produo e difuso de informao no mbito de sistemas, entendemos que tanto os fenmenos primrios quanto os secundrios so pertinentes rea mas no ocupam o mesmo papel: os secundrios no podem ser compreendidos sem os primrios, j que estes conformam os ambientes sociais e cognitivos que merecem a interveno intencional daqueles, mas no se configuram como objeto da Cincia da Informao.

Este autor acredita que, de fato, trata-se de justaposio de fenmenos e seus sistemas correspondentes, pois a nica dependncia entre eles cronolgica e sua nica ligao o documento em sua materialidade. Observamos que o foco na produo e difuso dos saberes assemelha-se quele explorado por Frohmann, j que no evidencia o processo documentrio propriamente. Este foco distancia-se da explicitao de Otlet quando afirma que a Documentologia no seria uma teoria de transmisso dos saberes, mas de interveno na produo e uso dos documentos. Como dissemos, trata-se da atribuio hermenutica (ou interpretativa) que

opera pela busca de meios e mtodos que deem conta da mensagem do autor do documento de modo rpido e preciso.

Fondin afirma que muitas cincias estudam os fenmenos da vida e do movimento, integrando a palavra informao em seu vocabulrio explicativo, como a Fsica, Biologia, Direito, Cincia da Comunicao, Cincia da Informao (diramos tambm Psicologia, Sociologia, Cincia da Computao). A informao objeto de estudo de todas estas cincias, pois um objeto social no pertence de direito a nenhuma delas. A partir deste quadro, Fondin pergunta qual especificidade cientfica a Cincia da Informao reivindica em torno do objeto informao, uma vez que ela no pode pretender estudar todos os contedos de todas as mensagens em suas entidades correspondentes.

Dada a caracterstica intrnseca do termo informao relativa abrangncia em que se manifesta, a retomada da noo de documento originada na corrente denominada Documentao parece promissora como recurso para o acercamento do conceito de informao que identifica nossa rea de interesse.

Anlise e comentrios dos resultados O resultado do cotejamento a partir das fichas terminogrficas de apoio coleta das afirmaes dos autores analisados mostra reiterao de determinados traos que permitem a identificao de similaridades entre as abordagens.

Inicialmente, a proposta de Otlet pode ser resumida na noo de documento como registro do pensamento individual e da memria coletiva da humanidade que permite o transporte de ideias, servindo como instrumento de pesquisa, ensino, cultura e lazer. Desde sua discpula direta Suzanne Briet , at os franceses e espanhis discpulos da verso clssica da noo de documento, os traos iniciais se mantm mas so acrescidos de elementos que se relacionam ao signo e comunicao da informao, assim como prpria palavra informao e derivadas. Para estes pesquisadores, documento seria objeto simultaneamente de natureza material e conceitual, potencialmente informativo, pois apresenta capacidade de conservao, transporte, reproduo e comunicao do signo.

Dentre os franceses, Escarpit trabalha com a ideia de documento enquanto meio de constituio de um saber, formado por mensagem estabilizada sobre um suporte que a torna independente do tempo e sincronicamente disponvel para uma leitura em funo de um projeto a realizar, de tal modo que haja uma produo informacional nova, e no apenas uma reativao do evento. Este autor refora, para a compreenso de documento, as noes de tempo, sincronia e produo de informaes novas, apontando para a relao no linear entre emissor e receptor e para o papel protagonista do usurio. Outro ponto de debate aquele relativo s tipologias de objetos que caracterizariam os documentos. A tendncia atual, j colocada por Otlet, a de que no o tipo de objeto que define o documento, mas seu uso enquanto tal.

As categorizaes realizadas por Briet, Meyriat e Buckland so sistematizadas a seguir:

documentos textuais ou escritos em diversos suportes, assim como pessoas, produtos, eventos, objetos naturais, artefatos, objetos apontando pistas de atividades humanas, objetos tais como modelos designados para representar ideias, obras de artes, enfim, segundo Buckland: artefatos com inteno de constituir discurso (aqueles que convencionalmente chamamos de documentos), artefatos que no tinham esta inteno (artefatos produzidos com funo utilitria ou esttica), e objetos que no so artefatos (seres vivos e elementos da natureza em geral).

Focando a questo mais propriamente nas especificidades da Cincia da Informao, Briet quem caracteriza o documento como documento secundrio, ou seja, aquele que produzido a partir de documentos iniciais ou originais, visando melhor acesso e uso destes. Neste contexto, cabem as contribuies de Meyriat para quem a noo de documento depende dos pontos de vista e dos mtodos da Documentao, a qual, por sua vez, segundo Desantes Guanter, explica-se pela noo de informao e no existe sem esta. Na produo espanhola que este ltimo autor representa, Lasso de la Vega deu incio noo de documento, cujas operaes constituindo massa documental so condio necessria para a atividade cientfica e para o desenvolvimento da Cincia.

Como abstrao e generalizao mais interessante a esta discusso, encontramos especial-mente em Meyriat, mas tambm em Sagredo Fernndez e Izquierdo Arroyo, e em Buckland, ideias relativas produo e uso de documentos como categorias necessrias para a compreenso do conceito, que resumimos a seguir: o documento objeto produzido ou no com inteno de ser documento, pode funcionar ou no como documento, pois o uso como documento que determina que ele assim o seja, o qual, por sua vez, pode modificar-se com o tempo dependendo dos diversos usos do mesmo documento.

De modo distinto dos anteriores, citamos Frohmann cujas caracterizaes sob os aspectos institucionais e sociais voltam-se ao documento como informao materializada que, portanto, apresenta peso, massa, inrcia e estabilidade a tal ponto que pode configurar a vida social. Este autor trata tambm do documento enquanto objeto que apresenta informatividade, a qual se d segundo sua materialidade, seus lugares institucionais, os modos pelos quais socialmente disciplinado e sua contingncia histrica. Esta noo de documento assemelha-se quela apresentada no pargrafo anterior pelos discpulos da verso clssica, cuja nfase est no uso. Outros traos que se distinguem referem-se noo de documentao, a qual no evidencia a ideia das prticas documentrias (aes de representao para recuperao da informao) dos outros autores tratados, indicando abordagem sobre produo e uso de documentos que independe destas prticas.

Especialmente distintos, contudo, so os traos apresentados por Fondin sobre a literatura anglosax, enquanto corrente dominante de Cincia da Informao, cuja abordagem de informao tende a prescindir da noo de documento como recurso para difuso da informao a pblicos especficos, e a diluir a especificidade desta atividade ao tratar simultaneamente da produo e uso de saberes e da produo e uso de informao. Segundo este autor, como a informao objeto social que pode ser abordado por diversas reas, esta corrente partiu para uma abordagem mais global sobre informao que acabou por gerar indefinio e ambiguidade.

Consideraes finais O quadro final indica que as definies iniciais de documento e Documentao j continham, em germe, a noo de informao tal como entendida contemporaneamente. Em especial, no entanto, constatamos que a construo histrica do conceito de documento no mbito da Cincia da Informao anterior ao surgimento desta denominao para a rea. Por este motivo, consideramos pertinente o reconhecimento da noo de documento proposta pela corrente terica denominada Documentao, representada pelos documentalistas franceses e espanhis citados, entre outros ancorados nesta mesma corrente.

A reviso de algumas propostas em torno do documento para a Documentao, e posteriormente para a Cincia da Informao, tende a mostrar que o objeto desta rea no seria uma outra rea de conhecimento, nem seria a informao registrada ou no , do que decorre que tambm no seria o documento. No seria, ainda, o sistema de informao documentria, ou o usurio da informao. As propostas tendem a corroborar a ideia de que este objeto seja constitudo das aes que visam a promoo do acesso e uso da informao. Estas aes so aquelas de elaborao da informao institucional, as quais so fundadas em hipteses de organizao. Para Smit (2000, p. 34), institucionalizao da informao o fruto dos processos de estocagem e registro de informaes, uma vez que estes decorrem de decises institucionais (ou, por extenso, sociais). Este produto que a rea realiza confere status a certas informaes e o nega a outras. A informao, ao ser institucionalizada em nome de uma utilidade que lhe foi atribuda, organizada em nome de objetivos institucionais. A institucionalizao da informao (...) encontra sua justificativa cultural, social e econmica medida que esta informao disponibilizada para a sociedade, ou comunidade, que financia a manuteno do estoque.

Na construo da informao institucional, os documentos criados pela Cincia da Informao assemelham-se ideia dos documentos secundrios, conforme sugere Briet, e ao intencional do profissional quando dispe o documento inicial em um contexto que no estava antes, dandolhe personalidade, como refora Rendn Rojas. A atividade documentria desenvolve-se, nesse sentido, a partir da inteno de construir registros que possam ser informativos, considerando no apenas as caractersticas extrnsecas do documento original (do autor), como sua possibilidade de recepo (vnculos de adeso).

Dito de outro modo, tais registros procuram otimizar a possibilidade de uso e de interpretao, caracterizando-se, assim, como produtos que, elaborados por meio de procedimentos metodolgicos especficos, permitem Cincia da Informao exercer sua funo social. Ressaltamos, no entanto, que a intencionalidade da atividade documentria no implica automaticamente seu uso efetivo traduzido em apropriao. Como afirmou Peuela Canizal (1987), a informao da linguagem diferente da informao da mensagem (Lara, 1999).

A teoria social do documento foi tratada por Lund (2009, p. 416) a partir de duas abordagens: uma mais ampla que enfoca o papel social do documento, e outra que se volta principalmente lingustica, tratando de mensagens escritas e faladas. O autor afirma que esta diferena apresenta-

se como um importante desafio para a Cincia da Informao, uma vez que a teoria do documento definida de modo mais amplo atende aos interesses cientficos gerais de estudo de como documentos funcionam na sociedade, mas a teoria do documento definida sob menor amplitude mais relevante para o desenvolvimento de fundamentos tericos para gesto profissional de documentos.

A reiterao das afirmaes sobre o documento como instncia fsica e informativa corrobora o carter pragmtico da noo de documento. Sob essa perspectiva, o tratamento da informao no se dissocia dos contextos culturais de produo e uso de conhecimento, demandando a combinao de referncias da produo informacional, dos objetivos institucionais e dos elementos cognitivos e comunicacionais dos pblicos da informao, como meio de otimizar a circulao social da informao.

Como concluso, podemos afirmar que a recuperao histrica da discusso sobre a noo de documento e de Documentao permite afirmar a especificidade da Cincia da Informao, cuja funo a de construir novos documentos a partir de documentos originais ou de dados esparsos (como nos dossis, segundo Otlet), visando realizar a mediao entre objetos potencialmente informativos e pessoas potencialmente usurias da informao.

Bibliografia BRIET, S. Quest-ce que la documentation? Paris: dit - ditions Documentaires Industriales et Techniques, 1951. 48 p. Disponvel em: <http://martinetl.free.fr/suzannebriet/questcequeladocumentation/briet.pdf/>. Acesso em: 10 nov. 2009. BUCKLAND, M. Information and information systems. New York: Praeger, 1991. 225 p. COUZINET, V. ; RGIMBEAU, G. ; COURBIRES, C. Sur le document: notion, travaux et propositions. In: COUZINET, V. ; RAUZIER, J.-M. (Col.). Jean Meyriat, thoricien et praticien de linformation-documentation. Paris: ADBS ditions, 2001. p. 467-506. COUZINET, V. Olhar crtico sobre as Cincias da Informao na Frana. In: WORKSHOP EM CINCIA DA INFORMAO, 11 e 12 nov. 2004, Niteri. Anais... Niteri: ANCIB ; UFF, 2004. DESANTES GUANTER, J. M. Prlogo. In: LPEZ YEPES, J. Teora de la Documentacin. Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra (EUNSA), 1978. 337 p. p. XVII-XXV. ESCARPIT, R. Linformation et la communication: thorie gnrale. Paris: Hachette Superiour, 1991.

222 p. (Hachette Universit Communication). Inicialmente publicado em 1976 pela mesma editora. FAYET-SCRIBE, S. Histoire de la documentation en France: culture, science et technologie de l'information, 1895-1937. Paris: CNRS Editions, 2001. (CNRS Histoire). FONDIN, H. Linformation documentaire: thorie et pratique. In: BENOIT, D. (Dir.) Introduction aux sciences de linformation et de la communication. Paris: Les Editions dOrganisation, 1995. 414 p. p. 281-326. FONDIN, H. La science de linformation ou le pois de lhistoire. Les enjeux de linformation et de la communication, Grenoble, 2005. Disponvel em: <http://w3.ugrenoble3.fr/les_enjeux/2005/Fondin/home.html>. Acesso em: 10 nov. 2009. FROHMANN, B. Documentation redux: prolegomenon to (another) philosophy of information. Library Trends, v. 52, n. 3, 2004. FROHMANN, B. O carter social, material e pblico da informao na contemporaneidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CINCIA DA INFORMAO, 7., 19 a 22 nov. 2006, Marlia. Anais... Marlia: ANCIB ; UNESP, 2006. (Publicao em CD-ROM). ISO 1087:1990. Terminology - Vocabulary; Terminologie - Vocabulaire. Genve: ISO, 1990 ISO 1087-1:2000 (E/F). Terminology work - Vocabulary - Part 1: Theory and application; Travaux terminologiques - Vocabulaire - Partie 1: Thorie et application. Geneva: ISO, 2000. LARA, M. L. G. de. Representao documentria: em jogo a significao. Dissertao (Mestrado) Escola de Comunicaes e Artes/USP, So Paulo, 1993. LARA, M. L. G. de. Representao e linguagens documentrias: bases terico-metodolgicas. Tese (Doutorado) Escola de Comunicaes e Artes/USP, So Paulo, 1999. LASSO DE LA VEGA, J. Cmo se hace una tesis doctoral o Manual de tcnica de la documen-tacin cientfica y bibliogrfica. San Sebastin: Internacional, 1947. LASSO DE LA VEGA, J. Manual de documentacin: las tcnicas para la investigacin y redac-cin de los trabajos cientficos y de ingeniera. Barcelona: Labor, 1969.

LPEZ YEPES, J. La Documentacin como disciplina: teora e historia. 2. ed. Pamplona: Edicio-nes Universidad de Navarra (EUNSA), 1995. 337 p. Segunda edio atualizada e ampliada de: Te-ora de la Documentacin. Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra (EUNSA), 1978. LPEZ YEPES, J. Teora de la Documentacin. Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra (EUNSA), 1978. 337 p. LUND, Niels W. Document theory. Annual Review of Information Science and Technology, Medford, v. 43, p. 399-432, 2009. MEYRIAT, J. Document, documentation, documentologie. Schma et Schmatisation, 2 trimes-tre, n. 14, p. 51-63, 1981. OTLET, P. El Tratado de Documentacin: el libro sobre el libro: teora y prctica. Trad. por Maria Dolores Ayuso Garca. Murcia: Universidad de Murcia, 1996. Traduo de: Trait de Documentation: le livre sur le livre: thorie et pratique. Bruxelles: Mundaneum, 1934. 431 p. Verso original disponvel em: <http://lib.ugent.be/fulltxt/handle/1854/5612/Traite_de_documentation_ocr.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2009. PEUELA CANIZAL, E. Prefcio. In: LOPES, E. Fundamentos da lingstica contempornea. 10. ed. So Paulo: Cultrix, 1987. p. 9-14. RENDN ROJAS, M. A. Bases tericas y filosficas de la bibliotecologa. 2. ed. Mxico: UNAM, Centro Universitario de Investigaciones Bibliotecolgicas, 2005. 183 p. (Sistemas bibliotecarios de informacin y sociedad). SAGREDO FERNNDEZ, F. ; IZQUIERDO ARROYO, J. M. Concepcin lgico-lingstica de la Documentacin. Madrid: IBERCOM, 1983. 440 p. SALVADOR BRUNA, J. Recepcin de la obra otletiana en Espaa a travs del anlisis cualitativo de citas. Documentacin de las Ciencias de la Informacin, v. 29, p. 25-69, 2006. Disponvel em: <http://eprints.rclis.org/archive/00008570/01/otletiana.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2009. SMIT, J. W. Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia o que agrega estas atividades profissionais e

o que as separa?. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentao, So Paulo, Nova Srie, v. 1, n. 2, p. 27-36, 2000.

Sobre os autores / About the Author: Cristina Dotta Ortega ortega@eci.ufmg.br Doutora, professora da Escola de Cincia da Informao (ECI), UFMG.

Marilda Lopes Ginez de Lara larama@usp.br Doutora, professora da Escola de Comunicaes e Artes (ECA), USP.

Anda mungkin juga menyukai