Anda di halaman 1dari 13

NDICE

1. 2. INTRODUO .............................................................................................................................. 2 GLOBALIZAO ......................................................................................................................... 3 2.1. 2.2. 3. 4. 5. 6. DEFINIO ........................................................................................................................... 3 CARACTERSTICAS ............................................................................................................ 3

HISTORIAL ................................................................................................................................... 4 GLOBALIZAO E CONJUNTURA INTERNACIONAL ......................................................... 5 TENDNCIAS DA GLOBALIZAO......................................................................................... 6 PAPEL DAS MULTINACIONAIS ................................................................................................ 8 6.1. 6.2. 6.3. 6.4. DEFINIO E FACTORES DE ACTUAO DAS MULTINACIONAIS ........................ 8 MULTINACIONAIS EM MOAMBIQUE .......................................................................... 8 EXEMPLOS DE MULTINACIONAIS EM MOAMBIQUE ............................................. 9 IMPACTOS DAS MULTINACIONAIS EM MOAMBIQUE ............................................ 9

7.

VANTANGENS E DESVANTAGENS DA GLOBALIZAO NA ENGENHARIA CIVIL .. 10 7.1. 7.2. VANTAGENS: ..................................................................................................................... 10 DESVANTAGENS: ............................................................................................................. 11

8. 9. 10.

ANTI GLOBALIZAO ............................................................................................................. 11 CONCLUSO .............................................................................................................................. 12 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ...................................................................................... 13

1. INTRODUO

comum referir-se nos nossos dias, palavras como: pensar global, sociedade global, mundializao, internacionalizao, em Moambique comea-se a falar em Integrao Regional, que so conceitos relacionados e que procuram caracterizar o momento histrico em que vivemos a qual os pensadores a chamam de globalizao.

O presente trabalho relacionado com a cadeira de engenharia e sociedade aborda um tema de grande relevncia, A GLOBALIZAO, fenmeno impulsionador da expanso capitalista. Procura-se neste trabalho conceitualizar o tema refernciado, fazer uma abordagem desde sua origem, caracterizando o presente momento, fazer uma anlise da tendncia deste fenmeno ou movimento, e avaliar os seus impactos e influncia na conjuntura internacional, bem como na sociedade moambicana, restringindo se na vertente da ICC (Indstria da Construo Civil). Para se alcanarem os objectivos deste tema recorreu-se a diversas bibliografias, ligadas ao tema, opinies de Ivestigadores Sociais, e a observao do mercado moambicano, por forma a confrontar as Torias existestes sobre a globalizao.

2. GLOBALIZAO 2.1.DEFINIO A globalizao um dos processos que de teria aprofundamento sido impulsionado da pelo

integrao econmica, social, cultural, poltica,

desenvolvimento das vias de acesso, dos meios de transporte e comunicao dos pases do mundo no final do sculo XX e incio do sculo XXI. Este fenmeno gerado pela necessidade da dinmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os pases centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos j esto saturados. A globalizao vem impulsionar a expanso capitalista, onde possvel realizar transaes financeiras, expandir seu negcio at ento restrito ao seu mercado de atuao para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicao no mundo globalizado permite tal expanso.

2.2.CARACTERSTICAS De acordo com o autor Bueno (1996, p.21-37)1, que coloca que a globalizao se

caracteriza principalmente por doze pontes de ruptura dos quais referenciaremos os que concideramos relevantes no presente trabalho: a) Comunicao instantnea - A infraestrutura de telecomunicaes e informtica, torna extremamente gil as comunicaes, tornando-as globais e instantneas; b) Comrcio internacional crescente - O comrcio global uma realidade, produtos de alto valor agregado e baixos preos so encontrados facilmente em lojas diversas; c) O crescimento da sociedade de servio - crescente a migrao da capacidade profissional, para a rea de servio que desponta com grande potencial de emprego(ex de Moambique: pessoas emigrando para Tete, e a capital Maputo em busca de emprego); d) A era do trabalhador flexvel, virtual e que faz diferena - A empregabilidade exigir que as pessoas saiam da zona de mediocridade, da cultura do mais ou menos, e se destaquem pelo seu profissionalismo, pela sua tecnologia, pela sua maturidade, pelo seu nvel de conscincia, pela sua energia e tambm pela sua lucidez em apresentar
1

Citada na fonte: [http://pt.shvoong.com/social-sciences]

solues facturais, viveis e impactantes. Sem esses requisitos, suas condies de empregabilidade extinguem-se. e) As mulheres no comando - As mulheres participam efetivamente da construo de uma mente mais aberta e sensvel, com consequncias muito positivas no que se refere a humanizao do trabalho. f) O crescimento da pobreza, a falncia da educao e o enfraquecimento da famlia - A maior parte da populao mundial vive em estado de misria. As perspectivas mostram que a concentrao de renda insiste em se perpetuar, valendo para pessoas e naes,somando-se a isso a decadncia da educao e dos costumes, a impunidade e a fratura da famlia. g) China - A China possui uma economia de exportao, salrios baixos, trabalhadores abnegados e ainda baixos impostos, o que permite produtos com baixo preo e competitivos. h) Faa voc mesmo - O arteso da era pr-capitalista polivalente, multifuncional, realiza o prprio trabalho. i) A redescoberta da tica - A tica, que uma verdade pessoal, pede coerncia de nossas aes segundo nossa conscincia. preciso ter clareza de valores. j) A qualidade subjetiva - Fazer mais com menos e melhor (relacionado com questes Ambientais).

3. HISTORIAL A globalizao comeou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revoluo Industrial. Mas o seu contedo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalizao como resultado do ps Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revoluo Tecnolgica. Para Immanuel Wallesrstein2, a globalizao nunca se interrompeu, apenas houveram momentos de menor intensidade. No entanto discretirizaremos em questes historicas a sua origem em duas fases:

Sociologo , nascido em Nova Iorque, 28/09/1930, conhecido pela sua contribuio fundadora da teoria do sistema mundo

1 FASE (Perodo Mercantilista, Sc. XV at meados do Sc. XIX) Esta fase marcada com a descobrerta da rota martma para a ndia, queda dos custos de transporte martimo, e aumento da complexidade das relaes polticas europeias. Este perodo viu grande aumento no fluxo de fora de trabalho entre os pases e continentes, particularmente nas novas colnias europeias.

2 FASE (Segunda Metade do Sc. XIX e Acentuada Aps Segunda Guerra Mundial) Perdo caracterizado pelo expansionismo Indsrial-Imperialista e Colonialista (1850-1950), pelo colapso da Unio Sovitica e pela queda do muro de Berlim em 1989.

Com o fim da Segunda Guerra mundial, prevalecia a vontade de impedir que uma monstruosidade como ela ocorresse novamente no futuro, sendo que as naes vitoriosas da guerra e as devastadas potncias do eixo chegaram a concluso que era de suma importncia para o futuro da humanidade a criao de mecanismos diplomticos e comerciais para aproximar cada vez mais as naes uma das outras. Deste consenso nasceu as Naes Unidas, e comeou a surgir o conceito de bloco econmico pouco aps isso com a fundao da Comunidade Europeia do Carvo e do Ao - CECA. Actualmente vivemos no perodo em que as naes tem os seus mercados abertos para produtos de outros pases.

4. GLOBALIZAO E CONJUNTURA INTERNACIONAL A globalizao um dos principais processos de aprofundamento da integrao econmica, social, cultural e poltica na conjuntura regional e internacional, interferindo de sobremaneira o desenvolvimento das naes, quer por influncia das outras, quer por iniciativa prpria. Na conjuntura internacional, a globalizao representa uma necessidade da dinamica do capitalismo na formao de uma aldeia global, que permite por exemplo maiores mercados, iterao econmica, social, cultural e poltitca entre os pases envolvidos (pertencentes mesma regio ou sociedade/comunidades).

A nova realidade scio-poltica do mundo agora definida por uma forma de organizao diferente da hierarquia vertical ou das estruturas de poder arborizadas3, defende Antnio Negri em Imprio, o que de certa maneira mostra sua discreta mas evidente opnio sobre a influncia do individualismo na globalizao. Na construo de edifcios stricto sensu, ou seja, na atividade de manipulao e montagem de insumos a fim de produzir edifcios, pode-se considerar que os impactos diretos da globalizao so bastante restritos. Como a construo essencialmente uma atividade produtiva que est atrelada ao terreno (o produto imvel), a concorrncia externa s pode se dar atravs da entrada de empresas estrangeiras no mercado nacional de um determinado pas. Conforme adverte Bobroff (1993), as edificaes no so simples produtos manufaturados, so commodities, em um ambiente especfico, requerendo uma arbitragem externa e social que leve emconsiderao a propriedade, a organizao espacial urbana e os interesses polticos e colectivos dos cidados de uma sociedade. O produto edifcio marcado por um forte carter social, fazendo parte da identidade cultural de cada povo ou nao. De fato, cada pas tem tradies e tipologias construtivas prprias, representando valores estticos, sociais e funcionais especficos. Desse ponto de vista o ideal de um produto global aceito e adaptvel a diferentes mercados particularmente inatingvel no sector da construo. Da que a conjuntura internacional no mbito da construo civil um factor que para alm da compectividade, depende tambm da adaptao que as companhias e/ou indstrias de construo tm de implementar nas suas actividades, pessoal e metodologias com vista uma melhor resposta rpida globalizaazo de que se presente quer na regio em que se encontra, quer na sociedade em que se pertence.

5. TENDNCIAS DA GLOBALIZAO

Segundo Schilling (2002) a globalizao apresenta 3 fases do seu desenvolvimento. nesta perspectiva que ser feita uma anlise das tendncias da globalizao desde o seu surgimento at os prximo anos.

Hierarquia baseada na estrutura de um tronco nico que parte para diversas ramificaes cada vez menores.

Na primeira fase (1450-1850), caracterizada pelo expansionismo mercantilista lideradas pelas potncias europeias que foram as responsveis pelo comrcio triangular entre a Europa (fornecedora de manufacturas), frica (fornecedora de escravos) e Amrica (exportadora de produtos coloniais). Na segunda fase (1850-1950),caracterizada pela revoluo Industrial-Imperialista-

Colonialista Nesta fase foram verificadas grandes desenvolvimentos nos transportes e comunicao, principalmente a navegao (Navio a vapor) e os caminhos-de-ferro, fruto da descoberta da mquina a vapor, com isto as potncias Europeias, principalmente Inglaterra

industrializaram-se aceleradamente. Na terceira e ltima fase que teve seu incio logo aps a guerra fria (tornando se os Estados Unidos uma superpotncia mundial) -1989 caracterizada pela revoluo Ciberntica e Tecnolgica e pelo associativismo entre naes. Na actualidade verifica-se que alguns pases que assumiram controlo da primeira fase da globalizao e os pases que tiveram xitos nas grandes guerras mundiais se reafirmam como grandes potncias mundiais e que continuam colhendo frutos das suas conquistas no passado pois possuem o monoplio da tecnologia e dedicam grande parte dos seus oramentos estatais e privados a investigao cientfica. Segundo Martins (2001), a globalizao econmica nas ltimas dcadas tem gerado grandes vantagens para as naes desenvolvidas e em escala reduzida para os pases em desenvolvimento, exemplo disso problema do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, quer-se com isso dizer que a globalizao est longe de solucionar os principais problemas econmicos do planeta. Nesta ordem de ideias verifica-se que se a globalizao continuar com o seu curso natural ir enfraquecer cada vez mais os estados pobres e sobrelevar os estados ricos.

6. PAPEL DAS MULTINACIONAIS 6.1. DEFINIO E FACTORES DE ACTUAO DAS MULTINACIONAIS designada multinacional toda empresa que tem actuao fora do pas em que fora criada, ou seja, tenha filiais internacionais. A Globalizao dirigida em grande medida por empresas multinacionais, razo pela qual constituem um dos principais percursores da Globalizao. As formas de actuao das empresas multinacionais variam muito em funo de diversos factores, designadamente: A proporo de actividade econmica no estrangeiro; A quantidade de pases em que operam; A quantidade de empresas subsidirias; O grau de internacionalizao da propriedade do capital; O nvel de internacionalizao das actividades centrais de gesto, administrao e investigao; e Os sectores de actividade econmica em que operam.

Toda multinacional a sobrevivente vitoriosa de lutas por mercado nas quais arruinou concorrentes que depois absorveu - um processo interminvel de concentrao de capital e monopolizao da produo.

6.2. MULTINACIONAIS EM MOAMBIQUE Um dos impulsionadores para a entrada em funcionamento no pas das multinacionais, esta ligada ao facto do mesmo ter se envolvido em guerras o que retardou o seu desenvolvimento econmico assim como em termos de formao (educao) e a ausncia de tecnologias de ponta para a execuo dos trabalhos, fazendo com que sejam contratadas empresas estrangeiras para execuo de trabalhos de grande envergadura.

6.3. EXEMPLOS DE MULTINACIONAIS EM MOAMBIQUE So parte das multinacionais actuantes no pas as empresas: Anadarco empresa americana ligada ao ramo da geotecnia no que respeita a prospeco do solo; Franki especializada em fundaes indirectas do tipo franki; Mota Engil- empresa de origem portuguesa ligada engenharia e construo, ambiente e servios; Odebrencht - um conglomerado brasileiro que actua em quase todo o mundo nas reas de engenharia construo, produtos petroqumicos e qumicos; Soares da Costa construtora de origem portuguesa; Stefanutti and Stocks e Stefanuti and Breasson construtoras de origem italiana; Terra Sol - especializada em prospeco geotcnica (presta servios ao mercado moambicano, no tendo ainda uma filial no pas); Texeira Duarte construtora de origem portuguesa; Vale empresa especializada na explorao de minrios.

6.4. IMPACTOS DAS MULTINACIONAIS EM MOAMBIQUE positiva a contribuio das multinacionais no ramo da construo civil, pois contribuem para: A criao de novos postos de trabalho no pas; Diversificao das especialidades do ramo; Introduo no mercado moambicano de tecnologias de trabalho avanadas; Melhoria da formao dos profissionais do ramo; Desenvolvimento do pas.

7. VANTANGENS

DESVANTAGENS

DA

GLOBALIZAO

NA

ENGENHARIA CIVIL Nos dias de hoje todos os pases encontram-se intrinsicamente ligados atravs de uma forte integrao econmica, a globalizao. Nas ltimas dcadas a globalizao tem afectado directamente as actividades comerciais, financeiras e tecnolgicas, nesse contexto so geradas vantagens e algumas desvantagens, importa aqui referenciar algumas influncias da globalizao na Engenharia Civil sendo o ramo mais afectado a Indstria de Construo Civil (ICC). 7.1. VANTAGENS: i. Consrcio ou Associao entre Empreses Nacionais e Estrangeiras. Em projectos de engenharia de grande porte, duas ou mais empresas fazem parceria sob forma de consrcio ou associao, podendo ser parceria entre empresas nacionais e estrangeiras o que tambm gera troca de experincias entre as mesmas. ii. Melhores Ofertas de Produtos e Servios. A competitividade entre pases gera novas tecnologias e melhores ofertas de produtos e servios, sendo produtos de muita pesquisa e desenvolvimento contnuo; iii. Disponibilidade de Servios. A construo uma actividade produtiva, cujo produto um imvel (Ex.: um edifcio, uma ponte, etc), obrigando que esta seja feita num local especfico, fazendo com que os produtores (empreiteiros) se aglomerem neste para sua execuo gerando de certa forma uma competitividade e oferta de melhores servios. Grandes empresas de construo possuem filiais em certos pases, podendo atender a demanda das construes nesses pases; iv. Uso de Novas Tecnologias nos Pases em Desenvolvimento. O uso de novas tecnologias de construo permite a obteno de empreendimentos bem executados e com menos durao para a sua execuo impulsionando o abandono dos meios rudimentares; v. Surgimento da Normalizao. A normalizao fruto da globalizao, permitindo que os produtos possam circular alm fronteiras.

10

7.2. DESVANTAGENS: i. Aumento da Taxa de Desemprego. A revoluo tecnolgica associada a automatizao e mecanizao dos meios construtivos reduz a necessidade da mode-obra; ii. Perda da Identificao Cultural. As tradies e tipologias construtivas caractersticas de certas regies so perdidas, devidas as tendncias construtivas praticadas internacionalmente (Ex.: Minimalismo); iii. Aumento da Pobreza para alguns e Riqueza para outros. A medida que certos pases vo aumentando a sua riqueza outros vo se tornando mais pobres, pelo facto da difcil integrao por falta de tecnologias de ponta. A globalizao est associada a modernizao e inovao que um campo dominado pelos pases desenvolvidos, neste contexto os pases em desenvolvimento tm pouco espao face a concorrncia do mercado sendo obrigados a fazerem importao das novas tecnologias que so caras gerando mais ganhos aos fornecedores;

8. ANTI GLOBALIZAO

Quando se fala em globalizao, surge o conceito de anti-globalizao, como sendo a oposio de aspectos capitalista-liberais da globalizao. Sem no entanto sair do tema pr-estabelecido, pretende-se aqui apenas refernciar alguns pressupostos que nos quais os defensores deste movimento se apoiam: i. A globalizao e liberalizao como motores do crescimento econmico e o desenvolvimento dos pases, no reduziram as desigualdades econmicas e a pobreza nas ltimas dcadas; ii. A desigualdade na renda aumentou em vrios pases o que resultou em uma maior concentrao do poder econmico nos pases mais ricos; iii. A liberalizao do fluxo de capitais financeiros internacionais, que era apontada como uma maneira segura de fazer os capitais jorrarem dos pases ricos para os pases pobres funcionou exactamente ao contrrio, isto , os capitais fugiram dos pases pobres para os ricos e como resultado disso, os pases ricos continuam mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.
11

9. CONCLUSO

Aps abordagem feita do momento histrico em que vivemos caracterzada como sendo um avalanche de ideologias culturais, econmicas e polticas, fica claro que o nosso Pas levado pelas ondas deste movimento desde a independncia, intensificando-se com a passagem do regime socialista para o capitalisata, aps a guerra civil e com a entrada da democrcia e a reviso das legislaes fiscais e de livre comrcio. No presente momento os engenheiros moambicanos deparam-se com a necessidade de se adaptarem as novas exigncias do mercado, mais agressivo, competitivo e tecnolgico, desenvolvendo incansavelmente as suas Capacidades Intelectuais, apresentando uma postura profissional assentadas na tica Profissional, uma que fazem-se presente empresas multinacionais estrangeiras no nosso mercado. verdade que esta integrao regional ou global, em Moambique tem acaretado consigo imensas vantangens econmicas, contudo no podemos nos tornar indeferntes as sua desvantagens, devendo se criar polticas econmicas que possam minimizar ao mnimo as desvantagens da globalizao no nosso Pas.

12

10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

A globalizao e a modernizao industrial na construo de edifcios, [http://www.silviobm.pcc.usp.br/publicao], Acessado em 25 de Setembro de 2012. Antiglobalizao,[http://www.wikipdia.com], Conseltado em 25 de Setembro de 2012; As duas facetas da globalizao: Progresso e desigualdades sociais,

[http://facrei.edu.br/dialogoeinteracao], Acessado em 26 de Setembro de 2012; Caractersticas da globalizao, [http://pt.shvoong.com/social-sciences/],Consultado em 25 de setembro de 2012; Fabrcio, Mrcio; Melhado Silvio (2002). Globalizao e modernizao industrial na construo de edficios. IX Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construdo. 1559-1560; Martins, Ives Gandra Da Silva (2001); O futuro da globalizao;

[http://www.esg.br/uploads/2009/03/gandra1]; Consultado em 30 de Setembro de 2012; Schilling, Voltaire (2002); Globalizao, Ontem e Hoje;

[http://www.educaterra.terra.com.br>educao>]; Consultado em 30 de Setembro de 2012.

13

Anda mungkin juga menyukai