Anda di halaman 1dari 10

1

Curso Tcnico em Qumica Anlise Qumica Qualitativa

CINTICA QUMICA

Campos dos Goytacazes, 29 de abril de 2011

Titulo da experincia Cintica qumica 1. Objetivo Verificar influncia da concentrao na velocidade das reaes qumicas. 2. Fundamentos Tericos

2.1 Cintica Qumica A cintica qumica, tambm conhecida como cintica de reao, uma cincia que estuda a velocidade das reaes qumicas de processos qumicos e os fatores que as influenciam. Cintica qumica inclui investigaes de como diferentes condies experimentais podem influir a velocidade de uma reao qumica e informaes de rendimento sobre o mecanismo de reao e estados de transio, assim como a construo de modelos matemticos que possam descrever as caractersticas de uma reao qumica. A velocidade da reao recebe geralmente o nome de taxa de reao. A taxa de reao est relacionada com: as concentraes dos reagentes e seu estado particular (estado fsico, estado nascente dos gases, estado cristalino ou amorfo dos slidos),o fato dos reagentes estarem ou no em soluo (neste caso a natureza do solvente ir influir na velocidade da reao), a temperatura, a eletricidade, a luz, a presso, a presena de catalisadores e dos produtos de reao. Sua importncia muito ampla, j que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a sntese de algum novo produto. Em 1864, Peter Waage e Cato Guldberg tornaram-se os pioneiros no desenvolvimento da cintica qumica pela formulao da lei de ao das massas, a qual

estabelece que a velocidade de reao proporcional a quantidade de substncias reagentes.


2.2 Lei de Guldberg Waage

Lei de Guldberg e Waage ou lei da Ao das Massas: a velocidade de uma reao diretamente proporcional ao produto das concentraes molares dos reagentes, elevadas a potncias determinadas experimentalmente. Para reaes que ocorrem em apenas uma etapa, as potncias normalmente coincidem com os coeficientes dos reagentes, para reaes que ocorrem em mais de uma etapa, a velocidade da reao dada pela etapa mais lenta. Para a reao: aA + bB cC + dD , onde as letras minsculas representam os coeficientes e as maisculas, representam as substncias. A velocidade dada por: V = K . [A]a . [B]b K = constante cintica a = ordem do reagente A b = ordem do reagente B a + b = ordem da reao [ ] = concentrao molar Obs: Reagente slido no participa da expresso de velocidade, pois a velocidade de uma reao de um slido depende exclusivamente da superfcie de contato. Nas reaes entre gases, a velocidade pode ser expressa em funo das presses parciais dos reagentes, no lugar das concentraes. 2.3 Fatores que influem na velocidade das reaes Natureza dos reagentes: Dependendo de quais substncias reagem, o tempo de tais reaes varia, ou, mais detalhadamente, a rapidez ou velocidade com que se formam ou rompem as ligaes dependem da natureza dos reagentes. Reaes cidas, a formao de sais, as troca inica so reaes rpidas. Exemplos tpicos de reaes rpidas so as reaes dos explosivos, muitas vezes ocorrendo inicialmente dentro da prpria molcula de uma nica substncia. Outro exemplo de reaes rpidas so as oxidaes de metais nobres, que produzem xidos extremamente resistentes e aderentes que impedem a continuidade da reao (passivao), como com o ouro ou o cromo, presente no ao inoxidvel.

Quando a formao de ligaes covalentes toma lugar entre as molculas e quando molculas grandes so formadas, as reaes tendem a ser muito lentas. A natureza e fora das ligaes em molculas influencia grandemente a taxa de sua transformao em produtos. As reaes que envolvem menor rearranjo de ligaes ocorrem mais rapidamente que as que envolvem maior arranjo de ligaes, como se evidencia nas diferentes velocidades de formao de polmeros, como o polietileno (mais rpido) e o polister (mais lento). Temperatura: Com o aumento da temperatura, aumenta a energia cintica mdia das molculas em um sistema e conseqentemente o nmero de colises efetivas entre elas. Alimentos na geladeira, como por exemplo leite, ovos, carnes e etc, demoram muito mais para estragar do que no ambiente. Isso porque as reaes qumicas feitas pelos microorganismos decompositores so retardadas pelas baixas temperaturas. H uma regra que foi formulada no sculo XIX pelo holands Jacobus Henricus van't Hoff que diz que um aumento de 10 graus clsius na temperatura do sistema que ir reagir duplica a velocidade da reao. Hoje sabe-se que essa regra apresenta vrias excees, mas ela muitas vezes til para se fazerem previses aproximadas do comportamento da velocidade de certas reaes. Ela conhecida como Regra de Van't Hoff. Estado fsico: O estado fsico (slido, lquido, ou gs) de um reagente tambm um importante fator da taxa de reao. Quando reagentes esto na mesma fase, como em soluo aquosa, o movimento trmico os coloca rapidamente em contato. Entretanto, quando eles esto em diferentes fases, a reao limitada a interface entre os reagentes. D A reao somente pode ocorrer na rea de contato, no caso de um lquido ou gs, na superfcie de um lquido. Agitao vigorosa e/ou turbilhonamento podem ser necessrios para conduzir a reao a realizar-se completamente. Isto significa que quanto mais finamente dividido um slido ou lquido reagente , a sua maior rea de superfcie, tornar mais rpida a reao (o que analisado mais detalhadamente em Superfcie de contato, abaixo). Em qumica orgnica existe a exceo que reaes homogneas (no mesmo meio e fase) podem ocorrer mais rapidamente que reaes heterogneas.

Superfcie de contato : Se numa reao atuam reagentes em distintas fases, o aumento da superfcie de contato entre eles aumenta a velocidade das reaes. Considerando, por exemplo, uma reao entre uma substncia slida e uma lquida, quanto mais reduzida a p estiver a substncia slida, maior a superfcie de contacto entre as partculas de ambas as substncias e portanto, maior a possibilidade de essas partculas colidirem umas com as outras. Fazendo-se uma analogia, por exemplo, quando acende-se uma lareira, usa-se palha ou papel e destes acende-se as mais grossas pores de lenha. Exemplos claros deste tipo de influncia na velocidade de reaes o perigo que representa em silos de farinhas e gros de cereais a combusto violenta, explosiva, de partculas finamente divididas com o ar. Um exemplo laboratorial que apresentado sobre este fator a reao do iodo "metlico", granulado, com o metal zinco. A reao se processa muito mais rapidamente com o zinco em p que o zinco em lmina, aps o acrscimo de gua sobre os reagentes. Presena de um catalisador : Os catalisadores aumentam a velocidade de uma reao qumica, mas no participam da formao dos produtos, sendo completamente regenerados no final. Atuam ao promover rotas de reao com menor energia de ativao. O catalisador acelera a reao, pois diminui a energia de ativao das molculas, mas no participa da reao, ou seja, no ocorre nenhuma mudana nos elementos qumicos da reao, e o catalisador continua intacto. A ao do catalisador abaixar a energia de ativao, possibilitando um novo caminho para a reao. O abaixamento da energia de ativao que determina o aumento da velocidade da reao. Inibidor: uma substncia que retarda a velocidade da reao. Veneno: uma substncia que anula o efeito de um catalisador. Catlise homognea - Catalisador e reagentes constituem uma s fase. Catlise heterognea - Catalisador e reagentes constituem duas ou mais fases (sistema polifsico ou mistura heterognea). Concentrao dos reagentes : O aumento da concentrao dos reagentes promove o aumento do nmero de colises entre as molculas. Isso faz com que a probabilidade de colises efetivas acontecerem para a formao do complexo ativado seja maior.

Presso : Um aumento de presso em um sistema em reao implica uma diminuio em seu volume. Desse modo, haver um numero maior de partculas reagentes por unidade de volume (aumento na concentrao), o que possibilitar um maior nmero de colises efetivas entre as partculas. Notar que a presso s exerce influncia significativa na taxa de reao quando houver ao menos uma substncia gasosa como reagente

3. Materiais, vidrarias e equipamentos


4 tubos de ensaio tamanho 17cm/1,5cm; 4 tubos de ensaio tamanho 11,5/1,5cm; 2 pipetas graduadas de 10 ml; 1 pra de suco de 3 vias; 1 pisseta de plstico 500ml; 4 copos descartveis.

4. Reagentes

Soluo aquosa de tiossulfato de sdio 0,3 molar. Na2 S2O3 Soluo aquosa de cido sulfrico 0,3 molar. H2 SO4 gua deionizada H2O

5. Procedimento

a. Transferir para 4 tubos de ensaios limpos, utilizando uma pipeta graduada, 4 ml de soluo de cido sulfrico 0,3 Molar b. Numerar outros 4 tubos de ensaio: 1,2,3,4 c. Utilizando uma pipeta graduada transferir para os tubos numerados, tiossulfato de sdio 0,3 Molar e gua deionizada segundo a tabela a seguir:

Tubo 1 2 3 4

Volume (ml) Na2 S2O 3 H2O 0,3 molar 6 ml 0 ml 4 ml 2 ml 3 ml 3 ml 2 ml 4 ml

Total 6 ml 6 ml 6 ml 6 ml

Concentrao Tempo (t) V= 1/t do Na2 S2O 3 Segundos Segundos

d. Preparar um cronmetro ou relgio que marque os segundos; e. Ao tubo n1, adicionar 4 ml de cido sulfrico contido em um dos tubos sem numerao e acionar imediatamente o cronmetro; f. Observar atentamente o tubo n 1 e logo que comear a aparecer uma turvao, parar o cronmetro. Lanar na tabela o tempo (segundos) que levou para aparecer a turvao; g. Descartar o contedo do tubo 1 e lav-lo imediatamente para evitar que o tubo fique manchado; h. Repetir esta operao com os demais tubos, anotando na tabela o tempo de reao; i. Preencher a ltima coluna da tabela fazendo V=1/t (segundos) j. Construir um grfico de: Concentrao x T (s) e outro de Concentrao x V (1/t)

6. Reaes H2 SO4 + Na2 S2O 3 Na2 SO4 + H2O + SO2 + S

7. Clculos e Resultados

Tubo

Volume (ml) Na2 S2O 3 H2O Total 0,3 molar

Concentrao Tempo (t) Tempo 1/t do Na2 S2O3 Segundos Segundos

1 2 3 4

6 ml 4 ml 3 ml 2 ml

0 ml 2 ml 3 ml 4 ml

6 ml 6 ml 6 ml 6 ml

0,3 molar 0,2 molar 0,15 molar 0,1 molar

7 12,6 16,4 23,9

0,1428571 0,0793651 0,0609756 0,041841

Construo grfica de: Concentrao x T e outro de Concentrao x T (1/t)

8. Discusses e concluses
Concentrao do Na2 Concentrao do Na2 S2O 3 Um dos principais fatores que controla a velocidade de uma reao qumica a S2O3

concentrao das espcies reagentes. O aumento da concentrao dos reagentes aumenta a possibilidade de colises entre as molculas, aumentando assim a velocidade da reao. Portanto, quanto maior a quantidade de soluto por volume da soluo, maior ser a concentrao e conseqentemente maior ser a velocidade da reao.

No Tubo 1, notou-se que quando o volume de Na2S2O3 adicionado aos tubos de ensaio foi maior que o volume de H2O, o aparecimento da turvao (formao de enxofre) foi praticamente instantneo, pois, a soluo de Na2S2O3 encontrava-se concentrada, o que possibilitou que a reao ocorresse rapidamente. Diferentemente do que se notou nos tubos de ensaio 2,3 e 4. Quando o volume de Na2S2O3 foi diminudo e o volume de H2O aumentado, a soluo tornou-se menos concentrada, ou melhor, mais diluda, assim o aparecimento da turvao foi mais demorado, conforme esta representado nos clculos e resultados, figura 1 grfico de 1/tempo versus concentrao Na2S2O3. A turvao observada (formao de enxofre), formada por meio da reao do tiossulfato de sdio com o cido sulfrico, que sendo insolvel em gua provoca uma turvao no meio reacional Por meio dos diferentes volumes de gua adicionados aos tubos de ensaio, foi possvel notar, que quando se utilizou um volume maior de gua, a reao ocorria mais lentamente, pois, a soluo de Na2S2O3 tornava-se mais diluda.

9. Esquema

10. Referncias Bibliogrficas

10

http://educar.sc.usp.br/quimapoio/cintica.html http://www.lce.esalq.usp.br/arquimedes/Atividade09.pdf http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/cinetica_quimica.htm

Anda mungkin juga menyukai