Anda di halaman 1dari 7

ARQUEOLOGIA

A cultura dos povos indgenas falantes das lnguas tupi e guarani conhecida principalmente pelos relatos de cronistas da poca do Descobrimento e dos primeiros tempos da colonizao do Brasil. Dos provveis ancestrais desses grupos, porm, os nicos vestgios arqueolgicos so vasilhas e fragmentos de cermica, muitas vezes pintados
Stios Tupiguarani

com motivos variados. Um novo e amplo estudo sobre as pinturas aplicadas a essa cermica reunida sob o nome Tradio Tupiguarani revela que no eram apenas simples decorao: na verdade, os desenhos parecem expressar os valores coletivos desses primeiros habitantes do litoral brasileiro.

Limite entre os dois domnios proto-tupi e proto-guarani

Andr Prous Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas e Museu de Histria Natural, Universidade Federal de Minas Gerais
22 C I N C I A H O J E v o l . 3 6 n 2 1 3

Quando Pedro lvares Cabral desembarcou no Brasil, a maior parte do litoral, do Nordeste at o rio da Prata, entre o Uruguai e a Argentina, era ocupada por populaes indgenas que falavam lnguas tupi (desde a rea onde se situa hoje o estado de So Paulo at o atual Maranho) e guarani (do atual Paran at o norte da Argentina). Essas lnguas eram aparentadas (como o so entre si o espanhol e o portugus) e as culturas dos seus falantes bastante parecidas. Figura 1. Localizao dos stios Os primeiros cronistas particularmente os proarqueolgicos tagonistas das lutas entre franceses e portugueses de povos Tupi pelo controle da baa de Guanabara fornecem e Guarani conhecidos preciosas informaes sobre essas numerosas trinos territrios bos. Mencionam, entre outras coisas, que as mude Brasil, Uruguai e Argentina lheres produziam e decoravam os potes de barro. a cermica Essas tribos foram logo dizimadas pelas doenas (tradio trazidas pelos europeus e pelas guerras coloniais, Tupiguarani) e no sculo 17 tinham desaparecido quase que por produzida por esses completo do litoral central e nordestino. povos pode ser dividida em dois No final do sculo 19, os amadores de antiguidadomnios, proto-tupi des brasileiros e os organizadores dos primeiros (do Sudeste grandes museus, como Ladislau de Souza Mello at o Nordeste) Netto (1828-1894), j tinham identificado como tupi e proto-guarani os potes pintados encontrados no litoral de Rio de (ao Sul)

ARQUEOLOGIA

A pintura em cermica Tupiguarani


Janeiro. Mas essas vasilhas estavam mal preservadas, e as cermicas ento recm-descobertas na ilha de Maraj, no Par, que se supunha influenciadas por imigrantes europeus supostamente chegados durante a Antiguidade, atraram toda a ateno dos pesquisadores. At o final do segundo tero do sculo 20, apenas o historiador e folclorista Carlos Ott publicou o desenho simplificado de algumas vasilhas encontradas na Bahia. No final dos anos 60, os pesquisadores do Programa Nacional de Pesquisas Arqueolgicas (Pronapa), dirigido pelos arquelogos norte-americanos Betty Meggers e Clifford Evans (1920-1981), encontraram numerosos stios onde apareciam restos de cermica decorada, alguns com traos vermelhos ou pretos pintados sobre fundo branco. Tais manifestaes foram reunidas sob o nome Tradio Tupiguarani (figura 1) Tupiguarani em uma s palavra, indicando tratar-se de um conceito arqueolgico que no corresponde obrigatoriamente aos povos falantes das lnguas tupi-guarani (com hfen), embora se supusesse que os autores das peas fossem, ao menos em parte, ancestrais desses povos. As dataes radiocarbnicas apontavam que os artefatos teriam entre 1.500 e 500 anos. Como os stios estavam em geral muito destrudos, os cacos eram pequenos e os desenhos pouco legveis. Alm disso, o Pronapa, por visar apenas a levantamentos extensivos, no previa anlise intensiva de stios nem grandes escavaes, que talvez tivessem permitido encontrar locais ainda intactos e materiais bem conservados. Arquelogos influenciados por perspectivas francesas, como Maria Beltro, Luciana Pallestrini, Lina Kneip (....-2002), Slvia Maranca e Jos Luiz de Morais, chegaram a escavar estruturas de habitaes, mas no se interessaram especialmente pela cermica. Dessa forma, e apesar de um artigo seminal do etnlogo Desidrio Aytai (1905-1998) que no chegou ao conhecimento da maioria dos arquelogos, no se tentou um estudo sistemtico das formas decorativas, embora importantes trabalhos de sntese tenham sido realizados pelos arquelogos Jos P. Brochado e Maria Cristina M. Scatamacchia sobre a difuso da cultura Tupiguarani e as formas das vasilhas, assim como uma nota da arqueloga Fernanda B. Tocchetto sobre uma possvel relao entre motivos geomtricos e mitologias guarani. Em 2000, a Misso Arqueolgica Francesa e o Setor de Arqueologia da Universidade Federal de
m a r o d e 2 0 0 5 C I N C I A H O J E 23

ARQUEOLOGIA

DESENHOS DE MARCUS E. BRITO

Figura 2. Principais formas de vasilhas dos domnios proto-tupi (A) e proto-guarani (B) da cermica Tupiguarani

Minas Gerais decidiram iniciar um programa de estudo da cultura Tupiguarani no estado, em colaborao com a equipe que iniciava um programa de resgate arqueolgico no vale do rio Doce, entre os municpios de Resplendor e Aimors, onde um consrcio encabeado pela Companhia Energtica de Minas Gerais (Cemig) construa uma represa. A reunio de recursos de origem privada com um projeto cientfico tornava possvel realizar um programa que unisse interesses econmicos e culturais (resgate do patrimnio cultural imposto pela lei) e acadmicos (os trabalhos no visariam apenas a simples recuperao do material, mas seriam tambm direcionados por questes inerentes pesquisa cientfica, como organizao interna dos stios, interpretaes sociolgicas, anlises funcionais e estilsticas dos vestgios materiais e outras. Estvamos inicialmente interessados em estudar as modalidades de ocupao do espao pelas populaes tupi-guarani em reas-teste (em algumas microrregies de Minas Gerais) e a organizao

interna das aldeias (cuja estrutura estivesse mais bem preservada). No entanto, o salvamento pelo Instituto Estadual do Patrimnio Histrico e Artstico de Minas Gerais, em Conceio dos Ouros (MG) de uma vasilha intacta com extraordinria decorao nos levou a abrir uma nova linha de estudo sobre as decoraes pintadas sobre cermica e a visitar os museus e colees antigas espalhados entre Natal (RN) e Porto Alegre (RS), onde abundam cacos pintados e vasilhas com traos quase apagados. Aos poucos, envolvemos um grande nmero de arquelogos em uma pesquisa sistemtica sobre a cultura Tupiguarani no Brasil inteiro. Arquelogos, qumicos, fsicos, etnlogos e at tcnicos da polcia cientfica ligados a 20 instituies brasileiras, argentinas e uruguaias aceitaram colaborar, de forma indita, na preparao de uma obra coletiva, que deve fazer um balano dos conhecimentos e abrir novas perspectivas. Este artigo apresenta um dos pontos da cultura Tupiguarani cujo estudo ficou sob nossa responsabilidade.

A cermica Tupiguarani
As vasilhas Tupiguarani apresentam geralmente borda reforada tpica e a no ser no caso de bacias pouco profundas tm fundo redondo. Quando pintadas, recebem decorao linear e pontilhada de cor escura (vermelha, marrom ou preta) aplicada com pincel (qualquer tipo de objeto com essa funo) sobre fundo branco.

FOTO CEDIDA POR CHRISTIANE L. MACHADO

Figura 3. Elementos de decorao alinhados (A), em vasilha do Esprito Santo (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN), e espiralados (B), em vasilha do Rio de Janeiro (Instituto de Arqueologia Brasileira)

FOTO A. PROUS

24 C I N C I A H O J E v o l . 3 6 n 2 1 3

ARQUEOLOGIA

possvel, apesar do parentesco formal entre todas as ocorrncias Tupiguarani, distinguir dois grandes conjuntos geogrficos, um que denominamos proto-tupi, que se estende do litoral norte de So Paulo at o Cear, e outro, proto-guarani, situado entre o sul do litoral de So Paulo e o norte da Argentina. Esses grupos distinguem-se tanto por formas especficas dos artefatos de cermica (figura 2) quanto pelo estilo e pelos motivos de decorao plstica ou pintada. Em cada conjunto seria possvel estabelecer subdivises estilsticas que acreditamos refletirem a extenso de parcialidades de cunho poltico ou tnico.

FOTO A. PROUS

A cermica proto-tupi e sua decorao pintada


A decorao pintada est restrita, no domnio proto-tupi, quase exclusivamente parte interna de grandes vasos (entre 30 e 75 cm de dimetro) abertos, de formato circular, oval ou quadrangular. So espcies de bacias, pratos e tinas que parecem ter sido destinadas principalmente ao preparo da mandioca amarga na vida cotidiana (figura 3). Pelas ilustraes deixadas pelos cronistas do contato com os tupinamb, no sculo 16, recebiam o milho mastigado pelas mulheres e cuspido para preparar o cauim (bebida fermentada que acompanhava festas e rituais) ou os intestinos de guerreiros sacrificados em rituais antropofgicos. A arqueologia mostra que tais recipientes tambm acompanhavam os mortos no Alm. A forma dessas bacias nem sempre regular, traduzindo muitas vezes certo desleixo com a simetria dos volumes. Em compensao, a decorao, exclusivamente pintada, obedece a normas estritas e foi realizada com esmero. A borda da vasilha reforada do lado de fora, apresentando uma estrita faixa plana, decorada por um friso de bastonetes verticais ou oblquos compondo tringulos. Outro friso semelhante acompanha o lado interno da borda. Bandas vermelhas de 1 a 2 cm de largura separam os dois frisos, isolando-os tambm do campo decorativo principal. Tal campo ocupa o fundo do recipiente, subindo at meia altura das paredes laterais, e ricamente decorado com linhas curvas e divagantes vermelhas e/ou pretas muito finas (muitas vezes com cerca de 0,2 mm de largura apenas) e com pontos escuros destinados a reforar linhas mestras ou contrastar as superfcies por elas delimitadas. Diante das pinturas mais delicadas do sul de Minas Gerais ou do Rio de Janeiro, o olhar se perde primeira vista, exigindo esforo para descobrir a lgica da teia de aranha que cobre a superfcie de fundo branco. Trata-se de um jogo intencional, que nos lembra a frase do antroplogo Claude LviStrauss a respeito das pinturas corporais kadweu: arabescos de uma sutilidade perversa. Os motivos parecem ser elementos exclusivamente decorativos mas veremos que se trata, muitas vezes, de representaes figurativas extremamente geometrizadas. Os elementos decorativos organizam-se segundo uma de cinco frmulas clssicas, que sugerem regras conscientes e explcitas: alinhamento ao longo de eixos paralelos ao maior dimetro; disposio espiralada ou concntrica; campo ocupado por feixes de linhas paralelas dobrados sobre si, formando circunvolues que lembram o crtex cerebral ou um intestino (figura 4); motivos preenchendo os espaos delimitados por uma grande figura central, estruturante e nica, que forma o esqueleto da decorao e apresenta muitas vezes forma de cruz ou de ampulheta (trata-se de uma disposio tpica do litoral do Esprito Santo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais); campo decorativo dividido em setores, cada qual com um preenchimento especfico de linhas paralelas entre si, retas ou quebradas ortogonalmente (essa frmula parece exclusiva do litoral mais setentrional Rio Grande do Norte e Pernambuco); tratado com linhas mais espessas e de maneira menos delicada que os demais. Nota-se que as grandes talhas (igaaba, em tupi) e as panelas eram decoradas sobretudo com motivos plsticos (corrugado, ungulado, espatulado...) geralmente pouco elaborados. Figura 4. Decorao com linhas que formam circunvolues, sugerindo imagens estilizadas de intestinos ou crebros (Museu Nacional, no Rio de Janeiro)

maro de 2005 CINCIA HOJE 25

ARQUEOLOGIA

FOTOS L. PANACHUK

Figura 5. Grande urna proto-guarani, encontrada no sul do pas (Museu Arqueolgico do Rio Grande do Sul, em Taquara)

Figura 6. Fragmentos com decorao plstica (feita com as mos ou com objetos, diretamente no barro) encontrados no stio Florestal, em Itueta (MG)

FOTO A. PROUS

Figura 7. Cagubas, vasilhas em que os ndios bebiam o cauim, bebida produzida para festas e rituais (Museu Arqueolgico do Rio Grande do Sul, em Taquara)

FOTO A. PROUS

A cermica proto-guarani
As ceramistas do sul brasileiro expressavam sua virtuosidade muito mais atravs das formas e dos jogos de volumes que da decorao pintada, que pode ser bonita mas nunca to cuidada nem delicada quanto a do norte j se nota a diferena na espessura dos traos, sempre acima de meio mil-

Figura 8. Vasilha decorada com elementos retangulares, motivos casinha (Museu Arqueolgico do Rio Grande do Sul, em Taquara)

metro. Fabricavam enormes urnas de ombros escalonados e morfologia complexa com at 1 m de dimetro (figura 5), e a maioria dos potes apresenta uma cuidadosa decorao plstica que provoca jogos de sombra e de luz. Um exemplo a popular decorao corrugada, conseguida beliscando-se a pasta ainda fresca, que cria uma textura semelhante do couro de jacar (figura 6). A pintura era reservada a dois tipos de vasilha: grandes talhas (cambuchi, em guarani), destinadas a armazenar o cauim e a conter os mortos da tribo, e pequenas vasilhas com fundo hemisfrico e pescoo vertical largo e curto (caguba, em guarani), destinadas a beber o cauim (figura 7). Em ambos os casos, a parte superior do bojo (o ombro) e o pescoo que recebem decorao; a base da vasilha, menos visvel, deixada lisa ou coberta por uma camada de vermelho, no caso de algumas grandes urnas.

FOTOS A. PROUS

Figura 9. Rostos humanos estilizados em duas cermicas encontradas no Rio Grande do Norte (Museu Cmara Cascudo e Laboratrio de Arqueologia da UFRN, em Natal)

26 C I N C I A H O J E v o l . 3 6 n 2 1 3

ARQUEOLOGIA

O friso perto da borda (mais estreita que nas vasilhas proto-tupi) reaparece, mas quase sempre formado por linhas onduladas ou tringulos. A banda que o separa do bojo bem mais estreita que nas vasilhas do norte e se repete nas linhas de inflexo (pequenas interrupes de curvatura), quando a vasilha tem ombros escalonados. Os campos assim definidos so, portanto, faixas horizontais paralelas, decoradas por frisos geomtricos executados por linhas paralelas, sem pontos de reforo. Os motivos incluem ondas, retngulos e cruzes, e apresentam uma regularidade montona que contrasta com a criatividade de seus parentes do norte (figura 8). Algumas vasilhas exibem, em partes pouco visveis (interior dos caguba e base dos cambuchi), marcas complementares pintadas de maneira bastante grosseira com os dedos.

Figura 10. Vasilha com evocao de vrios corpos quadrangulares, com membros curtos (Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA, em Salvador)

FOTO A. PROUS

Ritos de morte e mitos de criao


Apesar da aparente ausncia de motivos figurativos, nossa pesquisa mostrou que a geometrizao dos traos escondia representaes precisas. As pinturas eram aplicadas a vasilhas que acreditamos terem sido particularmente relacionadas s cerimnias da morte elas mesmas ligadas a preparao do cauim (caguba) e do corpo dos Figura 11. Corpo aberto, sacrificados nas festas antromostrando pofgicas (bacias cariocas), ou uma coluna destinadas a receber os corpos vertebral, dos guerreiros mortos (cambue com chi ou igaaba). preenchimento que evoca Sabemos, pelos cronistas, intestinos que o orgulho das mulheres (Museu tupinamb era sua capacidade Histria de de preparar a cermica, sua Natural, decorao e o cauim. Nessas da UFMG, em Belo tarefas no apenas realizaHorizonte) vam-se como produtoras, mas pensamos que, ao pintar as vasilhas rituais, elas participavam do grande evento constitutivo da sua sociedade: a guerra para capturar vivos guerreiros destinados ao sacrifcio, em uma dialtica com os contrrios, que eram assim assimilados pela comunidade processo descrito pelo antroplogo Eduardo Viveiros de Castro.

Portanto, espervamos que os temas pintados fossem relacionados com esse ritual. De fato, no Rio Grande do Norte, verificamos que rostos humanos se escondiam atrs dos tringulos e retngulos que preenchem o fundo dos pratos (figura 9); mais ao sul (no litoral central), pelo menos algumas das grandes figuras estruturantes representavam corpos humanos (figura 10). Uma vasilha cujas pinturas quase apagadas exigiram vrios dias de trabalho das hoje arquelogas Lilian Panachuck e Camila Jcome para serem decifradas representa um corpo aberto, com a coluna vertebral e os intestinos mostra (figura 11). Embora com menos certeza, acreditamos ter identificado em outros pratos ossos dos membros e, talvez, crebros.

BASEADO EM CALQUE DE L. PANACHUK E C. JCOME

m a r o d e 2 0 0 5 C I N C I A H O J E 27

ARQUEOLOGIA

Figura 12. Associao dos motivos da cruz guarani e da cobra em uma urna (A) e no fundo de uma caguba (B) (Museu Arqueolgico do Rio Grande do Sul, em Taquara)

FOTOS A. PROUS

SUGESTES PARA LEITURA


BUARQUE, A. A cultura Tupinamb no estado de Rio de Janeiro, in Tenrio (org.), Pr-Histria da Terra Brasilis, Rio de Janeiro, UFRJ, 1999. ETCHEVARNE, C. Acerca das primeiras manifestaes ceramistas na Bahia, in Cermica popular (Instituto Mau - Secretaria de Trabalho e Ao Social Governo do Estado da Bahia), p.28, 1994. LA SALVIA, F. & BROCHADO, J.J. Cermica Guarani. Porto Alegre, Posanatao, 1989. PROUS, A. Arqueologia Brasileira. Braslia, Editora da UnB, 2003. SCATAMACCHIA, M-C. Arqueologia (catlogo da Mostra do Redescobrimento), So Paulo, 2000.

Na regio proto-guarani, onde, segundo alguns autores, a guerra antropofgica no era um pilar da sociedade (embora essa viso seja contestada por certos especialistas), espervamos encontrar temas ligados mitologia, embora os desenhos fossem demasiadamente geometrizados para que se pudesse interpretar com certeza. Alguns desenhos associando uma cruz e uma cobra parecem, no entanto, ligados aos mitos da origem da Terra (figura 12). Com efeito, o heri civilizador Nhanderuvuu estabeleceu uma cruz de madeira para sustentar a Terra, que as cobras poluram. Embora lembrem o mito cristo da Criao, essas histrias parecem ter razes pr-histricas, cujas marcas seriam os frgeis desenhos deixados pelas ancestrais das mulheres guarani.

A presena das mulheres


Dos tupi e dos guarani histricos, guardamos informaes escritas por cronistas e jesutas, que tinham informantes masculinos e se interessavam essencialmente pelas atividades masculinas. Os vestgios materiais desses ndios, valorizados como corajosos guerreiros na poca da independncia do Brasil e do nativismo, so bem poucos: quase tudo (armas de madeira, grandes

malocas, adornos de pena) desapareceu. Paradoxalmente, o que subsistiu foi a cermica certamente feita pelas mulheres e a partir desse material temos hoje a difcil tarefa de reconstituir algo da vida cotidiana e das crenas dos provveis ancestrais desses povos, bem como limites territoriais e estilos, ambos submetidos a mudanas temporais. As pintoras tinham conscincia da importncia da sua tarefa: ao criar e pintar seus potes dentro das normas, expressavam os valores coletivos que distinguiam sua tribo das outras. Por isso cuidavam de guiar os passos das aprendizes. Encontramos vrios potes nos quais se verifica a presena de vrias mos: uma habilidosa, que traava um esboo, e outra(s) ainda hesitante(s), que treinava(m) a realizao dos pingos, dos bastonetes, das linhas paralelas (figura 13). Assim, o estudioso dos tupi-guarani acaba entrando em contato com o cotidiano, com a educao da mo e da sensibilidade. Entra em sintonia com as mulheres do passado um gnero muitas vezes esquecido pelos pesquisadores.

Figura 13. Vasilha para treinamento, onde trs pessoas trabalharam na decorao da borda (stio arqueolgico de Vila Flor, IPHAN Rio Grande do Norte, em Natal)

28 CINCIA HOJE vol. 36 n 213

Anda mungkin juga menyukai