Anda di halaman 1dari 6

PITGORAS A CAMINHO DE SIRACUSA

Texto: gustavomarques . Ilustrao: nunoribeiro

Certo dia, estava Pitgoras a passear na linda floresta dos nmeros. Ia a caminho de Crotona, quando encontrou o ngulo Recto Mau, que lhe perguntou: Onde vais? Pitgoras respondeu: Vou a caminho de Crotona. E que levas a, nessa mochila? perguntou o ngulo Recto Mau. Um livro de Matemtica. Vou estudar as potncias com o meu mestre, Sr. respondeu ele. Agora j no vais. Vou comer-te tens um ar bastante apetitoso e matemtico. disse o ngulo Recto Mau. Isso que no vais. Vou transformar-te num tringulo rectngulo. disse o matemtico, pegando na sua espada d ao (raiz quadrada de ao). Depois de uma rdua luta entre ambos, Pitgoras deu um golpe sobre o ngulo Recto e quebrou um dos segmentos de recta, conseguindo transform-lo num tringulo rectngulo. Assim nunca mais comers ningum! exclamou o estudioso. Pitgoras continuou o seu caminho para Crotona, levando consigo o Tringulo Rectngulo. Parou para descansar um pouco e comer uns bolos de que tinha preparado em casa da sua me, pois tinha l ido passar o fimde-semana. Que delcia estes bolos! A minha me tem c umas receitas! exclamou Pitgoras, enquanto olhava para os maravilhosos bolos. Estava sombra de uma rvore chamada poligoneira, que tinha como nome cientfico fructus poligonalis. Trepou at copa, mas apenas apanhou um pentgono, um heptgono, um enegono e um giggono. Ficou admirado como um polgono podia ter tantos lados: Meu Deus! Aqui se v quo bela a matemtica! Este poligfruto deve ter um bilio de lados, sendo assim um giggono!... Apanhados estes frutos, Pitgoras prosseguiu o seu caminho at que chegou a Crotona, uma cidade grande, barulhenta, mas de grande valor matemtico.

Ding dong fez o sino que servia de campainha da casa do Sr. . Boa tarde, jovem. Preparado para mais uma aula de Matemtica? perguntou o Sr. . Claro. Para ter uma aula de matemtica, estou sempre pronto. respondeu Pitgoras. Hoje vamos dar as potncias, no ? Pesquisei um pouco sobre o assunto e parece-me interessante. E , meu jovem. Servem para representar multiplicaes onde o factor se repete. Mas entremos, que eu j te explico em pormenor. E Pitgoras entrou na humilde casa do seu mestre e comeou a aula de matemtica. Pitgoras ficou to entusiasmado, que se servia de tudo para fazer potncias. Acabada a explicao, agradeceu ao Sr. . Quando ia a caminho de casa, em Siracusa, sentiu o Tringulo Rectngulo mexer-se dentro da sua mochila. Que ests a fazer? perguntou ele. Estava a ler o teu livro de matemtica. bastante interessante. respondeu o Tringulo Rectngulo, que estava mais interessado no livro do que na sua conversa com o novo amigo. Tive uma ideia. Posso fazer uma potncia com o comprimento dos teus lados? perguntou Pitgoras com ar amigvel. Est bem. respondeu o Tringulo Rectngulo com ar pouco importado. O matemtico tirou um lpis e um papel da sua mochila e comeou a elevar a medida dos lados do Tringulo Rectngulo ao quadrado e, de repente deu um berro: Eureka! Eureka! O qu?! Eureka?! O que isso?! perguntou com ar de admirao o Tringulo Rectngulo. Quem disse isto foi Arquimedes, quando descobriu o Princpio da Hidrosttica. Esta palavra significa descobri. respondeu o estudioso. Mas, afinal, descobriste o qu? perguntou o Tringulo Rectngulo. Se somarmos o quadrado do comprimento dos dois lados do teu ngulo recto igual ao quadrado do restante lado. explicou Pitgoras.

Podias simplificar isso, dando nomes aos lados? aconselhou o amigo. J sei, os lados que constituem o ngulo recto vo-se chamar Catetos a e b, o nome do meu papagaio e o outro lado vai ser a Hipotenusa, o nome da minha gata. disse Pitgoras. A mim parece-me bem. Ento e no h uma frmula? Todos os teoremas tm uma frmula. disse o Tringulo Rectngulo, quase como picando o seu amigo matemtico. Ento, deixa-me c ver J sei: H2 = Ca 2 + Cb 2. respondeu Pitgoras. Entretanto, apareceram os netos do matemtico: Ol av, que ests a fazer? Acabei de fazer uma descoberta. respondeu o av muito vaidoso. Os netos do estudioso adoravam matemtica e pediram-lhe empolgados: Conta-nos a tua descoberta. Est bem! Conto-vos a caminho de Siracusa. respondeu o av. Eles partiram juntamente com o Tringulo Rectngulo, que foi viver para casa de Pitgoras e este l foi explicando o teorema aos netos, e foi assim que surgiu a lengalenga: A caminho de Siracusa disse Pitgoras aos seus netos, o quadrado da Hipotenusa igual soma do quadrado dos Catetos.

MATEMALNDIA: A PRINCESA CALCULATRIK


texto: beatrizpereira . ilustrao: cludiaoliveira

A Matemalndia uma terra encantada, com cu azul, nuvens brancas e um enorme porto colorido com, , , x, +, , e muito mais. O Rei desta linda ilha chamava-se Numerik e a sua Rainha, Algebarak. Eles tinham muita sorte em governar esta maravilha, pois tambm eram amados por toda a gente. Num certo dia, estava tudo azul, claro e radiante, quando, de repente, comeou a chover e o cu escureceu como nunca se tinha visto. Todos ficaram muito assustados e atormentados com tal acontecimento, pois nunca, alguma vez, isto tinha acontecido.

Detrs das escurssimas nuvens, apareceu, a voar na sua vassoura mgica, a bruxa Trs, a mais temvel e aterradora bruxa e Rainha das Trvas. Caros habitantes de Matemalndia, um feitio eu vos vou lanar. Todos os recm-nascidos, a partir dos 16 anos, numa calculadora nunca mais podero tocar. E quem lhes ousar tocar ir adormecer durante anos e nunca mais poder acordar. E eu voltarei para vos atormentar! Ah, ah, ah! disse a Trs, enquanto desaparecia por trs das nuvens. Todos ficaram aterrorizadssimos, olhando para a bruxa a desaparecer. E agora, caros Rei e Rainha? Que iremos fazer? perguntou um dos habitantes. Sim, que iremos fazer? No queremos nenhuma maldio para os nossos filhos! E muito menos com calculadoras! exclamou a senhora Dez. Acalmem-se, caros amigos. No se esqueam que eu e a Rainha tambm temos uma filha recm-nascida e ela tambm pode estar amaldioada. Ns vamos fazer uma reunio com os nossos conselheiros e depois iremos informarvos da deciso. Por hoje tudo. disse o Rei Numerik, que, apesar de demonstrar descontraco, tambm estava preocupado. Numerik e Algebarak saram da varanda e foram para dentro do seu enorme castelo, contemplar a sua filha, aparentemente, recentemente, amaldioada. O seu nome era Calculatrik, pois, desde que tinha nascido, j fazia clculos difceis tinha uma inteligncia espantosa Passaram 16 anos e Calculatrik j estava uma bela donzela, com cabelos compridos, ondulados e castanhos e com uns belos olhos verdes. Calculatrik, vem c abaixo. Temos uma surpresa para ti! disse o Rei Numerik. Ningum respondeu. O Rei fez esta pergunta inmeras vezes, mas, tal como da primeira vez, no obteve resposta e comeou a ficar preocupado. Ento chamou os guardas e disse-lhes: Se calhar hoje que a maldio se concretiza! Ordeno a todos os guardas que revistem cada canto do Reino, j! gritou o Rei. Querida Algebarak, a nossa filha desapareceu! exclamou Numerik, lamentando.

Oh, no! E agora, que fazemos? perguntou a Rainha. S h uma soluo! GUARDAS!!! Venham c, depressa! gritou o Rei. Os guardas aproximaram-se e um deles perguntou: Sim, caro Rei. Do que necessita mais? Preciso que recolham todas as calculadoras do Reino, imediatamente. Quando as tiverem todas reunidas, faam uma grande fogueira, com chamas altas e fumegantes. ordenou Numerik. Sim, Senhor. Necessita de mais alguma coisa? disse um dos guardas. Bem, sim. acrescentou o Rei. Quero que todos os habitantes de Matemalndia assistam a esta queimada. E eu tambm quero ver, com os meus prprios olhos, as calculadoras feitas em cinzas! Querido, tens mesmo a certeza? perguntou Algebarak. Mas claro que sim! Quero mostrar quela bruxa que quem manda aqui sou eu, tu e mais ningum! Porque a bruxa no nos mete medo nenhum. S tenho pena que sejam calculadoras, porque do sempre muito jeito no nosso Reino. Mas vamos enfrent-la na mesma. disse ele para a Rainha, com convico. Algures no meio do bosque: L, l, l, o meu prncipe vou encontrar. L, l, l, e vocs vo-me ajudar cantou Calculatrik. Calculatrik, por favor. Tu achas que vais achar o teu prncipe assim to rapidamente? Isso quase impossvel! disse o velho mocho resmungo, um dos Ani+ do bosque. Eu acredito no amor primeira vista. Deve ser nisso que a Calculatrik est a pensar. disse o pequeno Coelho Circunferncia No achas Peixe-Recto? Eu acho que sim. E alis, eu tambm acredito no amor primeira vista. respondeu o Peixe-Recto. Eu continuo a achar que no! teimou o Mocho. Senhor Mocho, segundo os meus clculos, que nunca erram, a expresso igual a sim existe amor primeira vista. disse Calculatrik. Tu e os teus clculos, Calculatrik! exclamou o Sr. Mocho, um pouco chateado. Eu sei! disse ela.

De repente, durante aquela conversa toda, ouviu-se um barulho um pouco distante. Vinha detrs das copa-circunferncias e das hexgonoflores. Era uma voz doce e suave, que cantava: L, l, l, o meu amor vou encontrar. L, l, l, vou continuar a procurar Ouviram aquilo, amigos. Era uma cano! E igualzinha minha! To romntico, no ? Quem ser? perguntou-se Calculatrik (a si prpria).

Anda mungkin juga menyukai