Anda di halaman 1dari 11

B

astos

Advogados Associados

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA MM. VARA PREVIDENCIRIA DA SUBSEO JUDICIRIA DE FEIRA DE SANTANA SEO JUDICIRIA DO ESTADO DA BAHIA.

ANTONIETA SILVA DOS SANTOS, brasileira, divorciada, agricultora, RG: 02183229 SSP-BA, e CPF: 687.186.675-20, residente e domiciliada na Rua Antnio Guimares, n 43, Centro, Tanquinho Bahia, por seu procurador firmatrio, ut instrumento procuratrio incluso, com escritrio profissional sito em endereo constante do rodap desta, onde receber intimaes e demais comunicaes processuais (Art. 39, I, CPC), vem, mui respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, com fulcro no Art. 7, inciso XXIV, da Constituio Federal, c/c os arts. 11, inciso VII, alnea a; 48, 1, e 143, todos da Lei 8.213/91, propor a presente

AO ORDINRIA CVEL PREVIDENCIRIA (para concesso de aposentadoria por idade de trabalhador rural)

em face do INSS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL, autarquia federal, com sede na Rua N, Conjunto Milton Gomes, Queimadinha, Feira de

Praa Joo Barbosa de Carvalho, n 86, salas 18-19, Feira de Santana Bahia. Tel.: (075) 3483-1519

astos

Advogados Associados

Santana Bahia, na pessoa de seu procurador legal, em face dos fatos e fundamentos que a seguir passar a expor:

1 PRELIMINARMENTE

1.1 - DAS PUBLICAES E INTIMAES Ab initio, requer desde j que todas as publicaes, intimaes e comunicaes de atos processuais sejam dirigidas ao patrono TARCSIO PIMENTEL NORONHA (OAB/BA 35.595), sob pena de nulidade processual.

1.2 - DO PEDIDO DE GRATUIDADE DA JUSTIA A Autora postula, desde logo, os benefcios da Justia Gratuita, assegurados pela Constituio Federal, artigo 5, LXXIV e Lei Federal 1060/50, haja vista que, momentaneamente, no pode arcar com as despesas processuais, sem prejuzo de seu sustento prprio.

1.3 DA COMPETNCIA DA JUSTIA FEDERAL COMUM a Justia Federal Comum, na Subseo Judiciria de Feira de Santana Bahia, a competente para processar e julgar a presente ao previdenciria em face dos critrios objetivos da pessoa ( ratione personae) e do valor da causa. A competncia da Justia Federal fixada pelo Artigo 109, da Constituio Federal, o qual dispe, em seu primeiro inciso, ser competente o juzo federal na causa em que tiver interesse entidade autrquica federal, seja como autora, r, assistente ou oponente como no presente feito, o qual apresenta no polo passivo o Instituto Nacional do Seguro Social, pessoa jurdica de direito pblico que tem natureza jurdica de autarquia federal.

Praa Joo Barbosa de Carvalho, n 86, salas 18-19, Feira de Santana Bahia. Tel.: (075) 3483-1519

astos

Advogados Associados

De outra banda, no poderia a demanda ser ajuizada no Juizado Especial Federal, pois a competncia deste limitada s causas cujo valor no ultrapasse a quantia de sessenta salrios mnimos, conforme vaticina o artigo 3 da Lei 10.259/01. Trata-se o presente feito de ao previdenciria que visa o adimplemento de prestaes vencidas e vincendas que, seguindo a regra do art. 260, CPC, o valor do pedido supera o teto dos Juizados Especiais Federais. Assim sendo, reitera-se o que j alhures exposto, porquanto outra no a justia competente, seno a Federal Comum, com sede nesta subseo judiciria. Neste mesmo sentido o Enunciado n 48 do FONAJEF Frum Nacional dos Juizados Especiais Federais, para o qual: Havendo prestao vencida, o conceito de valor da causa para fins de competncia do Juizado Especial Federal estabelecido pelo art. 260, CPC.

2 DOS FATOS A Requerente segurada especial da Previdncia Social, contando atualmente com 60 (sessenta) anos de idade, conforme Carteira de Identidade em anexo. Como trabalhadora rural, sempre lavrou a terra, trabalhando desde a mais tenra idade no campo e tendo comprovado, atravs de Declarao do Exerccio da Atividade Rural, emitida pelo STR Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tanquinho Bahia, o labor como segurada especial durante o perodo de 18/09/1986 a 27/11/2006, no Stio Amargosa, localizado no mesmo municpio e que de sua propriedade. Ciente de que a legislao previdenciria lhe conferia o direito percepo de aposentadoria por idade em funo do seu labor como rurcola, na data de 11/01/2007, aps ter completado 55 (cinquenta e cinco) anos de idade, postulou junto Agncia da Previdncia Social de Ichu Bahia, a concesso do referido benefcio previdencirio, na qualidade de segurada especial, recebendo o NB 41/132.497. 949-3. Contudo, inesperadamente, o pedido foi negado pela autarquia previdenciria, sob o fundamento de que, aps a anlise da documentao
Praa Joo Barbosa de Carvalho, n 86, salas 18-19, Feira de Santana Bahia. Tel.: (075) 3483-1519

astos

Advogados Associados

apresentada, no foi reconhecido o direito ao benefcio, tendo em vista no ter comprovado o efetivo exerccio de atividade rural, ainda que de forma descontnua. Diante de tal absurdo e injusto descalabro, a segurada, ento, intentou, administrativamente, a interposio de recurso perante a 4 Junta de Recursos da Previdncia Social/CRPS, na busca de no somente reverter a deciso e passar a gozar da percepo do benefcio previdencirio, mas, sobretudo, de resgatar a sua dignidade e ver confirmada a sua condio de trabalhadora rural. Entretanto, mais uma vez de forma imprevista, o seu pleito fora negado pela 4 Junta de Recursos/CRPS, agora sob fundamentao diversa, qual seja: a descaracterizao do regime de economia familiar e do critrio de subsistncia. Como se demonstrar nas linhas seguintes, malgrado tenha havido modificao no fundamento da deciso administrativa, o indeferimento do benefcio continuou a padecer do vcio de ilegalidade, pois viola frontalmente dispositivo de lei federal. Em que pese o infortnio da segurada no seu pedido de aposentadoria por idade, formulado administrativamente, preciso desde logo destacar que a requerente foi vitoriosa no recurso administrativo, no que tange ao reconhecimento de que houve exerccio de atividade rural nos perodos demonstrados, em face da modificao do fundamento do decisum. Isto , em sede de recurso, a razo do indeferimento no foi mais a no comprovao de atividade rural, mas sim que esta no se enquadrava nos moldes estabelecidos pelo Artigo 11, inciso VII, 1, da Lei 8.213/91, no sendo, portanto, considerada segurada especial. Como j exposto de forma incipiente, a deciso administrativa contraria frontalmente o conjunto de provas apresentado pela segurada, o direito justo, a Legislao Previdenciria e, porque no dizer, o prprio Texto Constitucional. A Autora comprovou, perante o INSS, o exerccio de suas atividades rurais no perodo de carncia exigido, atravs de provas documental e testemunhal, ambas constantes do processo administrativo tombado sob o n 37114.000034/2007-10. A Requerente agricultora e sempre exerceu este trabalho rural conforme o modelo preconizado pela legislao previdenciria, isto , em regime de economia familiar. O labor no campo sempre fora indispensvel sua prpria subsistncia e ao desenvolvimento socioeconmico do seu ncleo
Praa Joo Barbosa de Carvalho, n 86, salas 18-19, Feira de Santana Bahia. Tel.: (075) 3483-1519

astos

Advogados Associados

familiar. A Autora, portanto, sim segurada especial e legtima a sua postulao ao pagamento do benefcio de aposentadoria por idade desde a DER Data de Entrada do Requerimento. A Legislao Previdenciria, desde aquele momento, j lhe conferia o direito percepo do benefcio pleiteado, pois j cumpridos os requisitos da idade mnima (55 anos) e o efetivo exerccio de atividade rural em perodo de tempo superior carncia do benefcio. o que se demonstrar.

3 DOS FUNDAMENTOS JURDICOS Rememorando o quanto antes relatado, demonstrou-se que o indeferimento do benefcio foi mantido pela 4 JR/CRPS sob a fundamentao de que a Requerente no fazia jus ao mesmo por no ter comprovado o exerccio da atividade na condio de segurada especial em regime de economia familiar. Data venia, trata-se de evidente anlise equivocada dos fatos e inadequada interpretao da lei que conduziram ilegal negativa do pleito da Requerente. Os requisitos exigidos para considerar que determinado trabalhador rural seja segurado especial esto previstos na Lei 8.213/91, em seu art. 11, VII, vejamos:
Art. 11. So segurados obrigatrios da Previdncia Social as seguintes pessoas fsicas: [...] VII como segurado especial: a pessoa fsica residente no imvel rural ou em aglomerado urbano ou rural prximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxlio eventual de terceiros, na condio de: a) produtor, seja proprietrio, usufruturio, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatrio ou arrendatrio rurais, que explore atividade: 1. agropecuria em rea de at 4 (quatro) mdulos fiscais; 2. de seringueiro ou extrativista vegetal que exera suas atividades nos termos do inciso XII do caput do art. 2 da Lei n 9.985, de 18 de julho de 2000, e faa dessas atividades o principal meio de vida; b) pescador artesanal ou a este assemelhado que faa da pesca profisso habitual ou principal meio de vida; e c) cnjuge ou companheiro, bem como filho maior de 16 (dezesseis) anos de idade ou a este equiparado, do segurado de que tratam

Praa Joo Barbosa de Carvalho, n 86, salas 18-19, Feira de Santana Bahia. Tel.: (075) 3483-1519

astos

Advogados Associados as alneas a e b deste inciso, que, comprovadamente, trabalhem com o grupo familiar respectivo. (grifos nossos)

Cedio que a esta categoria de trabalhadores, a Constituio Federal assegura o direito de aposentadoria, conforme expresso em seu art. 7, inciso XXIV:
Art. 7. So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XXIV aposentadoria.

A autora, trabalhadora rural, consciente de seu direito, postulou junto ao INSS o benefcio de aposentadoria por idade, o qual tem a sua concesso condicionada ao preenchimento de determinados requisitos previstos na retrocitada Lei 8.213/91, em seus artigos 48, 1 e 143, confira-se:
Art. 48. A aposentadoria por idade ser devida ao segurado que, cumprida a carncia exigida nesta Lei, completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta), se mulher. 1 Os limites fixados no caput so reduzidos para sessenta e cinqenta e cinco anos no caso de trabalhadores rurais, respectivamente homens e mulheres, referidos na alnea a do inciso I, na alnea g do inciso V e nos incisos VI e VII do art. 11. Art. 143. O trabalhador rural ora enquadrado como segurado obrigatrio no Regime Geral de Previdncia Social, na forma da alnea "a" do inciso I, ou do inciso IV ou VII do art. 11 desta Lei, pode requerer aposentadoria por idade, no valor de um salrio mnimo, durante quinze anos, contados a partir da data de vigncia desta Lei, desde que comprove o exerccio de atividade rural, ainda que descontnua, no perodo imediatamente anterior ao requerimento do benefcio, em nmero de meses idntico carncia do referido benefcio. (grifos nossos)

No h dvidas quanto ao exerccio da atividade rural pela Requerente no perodo indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tanquinho Bahia (09/86 a 11/06). Tal certeza se extrai do farto conjunto probatrio, seja documental como a prpria declarao do STR, os comprovantes de declarao do ITR seja testemunhal, que serviram instruo do processo administrativo acima referido. Demais disso, a prpria administrao previdenciria reconheceu o labor rural pela autora no julgamento do recurso, ao modificar a razo do indeferimento do benefcio. Fora negado provimento ao recurso, repita-se, em virtude do entendimento da Junta de que no particular o exerccio da atividade rural no
Praa Joo Barbosa de Carvalho, n 86, salas 18-19, Feira de Santana Bahia. Tel.: (075) 3483-1519

astos

Advogados Associados

se deu em regime de economia familiar, o que levou ao no enquadramento da requerente como segurada especial. Em anlise da fundamentao do acrdo prolatado pela Junta, perceptvel que no se reconheceu o direito da Autora ao benefcio por se julgar que a atividade rural desenvolvida pela mesma no seria elemento de subsistncia da sua famlia. Este irrefletido julgamento fora consequncia de deduo feita por aquele rgo colegiado ao verificar que a Requerente apresentou vnculo urbano no CNIS e extrair das entrevistas que o ex-marido da autora tambm mantinha vnculo empregatcio urbano. A deciso, portanto, ilegtima por falha na interpretao da expresso em regime de economia familiar. Alis, a prpria legislao previdenciria busca facilitar a aplicao da norma pelo operador do Direito ao explicar, no art. 11, VII, 1 da multicitada Lei 8.213/91, que
1 Entende-se como regime de economia familiar a atividade em que o trabalho dos membros da famlia indispensvel prpria subsistncia e ao desenvolvimento socioeconmico do ncleo familiar e exercido em condies de mtua dependncia e colaborao, sem a utilizao de empregados permanentes.

A exegese do dispositivo realizada pela Autarquia Previdenciria no sentido de que a norma reclama para a caracterizao do Regime de Economia Familiar o TRABALHO EXCLUSIVO para a subsistncia, bem como que a terra absorva toda a fora de trabalho do grupo familiar. Ou seja, a existncia de uma segunda fonte de renda resultaria na certeza de que o trabalho rural deixou de ser indispensvel, e que estaria a sobrar fora de trabalho, depois de cultivada a terra. E, assim, indeferiu-se o benefcio. lastimvel o entendimento de que a norma exige que o trabalhador rural tenha de se abster de procurar outras alternativas de renda para que seja considerado como segurado especial. Em nenhum momento o dispositivo se refere exclusividade do trabalho no campo, mas sim sua indispensabilidade para o sustento da famlia. Desta feita, no se deve considerar que a existncia de vnculo urbano no CNIS da Requerente a descaracterize como segurada especial, haja vista que o labor no campo sempre foi sua principal fonte de renda. Este tambm o entendimento da Jurisprudncia, hoje consolidado no Enunciado n 41 smula de jurisprudncia da Turma Nacional de Uniformizao dos Juizados Especiais Federais, in verbis:

Praa Joo Barbosa de Carvalho, n 86, salas 18-19, Feira de Santana Bahia. Tel.: (075) 3483-1519

B
A circunstncia de desempenhar

astos

Advogados Associados um dos urbana integrantes no do ncleo por si familiar s, a

atividade

implica,

descaracterizao do trabalhador rural como segurado especial, condio que deve ser analisada no caso concreto.

No poderia discrepar deste posicionamento o Superior Tribunal de Justia, que assim tambm vem decidindo:
PEDIDO DE UNIFORMIZAO. APOSENTADORIA POR IDADE. SEGURADO ESPECIAL. ATIVIDADE URBANA. NO DESCARACTERIZAO. PROVIMENTO. I - O exerccio de

atividade urbana, durante parte do perodo de carncia, quando no interrompe o curso normal do trabalho rural, evidenciando a indispensabilidade deste para a subsistncia familiar, no afasta a caracterizao da condio de segurado especial. Precedentes do Superior Tribunal de Justia. II - Pedido de uniformizao conhecido e provido. (PEDILEF 200670950017235, JUIZ FEDERAL EDILSON FERREIRA NOBRE, TNU - Turma Nacional de Uniformizao, 31/08/2007)

PREVIDENCIRIO. APOSENTADORIA POR IDADE. ATIVIDADE RURCOLA EM REGIME DE ECONOMIA FAMILIAR. REQUISITOS. SEGURADO OBRIGATRIO INSCRITO EM MAIS DE UMA ATIVIDADE. LEI 8213/91, ART. 11, 2. RECURSO ESPECIAL. A aposentadoria por idade, concedida na forma da Lei 8.213/91, art. 143, independe do perodo de carncia, bastando a comprovao dos requisitos da idade e da atividade rural em nmero de meses idntico carncia do referido benefcio. A Lei 8.213/91 permite o exerccio concomitante de mais de uma atividade remunerada, sujeita ao Regime Previdencirio (art. 11, 2); o que no se admite a cumulao de benefcios com idntico fato gerador, o que no o caso. Recurso especial do obreiro conhecido e provido. (RESP 200001444662, JOS ARNALDO DA FONSECA, STJ - QUINTA TURMA, 02/12/2002)

AGRAVO REGIMENTAL. PREVIDENCIRIO. APOSENTADORIA POR IDADE RURAL. INCIO DE PROVA MATERIAL

Praa Joo Barbosa de Carvalho, n 86, salas 18-19, Feira de Santana Bahia. Tel.: (075) 3483-1519

B
PROPRIEDADE

astos

Advogados Associados CORROBORADO POR PROVA TESTEMUNHAL. DIMENSO DA NO DESCARACTERIZA O REGIME DE ECONOMIA FAMILIAR. 1. A questo relativa comprovao de atividade laborativa por trabalhador rural j foi objeto de ampla discusso nesta Corte, estando hoje pacificada a compreenso segundo a qual, para demonstrar o exerccio do labor rural necessrio um incio de prova material, sendo desnecessria que se refira a todo perodo de carncia, exigindo-se, no entanto, que a robusta prova testemunhal amplie sua eficcia probatria, vinculando-o quele perodo de carncia legalmente exigido no art. 142 c/c o art. 143 da Lei n 8.213/1991. 2. A dimenso da propriedade rural, por si s, no descaracteriza o regime de economia familiar do segurado, se preenchidos os demais requisitos necessrios sua configurao. 3. Agravo regimental a que se nega provimento. (AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.208.136 GO, 17/04/2012)

PREVIDENCIRIO. APOSENTADORIA POR IDADE. RURCOLA. ATIVIDADE RURAL. SMULA 149/STJ. APLICAO. COMPROVAO. ROL DE DOCUMENTOS. EXEMPLIFICATIVO. ART. 106 DA LEI 8.213/91. DOCUMENTOS EM NOME PRPRIO E DE TERCEIRO. INCIO DE PROVA MATERIAL. CARNCIA. ART. 143 DA LEI 8.213/91. DEMONSTRAO. EXERCCIO DE ATIVIDADE URBANA POR MEMBRO DA FAMLIA. NO DESCARACTERIZAO DO REGIME DE ECONOMIA FAMILIAR. EXCLUSO DE SEGURADO ESPECIAL. ENQUADRAMENTO EM OUTRA CATEGORIA. DECRETO 3.048/99. AGRAVO DESPROVIDO. I - O reconhecimento de tempo de servio rurcola, para efeito de aposentadoria por idade, tema pacificado pela Smula 149 desta Egrgia Corte, no sentido de que a prova testemunhal deve estar apoiada em um incio razovel de prova material. II - O rol de documentos hbeis comprovao do exerccio de atividade rural, inscrito no art. 106, pargrafo nico da Lei 8.213/91, meramente exemplificativo, e no taxativo, sendo admissveis, portanto, outros documentos alm dos previstos no mencionado dispositivo. III - Na hiptese dos autos, houve o necessrio incio de prova material apta a comprovar a atividade rural, pois a autora apresentou documentos em nome prprio e do cnjuge. IV - Consoante dispe o artigo 143 da Lei 8.213/91, o trabalhador rural enquadrado como segurado obrigatrio, na forma do artigo 11, VII da Lei em comento, pode requerer a aposentadoria por idade, no valor de um salrio mnimo, durante quinze anos, contados a partir da
Praa Joo Barbosa de Carvalho, n 86, salas 18-19, Feira de Santana Bahia. Tel.: (075) 3483-1519

astos

Advogados Associados data de vigncia desta Lei, desde que comprove o exerccio de atividade rural, ainda que descontnua, o que restou comprovado pela Autora. V - Este Superior Tribunal de Justia considera que o exerccio de atividade remunerada por um dos membros da famlia, mesmo que urbana, no descaracteriza a condio de segurado especial dos demais. VI - O art. 9, 8, I do Decreto 3.048/99 exclui da condio de segurado especial somente o membro do grupo familiar que possui outra fonte de rendimento, a contar do primeiro dia do ms em que for enquadrado em qualquer outra categoria. VII - Agravo interno desprovido. (AgRg no REsp 1218286 / PR, Ministro GILSON DIPP, DJe 28/02/2011 grifos nossos)

Em sendo assim, porque preenchido o requisito etrio, bem como comprovado o efetivo exerccio de atividade rural, em regime de economia familiar, ainda que de forma descontnua, no perodo imediatamente anterior ao requerimento do benefcio, por tempo superior ao nmero de meses de contribuio correspondentes carncia, que a requerente postula a concesso da aposentadoria por idade rural, que lhe de direito.

5 DOS PEDIDOS Em face do exposto, requer a Vossa Excelncia: a) a concesso do benefcio da justia gratuita por ser a Autora pobre na forma da lei; b) que todas as publicaes, intimaes e comunicaes de atos processuais sejam dirigidas ao patrono TARCSIO PIMENTEL NORONHA (OAB/BA 35.595), sob pena de nulidade processual; c) a citao do ru, atravs de sua Procuradoria Regional, para os termos da presente ao, e para que a conteste, se quiser, sob pena de confesso na matria de fato; d) a condenao do INSS na concesso do benefcio APOSENTADORIA POR IDADE, a partir do requerimento administrativo, formulado em 11/01/2007, com a condenao no pagamento das prestaes em atraso, corrigidas na forma da Lei;

Praa Joo Barbosa de Carvalho, n 86, salas 18-19, Feira de Santana Bahia. Tel.: (075) 3483-1519

astos

Advogados Associados

e) que o Requerido seja condenado ao pagamento de todas as custas processuais e honorrios advocatcios.

De resto, protesta pela produo de prova documental, testemunhal, pericial e inspeo judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legtimos e obtidos de forma lcita.

D-se causa o valor de R$ 47.894,00 (quarenta e sete mil oitocentos e noventa e quatro reais), para efeitos fiscais.

Nestes termos, Pede deferimento.

Feira de Santana, 26 de junho de 2012.

______________________________________ Tarcsio Pimentel Noronha OAB/BA n 35.595

______________________________________ Arnaldo Bastos Magalhes OAB/BA n 31.401

Praa Joo Barbosa de Carvalho, n 86, salas 18-19, Feira de Santana Bahia. Tel.: (075) 3483-1519

Anda mungkin juga menyukai