Anda di halaman 1dari 2

O Conclio Vaticano II, no decreto sobre o ecumenismo exorta a esta orao, conscientes de que este santo propsito de reconciliar

a todos os cristos na unidade de uma s e nica Igreja de Cristo excede as foras e a capacidade humana (Decr. Unitatis redintegratio). J nos fins do sculo XIX apareceram iniciativas com o fim de tentar a unio de todos os que acreditam em Jesus Cristo, para se cumprir o que o Senhor tinha dito depois da ltima Ceia: para todos serem um s; como Tu, Pai, ests em Mim e Eu em Ti, que eles tambm estejam em Ns(Jo 17, 21). Nesta mesma linha de ideias o pastor protestantu Tomas Watson, sentia inquietao ao ler as palavras da Escritura relativas unidade da Igreja: Tenho ainda outras ovelhas, que no so deste aprisco. A essas, tambm, tenho Eu de conduzir, e elas ho-de ouvir a minha voz. Ento passar a haver um s rebanho, um s Pastor (Jo 10, 16). Tomas Watson considerava esta desunio um escndalo e para o reparar consagrou-se inteiramente unidade dos cristos. Para isso deixou o seu cargo de pastor e fundou a Sociedade da Reconciliao, bem como uma revista, com o intuito de mostrar que a Igreja fundada por Jesus Cristo uma s. O seu fim foi coerente converteu-se juntamente com os seus seguidores Igreja Catlica. A Comisso Episcopal da Doutrina da F da Conferncia Episcopal Portuguesa determinou que, neste ano 2005, a Semana de Orao pela Unidade dos Cristos, se centre sobre o tema proposto nos primeiros versculos da Primeira Carta de S. Paulo aos Corntios, captulo 3, versculos 1-23: Cristo, nico fundamento da Igreja. A unidade , de facto, uma caracterstica da Igreja de Cristo e forma parte do seu mistrio. O Senhor no fundou muitas igrejas, mas uma s Igreja, que no Credo confessamos ser una, santa, catlica e apostlica; depois da ressurreio, o nosso Salvador, entregou-a a Pedro para que a apascentasse ( Jo 21, 17), confiando tambm a ele e aos demais Apstolos a sua difuso e governo (cfr. Mt 28, 18 ss), e a erigindo-a para sempre em coluna e fundamento da verdade (I Tim 3, 5). Esta Igreja, constituda e organizada neste mundo como sociedade, na Igreja catlica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em unio com ele, que se encontra, embora, fora da sua comunidade, se encontrem muitos elementos de santificao e de verdade, os quais, por serem dons pertencentes Igreja de Cristo, impelem para a unidade catlica (Conclio Vaticano II, Lumen Gentium, 8). A unidade , pois, um dom de Deus e por isso est unida orao e converso do corao, isto , ao desejo de nos santificarmos e viver mais unidos ao Senhor. Pouco poderemos fazer pela unidade dos cristos se, como dizia Joo Paulo II em 1981: no conseguimos esta intimidade estreita com o Senhor Jesus; se realmente no estamos com Ele e como Ele santificados na verdade; se no guardamos a sua palavra tratando de descobrir cada dia a sua riqueza oculta; se o amor mesmo de Deus pelo seu Cristo no est profundamente implantado em ns.

A unio com Cristo o fundamento da unidade dos irmos entre si. A f em Jesus Cristo deve levar-nos como no caso dos primeiros cristos a tratarmo-nos fraternalmente, a ter cor unum et anima una (um s corao e uma s alma) (Act 4, 32).

Dinmica: TROCA DE UM SEGREDO Participantes: 15 a 30 pessoas Tempo Estimado: 45 Modalidade: Problemas Pessoais. Objetivo: Fortalecer o esprito de amizade entre os membros do grupo. Material: Lpis e papel para os integrantes. Descrio: O coordenador distribui um pedao de papel e um lpis para cada integrante que dever escrever algum problema, angstia ou dificuldade por que est passando e no consegue expressar oralmente. Deve-se recomendar que os papis no fossem identificados a no ser que o integrante assim desejar.O s p a p i s d e v e m ser dobrados de modo semelhante e colocados em um recipiente no c e n t r o d o grupo. O coordenador distribui os papis aleatoriamente entre os integrantes. Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como se fosse seu e procurar definir qual seria a sua soluo para o mesmo. Aps certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador, cada integrante deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema recebido e soluo que seria utilizada para o m e s m o . E s t a e t a p a d e v e s e r r e a l i z a d a c o m b a s t a n t e s e r i e d a d e n o s e n d o a d m i t i d o s q u a i s q u e r comentrios ou perguntas. Em seguida aberto o debate com relao aos problemas colocados e as solues apresentadas. Possveis questionamentos: Como voc se sentiu ao descrever o problema?- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro?- Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro?- No seu entender, o outro compreendeu seu problema?- Conseguiu pr-se na sua situao?Voc sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?- Como voc se sentiu em relao aos outros membros do grupo?- Mudaram seus sentimentos em relao aos outros, como conseqncia da dinmica?

Anda mungkin juga menyukai