Anda di halaman 1dari 2

Trabalhando com notcia Author: Thaize Torres Feij JAN 26 Atualmente tem-se falado muito no trabalho com diferentes

gneros textuais em sala de aula. Escolhi a notcia para sugerir uma atividade a vocs.

necessrio destacar que no adianta trabalhar os gneros apenas por trabalhar, (muito) importante que se tenha um objetivo em cima disso. O estudo dos diferentes gneros deve possibilitar aos alunos uma maior compreenso da lngua.

O que voc deseja, ento, ao trabalhar uma notcia com seus alunos?

Antes de tudo, necessrio que o professor estude e se aproprie do contedo para que possa ajudar aos seus alunos nas descobertas a partir das atividades desenvolvidas. Segue uma breve explicao sobre a notcia.

A notcia nada mais que uma comunicao ou informao de um fato. Ela precisa ser atual, verdadeira, importante, breve e interessante. Para escrever uma notcia necessrio que se responda algumas perguntas: quem?, o qu?, quando?, onde?, como?, por qu?, e para qu?.

Assim que o jornalista responde a essas perguntas, ele organiza a notcia com:

1)

O ttulo O anncio (manchete) da notcia.

2) Cabea ou lead Parte que antecede a notcia, com letra diferente do resto do texto mostrando o fato mais importante da mesma.

3)

Corpo o desenvolvimento da notcia.

Ao escrever uma notcia o jornalista no transmite sua opinio, dever ser escrita sempre na 3 pessoa, quando no presenciou o fato. necessrio citar a fonte que deu a informao e utilizar uma linguagem clara para que o leitor possa entender.

Pronto, agora que voc j sabe um pouco mais sobre a escrita de uma notcia fica mais fcil trabalhar esse gnero com a turma, no ?

Voc pode, como uma primeira atividade, selecionar notcias com o mesmo assunto retiradas de fontes diferentes e pedir que os alunos (em trios) identifiquem suas caractersticas. Pea que eles escrevam em um papel o que forem observando de semelhante entre elas. D um tempo para que os alunos possam ler, discutir e relacionar o que se pede. Ande pela sala de aula para observar as produes e ajud-los quando necessrio. Ao final da primeira parte da atividade voc poder escrever na lousa as impresses dos trios e depois que todos tiverem falado o que observaram voc d os nomes corretos.

Uma segunda atividade pedir aos alunos que criem uma notcia, a partir das informaes que tm sobre a produo de uma notcia, sobre alguma situao vivida, presenciada ou sabida por eles na escola.

No final, poder fazer uma roda para que os trios apresentem suas produes.

Os trabalhos podero ficar expostos no mural da sala. Crie o ttulo do mural com eles. Tenho certeza que faro um excelente trabalho!

E voc tem alguma outra sugesto?

Anda mungkin juga menyukai