Anda di halaman 1dari 8

SOCIOLOGIA: HISTRIA E CINCIA

Resumo Unidade I
Walisson Soares de Souza Prof. Jaqueline Alves Souza Faculdade Metropolitana de Marab - CEMAR Sistema de Informao (INF 41)-Sociologia 07/05/2012. RESUMO A Sociologia trata em especial de aspectos sociais que possuem influencia direta na estrutura social. Tendo o seu surgimento em um perodo complexo com surgimento das indstrias, e consequente urbanizao, Revoluo Francesa entre outros, a sociologia tem um papel importante na organizao e compreenso do espao social habitado pelo ser humano da poca no meio contemporneo. Palavras-chave: Sociologia;Histria;Problemas Sociais . 1 INTRODUO A sociologia uma rea de estudo que surgiu no inicio da modernidade com o intuito de compreender a sociedade de um modo geral ou at mesmo suas peculiaridades. Nesse perodo conhecido, via de regra, como idade mdia, a religio teve um papel importante na vida das pessoas de um modo geral, bem como influenciava na poltica, educao, cultura e na organizao da sociedade e, at mesmo o seu entendimento. A viso do mundo predominante no perodo medieval era a teocntrica, que significa que Deus era o mais importante da vida das pessoas, ou seja, Deus era a medida de todas as coisas. Nos sculos XV e XVI, perodo de entrada da modernidade, o homem toma conscincia de suas capacidades racionais para desvendar os segredos da natureza e as emprega na busca da soluo dos problemas no entendimento do mundo. Desta forma sociologia uma tentativa de compreender o ser humano. Concentra-se em nossa vida social. Tipicamente no enfoca a personalidade do indivduo como a causa do seu

2 comportamento, mas examina a interao social, os padres sociais (por exemplo: papeis, classes culturas, poder conflito e a socializao em processo).

2 UNIDADE I - SOCIOLOGIA: HISTRIA E CINCIA 2.1 ANTECEDENTES DA SOCIOLOGIA A sociologia uma rea de estudo que surgiu no inicio da modernidade com o intuito de compreender a sociedade de um modo geral ou at mesmo suas peculiaridades. Assim vale salientar que o perodo anterior modernidade conhecido como idade mdia e, historicamente est situada entre o sculo V e o XV. A sociologia nos termos em que conhecemos hoje no estava presente. Nesse perodo conhecido, via de regra, como idade mdia, a religio teve um papel importante na vida das pessoas de um modo geral, bem como influenciava na poltica, educao, cultura e na organizao da sociedade e, at mesmo o seu entendimento. A viso do mundo predominante no perodo medieval era a teocntrica, que significa que Deus era o mais importante da vida das pessoas, ou seja, Deus era a medida de todas as coisas.

2.2 SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA Nos sculos XV e XVI, perodo de entrada da modernidade, o homem toma conscincia de suas capacidades racionais para desvendar os segredos da natureza e as emprega na busca da soluo dos problemas no entendimento do mundo. Nesse sentido a cultura Teocntrica vigente at ento perde espao para a cultura antropocntrica, ou seja, o homem na medida de todas as coisas. Deste modo, pode-se dizer que Deus deixa de ser o centro do Mundo Medieval e lentamente o homem torna-se o centro. O homem valorizado como um ser individual e que busca descortinar as suas potencialidades humanas. Neste momento ocorreram vrios eventos que estavam de acordo com a mentalidade atual. Onde temos: Renascimento comercial: Sistema Feudal da idade mdia, a economia era basicamente agrria e autossuficiente, e a riqueza de uma pessoa era medida pela quantidade de terras.

3 Renascimento urbano: Na idade mdia a vida era predominantemente no campo e as pessoas viviam em castelos para obter uma segurana maior, ou ainda em mosteiros. Reforma religiosa ou Reforma protestante: foi grosso modo, um movimento com caractersticas religiosas polticas e econmicas. Iniciou com Lutero na Alemanha, no sculo XVI, vale destacar que os outros pensadores j estavam criticando a igreja anteriormente.

2.3 MENTALIDADE MEDIEVAL Assim a sociologia surge como consequncia da necessidade de as pessoas compreenderam os problemas sociais que estavam aparecendo. Dentre os quais podemos destacar o processo de industrializao iniciado no sculo XVIII. Ainda tendo seu incio na Inglaterra, a revoluo industrial integrou um conjunto de Revolues Burguesas do sculo XVIII, responsveis pela crise do antigo regime, primeiro atravs da passagem do capitalismo comercial para o industrial. Desta forma a sociologia surgiu num ambiente de profundas mudanas sociais. Assim a cincia que estuda a sociedade foi construda paulatinamente desde o sculo XVI com correntes de pensamento que estabeleceram alicerces da modernidade europeia.

2.4 CONCEPES DE SOCIOLOGIA A sociologia de um modo bem simples o estudo sistemtico do comportamento social e dos grupos humanos. Ele focaliza as informaes as relaes sociais e como essas relaes influenciam no comportamento das pessoas e como e como as sociedades, a soma de tais relaes se desenvolve e muda. A sociologia uma tentativa de compreender o ser humano. Concentra-se em nossa vida social. Tipicamente no enfoca a personalidade do indivduo como a causa do seu comportamento, mas examina a interao social, os padres sociais (por exemplo: papeis, classes culturas, poder conflito e a socializao em processo). A sociologia tambm pode ser defina como uma disciplina acadmica que examina o ser humano como um ser social, resultado de interao, socializao e padres sociais. uma perspectiva que se preocupa com a natureza do ser humano, o significado e a base da ordem social.

3 CLSSICOS DA SOCIOLOGIA A Sociologia preocupa-se em compreender o comportamento humano e a sociedade no principio do sculo XIX. Varias pessoas so atradas pela sociologia, seja como uma rea do estudo

4 principal, seja como secundria. Ela fascinante, provocvel e aplicvel, principalmente quando a sociedade passa por mudanas drsticas como, por exemplo, o processo de industrializao. Ela permite compreendermos um determinado conjunto de acontecimentos sociais, aumentando nossa sensibilidade cultural, e aproveitando principalmente o autoconhecimento.

3.1 AUGUSTO COMTE: O PENSAMENTO POSITIVISTA E AS RELAES SOCIAIS No sculo XIX tivemos o surgimento de um novo mtodo cientfico de estudo da sociedade. Na busca de tentar entender as transformaes sociais, suas consequncias para a sociedade e futuro da nova sociedade que estava emergindo, que, a partir de 1826, Augusto Comte (1798-1857), cria em sua residncia o curso de Filosofia Positiva. Na busca de fazer com a sociologia fosse reconhecida como a cincia e para que o homem se desenvolvesse completamente, a sociedade deveria passar por trs estados, nos quais o homem deveria aprender a utilizar sua inteligncia como fonte de inspirao nas suas atitudes. - Estado Teolgico, o espirito humano, dirigindo essencialmente sua investigao para a natureza intima dos seres, as causas primeiras e finais de todos os efeitos que tocam, numa palavra, para os conhecimentos absolutos, apresenta os fenmenos como produzidos pela ao direta e continua de agentes sobre naturais mais ou menos numerosos cuja interveno arbitrria explica todas as anomalias aparentes do universo - Estado Metafsico, que no fundo mais do que um simples modificao geral dos primeiro, os agentes naturais so substitudos por outras fontes abstratas, verdadeiras entidades inerentes aos diversos seres do mundo e concebidas como capazes de engrenas por elas prprias todos os fenmenos observados, cuja explicao consiste ento em determinar para cada uma entidade correspondente. - Estado positivo, o espirito humano, reconhecendo a impossibilidade de obter noes absolutas renuncia a procurar a origem e o destino do universo, a conhecer as causas ntimas dos fenmenos, para preocupar-se unicamente em descobrir, graas ao uso bem combinado do Raciocnio e da observao, sua leis efetivas, a saber, suas relaes, invariveis de sucesso e de similitude. Para Comte, no estado Positivo o pensamento humano ganharia coerncia racional a qual estivera sempre destinado. Nesse sentido o positivismo depois de implementado em sua plenitude se

5 tornaria a expresso do poder espiritual da sociedade moderna, funcionando como regulador das relaes sociais. 3.2 MILE DURKHEIM mile Durkheim nasceu em 15 de agosto de 1858, em espinal, no noroeste da Frana, prximo a fronteira com a Alemanha. Filho de Judeus optou por no seguir o caminho do rabinato. Formou-se em direito e economia, porm sua obra literria dedicada sociologia. Morreu em 15 de Dezembro de 1917, supostamente pela tristeza por ter perdido a guerra no ano anterior. Na segunda metade do sculo XIX, com mile Durkheim que a sociologia passa realmente a existir, com objeto, mtodo e objetivos claros e definidos.

3.3 KARL MARX Karl Marx nasceu no dia 05 de maio de 1818, em Trier, provncia Alem do Reno. Economista, Filsofo, historiador, socilogo e socialista. Karl Marx na sociologia assume um papel mais crtico, buscando desmascarar que criar um novo sistema que supere o sistema capitalista. Alm de sua vigorosa crtica ao sistema capitalista, Marx foi o maior modelo intelectual que soube muito bem unir a teoria com a prtica. A maioria de suas obras aborda os assuntos mais variados possveis, desde filosofia, poltica, histria, religio e economia, por isso tentar entender todo o seu pensamento uma tarefa muito complexa. Podemos afirmar que a contribuio terica de Marx consiste, em sntese, na criao de Paradigmas que at o momento no havia sido discutidos pelo pensamento sociolgico.

3.4 MARX WEBER Marx Weber nasceu na cidade de Erfurt, nasceu na cidade de Turngia, em 21 de Abril de 1864. Na mesma linha de pensamento de Karl Marx, Weber duvidava de quaisquer alegaes de que a Sociologia poderia ser como as cincias naturais e formular leis Universais e eternas. J, ao contrrio de Karl Marx, Weber afirmava que a anlise sociolgica deveria ser isentas de Juzos de valor, ou objetiva e neutra em questes morais. Segundo ele, o objetivo da Sociologia identificar e entender como e por que nascem as regras na sociedade e como elas funcionam. Tambm ao

6 contrrio de Marx, a apario do capitalismo no surgia unicamente das transformaes econmicas, porque as ideias e valores culturais ajudam na constituio de uma sociedade e influenciam as nossas aes individuais, Marx Weber afirmou que a Sociologia deve sempre buscar compreender os fenmenos no nvel do significado dos atores, o que os atores veem e sentem durante suas aes na sociedade. Tambm necessrio examinar o contexto cultural criado quando os atores sociais interagem. Para Weber, a desigualdade no uma simples questo de a pessoa ter ou no ter com a relao a quem detm os meios de produo.

4 SOCIOLOGIA CONTEMPORNEA

4.1PIERRE BOURDIE Nasceu em Denguin, Sul da Frana, em 1 de Agosto de 1930, frequentou o prestigiado liceu parisiense Louis-Le-Grand, em 1950. Como o seu servio militar, lecionou na Arglia e assim vivenciou o colonialismo francs em primeira mo. Essa experincia foi formativa e o esforo de compreend-la colocou o filsofo no caminho da antropologia e da filosofia. Sua sociologia cresceu em torno de uma idia-fora que ele desenvolveu e aplicou em diferentes problemticas. Entre elas destacam: - Uma preocupao em analisar a desigualdade e a diferena de classes em um nvel estrutural e no ideolgico, mas sem sucumbir iluso objetivista do estruturalismo. - Uma preocupao em permitir que a cincia v alm dos clichs, esteretipos e classificaes dos doxa universalmente inquestionveis e, como consequncia, explicar as relaes de poder inscritas na realidade social, em um campo social. A seguir vejamos alguns conceitos importantes na Sociologia de Pierre Bourdieu: - Habitus: So disposies inculcadas pelas prticas familiares e sociais, que agem como automatismos nas maneiras de agir e designam o comportamento regular sem ser conscientemente coordenado e regido por alguma regra.

7 - Campo: Espao social no interior do qual ocorrem lutas por apropriao de diferentes bens, correspondentes a esfera das atividades profissionais, que interagem entre si de campos relativamente autnomos; cada um desses campos define suas maneiras especficas de dominao e estabelece suas prprias regras. - Violncia Simblica: designa a confiana, a obrigao, a fidelidade pessoal, a hospitalidade, o dom, a dvida, a recompensa, a piedade, a generosidade e todas as demais virtudes que honram a moral do honrado. Ope-se a violncia declarada e est baseada nos efeitos da autoridade, geradora de disciplina.

4.2 SOCIOLOGIA BRASILEIRA Vrios socilogos contriburam para a difuso da sociologia no Brasil, dentre eles, podemos destacar Gilberto Freire, Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso. GILBERTO FREIRE - Gilberto de Melo Freire, ou apenas Gilberto Freyre - como assinava - nasceu em Recife no dia 15 de maro de 1900. Cursando universidade nos Estados Unidos, apresentou a tese "A vida social no Brasil em meados do sculo XIX" em 1922 - influncia para o famoso livro Casa grande & senzala, onze anos depois - e viajou para Londres e Paris, retornando ao Brasil em 1924. Na cidade de Recife, dirigiu o jornal A Provncia, onde teve a colaborao de Mrio de Andrade e Manuel Bandeira, e foi assessor direto do governador de Pernambuco, Estcio de Albuquerque Coimbra. Em 1933, lanou o grande sucesso Casa grande & senzala, causando o mesmo impacto que Os sertes, de Euclides da Cunha, causara em 1902. Em sua segunda edio, foi apresentado como o primeiro de uma coleo chamada "Introduo histria da sociedade patriarcal no Brasil", mas que logo se separou dos livros Sobrados e mocambos (1936), Nordeste (1937) e Ordem e progresso (1959). Em 1946, foi eleito deputado e, na Cmara Federal at 1950, foi autor do projeto que criou o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, sediado em Recife. Em 1950 publicou os discursos parlamentares no livro Quase poltica e fez questo de relembrar que no pertencia a nenhum partido poltico, embora tivesse sido deputado pela UDN.

8 5 CONCLUSO Ao finalizar este trabalho acadmico pude notar que a sociologia em sua essncia dedica-se vrias temticas referentes sociedade como um todo incluindo seus problemas, nos quais os mesmos influenciam diretamente em nossas aes, percepes e pensamentos.

4 REFERNCIA URBANESKI, Vilmar. Sociologia/Vilmar Urbaneski e Everaldo da Silva. Centro Universitrio Leonardo da Vinci: Grupo UNIASSELVI, 2010.

Anda mungkin juga menyukai