Anda di halaman 1dari 2

Sistema nico de Segurana Pblica - SUSP

um sistema criado para articular as aes federais, estaduais e municipais na rea da segurana pblica e da Justia Criminal, hoje totalmente dispersas. Essa articulao no vai ferir a autonomia dos estados ou da Polcia Civil ou Militar. No se trata de unificao, mas de integrao prtica. O sistema nico, mas as instituies que faro parte dele so diversas e autnomas, cada uma cumprindo suas responsabilidades. Servem de modelo para o SUSP as experincias de misses especiais e foras-tarefa, em que rgos diferentes trabalham integrados, com pessoal qualificado e objetivos, metas e metodologia bem definidos.

O novo estilo de conduzir a segurana pretende evitar que as aes sejam pautadas apenas por tragdias, sem planejamento nem tempo para pensar em medidas estratgicas. O objetivo do SUSP prevenir, criar meios para que seja possvel analisar a realidade de cada episdio, planejar estratgias, identificar quais os mtodos e mecanismos que sero usados. Sistemas de avaliao e monitoramento das aes tambm sero introduzidos para garantir transparncia e controle externo das aes de segurana. Como os Estados vo participar? O governador do estado assina um protocolo de intenes com o Ministrio da Justia. Ento, criado no estado um Comit de Gesto Integrada, do qual fazem parte o secretrio estadual de Segurana Pblica, como coordenador, e mais representantes da Polcia Federal, Polcia Rodoviria Federal, Polcia Civil e guardas municipais. A inteno contar tambm com a cooperao ativa do Ministrio Pblico e do Poder Judicirio. Caber a esse comit definir de forma consensual as aes, principalmente no combate ao crime organizado (trfico de drogas e de armas, contrabando, lavagem de dinheiro, pirataria). Todas as decises do comit estadual sero repassadas a um comit gestor nacional Com isso, experincias bem sucedidas em um lugar podero ser implantadas em outro. O comit, tambm, definir as prioridades para investimentos federais na rea de segurana pblica no estado. Como vai se dar a integrao entre as polcias? Policiais civis e militares vo freqentar a mesma academia e tero acesso formao prtica e terica idntica. O Governo vai, ainda, estimular a criao de unidades policiais integradas, reunindo, em um mesmo local, foras das polcias civil e militar. Isso vai mudar a cara da segurana pblica no Brasil, que, pela primeira vez, contar com projetos amplos de longo prazo para evitar futuras crises de violncia. A ao do Governo est limitada elaborao do SUSP? No. O Governo Federal j tomou vrias medidas na rea de segurana pblica. O nmero de policiais federais vai aumentar de 7 mil para 11.500 agentes, delegados e peritos. E sero contratados 500 agentes penitencirios federais. Tambm foi anunciada a construo de cinco presdios federais de segurana mxima, sendo que um ser concludo at o final do ano. Um

exemplo da agilidade do Governo foi no recente episdio de transferncia do traficante Fernando Beira Mar para presdios que ficam fora da rea em que atuava. Mudou a forma de o Governo Federal lidar com a segurana pblica? At o final do ano passado, a Secretaria Nacional de Segurana Pblica funcionava como uma simples tesouraria do Fundo Nacional de Segurana Pblica. Os critrios para a liberao de recursos no eram definidos claramente, por falta de uma poltica efetiva para a rea. Agora, o Governo Federal tem objetivos que orientam a aplicao desses recursos em projetos que realmente melhorem a vida do cidado. Esses objetivos constituem os principais pontos do SUSP. Os seis eixos do SUSP: Gesto unificada da informao: Uma central vai receber todas as demandas na rea de segurana pblica. A coleta de informaes dever auxiliar na reduo da violncia e na preveno ao crime. Gesto do sistema de segurana: Delegacias com percia, polcia civil e polcia militar devero ser implantadas para cuidar de determinadas reas geogrficas das cidades. Formao e aperfeioamento de policiais: Os policiais civis e militares sero treinados em academias integradas. A Secretaria Nacional de Segurana Pblica tem um setor de formao e aperfeioamento que j est trabalhando nos currculos das academias para definir o contedo desses cursos de formao, que levaro em conta sempre a valorizao do profissional. Valorizao das percias: Essa fase da investigao dos crimes receber ateno especial. Preveno: Aes concretas para a preveno e reduo da violncia nos estados sero prioritrias. A Polcia Comunitria ter papel fundamental nesse processo. Ouvidorias independentes e corregedorias unificadas: Sero criados rgos para receber as reclamaes da populao e identificar possveis abusos da ao policial. A corregedoria vai fiscalizar os atos dos policiais civis e militares. O objetivo realizar o controle externo sobre a ao da segurana pblica nos estados.

Fonte: Secretaria Nacional de Segurana Pblica.

Anda mungkin juga menyukai