Anda di halaman 1dari 12

O Cinquecento e o Maneirismo italiano

Ver artigo principal: Maneirismo

Pontormo: A Deposio da Cruz, 1525-1528. Santa Felicita, Florena

O Cinquecento (sculo XVI) a derradeira fase da Renascena, quando o movimento se transforma, se expande para outras partes da Europa e Roma sobrepuja definitivamente Florena como centro cultural, especialmente a partir do pontificado de Jlio II. Roma at ento no havia produzido grandes artistas renascentistas, e o classicismo havia sido plantado atravs da presena temporria de artistas de outras partes. Mas com a fixao na cidade de mestres do porte de Rafael, Michelangelo e Bramante formou-se uma escola local, tornando a cidade o mais rico repositrio da arte da Alta Renascena e da sua continuao cinquecentesca, onde a poltica cultural do papado deu uma feio caracterstica a toda esta fase. Boa parte dessa nova influncia romana derivou do desejo de reconstituir a grandeza e a virtude cvica da Roma Antiga, o que se refletiu na intensificao do mecenato e na recriao de prticas sociais e simblicas que imitavam as da Antiguidade, como os grandes cortejos de triunfo, as festas pblicas suntuosas, as representaes 14 plsticas e teatrais grandiloquentes, cheias de figuras histricas, mitolgicas e alegricas. Na seqncia do saque de Roma de 1527 e da contestao da autoridade papal pelos Protestantes o equilbrio poltico do continente se alterou e sua estrutura scio-cultural foi abalada, com conseqncias negativas principalmente para a Itlia, que alm de tudo deixava de ser o centro comercial da Europa enquanto novas rotas de comrcio eram abertas pelas grandes navegaes. Todo o panorama mudava de figura, declinando a influnciacatlica, perdendo-se a unidade cultural e artstica recm conquistada na Alta Renascena e surgindo sentimentos de pessimismo, insegurana e alheamento que caracterizam a atmosfera do Maneirismo. Apareceram escolas regionais nitidamente diferenciadas em Roma, Florena, Ferrara,Npoles, Milo, Veneza, e o Renascimento se espalhou ento definitivamente por toda a Europa, dando frutos em especial na Frana, Espanha eAlemanha, tingidos pelos histricos locais especficos. A arte de longevos como Michelangelo e Ticiano registrou em grande estilo a transio de uma era de certezas e clareza

para outra de dvidas e drama que viu aparecer a Contra-Reforma e se dirigia para o Barroco do 24 sculo XVII.

Lutero aos 46 anos (Lucas Cranach, o Velho, 1529)

Um dos impactos mais importantes da Reforma Protestante sobre a arte renascentista foi a condenao das imagens sagradas, o que despovoou os templos do norte de representaes pictricas e escultricas de santos e personagens divinos, e muitas obras de arte foram destrudas em ondas de fria iconoclasta. Com isso as artes representativas sob influncia reformista se voltaram para os personagens profanos e a natureza. O papado, porm, logo percebeu que a arte podia ser uma arma eficiente contra os protestantes, auxiliando em uma evangelizao mais ampla e mais sedutora para as grandes massas do povo, e durante a Contra-Reforma foram sistematizados uma nova srie de preceitos baseados na teologia contra-reformista, que determinavam em detalhe como o artista deveria criar sua obra de tema religioso. Mas assim, se por um lado a Contra-Reforma deu origem a mais encomendas de arte sacra pela Igreja Catlica, a antiga liberdade de expresso artstica que se verificara em fases anteriores desapareceu, uma liberdade que permitira a Michelangelo decorar seu enorme painel do Juzo Final, pintado no corao do Vaticano, com uma multido de corpos nus de grande sensualidade, ainda que o campo profano permanecesse pouco 25 26 afetado pelas novas regras, que eram bastante dogmticas e moralistas Apesar disso, as aquisies intelectuais e artsticas da Alta Renascena que ainda estavam frescas e resplandeciam diante dos olhos no poderiam ser esquecidas de pronto, mesmo que seu substrato filosfico j no pudesse permanecer vlido diante dos novos fatos polticos, religiosos e sociais. A nova arte que se fez, ainda que inspirada na fonte do classicismo, o traduziu em formas inquietas, ansiosas, distorcidas, agitadas, ambivalentes, apegadas a preciosismos intelectualistas, caractersticas que 24 refletiam os dilemas do sculo. O Maneirismo, que cobre os dois teros finais do sculo XVI e depois se confunde com o Barroco, foi um movimento que tem gerado historicamente muito debate entre os historiadores da arte. Depois do sculo XVII ele passou a ser encarado com desprezo, como uma degenerao mrbida e afetada dos ideais clssicos autnticos. Nos dias de hoje, porm, essa viso j no permanece, tendo sido revisada atravs de duas vertentes da crtica. Para uns ele se manifestou em uma rea geogrfica to vasta e de maneira to polimorfa e to distinta do Quattrocento e da Alta Renascena, que se tornou um dilema inconcilivel descrev-lo como parte do fenmeno original, basicamente classicista e italiano, pois parece-lhes que em muitos sentidos ele constitui uma completa anttese dos princpios clssicos de proporo equilibrada, unidade formal, clareza, lgica e naturalismo, to prezados pelas fases anteriores e que definiriam o "verdadeiro" Renascimento. A consequncia foi estabelecer o

Maneirismo como um movimento independente, reconhecendo uma nova e vigorosa forma de expresso no que se chegou a ver como decadncia e distoro, tendo sua importncia realada por esses traos fazerem dele a primeira escola moderna de arte. A outra vertente crtica, contudo, o analisa como um aprofundamento e um enriquecimento dos pressupostos clssicos e como uma legtima concluso do ciclo do Renascimento; no tanto uma negao ou desvirtuamento daqueles princpios, mas uma reflexo sobre sua aplicabilidade prtica naquele momento histrico e uma adaptao - s vezes dolorosa mas em geral criativa e bem sucedida - s circunstncias da 27 28 poca.

O alto Renascimento ou Cinquecento floresceu entre 1490 e 1527, ano em queRoma, que substitura Florena como centro artstico, foi saqueada pelastropas imperiais de Carlos V. O perodo contou com trs figuras de primeiramagnitude: Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael. Cada um desses artistaspersonificou um aspecto peculiar desse momento: Da Vinci foi o arqutipo dohomem renascentista, um gnio solitrio que se interessou pelas facetasmltiplas do conhecimento; Michelangelo encarnou o poder criador e concebeuvrios projetos inspirando-se no corpo humano como veculo essencial para aexpresso de emoes e sentimentos; e Rafael exemplificou o espritoclssico da harmonia, da beleza e da serenidade.Ainda que tenha se iniciado como escultor, sua obra mais conhecida ogigantesco afresco da abbada da capela Sistina, na qual combinou a teologiacrist e a filosofia neoplatnica. Rafael, que na juventude sofreu ainfluncia de Da Vinci e Michelangelo, distinguiu-se por sua prefernciapela harmonia e clareza clssicas, caractersticas que podem ser apreciadasem uma de suas obras mais clebres, "Escola de Atenas". Nesse trabalho, umafresco para o Vaticano, representou juntos, em conversa tranqila, diversosfilsofos, artistas e homens de cincia, tanto da antiguidade como seuscontemporneos, dispostos em um cenrio colossal de caractersticasgreco-latinas.O criador do Cinquecento arquitetnico foi Donato Bramante, que chegou aRoma em 1499. Sua primeira obra-prima foi o pequeno templo de so Pedro emMontorio, de planta centralizada, semelhante dos templos circularesclssicos. O papa Jlio II escolheu Bramante para edificar a nova baslicade So Pedro, de gigantescas propores, que deveria substituir a igrejapaleocrist do sculo IV. O projeto s foi completado muito tempo depois damorte de Bramante e dele participaram artistas como Rafael e Michelangelo,que desenhou a enorme cpula.Em Veneza, onde Antonello da Messina havia introduzido o leo, tcnicaprpria do norte da Europa durante o sculo XV, sucedeu-se uma srie depintores brilhantes -- Giorgione, Ticiano, Tintoretto, Veronese -- com osquais chegou ao seu esplendor mximo a escola veneziana, cujascaractersticas so o colorido, a luz vaporosa, a sensualidade e os temaspagos.

Esta fase ocorrida no sculo XVI considerada como o ltimo perodo do renascimento, em que as obras de arte atingiram seu mais elevado grau de elaborao. Neste perodo o renascimento est difundido por toda a Europa e comea a entrar em decadncia abrindo espao para o maneirismo, um estilo "anticlssico" e o barroco. Entretanto, importante ressaltar que foi neste momento que se cristalizaram ideais que caracterizam todo o movimento renascentista: o Humanismo, a noo de autonomia da arte, a emancipao do artista de sua condio de arteso e equiparao ao cientista e ao erudito, a busca pela fidelidade natureza, e o conceito de gnio, to corretamente aplicado a Da Vinci, Michelangelo e Rafael. O perodo renascentista divido em trs fases distintas no desenvolvimento intelectual e artstico. So elas: trecentismo (anos 1300), quatrocentismo (anos 1400) e cinquecentismo (anos 1500).

Cinquecento
No seculo XVI,Roma tornou-se o centro do Renascimento.A arte renascentista alcanou seu auge nesse periodo,com destaque para Michelangelo,Rafael e Leonardo da Vinci. Um pouco sobre os artistas: Michelangelo:Atuou na pintura,na escultura e na arquitetura,pintou o teto da Capela Sistina.

Rafael:Construiu um estilo baseado na clareza das figuras,uma de suas obras e o Incendio de Borgo.

ichelangelo
Leonardo da Vinci:Atuou em diversas reas, como pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemtico, fisilogo, qumico, botnico, gelogo, cartgrafo, fsico, mecnico, inventor, anatomista, escritor, poeta e msico,uma de suas obras foi a Monalisa.

Giotto di Bondone (1266-1337) - foi pintor e arquiteto italiano. Um dos pioneiros do Renascimento. Suas principais obras so: O Beijo de Judas, A Lamentao e Julgamento Final. Obra de Giotto "O Beijo de Judas, da Capella degli Scovegni".

Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- foi pintor, arquiteto e escultor. Suas principais obras so: Davi, Piet, Moiss, pinturas da Capela Sistina. Obs: Teto da Capela Sistina, projetada por Michelangelo

Rafael Sanzio (1483-1520) - Considerado grande pintor de Madonas (representaes da Virgem Maria com o menino Jesus).

Curiosidades sobre Da Vinci


Leonardo da Vinci destacou-se tambm como grande inventor. Entre as suas invenes esto: Parafuso Areo, primitiva verso do helicptero, a ponte elevadia, o escafandro, um modelo de asa-delta, entre outros.

Leonardo da Vinci (1452-1519)- foi pintor, escultor, cientista, engenheiro, fsico, escritor, entre outros. Suas principais obras so: Mona Lisa, ltima Ceia.

Renascimento: o Cinquecento e a transio para o maneirismo


Postado por henriqueotani em 09/11/2011 Publicado em: Arte e Cultura, Histria. Deixe um comentrio

No incio do Renascimento eram representados cidados comuns em atividades corriqueiras, mas no sculo XVI voltam a ser representados santos, mrtires e outras figuras sagradas. A beleza da forma humana comea a ser representada, sempre voltada perfeio, consolidando a influncia da arte clssica. Nesse perodo, alguns artistas de maior renome haviam acumulado bens durante suas vidas, levando-os a uma ainda maior independncia. A discusso acerca da propriedade intelectual se fomentou, assim como a busca pela originalidade e individualidade nas obras. A constante relao entre arte e cincia levou intelectuais da poca como Leon Battista Alberti a dizer que a matemtica comum a ambas: na arte, com as tcnicas de perspectivas e propores, e na cincia, com a busca de cientistas pela forma, expresso, movimento, luz e espao.

Na literatura, o sculo XVI marcado pela grande produo literria: Gil Vicente, com a trilogia das barcas (Auto da Barca do Inferno, 1517; Auto da Barca do Purgatrio, 1518; Auto da Barca da Glria, 1519), e Lus Vaz de Cames, com o pico Os Lusadas (1572). Nas cincias, os estudos de Galileu Galilei e Nicolau Coprnico criavam polmicas, sobretudo com a Igreja. Em 1632, com a publicao do livro Dilogo, no qual divulga seus estudos sobre a rotao da terra em torno do sol, Galileu foi levado ao Tribunal da Inquisio e teve de negar a autoria das teses para no ser condenado morte. Rafael Sanzio (1483 1520) foi um dos maiores representantes da arte quinhentista. Nascido em Urbino, estudou desenho com seu pai, o pintor e poeta Giovanni Santi. rfo aos 11 anos, Rafael teve um amadurecimento artstico e intelectual acelerado. Passou pela casa de artistas e amigos como Timoteo Viti e Pietro Perugino.

La Donna Velata (1516). Rafael Sanzio. Galleria Palatina, Florena (Itlia).

Por volta de 1505 mudou-se para Florena, onde encontrou Leonardo da Vinci, em quem se influenciou na harmonia das formas e em tcnicas como o sfumato e o chiaroscuro (contrastes de luz e sombra a fim de criar um efeito tridimensional). Em 1507, Sanzio retorna a Urbino, mas um ano depois, a convite do Papa Jlio II, muda-se para Roma a fim de fazer alguns trabalhos nos aposentos papais: quatro salas (Stanza della Segnatura,Stanza di Eliodoro, Stanza dell Incendio di Borgo e Stanza di Constantin) no Palcio do Vaticano. Foi na Stanza della Segnatura que Rafael pintou A Escola de Atenas, uma de suas mais importantes obras, em que est representada a Academia de Plato. Ao centro da tela, esto Plato e Aristteles. O primeiro tem em mos uma de suas obras, Timeu, e aponta para baixo. O segundo carrega sua obra tica, e aponta para baixo. Este movimento antagnico alude s duas mais importantes doutrinas filosficas do mundo grego: o idealismo e o realismo. Esto presentes ainda: Pitgoras de Samos, Herclito de feso, Euclides de Alexandria, Cludio Ptolomeu e outros.

A Escola de Atenas (1509 1510). Rafael Sanzio. Palcio Apostlico, Vaticano.

Com o reconhecimento, Sanzio realizou diversas outras obras, como parte da arquitetura da Baslica de So Pedro e algumas tapearias para a Capela Sistina. Michelangelo Buonarroti (1475 1564) foi outro grande expoente do Cinquecento. Artista com temperamento forte, realizou algumas das mais importantes e conhecidas obras da humanidade. Nascido em Caprese, logo na infncia se mudou para Florena, onde estudou com Domenico Ghirlandaio. Assim como Da Vinci, Michelangelo foi um estudioso da anatomia humana, com o intuito de descobrir detalhes do funcionamento humano.

Juzo Final (1537 1541). Michelangelo Buonarroti. Capela Sistina, Vaticano.

As obras de Buonarroti detm grande originalidade. Piet, criada em mrmore, representa a Virgem Maria segurando o corpo de Cristo. A escultura mostra a Virgem com feies mais jovens, na inteno de retratar a pureza atravs das expresses faciais. O respeito como mestre foi alcanado plenamente em 1501, com a execuo de Davi, que impressiona pelas dimenses e realismo das formas. Inicialmente, a escultura foi colocada em frente ao Palazzo Vecchio (uma das residncias da famlia Mdici), em Florena. Atualmente, encontra-se na Galleria dellAccademia, a fim de ser protegida das aes do tempo. Em seu lugar original fica exposta uma rplica.

Piet (1499). Michelangelo Buonarroti. Baslica de So Pedro, Vaticano.

A realizao mais conhecida e visitada de Michelangelo o teto da Capela Sistina, em que realizou diversas pinturas (arte que considerava menor do que a escultura). O conjunto de imagens impressiona pela riqueza e complexidade dos detalhes. Na parte central, h vrias passagens do livro Gnesis. H ainda, ladeando o conjunto central, figuras masculinas nuas, tambm chamadas de ignudi. Nas laterais da abboda, encontram-se doze tringulos com imagens que interligam as histrias retratadas nas paredes que haviam sido trabalhadas por vrios artistas, como Ghirlandaio, Botticelli e Perugino e as representadas no teto.

A Criao de Ado (1511). Michelangelo Buonarroti. Capela Sistina, Vaticano.

Durante seus trs sculos, o Renascimento havia alcanado quase todo o continente europeu. As influncias externas comearam a influir diretamente na criao artstica, levando os artistas ao questionamento acerca da nova tendncia que comeou a surgir: o Maneirismo, marcado pelo exagero e distanciamento da Antiguidade Clssica. Todavia, a influncia e o legado do Renascimento permanecem vivos no coletivo da sociedade contempornea. O seu rico acervo artstico-literrio influiu diretamente nos artistas e pensadores da posterioridade.

Anda mungkin juga menyukai