Anda di halaman 1dari 9

Escola Bsica Adriano correia de Oliveira Lngua Portuguesa Professora: Flora Ferreira

Os Sonhadores

Trabalho realizado por: Ana Santos n4 9A Fabiana Daniela n8 9A Mauro Sousa n12 9A Ano letivo: 2011/2012 13/12/2011

Escola Bsica Adriano correia de Oliveira Lngua Portuguesa Professora: Flora Ferreira

Os Sonhadores

Trabalho realizado por: Ana Santos n4 9A Fabiana Daniela n8 9A Mauro Sousa n12 9A

Ano letivo: 2011/2012 13/12/2011

ndice:
Introduo ----------------------------------------------------------- Pg. 1 Antnio Mota--------------------------------------------------------Pg. 2 Os sonhadores-------------------------------------------------------Pg. 3 O encontro. Manuscrito -----------------------------------------------------------Pg.4 Capitulo 1. Capitulo 2. Webgrafia e Bibliografia---------------------------------------------Pg.5

Introduo
Este trabalho foi proposto pela professora de Lngua Portuguesa, Flora Ferreira, no mbito de incentivar as pessoas a ler mais. Este livro de que vamos falar bastante interessante, pois relata vrios sonhos. Recomendamos este livro a todas as pessoas que gostam de ler, e que tm sonhos por realizar.

Pg.1

Antnio Mota:
Antnio Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baio, em 16 de Julho de 1957. Foi professor do Ensino Bsico. Publicou o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores, em 1979. Com a obra O Rapaz de Louredo (1983) ganhou um prmio da Associao Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prmio de Literatura para Crianas e Jovens pelos seus romance Pedro Alecrim. Em 1996, ganhou o Prmio Antnio Botto com A Casa das Bengalas. Em 2003, a obra O Sonho de Mariana, ganhou o Prmio Nacional de Ilustrao. Esta obra foi escolhida pela Associao de Professores de Portugus e Associao de Profissionais de Educao de Infncia para projeto "O meu brinquedo um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prmio de Literatura para Crianas e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra Se eu fosse muito Magrinho. Com ilustraes de Andr Letria. Desde 1980 tem sido solicitado a visitar escolas do Ensino Bsico e Secundrio, assim como bibliotecas pblicas, em Portugal e outros pases, fomentando deste modo o gosto pela leitura entre crianas e jovens. Colaborou com vrios jornais e participou em diversas aes organizadas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educao. Os seus livros esto antologiados em volumes de ensino do Portugus e tem obras traduzidas em Espanha e Alemanha. Tem mais de cinco dezenas de obras recomendas pelo Plano Nacional de Leitura. Tem livros includos em listas de obras literrias de qualidade recomendadas pela Internacional Youth Library de Munique. Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instruo Pblica.

Antnio Mota

Pg.2

Os sonhadores
O Encontro
Esta primeira histria fala-nos de um taxista que estava a fazer o seu trabalho. Ele ia numa determinada rua e entretanto o semforo ficou vermelho. Enquanto esperava apareceu-lhe um homem que lhe perguntou o nome de uma rua, mas o taxista no sabia qual era a rua, ento levou o homem no carro para irem perguntar o nome da rua a outro colega do taxista. O colega disse que ficava perto de um caf muito conhecido, ento eles foram a esse mesmo caf. Ao chegar a esse mesmo sitio, o taxista perguntou porque que ele quis fazer este caminho todo, o senhor respondeu que queria ver um amigo de infncia que j no via h alguns anos. Entrou no caf pediu um descafeinado ao empregado que estava entretido a preencher os boletins do totoloto, e ps-se a ver passar o tempo. Entretanto saiu do caf, caminhou um bom pedao at que encontrou um co abandonado, sujo e sem uma pata, ficou ressentido. Entretanto o senhor viu um prdio que era onde o seu amigo morava, estava exatamente igual, o senhor tocou campainha e quando ouviu uma voz feminina, e perguntou se o senhor Jos estava. Ele esperou. Entretanto, passado alguns minutos ouviu uma voz e perguntou se era o senhor Jos, ele disse que sim, ento esse homem abriu a porta e abraam-se. Eles ficaram a conversar um com o outro sobre, a sua infncia, e sobre a poesia pois ambos eram poetas e escritores.

Pg.3

Manuscrito Captulo 1
Esta parte do conto fala-nos de um menino chamado Gilinho que vivia com a sua me, a sua av e o seu av chamado Zerefino que tinha problemas psicolgicos. O seu quarto era parecido com uma priso, pois ele tentara suicidar-se atirando-se da janela do quarto, por isso me de a Gilinho viu-se obrigada a colocar grades na janela do quarto. Na escola Gilinho gaba-se do seu av aos seus amigos pelos capacidades que ele tinha, como comer galinha crua e com penas. Num dia, seu av parecendo estar lcido pediu a Gilinho que lhe trouxesse um bocado de giz da escola pedindo que no dissesse a ningum. Quando Gilinho apareceu com o giz beira do seu av, ele com muita rapidez pediu-lhe que escrevesse qualquer coisa num pedao de folheta enferrujada ficando muito admirado pois seu av no sabia ler nem escrever. No dia seguinte, Gilinho acordou de manhzinha com uns gritos da sua me e da sua av, correndo para ver o que se passava reparou que o que tinha escrito ontem naquele pedao de folheta tinha aparecido na porta do quarto do seu av. Gilinho no conseguiu guardar aquele peso s para si, confessou o que se tinha passado no dia anterior. Sua me furiosa bateu-lhe culpando-o de ser o responsvel pelo desaparecimento do seu av.

Captulo 2
Nesta parte do conto Gilinho fala das histrias que seu av contara nos seus passeios como a histria dos eremitas. Seu av dizia que nesta histria as pessoa tinham que caar animais para comer, que cortavam a barba com facas afiadas e que haviam muitas mortes e que ningum se importava com elas. De seguida, seu av pergunta-lhe se ele queria ser eremita, ao que ele respondeu logo que no. Concordando com a sua resposta. Com o desaparecimento do seu av, Gilinho sonhara cada vez mais com aquelas histrias que seu av lhe contara nos seus longos passeios. Um dia Gilinho acordara com um hlito da sua av que se sentia a meio quarteiro de distncia. Quando Gilinho se senta beira da sua av esta pede-lhe para contar pela vigsima vez, a ultima conversa que ele teve com seu av. Quando ele comea a contar, sua av comea a chorar, mas era um choro baixinho e seco. J se passavam alguns dias mas continuavam as buscas para tentar encontrar o seu av mas todos os dias quando chegavam da busca nunca traziam novidades repetindo no dia seguinte no outro e no outro at que a sua av se fartou pedindo que acabasse com as buscas. Passados trs meses desde a sua fuga, finalmente tinham chegado novidades, mas no as esperadas, foram descobertos ossos numa serra onde um pastor os encontrara. Ento foi feito um funeral que nem tinha direito a padre nem a toque de sinos.

Pg.4

Concluso:
Este trabalho ajudou-nos a ganhar uma vontade de ler enorme, este um livro que vale mesmo a pena ler at ao fim. Nele h histrias muito interessantes e diferentes, cada uma delas contem um sonho.

Pg.5

Webgrafia e bibliografia:

Imagens:
Http://www.google.pt/imgres?q=Ant%C3%B3nio+MOta&hl=ptPT&sa=X&biw=1280&bih=767&tbm=isch&prmd=imvnsbo&tbnid=t2DIqPzj42phQM:&i mgrefurl=http://akademia.comunicamos.org/entrevista/%25C2%25ABantes-escreviana-maquina-de-escreveragora-uso-o-teclado-do-computador%25C2%25BB/&docid=ppEgE4rjtl_6M&imgurl=http://akademia.comunicamos.org/wpcontent/uploads/2011/04/AntonioMota2.jpg&w=3351&h=3226&ei=ft3jToCwJYap8QPj_rj5Aw&zoom=1&iact=rc&dur=28 1&sig=107481875008971368205&page=1&tbnh=116&tbnw=112&start=0&ndsp=32&v ed=1t:429,r:27,s:0&tx=29&ty=23 Http://www.google.pt/imgres?q=os+sonhadores+de+ant%C3%B3nio+mota&hl=ptPT&biw=1280&bih=767&tbm=isch&tbnid=tvvdR12p3tTpwM:&imgrefurl=http://ostrag alivros.blogspot.com/2010/12/os-sonhadores-antoniomota.html&docid=VtU5uPH9DgRnM&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_zmOR2uMl5mI/TQbACpbzMQI/AAAAAAAAA EA/FD9RjqxcqGU/s1600/Os%252Bsonhadores.jpg&w=246&h=380&ei=Zt7jTpqGL8yq8 AO35JDAw&zoom=1&iact=hc&dur=469&sig=107481875008971368205&page=1&tbnh=138&t bnw=89&start=0&ndsp=32&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=101&ty=168&vpx=173&vpy=107& hovh=279&hovw=181

Textos: Http://ostragalivros.blogspot.com/2010/12/os-sonhadores-antonio-mota.html

Livro: os Sonhadores Autor: Mota Antnio

Pg.6

Anda mungkin juga menyukai