Anda di halaman 1dari 2

Misso, viso e valores?

Segundo Scott, Jaffe &Tobe (1998, p.4): Os valores so os princpios, os padres, as aes que as pessoas representam numa empresa, que elas considerem naturalmente vlidos e de mxima importncia. [...]. A misso o propsito central para o qual a pessoa, grupo ou organizao criado. [...]. A criao da viso a representao da excelncia o que a pessoa, grupo ou empresa quer criar em sua melhor hiptese de futuro.

Qual a importncia?
As empresas que tm esses princpios estabelecidos e no passam para seus funcionrios acabam se perdendo entre o que elas desejam ser e o que elas realmente so. A credibilidade e a confiana so conquistadas por meio de atitudes, e no somente com palavras. Muitas organizaes pregam sua misso, sua viso e seus valores na parede, mas no os transformam em aes. De nada adianta declarar esses conceitos se eles no forem praticados e bem trabalhados pela empresa. Empresas que tm esses conceitos bem definidos e conseguem transmiti-los para seus funcionrios ainda no so muito comuns. Para manter esses trs princpios vivos em uma empresa, o discurso e as aes devem estar em sintonia. No possvel criar um ambiente motivador sem que as pessoas pratiquem o que pregam. Uma das qualidades-chave das organizaes e equipes de alta performance que elas tm um panorama claro do que esto tentando criar juntas.

Fonte: OLIVEIRA, Larissa Santiago Antunes. OS CONCEITOS DE MISSO, VISO E VALORES COMO PARTE ESSENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES FOCANDO EM RESULTADOS DE LONGO PRAZO. Belo Horizonte 2009.

Misso
Misso pessoal e misso da equipe
Toda empresa deve ter uma misso. como a misso pessoal que impulsiona cada indivduo, e o faz persistir na busca do alcance de seus desafios pessoais. a misso organizacional que trar a direo ela consegue trazer um significado para a organizao. A misso tambm tem um significado externo, no sentido de que mostra aos clientes o que a empresa se prope.

Viso
Para onde estamos indo e aonde queremos chegar?
A viso orienta os colaboradores para o futuro. uma viso que tenha relao com a atual realidade da empresa, do que se pretende alcanar em longo prazo. A viso traz a ideia de como seguir um caminho, de que maneira utilizar recursos para seguir uma trajetria. aquilo que se espera ser em um determinado tempo. Segundo Scott, Jaffe & Tobe (1998, p.73): As vises se baseiam na realidade, mas visualizam o futuro. Elas nos permitem explorar as possibilidades, as realidades desejadas. Por causa disto, elas se tornam a estrutura para o que queremos criar, o que nos orienta quando fazemos escolhas e compromissos de ao. Devemos ressaltar que a viso deve ser algo possvel, alcanvel, ou seja, que possa ser efetivamente concretizada.

Valores
O que valorizado pela equipe e pela empresa? Valores pessoais Individuais e Valores da organizao equipe A empresa precisa ter seus valores bem definidos para alcanar seus objetivos, pois no eficaz conhecer a viso e a misso da empresa sem que o grupo saiba trabalhar em conjunto, criando um ambiente integrado, em torno dos valores estabelecidos.

Anda mungkin juga menyukai