Anda di halaman 1dari 20

O racionalismo

O racionalismo

O principal representante do racionalismo no sculo XVII o francs Ren Descartes.

As obras mais importantes de Descartes originam-se do perodo de trabalho tranquilo nos Pases Baixos, entre elas, sobretudo: Discurso do Mtodo (1637); Meditaes da Primeira Filosofia (1641), aumentadas com as Objees e Respostas; Princpios da Filosofia (1642).

O racionalismo

Descartes descontente com os erros e iluses dos sentidos, procura o fundamento do verdadeiro conhecimento. Assim, estabelece a dvida como mtodo de pensamento rigoroso. Duvida de tudo que lhe chega atravs dos sentidos, duvida de todas as ideias que se apresentam como verdadeiras. medida que duvida, porm, descobre que mantm a capacidade de pensar.

O racionalismo

Por essa via, estabelece a primeira verdade que no pode ser colocada em dvida: se duvido, penso, se penso, existo, embora esse existir no seja fsico. Existo enquanto ser pensante (sujeito ou conscincia) que capaz de duvidar. Frmula esta descoberta em uma frase muito conhecida:

O racionalismo

O racionalismo

Descartes diferencia dois tipos de idias: algumas claras e distintas, outras confusas e duvidosas.

O racionalismo

Prope, ento, que as idias claras e distintas, que so idias gerais, no derivam do particular, mas j se encontram no esprito, como instrumentos com que Deus nos dotou para fundamentar a apreenso de outras verdades.

O racionalismo

Essas so as idias inatas, que no esto sujeitas a erro e que so o fundamento de toda cincia. Para conhec-las basta que nos voltemos para ns mesmos, atravs da reflexo.

O racionalismo

Dentre as idias inatas, encontramos as de um Deus Perfeito e Infinito (substncia infinita), da substncia pensante e da matria extensa.

O racionalismo

O ponto de partida de Descartes , pois, o pensamento, abstraindo toda e qualquer relao entre este e a realidade. Como passar, porm, do pensamento para a substncia extensa, ou seja, a matria dos corpos?

O racionalismo

Exatamente porque pensamos, podemos pensar a idia de infinito, ou seja, de Deus, com todos os seus atributos, dentre os quais est a perfeio. Ora, para ser perfeito, Deus deve existir. Da idia de Deus, passamos a poder afirmar sua existncia enquanto ser. Continuando o raciocnio, esse ser perfeito no nos engana e, se nos faz ter idias sobre o mundo exterior, inclusive sobre nossos corpos, porque criou esse mesmo mundo exterior e sensvel. Assim, a partir de uma idia inata, podemos deduzir a idia da existncia da matria dos corpos, ou seja, da substncia extensa.

O racionalismo

Devemos notar, entretanto, que a razo no afeta nem afetada pelos objetos. A razo s lida com as representaes, isto , com as imagens mentais, idias ou conceitos que correspondem aos objetos exteriores.

O racionalismo

neste ponto que se coloca, com maior nitidez, a necessidade do mtodo para garantir que a representao corresponda ao objeto representado.

O racionalismo

Assim, a questo do mtodo de pensamento torna-se crucial para o conhecimento filosfico a partir do sculo XVII.

O racionalismo

Quando falamos em MTODO dentro do racionalismo estamos identificando dois tipos: O MTODO RELATIVO AO CONHECIMENTO O MTODO CIENTFICO.

O racionalismo

O MTODO RELATIVO AO CONHECIMENTO : so elaboradoras por Descartes quatro grandes regras do mtodo para que se possa guiar o pensamento em direo aos conhecimentos verdadeiros e distingui los dos falsos. So elas:

O racionalismo

REGRA DA EVIDNCIA: s se admite como verdadeiro um conhecimento evidente, isto , no qual no caiba a menor dvida. Para isso, Descartes criou a dvida metdica.

REGRA DA DIVISO: para conhecermos realidades complexas precisamos dividir as dificuldades e os problemas em suas parcelas mais simples, examinando cada uma delas em conformidade com a regra da evidncia.

O racionalismo

REGRA DA ORDEM: os pensamentos devem ser


ordenados em sries que vo dos mais simples aos mais complexos, dos mais fceis aos mais difceis, pois a ordem consiste em distribuir os conhecimentos de tal maneira que possamos passar do conhecido ao desconhecido.

REGRA DA ENUMERAO: a cada conhecimento


novo obtido, deve se fazer a reviso completa dos passos dados, dos resultados parciais e dos encadeamentos que permitam chegar a ele.

O racionalismo

O MTODO CIENTFICO: dividido em quatro etapas, as quais devemos submeter as pesquisas cientficas para ter certeza da veracidade dos resultados apresentados. As etapas so: OBSERVAO, HIPTESE, EXPERIMENTAO E GENERALIZAO.

Anda mungkin juga menyukai