Anda di halaman 1dari 9

LIVRO DA LEI O Livro da Lei considerado como uma das Trs Luzes Emblemticas da Maonaria, de certa forma supe-se

e que a Doutrina Manica advm dos textos sagrados contidos no Livro da Lei. Esta a fonte primria da sua Moral e da sua tica. Nesse sentido cada Maom deve respeitar e seguir. A Loja Manica no seria justa e nem regular sem a presena do Livro da Lei em suas sesses. Em face de inmeros Livros da Lei Sagrado e adotados pela Maonaria, o R. E: A. A.:, aceita a Bblia. Porm o iniciado Maon tem direito de prestar juramentos que a Ordem exige sobre o Livro Sagrado de sua crena; no entanto, no momento do compromisso, poder ser usado outro livro sagrado, sem que a Bblia seja retirada do altar. Muitos Maons admitem que o Livro da Lei pudesse ser qualquer outro, isto , de outras religies, pois existem semelhanas entre as religies; mas na verdade existem muitas diferenas fundamentais entre elas. Para argumentar, poder surgir uma Loja composta, por exemplo, de membros Hindus e que coloquem no altar o Bhagavad-Gita, os Israelitas o Talmud, os Mulumanos o Alcoro; os Mrmons a Fa Bahat os Brmades o Vedas, o que seria justo e admissvel para a abertura dos trabalhos manicos e por seus seguidores. A Bblia fonte credenciada dos conhecimentos histricos e msticos da Maonaria. O Maon familiarizado com os Graus Manicos ao examin-la verificar a relao dos documentos sagrados com o R. E: A. A.:. A palavra Bblia de origem grega e significa Livro, ou melhor, Livros. Aplicase, pois, o nome Bblia ao volume que rene a coleo de Livros escritos em pocas remotas e considerados por Judeus e cristos, o Livro Divino por excelncia. O termo Bblia apareceu no Sec. IV de nossa era; supe-se introduzido por So Joo Crisstomo, Patriarca de Constantinopla. Em toda Bblia no aparece esta palavra por uma nica vez. O termo usado Escritura. A Bblia se divide em 2 partes: O Antigo Testamento (coleo de livros anteriores a Cristo) e Novo Testamento (coleo de livros posteriores a Cristo). O Cnon judaico apresenta o antigo testamento em 3 partes:

(Cnon - entende-se como a lista dos livros considerados como inspirados pelos israelitas)

Torah (lei), Nebim (profetas) e Kethubhin (escritos).

A Lei abrange os cinco livros que a traduo grega chamou e Pentateuco e so: Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros e Deutornomio. Os profetas, num total de oito livros, se dividem em 2 classes:

Profetas antigos (Josu, Juzes, Samuel e Reis); Profetas posteriores (Isaias, Jeremias e Ezequiel; e, Profetas menores em nmero de 12, num nico livro.

Escritos so formados de 3 grupos, num total de 11 livros:

Livros Poticos, Salmos, Provrbios e J. Os cinco rolos: Daniel, Esdras, Neemias e Crnicas.

A Bblia tem, por fora, inspirao Divina, Deus como seu nico autor e goza do principio ao fim de uma mesma inabalvel autoridade Divina, embora seja escrita por diversos autores, lnguas e estilos diferentes. Vejamos a seguir as origens e similitudes com a Doutrina Manica:

ABERTURA DO LIVRO DA LEI Em nosso ritual o V. M.: solicita ao M.:CCer.: para conduzir o Ir.:Orad.: ao Alt.: dos JJur.:, e, ele l o Salmo. O que vem a significar esse momento? Vejamos:

A abertura do livro da lei no um ato singelo, mas uma repetio simblica da construo do ser humano, o que vale dizer da construo do Templo Humano.

Quando o Orador abre o livro da lei, est abrindo o Universo e, ao ler em voz alta o Salmo, oferece seu sopro, iniciando com sua vibrao os mistrios ocultos da Maonaria, espiritualizando os smbolos que o cercam, numa ao de criatividade. Todos devem acompanhar o cerimonial com ateno, porque participam dos resultados, desaparecendo o homem profano, para que, numa perfeita unio, as palavras do Salmista possam penetrar no ntimo de cada um, transformando as dificuldades da vida em momento de indivisvel paz.

Em Reis est a edificao de nossos Templos e nossos instrumentos, adornos e demais objetos,assim como nossos trabalhos, num puro simbolismo, sem escopo religioso lembram as passagens bblicas.

A BATERIA Batem a Porta do Templo Maonicamente o Ir.: Cobr.: anuncia ao Ir.: Primeiro Vigilante ou, ento, o V.: M.: determina a saudao pela Bat.: Est escrito em Lucas, cap.11, vers.9: Batei e serei atendido... Pedi e recebereis... Procurai e encontrareis... E o vers. 10, diz: Pois todo aquele que pede, recebe. O que busca encontra... E a quem bate, abrir-lhe-se-.,

A INICIAO Em todas as escolas hermticas h uma cerimnia com a qual se recebe o candidato, chamada de cerimnia de iniciao. Iniciao deriva do latim Initiare de initium, incio ou comeo, deriva-se de duas, in, para dentro e ire, ir, isto , ir para dentro ou penetrar no interior e comear novo estado de coisas. Na iniciao Manica o que predomina o simbolismo. O iniciado deve se concentrar na Lei Divina.

Est escrito em Isaias, cap. 42, vers. 16: Encaminharei os cegos para a estrada que no sabes. Fa -los-hei andar por veredas que sempre ignoram. Mudarei as trevas diante deles em luz e os caminhos tortuosos em direitos

NA INICIAO, A PURIFICAO PELA GUA E PELO FOGO Pela prova da gua,simbolicamente, o iniciado despede-se do corpo de seus desejos e deve se desfazer dos grosseiros gozos da carne, a fim de regressar ao cu do Pai e unir-se a Ele sem reduzir sua inclinao aos gozos espirituais. Na prova do fogo o iniciado se purifica atravs das chamas de todos os vestgios inclusive os instintos do mundo profano.

Est escrito em Isaias, cap. 43, vers. 2: Quando passares pelas guas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles no te submergiro, quando passares pelo fogo, no te queimars nem a chama arderia em ti .

O INICIADO NEM N, NEM VESTIDO Na iniciao descobre o peito ao lado esquerdo, joelho direito e p esquerdo do candidato e coloca-se a venda em seus olhos. Significado: venda o estado de ignorncia ou cegueira no mundo profano e no corpo fsico, cegueira dos sentidos; desnudes do corao figura a de todo preconceito, dio, convencionalismo, que impedem a manifestao sincera dos sentimentos; desnudes do joelho direito simboliza a vanglria, o orgulho intelectual que impede a genuflexo ou inclinao do joelho ante o altar da verdade. A desnudes do p esquerdo a marcha na senda, a marcha para o Templo, para bater sua porta em busca da luz e Verdade.;.

Est escrito em xodo, cap. 3, vers. 5: Deus continuou. No te chegues para c; tira as sandlias dos ps, porque o lugar em que estais Terra Santa. Ainda est escrito em Isaias, cap. 20, vers. 3: Ento disse o Senhor. Assim como Isaias, meu servo andou trs anos despidos e descalo, por sinal e prodgio contra o Egito e contra a Etipia.

ESPADA FLAMGERA

A Espada Flamgera o smbolo do Poder Divino. O poder criador acha-se no homem; porm agora, na humanidade um poder limitado. Na consagrao o V.: por trs vibraes ou por trs fagulhas do fogo Divino (simbolicamente) proclama Maom o iniciado depois de receber a luz. Assim o V.: transmite ao Obr.: a chama inicitica. Simbolicamente morto para o mundo profano, o iniciado adquire uma nova alma que o habilita a uma nova vida. A vida Manica. Est escrito em Gnesis, cap. 03, vers. 24: Expulso do homem, colocou os querubins ao oriente do Jardim do den, e o refulgir de uma espada que se resolvia, para guardar o caminho da rvore da vida.

SIGILO MANICO Acredita-se que todos sabem sobre a Maonaria e seus segredos. Seus segredos, acredito, que so guardados de tal forma que mesmo seus mais altos iniciados o ignoram. O Maom deve conhecer a Verdade e pratic-la. A Verdade o caminho do Maom e de todos os homens.

Est escrito em Reis III, cap. 6, vers. 7: Edificava-se a casa com pedras j preparadas na pedreira, de maneira que nem martelo, nem machado, nem instrumento algum de ferro se ouviu na casa quando edificavam.

PEDRA BRUTA No Templo Manico est esquerda da coluna J.:, a pedra tosca ou bruta, smbolo do corpo material do homem que no obteve nenhum conhecimento

Est escrito no primeiro livro Epstola de Pedro, cap. 2, vers. 4 e 5: Chegando-vos para ele, a pedra que vive rejeitada, sem, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, tambm vs mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdcio santo de oferecerdes sacrifcios espirituais agradveis a Deus por intermdio de Jesus Cristo.

A TAA SAGRADA Simbolicamente entende-se que o Iniciado deve carregar nos ombros todas as amarguras, suportar a ignorncia, o fanatismo e a ingratido de todos, a exemplo dos passos de Cristo.. Deve-se levar esse clice aos lbios e sorv-lo como se fosse a mais doce e confortvel das bebidas. Ento se realiza o milagre; a amargura, em sua boca, se converte em doura na boca dos homens, e a Verdade triunfa sobre as iluses dos sentidos.Mas a finalidade est contida de que o homem sbio e justo deve gozar os prazeres da vida com moderao.

Est escrito em Salmos, cap. 75, vers. 8: Porque na mo do Senhor h um clice, cujo vinho espuma, cheio de mistura, dele d a beber; servem-nos at as escrias, todos os mpios da terra.

AMOR AO PRXIMO A Ordem Manica nos coloca a Fraternidade como um dos maiores objetivos que devemos alcanar e resume-se como estmulo para a paz, a caridade e o amor universal.

O ritual do primeiro grau abundante de amor ao prximo.

Est escrito no primeiro Livro-Epstola de Joo, cap. 3, vers.11: Porque a mensagem que ouviste desde o principio esta, que nos amemos uns aos outros.

OS TRS PASSOS DO APRENDIZ

Os passos em esquadrias significam que o passo justo, reto. Isto quer dizer que a retido necessria e quem deseja vencer na cincia e na virtude. Est escrito em Isaias, cap. 26, vers. 7: A vereda do justo plana; tu que justo aplanas a vereda do justo.

A NECESSIDADE DE SETE IIR.: PARA UMA LOJA PERFEITA No Regulamento Geral da Federao-GOB, (Ed. 2001), art. 56: Uma Loja Manica ser fundada em carter provisrio pela reunio de, pelo menos sete Mestres Maons em pleno gozo de seus direitos, sendo presidida por um deles, denominado Venervel, ocupando os demais, os cargos de Primeiro e Segundo Vigilantes, Orador, Secretrio, Tesoureiro e Chanceler, observandose o disposto na Constituio do Grande Oriente do Brasil. (in verbis). Simbolicamente o nmero 7 apresenta-se como sendo mstico, misterioso, aritmeticamente esquisito e, principalmente, como sendo o nmero da criao, a soma de 3 (trindade divina) mais 4 (os quatro elementos do mundo fsico). O estudo do sete provm dos Sumrios, cuja civilizao floresceu bem antes da Babilnia. Est escrito em Provrbios, cap. 9, vers. 1: A sabedoria edificou a sua casa e lavrou as suas sete colunas.

MAOM INIMIZADO OU NO RECONCILIADO COM SEU IR.: NO DEVE ENTRAR NA LOJA Esta frase e afirmativa atinge a mais ntima de nossas fibras. difcil. Porm, quem no passou por situao de inimizade ou incompreenso, ou ento, mal entendido? Serve-nos para uma reflexo muito profunda.

Est escrito em Matheus, cap. 5, vers. 23 e 24: Se lembrars que teu Ir.: tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu Ir.: e ento voltando, faze a tua oferta. Est escrito em Isaias, cap. 2, vers. 4: Ele julgar entre os povos e corrigir muitas naes, estes convertero as suas espadas em relhas de arados e suas lanas em podadeiras; uma nao no levantar a espada contra outra nao, nem aprendero mais a guerra. Os Maons desejam a Paz Universal.

OLHO QUE TUDO V No mundo Maom o olho no centro do tringulo a representao do absoluto dentro e fora do homem. a unidade que se fez trs; o smbolo do

nico Principio, a Causa sem causa em seus trs lados ou atributos primordiais, representados pelas trs pontas do tringulo que tambm tem outras significaes simblicas a representar os trs reinos da Natureza: o passado, o presente e o porvir o, nascimento, a vida e a morte Deus, perfeio e transformao.

Est escrito em Salmos, cap. 34, vers. 15: Os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos esto abertos o seu clamor.

A BENEFICNCIA MANICA Beneficncia manica, a que estabelece que devemos fazer o bem aos outros, independentemente de desej-lo ou no. Apenas para reforar e esclarecer a beneficncia fazer o bem,a benevolncia desejar o bem e, a benemerncia merecer o bem

Est escrito em Matheus, cap. 6, vers. 2 e 3: Quando, pois, deres esmola, no toques trombetas diante de ti, como fazem os hipcritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo, que a tua mo esquerda no saiba o que faz a tua direita.

A TRANSMISSO DA PALAVRA SAGRADA

Segunda a lenda, quando da construo do Templo de Jerusalm a palavra dos Mestres era possuda por trs personagens que tinham o poder de comunic-las de maneira que a ausncia ou desaparecimento de um s dentre eles tornava esta comunicao impossvel. E, efetivamente, uma Loja no pode ser aberta sem o concurso de 3 Mestres. Est escrito em J, cap. 4, vers. 12: Uma palavra me foi dita em segredo e os meus ouvidos perceberam o sussurro dela.

Assim, meus IIr.: precisamos de momentos isolados, onde possamos encontrar religiosidade, compreenso, fraternidade e amor. Orar consiste em atitude profunda de estar em sintonia com Deus. Finalizando, na abertura do Livro da Lei estamos solicitando Sua autorizao e sua Glria para darmos inicio aos trabalhos, que s possvel com a presena da Luz, smbolo da revelao, reflexo as Divindades que iluminam nossos coraes, nossa inteligncia e sabedoria para discernimento da verdade e para que cresam em a bondade, a f e a caridade. O ser humano anseia pelo conhecimento. A satisfao do desejo de conhecer se inicia quando sentimos uma substncia invisvel, um fluido Divino, uma potencial energia, a presena de Deus.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Referncias: Bblia Sagrada Camino, Rizzardo da Dicionrio Manico Madras Ed. Ritual do Primeiro Grau Aprendiz R. E: A. A.: Dcimo Quarto Erac Oriente de Itpolis A.:R.:L.:S.: Cincia e Trabalho 2773. Or.: Guariba. Grau do Aprendiz e seus Mistrios Jorge Adoum Ed. Pensamento. Regulamento Geral da Federao GOB Ed. 2001.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Compilado pelo Ir.: Lauriberto Roque Vanzo Lido em sesso Gr.: 1, no dia 1-8-2011 A.: R.: L.:S.:Estrela da Liberdade 2877 Or.: So Carlos-SP

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Anda mungkin juga menyukai