Anda di halaman 1dari 7

I - PORTARIA N 064/EMBM/99

Regula a aplicao, pelos rgos de Bombeiros da Brigada Militar, da Lei Estadual n 10.987 de 11 de agosto de 1997, das normas tcnicas de preveno contra incndios estabelecidas pela respectiva regulamentao e d outras providncias.

O COMANDANTE-GERAL DA BRIGADA MILITAR, no uso das atribuies que lhe conferem o art. 8 da Lei n 10.991 de 18 de agosto de 1997. RESOLVE: Art.1 - A aplicao, pelos rgos de Bombeiros da Brigada Militar, das disposies da Lei n 10.987 de 11 de agosto de 1997 e das normas tcnicas de preveno e proteo de incndio, aprovadas pelo Decreto n 37.380 de 28 de abril de 1997, alterado pelo Decreto n 38.273 de 9 de abril de 1998, bem como os procedimentos a serem adotados pelos proprietrios de prdios, profissionais e empresas da atividade de preveno de incndio no que se refere ao cumprimento do que estabelece a legislao em vigor, observar o disposto na presente Portaria. Art. 2 - So termos tcnicos usuais em matria de preveno e proteo contra incndio, para os efeitos desta Portaria: I - PLANO DE PREVENO E PROTEO CONTRA INCNDIO (PPCI) - o conjunto de documentos que compem um processo de preveno e proteo contra incndio. II - ASSESSORIA DE ATIVIDADES TCNICAS (AAT) - o rgo integrante dos OPM de Bombeiros, responsvel pelo recebimento, protocolo, arquivo, distribuio dos PPCI para exame, inspeo, elaborao de documentos tcnicos de preveno contra incndio e assessoramento ao respectivo Comandante nos assuntos relativos a preveno; III - EXAME DE PPCI - o ato de comparao entre as medidas de preveno contra incndio planejadas e aquelas exigidas pela legislao em vigor, atravs da verificao da documentao que compe o PPCI; IV CERTIFICADO DE APROVAO o documento em formulrio padro, expedido aps o exame do PPCI, onde ficou constatado que o mesmo atende as exigncias das normas vigentes. V - INSPEO DE INSTALAES - o ato de verificao in loco, dos sistemas de preveno e proteo contra incndio instalados, quanto ao funcionamento e sua adequao ao PPCI aprovado e a legislao em vigor.

VI - NOTIFICAO DE CORREO DE EXAME- o documento em formulrio padro, expedido, das instalaes preventivas e que aponta as correes a serem feitas, estabelecendo prazo para a sua realizao; VII NOTIFICAO DE CORREO DE INSPEO - o documento em formulrio padro, expedido, das instalaes preventivas e que aponta as correes a serem feitas, estabelecendo prazo para a sua realizao; VIII - NOTIFICAO DE ADEQUAO - o documento em formulrio padro, expedido, com base em relatrio tcnico de preveno de incndio aps a inspeo em prdios construdos, que j possuem Habite-se e que no possuem instalaes preventivas contra incndio ou no esto adequados legislao em vigor, estabelecendo prazo para a adequao. IX - ALVAR DOS SISTEMAS DE PREVENO E PROTEO CONTRA INCNDIO - o documento em formulrio padro, expedido aps constatado na inspeo que o sistema de preveno e proteo foi executado conforme legislao vigente. X - AUTO DE INFRAO - o documento em formulrio padro, expedido, no qual o infrator ser ADVERTIDO, MULTADO, ou ter seu prdio/estabelecimento INTERDITADO, conforme estabelece a legislao em vigor, bem como estipula prazo para o seu cumprimento; XI.- MEMORIAIS DESCRITIVOS - Documentos discriminatrios dos diversos sistemas de proteo contra incndios, com modelo especfico para cada sistema. XII RELATRIO TCNICO DE PREVENO E PROTEO CONTRA INCNDIO o documento em formulrio padro, preenchido pelo comandante do OPM de Bombeiros ou por Oficial ou Praa por ele designado, aps INSPEO de prdio ou instalao que oferea risco segurana fsica de pessoas, mediante solicitao, denncia ou ordem judicial, do qual constar a situao em que se encontram quanto s condies de preveno e proteo contra incndio e as medidas necessrias para a sua adequao. XIII RELATRIO DE INSPEO o documento em formulrio padro preenchido pelo inspecionante, por ocasio da inspeo das instalaes preventivas contra incndio e que conclui se as instalaes esto de acordo ou no com o PPCI aprovado, apontando as suas deficincias. XIV RELATRIO DE INVESTIGAO DE SINISTRO o documento em formulrio padro, preenchido e assinado por oficiais dos OPM de Bombeiros aps a ocorrncia de um sinistro, onde constam dados relativos a causa provvel, extenso dos danos, durao, efetivos e meios empregados no atendimento da ocorrncia, testemunhas, coletas de materiais para anlise em laboratrio especializado e outros dados destinados a produzir subsdios para procedimentos preventivos.

XV PRDIO EXISTENTE - Para efeito desta Portaria considerado existente todo o prdio com HABTE-SE concedido antes da publicao do Decreto Estadual N 37.380 de 28 de abril de 1997, que aprovou as normas tcnicas de preveno de incndios, ou cujo projeto de construo tenha sido protocolado na Secretaria de Obras do Municpio em data anterior publicao do referido Decreto. Pargrafo nico - Os documentos tcnicos expedidos pelas Assessorias de Atividades Tcnicas sero confeccionados observando as especificaes dos formulrios padronizados constantes dos anexos a esta Portaria.

DO PLANO DE PREVENO E PROTEO CONTRA INCNDIO Art.3 - Ser exigido Plano de Preveno e Proteo Contra Incndio ( PPCI ), para todas as edificaes existentes, a construir, em construo, em reforma ou ampliaes e quando ocorrer mudanas de ocupao, mesmo que a instalao tenha carter temporrio. Pargrafo nico - O PPCI somente ser admitido a exame aps a aprovao do projeto na Prefeitura Municipal e antes do respectivo licenciamento, no caso de obras novas. Art. 4 - Devero constar dos Planos de Preveno e Proteo Contra Incndio (PPCI), de acordo com sua complexidade, os documentos especificados nos pargrafos deste artigo. 1 - Nas edificaes com apenas um pavimento e que exigirem somente preveno por extintores de incndio, devero constar os seguintes documentos: I requerimento solicitando exame ou inspeo; II memorial descritivo do prdio; III memorial descritivo dos extintores; IV planta ou croqui com escala; V - comprovante de recolhimento de taxas de servios diversos. 2 - Nas demais edificaes, sero exigidos os seguintes documentos: I - requerimento solicitando o exame e/ou inspeo; II - memoriais descritivos (quando couber): a) do prdio; b) dos extintores; c) da instalao hidrulica de combate a incndio sob comando; d) das instalaes automticas de combate a incndio; e) das sadas de emergncia; f) da central de GLP; g) da iluminao de emergncia; h) da deteco e alarme de incndio; i) da proteo contra descargas atmosfricas; j) dos riscos especiais; k) laudo eltrico;

l) ART do responsvel Tcnico. III - plantas baixas, de situao e localizao, e de corte, com o lanamento dos sistemas de preveno em cor vermelha, obedecendo simbologia, escalas, dobragem, previstas em normas especificas; IV - o processo dever ser montado em duas vias iguais, sem rasuras, datilografado e acondicionado em pastas da mesma cor, contendo na capa a identificao do proprietrio, endereo, razo social, ocupao principal e rea construda; V - por ocasio da retirada do PPCI, o proprietrio ou seu representante dever apresentar na Assessoria de Atividades Tcnicas o comprovante do pagamento da Taxa de Servios Diversos relativa ao exame do processo, no sendo cobrada nova taxa por motivo de reexame, desde que seja o PPCI reapresentado, devidamente corrigido, no prazo de at trinta dias; Art. 5 - Por ocasio da inspeo das instalaes preventivas, o interessado dever encaminhar os seguintes documentos: I - requerimento solicitando a inspeo e o alvar dos sistemas de preveno e proteo contra incndio; II - uma via do PPCI aprovado, com o memorial descritivo dos extintores, completo, constando a numerao do selo de conformidade do INMETRO; III - originais ou fotocpias das notas fiscais da aquisio ou manuteno dos extintores de incndio, ou ainda, declarao de propriedade dos mesmos. IV - Certificado de Treinamento de Pessoal terico e prtico para operao dos sistemas de preveno e proteo contra incndio instalados; V - por ocasio do fornecimento do alvar do Sistema de Preveno e Proteo Contra Incndio, o proprietrio ou seu representante, dever apresentar na Assessoria de Atividades Tcnica o comprovante do pagamento da Taxa de Servios Diversos relativo inspeo do prdio e/ou equipamentos. . 1 - No que se refere a prdios existentes, o proprietrio ou seu representante poder requerer no mesmo processo o exame do PPCI e a inspeo das instalaes preventivas, caso estas j tenham sido executadas. 2 - O prazo decorrido entre o protocolo de entrada e a restituio do PPCI ao interessado, ser de, no mximo, 20 (vinte) dias; 3 - Por ocasio da manifestao de conformidade do PPCI, os documentos e as plantas que o compe, devero serem carimbados com o dstico do Corpo de Bombeiros. As plantas ou croquis, alm do dstico, devero ter o carimbo de Conformidade.

4 - O prazo decorrido entre o protocolo de entrada da solicitao de inspeo e o fornecimento do alvar, ou notificao de correo, dos sistemas de preveno e proteo contra incndio ao interessado, ser de, no mximo, 20 (vinte) dias. 5 - Por ocasio da liberao do alvar, as plantas devero ter o carimbo de INSPECIONADO.

DA RENOVAO DO ALVAR DOS SISTEMAS DE PREVENO E PROTEO CONTRA INCNDIO

Art. 6 - O alvar do sistema de preveno e proteo contra incndio dever ser renovado obedecendo os seguintes prazos: I - prdios ou instalaes de risco pequeno: a cada dois anos; II - prdios ou instalaes de risco mdio e grande: anualmente. 1 - Para a renovao do alvar o interessado dever requerer a renovao ao Comandante do OPM de Bombeiros local, apresentando: I - requerimento conforme formulrio padro, solicitando a inspeo das instalaes de preveno e proteo contra incndio; II - comprovantes da efetivao da manuteno para garantia do perfeito funcionamento dos sistemas de preveno e proteo contra incndios (memorial descritivo dos extintores, notas fiscais, laudos, etc.). III a via do PPCI aprovado anteriormente, que permanece de posse do proprietrio da edificao. 2- Por ocasio da retirada do novo alvar, o proprietrio ou seu representante dever apresentar na Assessoria de Anlise Tcnica o comprovante do pagamento da Taxa de Servios Diversos relativo nova inspeo do prdio e/ou equipamentos.

DOS SISTEMAS DE PREVENO E PROTEO CONTRA INCNDIO

Art. 7 - Os sistemas de preveno e proteo contra incndio sero instalados de acordo com a legislao em vigor. 1 - Considerar-se-, de forma suplementar, a legislao municipal com suas peculiaridades e as normas tcnicas brasileiras em vigor, observando-se os princpios da prevalncia e da especialidade na aplicao das normas.

2 - Os memoriais descritivos dos sistemas de preveno e proteo contra incndio sero padronizados de acordo com modelos estabelecidos pelos OPM de Bombeiros da Brigada Militar e fornecidos aos interessados, pelas Assessorias de Anlise Tcnica (AAT).

DAS PENALIDADES

Art.8.- Constituem penalidades, de acordo com o art. 2 da Lei n 10.987 de 11 de agosto de 1997: I - advertncia; II - multa; III - interdio. .1.- O descumprimento de prazos estabelecidos em NOTIFICAO DE ADEQUAO, conforme prev o 2 do art. 1 da Lei 10.987 de 11 de agosto de 1997, implicar a lavratura de AUTO DE INFRAO, do qual constar a imposio de penalidade de advertncia, multa ou interdio, inclusive de forma subseqente, de acordo com a situao verificada, conforme estabelecem o art. 2, incisos I, II, e III e seus pargrafos da Lei supracitada. 2 - Na reincidncia , pelo mesmo motivo, aps a terceira multa, ser oficiado Promotoria de Justia da respectiva Comarca, comunicando o fato e remetendo em anexo, cpia do Relatrio Tcnico de Preveno e Proteo Contra Incndio e outros documentos julgados necessrios. 3 - O AUTO DE INFRAO ser lavrado em formulrio padro, de acordo com modelo especfico constante de Anexo a esta Portaria. Art. 9 - Os formulrios padronizados para a confeco dos documentos especificados nesta Portaria, constituem os seguintes Anexos: I - Anexo A Requerimento de Exame de PPCI; II - Anexo B Requerimento de Inspeo dos Sistemas de Proteo; III - Anexo C Memorial Descritivo do Prdio; IV - Anexo D Memorial Descritivo dos Extintores; V - Anexo E Memorial Descritivo da Instalao Hidrulica Sob Comando; VI Anexo F Memorial Descritivo do Sistema Automtico de Combate a Incndio; VII - Anexo G Memorial Descritivo da Iluminao de Emergncia; VIII - Anexo H Memorial Descritivo da Central Predial de GLP; IX - Anexo I Memorial Descritivo do Alarme de Incndio; X Anexo J Memorial Descritivo das Sadas de Emergncia; XI - Anexo L Memorial Descritivo do Sistema de Proteo Contra Descargas Atmosfricas (SPDA);

XII - Anexo M Memorial Descritivo dos Riscos Especiais; XIII - Anexo N Notificao de Correo de Exame de PPCI; XIV - Anexo O Notificao de Correo da Inspeo das instalaes de Preveno e Proteo Contra Incndio; XV - Anexo P Alvar da Preveno e Proteo Contra Incndios; XVI - Anexo Q Notificao de Adequao; XVII - Anexo R Auto de Infrao. XVIII Anexo S Relatrio Tcnico de Preveno e Proteo Contra Incndio XIX Anexo T Relatrio de Inspeo XX Anexo U Modelos de carimbos de aprovao e de inspeo. XXI Anexo V Certificado de Aprovao Art. 10 - O responsvel tcnico cuja assinatura est prevista nos Anexo D, E, F, G, H, I, J, L e M, dever ser profissional habilitado em Engenharia ou Arquitetura, devidamente registrado no CREA. Art. 11 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. Art. 12 Revogam-se as disposies em contrrio, especialmente a Diretriz Operacional de Bombeiros n 001/96, aprovada no Boletim Geral n 172 de 5 de setembro de 1996.

QCG em Porto Alegre, RS, 18 de novembro de 1999.

ROBERTO LUDWIG Cel Comandante-Geral da Brigada Militar

Anda mungkin juga menyukai