Anda di halaman 1dari 6

172

A IMPORTNCIA DE SER TICO: DA TEORIA PRTICA NA ENFERMAGEM


Alice Iana Tavares Leite1 , Hellen Gomes e Claudino2, Srgio Ribeiro dos Santos3 RESUMO: A tica compreendida como uma cincia que est direcionada reflexo crtica sobre o comportamento humano, na qual interpreta, problematiza, investiga os valores, princpios e o comportamento moral, procura do bemestar da vida em sociedade. Procura ter como princpio fundamental o respeito ao ser humano, o qual deve ser considerado como um indivduo autnomo e participativo. Este estudo tem o objetivo de promover uma reflexo sobre a importncia do agir tico na enfermagem. Trata-se de um estudo reflexivo da temtica. Nesse sentido, compreende-se que a tica, por enfatizar os valores, os deveres e direitos, o modo como os sujeitos se conduzem nas relaes, constitui-se numa dimenso importante para a humanizao da assistncia. PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem; tica; Humanizao da assistncia.

THE IMPORTANCE OF BEING ETHICAL: FROM THEORY TO PRACTICE IN NURSING


ABSTRACT: Ethics is comprehended as a science that leads to a critical reflection about human behavior, which interprets, discusses and investigates the moral values, principles and behavior in the pursuit of social welfare. It has as fundamental principle the respect for the human being, who must be considered autonomous and participative. This study aims to foster the reflection on the importance of ethics in nursing. The study is a reflection on this theme. In this aspect we comprehend that by emphasizing values, rights and duties, and the way subjects deal with relationships, ethics is an important step in assistance humanization. KEYWORDS: Nursing; Ethics; Humanization of assistance.

LA IMPORTANCIA DE SER TICO: DE LA TEORA A LA PRCTICA EN ENFERMERA

RESUMEN: La tica es entendida como una ciencia que conduce a una reflexin crtica sobre el comportamiento humano, en que interpreta, problematiza e investiga los valores, principios y la conducta moral, en busca del bienestar social. Busca tener como principio fundamental el respeto al ser humano, lo cual debe ser considerado como un individuo autnomo y participativo. Este estudio tiene el objetivo de promover una reflexin sobre la importancia de actuar ticamente en la enfermera. Se trata de un estudio que aborda la reflexin del tema. En este sentido, comprendemos que la tica, por enfatizar los valores, los derechos y deberes, la forma como los sujetos se manejan en las relaciones, se constituye en una dimensin importante para la humanizacin de la atencin. PALABRAS CLAVE: Enfermera; tica; Humanizacin de la atencin.

1 2

Estudantes do Curso de Graduao em Enfermagem da Universidade Federal da Paraba-UFPA Estudantes do Curso de Graduao em Enfermagem da Universidade Federal da Paraba-UFPA. 3 Enfermeiro. Administrador. Doutor em Sociologia. Professor Associado do Departamento de Enfermagem-UFPA.

Autor correspondente: Srgio Ribeiro dos Santos Rua David Luna, 117/207 - 58.033-090 - Joo Pessoa-PB E-mail: srsantos207@oi.com.br

Recebido: 18/08/08 Aprovado: 22/12/09

Cogitare Enferm 2009 Jan/Mar; 14(1):172-7

173

INTRODUO A Enfermagem desenvolve suas aes de cuidar, pautada num processo de dilogo humano, valorizando a individualidade de cada ser. Sob este prisma, a Enfermagem encontra-se integrada a um arcabouo prprio de conhecimentos tcnicos e cientficos, construdo e reproduzido por um conjunto de prticas sociais, ticas e polticas que se processam pelo ensino, pesquisa e assistncia. Assim, aqueles que se dedicam a esta profisso comprometem-se com a sade do indivduo e da coletividade, atuando diretamente na promoo, proteo, recuperao da sade e reabilitao das pessoas, obedecendo aos preceitos da tica e da legalidade. Por outro lado, a Enfermagem tambm compreendida como cincia e arte, que procura sustentar e preservar cuidado, integralidade e humanidade, atravs de mundos e tempo, onde o cuidar esteja ameaado, individualmente ou institucionalmente(1). No obstante esta compreenso, a Enfermagem constitui-se um instrumento de ao e efetivao do cuidar, sendo percebida como uma presena prxima e aberta para o ser cuidado, lidando sempre com o processo dinmico de sade, adoecimento e bem-estar de cada pessoa. Neste sentido, procura integrar, coadunar, a uma viso holstica do ser humano, os princpios tcnicos, cientficos, sociais com a arte, a esttica, a tica, a intuio e a descoberta da relao do processo de cuidar transpessoal(2). Sob esse enfoque, a tica compreendida como uma cincia que est direcionada reflexo crtica sobre o comportamento humano, na qual interpreta, discute, problematiza, investiga os valores, princpios e o comportamento moral, procura do bem-estar da vida em sociedade(3). Destarte, a tica procura ter como princpio fundamental o respeito ao ser humano, o qual deve ser considerado como um indivduo autnomo, participativo, devendo ser garantida sua condio de sujeito. Nesse sentido, surge a definio de diversos cdigos, normas e princpios direcionados para nortear grupos profissionais nas suas atividades e relaes com o ser humano. Com base nesse entendimento, o Cdigo de tica dos profissionais de Enfermagem foi criado para que eles pudessem conhecer o conjunto de deveres, princpios, direitos, responsabilidades e proibies pertinentes conduta tica. oportuno destacar, que

o cdigo leva em considerao a necessidade e o direito de assistncia em Enfermagem da populao, os interesses do profissional e de sua organizao. Ainda, pressupe que estes profissionais prestem uma assistncia sem riscos ou danos e acessvel a toda a populao(4). Urge mencionar que a tica, no contexto da Enfermagem, abrange comportamentos e aes que envolvem conhecimento, valores, habilidades e atitudes compreendidas no sentido de favorecer as potencialidades do ser humano com a finalidade de manter ou melhorar a condio humana no processo de viver e morrer(5). Mediante esse contexto, os cuidados de enfermagem devem estar relacionados a aes livres de danos decorrentes de impercia, negligncia ou imprudncia. Preconiza-se, ainda, a garantia do respeito ao pudor, a privacidade, as confidncias e a intimidade em todo o ciclo vital do paciente. crucial uma assistncia fundamentada nos princpios da tica e da legalidade, ressalvando-se a importncia do cuidar humanizado. Diante do exposto, perceber que a tica difcil de ser vivenciada, disseminada e divulgada na prtica, uma vez que muitos valores esto envolvidos nesse contexto, tais como valores culturais, sociais e religiosos que vm de encontro ao carter do indivduo. Alm disso, outras dificuldades so percebidas quando alguns profissionais de enfermagem no demonstram priorizar os princpios da tica e da biotica. O momento fundamental o da reflexo crtica sobre a prtica, pois nesse pensar crtico que se pode melhorar a prtica futura(6). Tambm se observa o envolvimento de pessoas que esto frente dos Conselhos da profisso de enfermagem. Eles tm suscitado danos calamitosos categoria no mbito nacional e regional e, muitas vezes, passam despercebidos, fazendo acreditar que so representantes com conduta tica transparente e dentro dos padres da normalidade social. Lamentvel engano. Diante das consideraes apresentadas, sentimos necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre a referida temtica, a partir do desenvolvimento desse artigo, que tem como fio condutor a seguinte questo norteadora: Qual a importncia de ser tico da teoria prtica na Enfermagem? Na tentativa de buscar resposta para esse questionamento, o estudo tem o seguinte objetivo: compreender a importncia dos princpios ticos que norteiam a enfermagem, da educao ao agir tico desses profissionais.

Cogitare Enferm 2009 Jan/Mar; 14(1):172-7

174

A TICA, DA TEORIA PRTICA DE ENFERMAGEM A preocupao com o ensino da tica na enfermagem brasileira surgiu e evolui paralelamente organizao e estruturao da profisso, sofrendo influncia dos mesmos princpios que fundamentaram seus marcos conceituais, dos objetivos que sustentaram ou que embasaram a criao de suas vrias entidades, enfim, das prprias lutas ideolgicas que se travam a partir das diferentes concepes de mundo presentes na sociedade, repercutindo na prtica profissional dos enfermeiros. Portanto, o ensino da tica na enfermagem surge com a criao do prprio curso de Enfermagem, em 1923, no Rio de Janeiro, na ento Escola de Enfermeiros do Departamento Nacional de Sade Pblica (DNSP), hoje, Escola Ana Nri(7). No obstante essa compreenso, os contedos de tica e biotica foram includos no campo da formao do enfermeiro no sentido de permitir a criao de espaos para a reflexo sobre os mais variados temas. Sob este prisma, a tica faz parte do currculo como disciplina, objetivando aperfeioar o raciocnio do aluno para que o mesmo possa conduzir a profisso com competncia, comprometimento e responsabilidade. Nesse sentido, a tica indissocivel prtica educativa e algo categoricamente indispensvel convivncia humana. Destarte, o ato de educar sempre um ato tico e no h como fugir das decises ticas, desde a escolha de contedos a serem abordados at o mtodo a ser utilizado ou a forma de relacionamento com os estudantes. Sob essa tica, a tica na formao profissional deve abordar alguns princpios cruciais, a saber: responsabilidade; senso crtico; sentido da justia social; partilha com disponibilidade; educar para o esforo e para se personalizar. Desta forma, este exerccio deve permear e influenciar permanentemente a conduta dos estudantes para fazer deles profissionais defensores do valor da competncia, do mrito e da capacidade de tudo fazer com excelncia, contra favoritismos de qualquer espcie e levando em conta a importncia da recompensa pelo trabalho bem executado, que inclui o respeito, o reconhecimento e a remunerao condigna(7). Portanto, o ensino da tica prepara o estudante de enfermagem para atuar com responsabilidade, autonomia, competncia e humanismo junto queles que esto sob seus cuidados, com a finalidade de formar indivduos para exercer com proficincia sua profisso, alm de proporcionar a escolha de metodologias mais

eficazes para o desenvolvimento com qualidade de sua vida pessoal e social. No entanto, ressalta-se que a prtica na enfermagem, ainda hoje, fortemente influenciada pela viso cartesiana de homem, em que o separa entre corpo e alma, e pelo modelo biologicista, em que se combatem as doenas sem se preocupar com os determinantes emocionais, psicolgicos e sociais que interferem nos estado de sade e doena das pessoas(8). Diante disto, h necessidade de fortalecer o enfoque humanstico, nos currculos de enfermagem, permitindo, assim, que o profissional de enfermagem seja atuante, crtico e preparado cientificamente para relacionar teoria e prtica em sua ao. Contudo, necessrio que a tica educativa, includa nos currculos, insira os valores estticos caracterizados pela sensibilidade, nos quais afirma que a prtica deve ser sensvel ao ideal da profisso, a qualidade do servio prestado e ao respeito pelo cliente; e os valores polticos, nos quais levam prtica de enfermagem uma poltica de igualdade na atuao profissional(8). Desta maneira, os valores estticos e polticos inseridos no ensino da tica profissional iro proporcionar a prestao de cuidado mais humanizado, a compreenso de seus direitos e deveres, a solidariedade e companheirismo na relao das atividades profissionais, sendo assim imprescindvel ao desenvolvimento individual, profissional e social do indivduo. POR QUE O PROFISSIONAL ENFERMAGEM DEVE SER TICO? DE

O processo de trabalho dos profissionais de sade tem como finalidade a ao teraputica de sade e como objeto, o indivduo ou grupos doentes, sadios ou expostos a fatores de risco, que necessitam de medidas que possibilitem a preservao e a promoo da sade, a preveno ou a cura de doenas(8). Ao considerar que os profissionais de sade exercem suas atividades para atender as necessidades de indivduos, torna-se indispensvel levar em conta o fato de que essas necessidades se modificam e se ampliam ao longo do tempo, motivo pelo qual necessria a reavaliao permanente de suas condutas, assim como, atualizao contnua acerca de conhecimentos tcnico-cientficos e de questes polticas e sociais emergentes que influenciam as prticas em sade(9). Nesse contexto de transformaes constantes

Cogitare Enferm 2009 Jan/Mar; 14(1):172-7

175

na sociedade globalizada, a Enfermagem como profisso da sade no fica inerte e desenvolve-se de acordo com as mudanas sociais. Esses profissionais atuam no apenas na proteo e promoo da sade, como na reabilitao de pessoas que necessitam de cuidados de Enfermagem, respeitando os direitos dos pacientes(10). A Enfermagem brasileira tecnicamente dividida em trs categorias de profissionais: enfermeiro, tcnico e auxiliar de enfermagem e cada uma exerce suas atividades, conforme estabelece a Lei n 7.498/86 que regulamenta o exerccio da profisso e enfatiza em seu Art. 11 do Captulo I que compete, privativamente, ao enfermeiro o planejamento, a organizao, a coordenao, execuo e avaliao dos servios de assistncia de enfermagem(11). importante ressaltar que o enfermeiro, no cotidiano de sua prtica em instituies de sade, responsvel pelo gerenciamento do cuidado, tendo por finalidade proporcionar todas as condies necessrias sua execuo. O enfermeiro ao exercer suas atribuies assistenciais e gerenciais fundamenta-se na sua formao e competncia, estando implcitos os princpios morais e ticos que do suporte no momento da tomada de deciso.
A conscincia tica, por sua vez, a voz interna, o julgamento interior dos atos humanos. Apresenta-se como o produto dos valores ticos, das crenas, das convices filosficas e religiosas e mantm estreita relao com a obrigatoriedade tica(12:15).

os direitos das pessoas, imprescindvel que sua tomada de deciso na funo de gesto seja pautada no apenas nos valores ticos como a justia, o respeito s pessoas, a honestidade, a veracidade, o sigilo e a humanidade, mas tambm nos valores da profisso. Deste modo, o enfermeiro deve manter um posicionamento tico consistente frente instituio onde exerce suas funes. Ou seja, que ele tenha poder de argumentao e determinao, embasado no conhecimento do Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem e na legislao profissional vigente, a fim de que possa planejar mudanas que venham a contribuir para a concretizao de melhores condies de trabalho e resultem numa assistncia adequada para indivduos e comunidade, de forma segura e com os padres desejados de qualidade. RELAO ENTRE TICA E HUMANIZAO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM Levando em conta a tica profissional da enfermagem, a esses profissionais no competem apenas s aes tcnicas e especializadas, mas a ateno s pessoas doentes da melhor maneira possvel, respeitando sua individualidade(15). Ainda, de acordo com a Declarao Universal dos Direitos Humanos, Art. 1 - todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razo e de conscincia, devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade, no sendo necessrias aes individualizadas, mas sim, aes coletivas que tenham como objetivo promover o bem estar do outro(16). Em virtude do acelerado processo tcnico e cientfico no contexto da sade, a dignidade da pessoa humana, com freqncia, parece ser relegada ao segundo plano. A doena, muitas vezes, passou a ser o objeto do saber reconhecido cientificamente, desarticulada do ser que a abriga e no qual ela se desenvolve. Tambm, os profissionais da rea da sade parecem gradativamente favorecer a desumanizao de sua prtica(17). Desse modo, a tica, por enfatizar os valores, deveres, direitos e o modo como os sujeitos se conduzem nas relaes, constitui-se dimenso fundamental para a humanizao nos servios de sade. A humanizao, ento, requer um processo reflexivo acerca dos valores e princpios que norteiam a prtica profissional, pressupondo, alm do tratamento e cuidado digno, solidrio e acolhedor, por parte dos profissionais da sade ao seu principal objeto de

Destaca-se que, a tica est originariamente ligada noo da possibilidade de se definir o bem, quer como algo que uma realidade perfeita, quer como objeto de desejo ou de aspirao(13). Com relao a essa possibilidade, a tica um tipo de saber normativo que pretende orientar as aes dos seres humanos. Diante disto, os valores e as normas da profisso de enfermagem constituem o alicerce, a partir dos quais so tomadas as decises ticas, que devem ser adotadas em benefcio do paciente ou da populao, de acordo com o Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem, aprovado pela Resoluo n 311/2007 do Conselho Federal de Enfermagem, o qual consiste em um conjunto de normas a serem respeitadas e cumpridas pelos profissionais e que norteiam a sua conduta. Menciona tambm como prescrio moral, os princpios fundamentais da profisso, os direitos dos trabalhadores, suas responsabilidades, deveres e proibies(14). Portanto, para que o enfermeiro desempenhe suas atividades gerenciais respeitando dignidade e

Cogitare Enferm 2009 Jan/Mar; 14(1):172-7

176

trabalho o doente/ser fragilizado uma nova postura tica que permeie todas as atividades profissionais e processos de trabalho institucionais. Nessa perspectiva, diversos profissionais, diante dos dilemas ticos decorrentes, demonstram que esto cada vez mais procura de respostas que lhes assegurem a dimenso humana das relaes profissionais, principalmente, as associadas autonomia, justia e necessidade de respeito dignidade da pessoa humana.
A tica profissional uma parte da cincia moral. Mais do que limitar-se a um feixe de normas, ela procura a humanizao do trabalho organizado, isto , procura coloc-lo a servio do homem, da sua promoo, da sua finalidade social. Mais do que formular determinadas normas e cristaliz-las num cdigo, tarefa da tica profissional realizar uma reflexo crtica, questionadora, que tenha, por finalidade, salvar o humano, a hipoteca social de toda atividade profissional(17:87).

Nessa perspectiva, diversos profissionais da rea de sade, incluindo a Enfermagem, esto diante dos dilemas ticos decorrentes, demonstram estar cada vez mais procura de respostas que lhes assegurem a dimenso humana das relaes profissionais, principalmente as associadas autonomia, justia e necessidade de respeito dignidade da pessoa humana. REFERNCIAS
1. Watson JN. Seeking its source and survival. ICUs and Nursing Web Journal. 2002 Jan/Mar;9:2-7. Gurgel AH, Costa LB, Vieira MDCM. O Cuidado em Sade. Fortaleza: UFC; 2000. Fortes PAC. tica e sade: questes ticas, deontolgicas e legais, tomada de decises, autonomia e direitos do paciente, estudo de casos. So Paulo: EPU; 1998. Conselho Federal de Enfermagem. Resoluo COFEN n 311/2007. Aprova o cdigo de tica dos profissionais de enfermagem. [acesso em 2008 Abr 20]. Disponvel: www.portalcofen.gov.br/2007 Waldow VR. Cuidado humano: o resgate necessrio. Porto Alegre: Sagra Luzzatto; 2001. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra; 2005. Germano RM. A evoluo do ensino da tica para enfermeiros. Biotica. [peridico na Internet]. 1996; Jan/ Jun [acesso em 2008 Abr 20] 4(1):79-86. Disponvel: http://www.portalmedico.org.br/revista/bio1v4/ evolucao.html. Paschoal AS, Mantovani MF, Polak YNS. A Importncia da tica no ensino da enfermagem. Cogitare Enferm. 2002; 7(2):7-9. Rizzoto MLF. Histria da enfermagem e sua relao com a sade pblica. Goinia: AB; 1999.

2.

3.

Assim, importante refletir sobre consideraes ticas que necessitam fundamentar as aes de humanizao, destacando a importncia da dimenso humana nas relaes profissionais, a qual necessita estar na base de todo processo de interveno no campo interdisciplinar da sade. CONSIDERAES FINAIS Diante das consideraes apresentadas, percebe-se que a formao do enfermeiro deve ser alicerada em princpios ticos que permitam maior reflexo a respeito da conscincia tica quebrando paradigmas atravs de um agir com competncia, comprometimento e responsabilidade. Desse modo, o ensino da tica imprescindvel no preparo do estudante e no exerccio profissional do enfermeiro para atuar com autonomia, alm de constituir-se dimenso fundamental para a humanizao da assistncia nos servios de sade, permitindo um cuidado digno, solidrio e acolhedor ao ser fragilizado. Nessa perspectiva, compreende-se que a tica, por enfatizar os valores, deveres, direitos e o modo como os sujeitos se conduzem nas relaes, procura ultrapassar um feixe de normas e colocar-se a servio do homem. Assim, mais do que formular determinadas normas e cristaliz-las num cdigo, a tica profissional busca realizar uma reflexo crtica e questionadora, que tenha, por finalidade, promover uma nova postura tica que permeie todas as atividades profissionais e processos de trabalho institucionais, a fim de salvar vidas.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10. Castro ME, Antunes JK, Rolim MO. Desafio de trilhar os caminhos da tica em uma perspectiva interinstitucional: uma experincia de ensino em enfermagem. Rev Brs Promo Sade. 2004 Jul/Dez; 17(2):66-71. 11. Brasil. Lei n 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispe sobre a regulamentao do exerccio da enfermagem e d outras providncias. Dirio Oficial da Repblica
o

Cogitare Enferm 2009 Jan/Mar; 14(1):172-7

177

Federativa do Brasil, Braslia, 26 jun. 1986. Seo 1:1. 12. Gelain I. O significado do thos e da conscincia tica do enfermeiro em suas relaes de trabalho. Acta Paul Enferm. 1992 Jan/Dez;5(1/4):14-25. 13. Cortes BA. tica limite. Trabalho, Educao e Sade. [peridico na Internet] 2005 Abr; 3(1):31-49. [Acesso em 2008 Abr 20]. Disponve: www.sr2.uerj.br/sr2/coep/ artigo%20bianca.pdf 14. Guido LA. Aspectos ticos da assistncia de enfermagem ao cliente cirrgico ambulatorial no centro cirrgico e na sala de recuperao anestsica reflexes. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirrgico. 1995 Jul 103-107; So Paulo, Brasil. So Paulo: ABEn, 1995. 15. Bedin E, Ribeiro LBM, Barreto RASS. Humanizao da assistncia de enfermagem em centro cirrgico. Rev Eletron Enferm [peridico na internet]. 2004, 6(3). Acesso em 2008 Abr 20. Disponvel: www.fen.ufg.br. 16. Backes DS, Lunardi VL, Lunardi WDF. A humanizao hospitalar como expresso da tica. Rev Latino-Am Enferm. 2006 Jan/Fev;14(1):132-5. 17. Trevisan MA, Mendes IAC, Loureno MR, Shinyashiki GT. Aspectos ticos na ao gerencial do enfermeiro. Rev Latino-Am Enferm. 2002 Jan/Fev;10(1):85-9.

Cogitare Enferm 2009 Jan/Mar; 14(1):172-7

Anda mungkin juga menyukai