Anda di halaman 1dari 8

FACULDADES DE DIREITO SANTO AGOSTINHO - FADISA ALINE MORGANE DE SOUZA ANTNIO OLIMPIO DE SOUZA SOBRINHO FERNANDA PEREIRA FERNANDES

DIAS JSSYCA NAYARA SANTOS PEREIRA MIGUEL SARQUIS NETO THAIS RAYANE FONSECA

ADOO POR CASAIS HOMOAFETIVOS

Projeto de Pesquisa elaborado para construo de artigo cientfico em atendimento disciplina Antropologia, 1 perodo - Turma: A- Turno: noturno- do Curso de Direito da Faculdade de Direito Santo Agostino.

MONTES CLAROS MG 2012

SUMRIO

1. TTULO.......................................................................................................................02 2. JUSTIFICATIVA E RELEVNCIA DO TEMA....................................................02 2.1. A FAMLIA................................................................................................................02 2.2. UNIES HOMOAFETIVAS....................................................................................03 2.3. A ADOO................................................................................................................03 3. CONCLUSO.............................................................................................................04 4. RELATRIO DE PARTICIPAO DE CADA MEMBRO NO PROJETO DE PESQUISA...................................................................................................................06 REFERNCIAS...............................................................................................................07

1.

TTULO

Adoo por casais homoafetivos.

2. JUSTIFICATIVA E RELEVNCIA DO TEMA

2.1. A FAMLIA

At muito recentemente a famlia era entendida como a unio, por meio do casamento, de homem e mulher, com o objetivo de constituir e educar filhos. O casamento inicialmente era indissolvel, tinha um modelo conservador, patriarcal, em que a felicidade pessoal de seus integrantes era, na maioria dos casos, preterida pela manuteno do vnculo familiar a qualquer custo. to arraigada essa ideia que o legislador apresenta em seu art. 226, 3, amplo conceito envolvendo a chamada unio estvel entre homem e mulher:

Art.226: A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado [...] 3 Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre homem e mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento.

Fica claro neste artigo que o casamento civil ou religioso celebrado entre pessoa de sexo oposto, assim como o reconhecimento da unio estvel entre homem e mulher como entidade familiar. Em seu 4 a Constituio Federal, tambm reconhece como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. Sob esse aspecto, parece haver certa contradio, pois ao mesmo tempo em que a Constituio determina igualdade de direitos entre homens e mulheres, por outro lado no considera como casamento, nem unio estvel, a relao entre pessoas do mesmo sexo.

A Constituio Federal tem como princpio informador dos direitos fundamentais `a dignidade humana. Assim, em seu art. 5, caput, estabelece que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza [...]. Tambm o inciso IV do art. 3 da Constituio Federal estabelece como um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Mas, como se observa, esta sociedade, que proclama, por meio de seu instrumento de ordenao do Estado, a defesa a igualdade a mesma que mantm discriminao em relao homossexualidade. Abre-se um parntese aqui para explicar de acordo com Maria Berenice Dias (2009, p. 186) o termo homossexualismo foi substitudo por homossexualidade, pois o sufixo ismo significa doena, enquanto o sufixo dade quer dizer modo de ser.

2.2. UNIES HOMOAFETIVAS O mundo est se transformando rapidamente e velhos conceitos cedem lugar a novos; preceitos antigos a cerca das relaes humanas se pulverizam ante a busca da plena felicidade, conduzindo os seres humanos liberdade de escolha de seus parceiros sexuais. Sendo assim, duas pessoas, ligadas por um vnculo afetivo, duradouro, pblico, contnuo, como se casadas fossem, formam um ncleo familiar, independente do sexo a que pertenam, tornando assim uma unio estvel, com gerao de efeitos jurdicos.

2.3.A ADOO De acordo com os estudos de Maria Berenice Dias (2009, p. 434):
A adoo um ato jurdico em sentido estrito, cuja eficcia est condicionada chancela judicial. Cria um vnculo fictcio de paternidadematernidade-filiao entre pessoas estranhas, anlogo ao que resulta a filiao biolgica.

A Constituio Federal, no seu art. 227 estabelece:


Art. 227. dever da famlia, da sociedade, e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria,

alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

Percebe-se que, frente ao processo de adoo, a Carta Constitucional busca assegurar a criana e ao adolescente os direitos fundamentais para o desenvolvimento de sua personalidade, pela peculiaridade de sua formao. Isso, na realidade, no impede, a priori, que essa tutela seja bem desempenhada por um casal homossexual. O prprio Estatuto da Criana e do Adolescente -ECA (Lei n. 8.069/90) dispe que a adoo deve ser deferida quando propiciar reais vantagens criao para sua formao (art. 43), o que no determinaria restries a cassais homossexuais interessados a adotar, desde que verificado um ambiente propcio ao desenvolvimento da criana ou do adolescente. Ademais, o art. 42 do ECA tambm no preceitua impedimento a adoo por casais do mesmo sexo, pois apenas cita a maioridade, independente do estado civil, para faz-lo.

3. CONCLUSO A adoo no pode estar condicionada preferncia sexual ou realidade familiar do adotante, sob pena de infringir-se o mais sagrado exemplo do respeito dignidade humana, que se sintetiza no princpio da igualdade e na vedao de tratamento discriminatrio de qualquer ordem. Ora, se uma criana sofre maus tratos no seio de sua famlia biolgica, abusos de toda espcie, ou se abandonada prpria sorte, vivendo nas ruas, sendo usada para o trfico de drogas, como ocorre em nossos centros urbanos, evidentemente que sua adoo, quer seja por parte de casal homossexual, ou heterossexual ou mesmo por pessoa solteira, desde que revele a formao de um lar, onde haja respeito, lealdade e assistncia mtuos, s apresenta vantagens. O grande argumento das pessoas que se opem adoo de crianas por homossexuais de que especialistas ligados rea da psiquiatria e da psicanlise alertariam para o perigo da identificao das crianas com o modelo dos pais, o que as levaria, por lealdade afetiva, a se tornarem tambm homossexuais. Nada mais falso. Primeiro porque, mesmo sem grande conhecimento na rea de psiquiatria e psicologia, o senso comum revela-nos que a criana, na formao de sua

personalidade, identifica-se sim com seus pais, mas registre-se, com os papis que eles representam: feminino e masculino. A forma fsica (genital) em que tais papis feminino e masculino se apresentam pouco importa para a criana. Segundo, porque se a afirmao de que os filhos imitam os pais fosse uma verdade inexorvel, como se explica que crianas, geradas, criadas e educadas por casais heterossexuais, se descubram e se proclamem mais tarde homossexuais? Esse tipo de argumento preconceituoso, discriminatrio e infeliz1. Por isso, urgente revolver princpios, rever valores e abrir espaos para novas discusses. chegada a hora de acabar com a injustificvel resistncia a que indivduos ou casais homossexuais acalentem o sonho de ter filhos.

MASCHIO, Jane Justina. A adoo por casais homossexuais. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 55, 1 mar. 2002 DIAS, Maria Berenice. Adoo homoafetiva. Disponvel em < http://www.mbdias.com.br/hartigos.aspx?43,11. Acesso em 18 abr. 2012>

4. RELATRIO DE PARTICIPAO DE CADA MEMBRO DO GRUPO NO PROJETO DE PESQUISA

Antnio ficou responsvel pela leitura do material e ser o orador do projeto. Fernanda e Jssica ficaram responsveis pelo levantamento terico e leitura do material. Thais preparou o slide para a apresentao e do levantamento terico. Miguel coletou os dados bibliogrficos, levantamento terico. Aline auxiliou na pesquisa bibliogrfica. Todo o grupo se reuniu para trocar ideias e apresentar os documentos coletados para a construo terica do presente trabalho.

Assinatura de cada membro do grupo:

REFERNCIAS

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988. 32 ed. Braslia: Cmara dos Deputados, Edies Cmara, 2010. CRUZ, Geane Antunes. A possibilidade de adoo de crianas e adolescentes por casais homoafetivos considerando o julgamento da ADPF 132 e ADI 4277. Monografia. Montes Claros, 2011. DEL-Campo, Eduardo Roberto Alcntara. Estatuto da criana e do adolescente. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2009. DIAS, Maria Berenice. Manual do direito das famlias. 5. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009. DIAS, Maria Berenice. Adoo homoafetiva. < http://www.mbdias.com.br/hartigos.aspx?43,11. Acesso em 18 abr. 2012> MASCHIO, Jane Justina. A adoo por casais homossexuais. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 55, 1 mar. 2002. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/2764>. Acesso em: 21 abr.2012.

Anda mungkin juga menyukai