Anda di halaman 1dari 5

Escola Tcnica Estadual Ernesto Dornelles Histria da Arte I

A arte Romnica

Arte Romnica se desenvolveu no sculo XI at o incio do sculo XIII. problemtico estabelecer o limite inicial e final (entre 1001 a 1200). a arte influenciada pela cultura do Imprio Romano, que, depois da invaso dos povos brbaros, deu incio ao perodo histrico conhecido por Idade Mdia. Na Idade Mdia, a arte tem suas razes com o Cristianismo, trazendo assim modificaes no comportamento humano, fazendo com que na arte fosse a maior valorizao do esprito. A cabea espiritual era o Papa e a temporal o Rei. Os valores da religio crist impregnaram em todos os aspectos da vida medieval e a igreja como representante de Deus na Terra. O termo romnico como j visto criao do mundo contemporneo. Dois personagens foram importantes nesta poca, Charles de Gerville e Le Prevost, que, em suas frequentes sadas pela natureza, acompanhados de pintores, estudiosos de runas, iam em busca de regies com alma livre. Chamando assim a arte naquela poca de romnica, queriam aproximar dos modos e das formas antigas de Roma, j que atravs dos seus estudos estavam redescobrindo o que at ento tinha sido ignorado. Foi nas igrejas que o estilo Romnico se desenvolveu em toda a sua plenitude. Eram os prprios religiosos que comandavam as construes, a partir do conhecimento monstico. Assim realizavam as demolies de igrejas antigas, substituindo-as por outras com estilos diferentes e mais modernos. Mas atravs do arquelogo Arcisse de Caumont foram encontradas algumas utilidades nos monumentos encontrados.

Em verdade, a avaliao desse perodo estava estritamente relacionada com as posturas nacionalistas, onde examinavam em profundidade as amostras dos materiais deixados pelas culturas locais do passado. Podemos identificar o romnico como tudo quilo que esquemtico, expressivo, com forte poder dramtico pela abstrao. O romnico uma arte essencialmente religiosa, promovida pela igreja e destina aos fiis cristos. O artista desta poca, na maioria das ocasies, era considerado um arteso. Apesar de ser necessrio fazer uma primeira distino entre os projetos de longo alcance econmico, o material mais utilizado era a pedra. A primeira coisa que chama a ateno nas igrejas romnicas o seu tamanho. Elas so sempre grandes e slidas. Da serem chamadas: fortalezas de Deus. A explicao mais aceita para as formas volumosas, estilizadas e duras dessas igrejas o fato da arte romnica no ser fruto do gosto refinado da nobreza nem das idias desenvolvidas nos centros urbanos, um estilo essencialmente clerical. A arte desse perodo passa, assim a ser encarada como uma extenso do servio divino e uma oferenda divindade. A mais famosa a Catedral de Pisa sendo o edifcio mais conhecido do seu conjunto o campanrio que comeou a ser construdo em 1.174. Trata-se da Torre de Pisa que se inclinou porque, com o passar do tempo, o terreno cedeu. Na Itlia, diferente do resto da Europa, no apresenta formas pesadas, duras e primitivas.

As caractersticas gerais do estilo Romnico so: a substituio do teto de madeira por abbadas; pilares macios que sustentavam e das paredes espessas; aberturas raras e estreitas usadas como janelas; grande espessura das paredes, consolidao das paredes por contrafortes ou gigantes para dar sustentao ao prdio; torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada; arcos que so formados por 180 graus. consolidao dos arcos por meio de arquivolta.

A arte Bizantina teve seu centro de difuso a partir da cidade de Constantinopla, capital do Imprio Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princpio incorporando caractersticas provenientes de regies orientais, como a sia Menor e a Sria. A aceitao do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficializao por Teodsio procuraram fazer com que a religio tivesse um importante papel como difusor didtico da f ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu carter sagrado e governava em nome de Deus.

A tentativa de preservar o carter universal do Imprio fez com que o cristianismo no oriente destacasse aspectos de outras religies, isso explica o desenvolvimento de rituais, cnticos e baslicas. O apogeu da cultura bizantina ocorreu durante o reinado de Justiniano ( 526-565 d.C. ), considerada como a Idade de Ouro do imprio. Arquitetura : O grande destaque da arquitetura foi a construo de Igrejas, facilmente compreendido dado o carter teocrtico do Imprio Bizantino. A necessidade de construir Igrejas espaosas e monumentais determinou a utilizao de cpulas sustentadas por colunas, onde haviam os capitis, trabalhados e decorados com revestimento de ouro, destacando-se a influncia grega. A Igreja de Santa Sofia o mais grandioso exemplo dessa arquitetura, onde trabalharam mais de dez mil homens durante quase seis anos. Por fora o templo era muito simples, porm internamente apresentava grande suntuosidade, utilizando-se de mosaicos com formas geomtricas, de cenas do Evangelho. Na cidade italiana de Ravena, conquistada pelos bizantinos, desenvolveu-se um estilo sincrtico, fundindo elementos latinos e orientais, onde se destacam as Igrejas de Santo Apolinrio e So Vital, destacando-se esta ltima onde existe uma cpula central sustentadas por colunas e os mosaicos como elementos decorativos. Pintura e Escultura: A pintura bizantina no teve grande desenvolvimento, pois assim como a escultura sofreram forte obstculo devido ao movimento iconoclasta . Encontramos trs elementos distintos: os cones, pinturas em painis portteis, com a imagem da Virgem Maria, de cristo ou de santos; as miniaturas, pinturas usadas nas ilustraes dos livros, portanto vinculadas com a temtica da obra; e os afrescos, tcnica de pintura mural onde a tinta era aplicada no revestimento das paredes, ainda midos, garantindo sua fixao. Destaca-se na escultura o trabalho com o marfim, principalmente os dpticos, obra em baixo relevo, formada por dois pequenos painis que se fecham, ou trpticos, obras semelhantes s anteriores, porm com uma parte central e duas partes laterais que se fecham.

Mosaicos : O Mosaico foi uma forma de expresso artstica importante no Imprio Bizantino, principalmente durante seu apogeu, no reinado de justiniano, consistindo na formao de uma figura com pequenos pedaos de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede. A arte do mosaico serviu para retratar o Imperador ou a imperatriz, destacando-se ainda a figura dos profetas.

A ARTE GTICA

Como tantas denominaes atribudas por crticos e historiadores a estilos e perodos artsticos, a de arte gtica, empregada pela primeira vez por Vasari, em 1550, no seu livro sobre as Vidas dos Mais Excelentes Pintores, Escultores e Arquitetos, possua, a principio carter depreciativo. Baseava-se na diviso das eras artsticas preconizada por Ghiberti: Idade urea da arte clssica, declnio desde Constantino e, a partir de Giotto, a Renascena Italiana. Para Ghiberti, como para Vasari, o intervalo compreendido entre a poca de Constantino e o advento de Giotto foi artisticamente nulo, pois os pintores, os escultores e os arquitetos afastaramse da tradio clssica, influenciados pelo novo ideal esttico: o gtico. Gtico, logicamente, seria o estilo particular aos gdos, tribo brbara do N. da Europa; a arte gtica, contudo, nada tem a ver com esse povo, pois nasceu com a arquitetura religiosa da Normandia e da Borgonha, durante o sc. XII. A arte gtica foi relegada a discreto segundo plano, combatida e negada at ao ltimo quarto do sc. XVIII, quando comeou sua valorizao, graas, principalmente, ao Pr Romantismo, em pases como a Gr-Bretanha e a Alemanha. Com o advento do romantismo, e devido pregao de Viollet-le-Duc, o gtico passou a reunir a preferncia de todos os artistas e arquitetos. Hoje, aps os minuciosos estudos de ensastas como Mle, Focillon, Dvork e outros, entende-se por gtico o estilo de arte medieval que tendo-se originado por volta de 1150, na Frana, transformar-se-ia em estilo internacional durando at 1420 na Itlia e at 1500 nos pases setentrionais. O estilo gtico , antes de tudo, um estilo arquitetnico; mas o adjetivo gtico empregado tambm para caracterizar a pintura e a escultura do perodo. A pintura gtica presencia o aparecimento e a rpida difuso de nova modalidade pictrica: a pintura de cavalete, o quadro ou o retbulo. A temtica acima de tudo religiosa. Quanto tcnica, importantes inovaes comeam a aparecer com os irmos Hubert e Jan van Eyck (h duvidas quanto a existncia de Hubert; Jan van Eyck faleceu em 1441), que recorrem pintura a leo, e no mais tmpera como at ento. Ficou dito a pouco que a pintura gtica era principalmente de ndole, religiosa. No entanto, o perodo assiste tambm ao nascimento da pintura profana como, por exemplo, nos painis, verdadeiros discursos polticos, executados entre 1337 e 1339 no Palazzo Pubblico de Siena por

Ambrogio Lorenzetti, e nas ilustraes de calendrios, tratados cientficos e moralits, baseadas nos escritos de autores clssicos, como Esopo e Ovdio. Como tpica manifestao do nascente individualismo, especial meno deve ser feita ao retrato, que faz ento sua apario: retrato de Joo o Bom, 1350-1364, na biblioteca de Paris. Grandes Retratistas tornariam, no sc. XV, o gnero prestigiadssimo: Van Eyck, Van der Weyden e Memling, nos pases baixos, Masaccio, Uccello, Veneziano e Pisanello, na Itlia. O estilo gtico em pintura parece ter tido sua origem nas miniaturas irlandesas e inglesas de princpios do sc. XIII. Em fins desse mesmo sculo, e possivelmente sob a influncia da escultura, d-se um passo gigantesco no sentido da tridimensionalidade, dop detalhe naturalista e da interpretao psicolgica. Com Giotto, falecido em 1337, todas essas qualidades cristalizam-se pela primeira vez. De avignon, cidade papal, o estilo gtico giottesco, modificado por Simone Martini, falecido em 1344, ganha os demais pases europeus. Na segunda metade do sc. XIV chegar mesmo a Praga, at onde se faz sentiro influxo da arte de alguns pintores setentrionais italianos, discpulos ou seguidores de Giotto. Desde princpios do sc. XIII pode-se falar na internacionalidade do estilo gtico; mas no sc. XV que a pintura atinge a seu mais alto desenvolvimento, com a criao de escolas nacionais, como a que desenvolveria na Borgonha e nos pases e nos Pases Baixos. Nesses pases a pintura, j anunciada pelos livros-de-hora vividamente ilustrados, atinge a altssimo nvel com os Van Eyck, Petrus Christus, Van der Weyden, Memling, Van der Goes. O fim da pintura gtica parece estar contido na obra de dois pintores singulares: o holands Jheronimus Bosch (falecido em 1516) e o alemo Mathias Grunewald (falecido em 1528), que encerram um ciclo e, de certo modo, inauguram novos tempos. Escultura A escultura gtica somente pode ser compreendida em toda a sua importncia se entregada ao esquema arquitetnico ao qual estava subordinada. Tal como na pintura, a escultura sobre tudo religiosa, muito embora o fim do perodo gtico presencie a imposio do individualismo que iria conduzir ao retrato de cunho naturalista. Os primeiros escultores so ainda annimos: so os estaturios de Chartres, Reims e Strasburgo. Em fins do sc. XIV surge a figura talvez mais notvel da escultura gtica: Claus Sluter (falecido em 1406), e que ir influenciar toda a arte de seu tempo, mesmo a pintura de Van Eyck, de quem, alis, era primo. Ao lado de Sluter, e como representante do estilo gtico meridional, merece ser citado o escultor italiano Jacopo della Qurcia (falecido em 1438), cuja arte anunciada j a Renascena. A ltima fase da escultura gtica (1480 1520) caracteriza-se por um maneirismo de que expoente mximo o alemo Tilmam Riemenschneider,
falecido em 1531.

Van Eyck

Anda mungkin juga menyukai