Anda di halaman 1dari 13

30

Revista Eletrnica sobre Antiguidade e Medievo Electronic Journal about Antiquity and Middle Ages Reche Ontillera, Alberto; Souza, Guilherme Queiroz de; Vianna, Luciano Jos (Eds.).

Roda da Fortuna

Guerra e paz no Baixo Imprio Romano: Um estudo da Epitoma Rei Militaris de Vegcio (Sc. IV)
War and Peace in the Latter Roman Empire: A Study of Epitoma Rei Militaris From Vegetius Resumo: O objetivo do presente artigo apresentar algumas reflexes acerca das concepes romanas de guerra. Para tal nos centramos na anlise da Epitoma rei militaris, um manual militar produzido no final do sculo IV e na leitura da historiografia militar acerca do Imprio Romano e tambm na historiografia militar crist. Com tal trajeto e as interrogaes relacionadas com as noes de guerra e paz possvel pensar em perspectivas para os estudos de Histria Militar. Palavras-chave: Histria Militar; Guerra; Vegcio. Abstract: The objective of the present article is to show some reflections about the roman conceptions of war. For this we focus on the analysis of the Epitoma rei militaris, a military manual produced in the end of the Fourth Century and in the read of the military historiography about the Roman Empire and Christian military historiography. With this path and with the interrogations related with the notions of war and peace it is possible to think in prospects for the Military History studies. Keywords: Military History; War; Vegetius.

Wendryll Jos Bento Tavares1

Mestrando em Histria Antiga sob orientao da professora doutora Ana Teresa Marques Gonalves na Universidade Federal de Gois (UFG). Bolsista da Capes.
1

31 Tavares, Wendryll Jos Bento Guerra e paz no Baixo Imprio romano www.revistarodadafortuna.com

1. Introduo O que a guerra? Muitos autores j tentaram encontrar uma resposta definitiva para tal pergunta. Uma das respostas mais conhecidas a dada por Clausewitz no Da Guerra: a guerra no somente um ato poltico, mas um verdadeiro instrumento poltico, uma continuao das relaes polticas, uma realizao destas por outros meios (Clausewitz, 2010: 27). Na concepo do oficial prussiano a guerra nada mais era do que uma forma de conseguir a submisso do outro atravs do uso da violncia. Durante muito tempo esta resposta tipicamente pragmtica foi amplamente aceita entre os estudiosos do fenmeno militar, contudo, com o transcorrer do sculo XX comeou um processo gradual de contestao do paradigma clausewitziano. Entre os estudiosos que contestaram a resposta clausewitziana, John Keegan se destacou por afirmar que a guerra era anterior a existncia de Estados, diplomacia e estratgia. A guerra como a continuao da poltica por outros meios era uma frmula em que Clausewitz expressava as suas prprias condies histricas. Para Keegan, Clausewitz falhava porque no era capaz de entender o quanto tal concepo estava enraizada em sua prpria cultura e tomava uma definio de guerra historicamente localizada como algo universal. Para Keegan, a guerra abarca muito mais que a poltica, que sempre uma expresso da cultura, com frequncia um determinante de formas culturais e, em algumas sociedades, a prpria cultura (Keegan, 1995: 28). Victor Davies Hanson ao pensar o fenmeno blico na Antiguidade corrobora a perspectiva de Keegan, ao pensar a guerra como parte da natureza humana, sendo o guia dos conflitos blicos imutvel (Hanson, 2010: 03). Tal tendncia a mirar em aspectos outros da guerra que no aqueles relacionados a poltica se tornou cada vez mais forte durante a segunda metade do sculo XX. Donald Kagan, ao falar dos realistas e neorrealistas 2, descarta que os estados buscam sempre poder para realizar objetivos prticos e tangveis, para ele "a gama de objetivos que movem um povo a lutar guerra mais extenso e no sempre to prtico" (Kagan, 1996: 07). Partindo desta concepo de buscar outras explicaes para o fenmeno blico que no seus fins polticos que nos desdobramos sobre as concepes de guerra e paz entre os romanos, com uma ateno especial para a anlise do manual militar Epitoma rei militaris de Vegcio. De antemo deixamos bem claro que a
Duas escolas dos cientistas polticos modernos que estudam relaes internacionais. Os primeiros pensam que todos os estados e naes procuram mais poder do que podem ter. Os segundos pensam que o comportamento dos estados de forma mais dominadora no mbito das relaes internacionais se d por uma questo de segurana (Kagan, 1996: 07).
2

Roda da Fortuna. Revista Eletrnica sobre Antiguidade e Medievo, 2012, Volume 1, Nmero 2, pp. 30-42. ISSN: 2014-7430

32 Tavares, Wendryll Jos Bento Guerra e paz no Baixo Imprio romano www.revistarodadafortuna.com

pergunta inicial deste trabalho no ser respondida de forma absoluta, j que esta no nossa inteno. O que pretendemos aqui esboar e analisar algumas perspectivas romanas sobre o fennemo blico, principalmente aquelas encontradas na Epitoma rei militaris. 2. Guerra e paz para os romanos Na Introduo de uma obra publicada em 2007 chamada War and Peace in the Ancient World, Kurt A. Raaflaub aponta como um de seus objetivos, esboar pensamentos sobre a paz e seu restabelecimento no mundo antigo. Ao tratar daquilo que chamou de Ideologias de Paz, ele nos conta rapidamente da peculiaridade da paz entre os romanos e como a prpria concepo de paz entre estes se modificou durante os sculos de sua existncia. Tendo em vista as diversas concepes de paz presentes dentro do Imprio Romano espaotemporalmente e tambm devido a dificuldade de pensar em uma fonte que trate diretamente da paz e da guerra, decidimos iniciar uma anlise da obradocumento Epitoma rei militaris de Flvio Renato Vegcio, a fim de perceber como o autor define e relaciona esses dois conceitos, ao mesmo tempo que buscamos dialogar com a historiografia especializada no tema. Doyne Dawson em The Origins of Western Warfare, afirma que a Epitoma rei militaris foi a obra mais importante para o ideal de militarismo cvico no final do Imprio Ocidental. O autor vai mais alm e nos diz que a Epitoma rei militaris alm de ter sido "o mais influente trabalho escrito no mundo ocidental antes do sculo XIX. Foi o nico tratado militar que permaneceu continuamente popular durante a Idade Mdia" (Dawson, 1996: 162-163). Motivo mais que suficiente para analisarmos tal obra, contudo, preciso ressaltar ainda que a escolhemos especificamente por dois motivos: o primeiro a falta de reflexo acerca de questes de guerra e paz nos sculos IV e V no Imprio Romano, j que grande prioridade tem sido dada ao perodo republicano e ao Principado. O segundo que na bibliografia selecionada por ns, as concepes romanas aparecem muitas vezes separadas das concepes crists de paz, o que no se aplica ao nosso objeto. Acreditamos Vegcio se encontra preso nestas duas formas de enxergar a guerra: a forma crist e a dos escritores latinos citados por ele (Cato-o-Censor, Cornlio Celso, Frontino, Paterno, etc). O que podemos saber de Vegcio resulta do que podemos inferir das obras escritas por ele: Epitoma rei militaris e Digesta Artis Mulomedicinae. Seu nome de nascena era provavelmente Publius Vegetius Renatus, sendo o cognomen Renatus indicativo de crena no Cristianismo (recm-nascido, o que

Roda da Fortuna. Revista Eletrnica sobre Antiguidade e Medievo, 2012, Volume 1, Nmero 2, pp. 30-42. ISSN: 2014-7430

33 Tavares, Wendryll Jos Bento Guerra e paz no Baixo Imprio romano www.revistarodadafortuna.com

nasce de novo). sabido que durante sua vida, Vegcio conseguiu o ttulo de vir ilustris, que era reservado aos detentores de altos cargos: prefeitos do pretrio, prefeitos urbanos, mestres das milcias, condes domsticos, condes das sagradas liberalidades ou grandes camareiros (M onteiro, 2009: 89). Possivelmente, ele tenha sido tambm um comes sacrarum largitionum, ou seja, um ministro da finana imperial, o que serviu para ajud-lo a se familiarizar com questes militares (Shrader, 1981: 168). Tambm sabemos que Vegcio era um criador de cavalos e que foi um homem que viajou por todo o Imprio. Com relao a obra (um manual militar), podemos dizer que a Epitoma rei militaris composta de quatro livros dedicados ao Imperador, sendo o primeiro dedicado seleo dos jovens, o segundo voltado a mostrar a tradio do antigo exrcito, o terceiro responsvel por expor os tipos de artes necessrias ao combate terrestre (alm de regras gerais da guerra) e o quarto engajado em enumerar mquinas para atacar e defender cidades, alm de apresentar os preceitos da guerra naval (Epit. I)3. O objetivo de Vegcio mostrar atravs de um trabalho diligente e fiel as matrias que esto dispersas em diversos autores e que ensinam a disciplina das armas em benefcio dos Romanos. Ou seja, ele busca fornecer elementos que ajudem a o exrcito romano em campo de batalha. No incio do terceiro livro de sua obra, Vegcio enuncia uma das mximas mais importante e conhecidas dentro do campo dos estudos militares:
Portanto, quem desejar a paz, que prepare a guerra; quem ambicionar a vitria, que treine diligentemente os soldados; quem pretender desenlaces favorveis, que lute com arte, no ao acaso. Ningum ousa provocar, ningum ousa agredir aquele que se percebe ser-lhe superior em caso de combate. (Epit. III).

Esta enunciao passou por muitos usos durante o transcorrer dos sculos e ainda nos dias atuais ela recorrente. Contudo, se faz necessrio demonstrar que tal construo estava inserida dentro de um contexto especfico do quarto sculo e fazia parte de um entendimento romano acerca do fenmeno militar4. Apesar de Vegcio se utilizar de autores do final do perodo republicano e incio do perodo imperial, ao mobilizar este passado, o autor procurava respostas para os problemas de seu prprio tempo.
3 4

Ao citarmos a Epitoma rei militaris, utilizaremos sua forma abreviada.

Com isso, estamos afirmando o carter permutvel das concepes de guerra romanas no transcorrer do tempo, embora no neguemos certas similaridades com concepes do perodo republicano e sculo I.

Roda da Fortuna. Revista Eletrnica sobre Antiguidade e Medievo, 2012, Volume 1, Nmero 2, pp. 30-42. ISSN: 2014-7430

34 Tavares, Wendryll Jos Bento Guerra e paz no Baixo Imprio romano www.revistarodadafortuna.com

Ao tratarmos de Vegcio, claramente estamos lidando com um autor cristo. Isso pode ser comprovado em vrias passagens da obra, como naquela em ele nos fala da legio romana: Penso que as legies foram institudas pelos Romanos no s por desgnio humano mas tambm por inspirao de Deus (Epit. II, XXI). Em outra passagem o autor fala dos juramentos que os soldados devem prestar: juram por Deus, por Cristo e pelo Esprito Santo e pela majestade do Imperador, a qual, a seguir a Deus, deve ser estimada e honrada pelo gnero humano (Epit. II, V). Ao escrever sobre guerra de um ponto de vista cristo, Vegcio nos mostra uma perspectiva tpica do perodo ps-Constantino em contraposio a perspectiva anterior a ascenso de Constantino. Louis J. Swift ao estudar os escritos de Baslio, Atnasio, Ambrsio e Agostinho mostra como a questo da violncia se modificou no sculo IV. No se trata mais da certeza de que um cristo pode tirar a vida, mas sim em que condies tal ao se fazia necessria. Na viso de Swift, Agostinho apontava a massa de pecado como consequncia do Pecado Original sendo a ordem social um meio de punir e restringir o mal. Ocorreu uma grande transformao sobre os propsitos de travar guerra. Se antes do sculo IV havia uma impossibilidade de se lutar guerras com objetivos benevolentes, no perodo ps-Constantino, se tornou totalmente plausvel lutas para ajudar o prximo. Segundo Swift: "violncia e esprito interno de amor no eram incompatveis" (Swift, 2007: 290). O ato de travar uma guerra (ius ad bellum) com autoridade legtima para expurgar injrias no era incompatvel com a conduta na guerra ( ius in bello) em que a misericrdia deveria ser mostrada ao perdedor. Alm de pensar na realidade crist em que Vegcio estava inserido temos que buscar conceituar paz entre os romanos politestas, fontes citadas 5 por Vegcio. Nathan Rosenstein nos diz que os romanos que viveram durante o perodo republicano: a paz "era produto de guerra vitoriosa, algo imposto sobre o vencido, o produto de rendio, humilhao e uma destruio do esprito do inimigo" (Rosenstein, 2007: 227). Para eles qualquer outra forma de terminar uma guerra era vergonhoso, era preciso que o ato ritual da Deditio fosse realizado para que os vencidos estivessem submetidos a fides do general romano vitorioso. Imperadores que negociaram com inimigos, como foi o caso de Domiciano com os Dcios, foram pesadamente censurados, j

Entre as fontes citadas por Vegcio esto: Virglio, Frontino, Cato-o-Antigo, Cornlio Celso, Paterno e as constituies de Augusto, Trajano e Adriano.
5

Roda da Fortuna. Revista Eletrnica sobre Antiguidade e Medievo, 2012, Volume 1, Nmero 2, pp. 30-42. ISSN: 2014-7430

35 Tavares, Wendryll Jos Bento Guerra e paz no Baixo Imprio romano www.revistarodadafortuna.com

governantes que travavam guerras, como seu sucessor Trajano, representavam o ideal. Essa concepo romana de no capitulao ante os inimigos e aceitar a paz somente como o lado vitorioso da guerra nos parece estranha. Como Carlin A. Barton nos explica a paz em nosso mundo est associada a justia e oposta ao caos sem leis. Entre os romanos, todavia, somente a paz imposta ao derrotado era aceita como pax, o que implicava alm da deditio, a supplicatio e a deprecatio do adversrio. Contudo, existiam duas esferas da pax entre os romanos: domi e militae. Na primeira, principalmente em contextos de guerras civis, pax era sinnimo de contrato (pactio, sponsio, foedus, societas, stipulatio), enquanto na segunda pax se ligava a derrota, suplicao, confisso ( deditio, supplicatio, confessio) (Barton, 2007). Esse esquema funciona muito bem para se entender Vegcio. Se a paz foi se modificando ao longo dos anos, pensamos que o contexto do quarto sculo possibilitava uma nova definio de guerra. Igitur qui desiderat pacem praeparat bellum.6 Em um momento em que problemas militares com os povos brbaros eram recorrentes se fazia necessrio que houvesse uma retomada do ideal da busca da paz por meio das armas. Alm da enunciao de que a guerra possui preponderncia sobre a paz, preciso avaliar o valor atribudo a esta segunda por Vegcio. Como o prprio autor nos diz:
E tal como sabemos pela prtica e pela experincia, a partir dessa causa que tantas derrotas foram causadas pelos nossos inimigos em toda a parte, quando uma longa paz deu azo a uma escolha mais negligente dos soldados, quando os jovens mais ilustres seguiam os cargos civis e quando os mancebos que, indicados pelos proprietrios por meio de favor ou desleixo dos recrutadores, se juntavam ao exrcito eram de tal espcie que at os seus senhores tinham repugnncia em t-los. (Vegcio. Epit. I, VII).

Aqui so colocadas duas questes: a primeira relativa a concepo de paz do autor, a segunda se liga a uma questo capital dos sculos IV e V, os problemas de recrutamento. Durante o perodo republicano os romanos associavam falta de tenso e atividade enrgica como ausncia de esprito, falta de vitalidade. Paz em nosso senso seria considerada enervante - e at mesmo perigosa (Barton, 2007: 246). A paz seria responsvel por destruir a disciplina que preservava a organizao romana e os preceitos morais que
6

Portanto, quem desejar a paz, que prepare a guerra (Vegcio. Compndio da Arte Militar. III).

Roda da Fortuna. Revista Eletrnica sobre Antiguidade e Medievo, 2012, Volume 1, Nmero 2, pp. 30-42. ISSN: 2014-7430

36 Tavares, Wendryll Jos Bento Guerra e paz no Baixo Imprio romano www.revistarodadafortuna.com

tornavam os romanos aqueles que dominavam grande parte do mundo conhecido. Durante a Repblica, perodos de paz levavam a lutas civis, j no quarto sculo aps principalmente a Batalha de Adrianopla, Vegcio acusava os problemas gerados pela paz como responsveis pelas sucessivas derrotas romanas7. Como ele mesmo denuncia:
Nem se deve negar que, depois da fundao da sua cidade, os Romanos dela sempre partiram para a guerra. Mas, nesse tempo, no estavam enfraquecidos por nenhuns prazeres, por nenhuns luxos; a juventude lavava o suor acumulado na corrida e nos exerccios de campo nadando no Tibre; ao mesmo tempo guerreira e agricultora, trocava somente de tipo de armas; de tal forma isto verdade que se sabe que a ditadura foi oferecida a Quncio Cincinato enquanto este lavrava (Vegcio. Epit. I, III).

Enquanto paz est associada a defeitos e problemas, a guerra estava associada com as maiores virtudes romanas. Novamente nos alinhamos com Barton, pois para ele palavras que ns associaramos com paz e tranquilidade (otium, inertia, desidia, ignavia, socordia), estavam associadas com covardia, falta de determinao, energia efetiva, virtus. Palavras associadas com atividade enrgica e tenso (labor, industria, exercitio, disciplina, duritia, studium, vigilantia ), assinalavam energia, vigor, vitalidade, melhoramento do ser. Somente a atividade enrgica pode fazer com que os romanos retomem o poder romano idealizado por Vegcio. A ausncia de atividade enrgica e tenso era vista como virtuosa enquanto existia paz com os deuses ou concordia8. So visveis as ligaes feitas por Vegcio opondo virtudes ligadas a guerra e defeitos ligados a paz:
Mas a segurana proporcionada por um longo perodo de paz conduziu os homens, em parte, ao prazer do cio e, em parte, s carreiras civis. Assim, o cuidado com o treino militar foi, em primeiro lugar, encarado de uma forma mais negligente, depois abandonado, e, por ltimo, h muito tempo que caiu no esquecimento, conforme se sabe. E que ningum se admire que Como Adrian Goldsworthy nos mostra, grande parte das derrotas romanas naquele momento eram feitas por assaltos de grupos brbaros e no por batalhas de grandes propores.
7

Como Kurt A. Raaflaub nos explica: Em Roma, pax era conceitualmente importante sobretudo porque todo ato cultual tinha o propsito de assegurar paz com os deuses (pax deorum), mas a personificao e culto seguia-se muito depois. Enquanto paz interna, concrdia (concordia) foi personificada e recebeu um templo j na metade da Repblica, isto aconteceu com a paz somente na sequncia da guerra civil desastrosa que destruiu a Repblica, quando a paz foi imposta pelos vitoriosos e eventualmente se tornou a Pax Augusta (Raaflaub, 2007: 14).
8

Roda da Fortuna. Revista Eletrnica sobre Antiguidade e Medievo, 2012, Volume 1, Nmero 2, pp. 30-42. ISSN: 2014-7430

37 Tavares, Wendryll Jos Bento Guerra e paz no Baixo Imprio romano www.revistarodadafortuna.com isto tenha acontecido na poca precedente, sabendo-se que, depois da Primeira Guerra Pnica, se seguiu uma paz de mais de vinte anos, que adormeceu pelo cio e pela desabituao das armas os Romanos que tinham vencido em toda a parte, de tal forma que, durante a Segunda Guerra Pnica, eles no puderam estar altura de Anbal (Epit. I, XXVIII).

Aqui ele nos d um exemplo evidente da associao da paz com o cio e ao abandono da carreira militar em detrimento das carreiras civis. A negligncia est localizada no plo oposto da disciplina e observamos o recurso ao topos da Historia magristra vitae para alertar os romanos quanto a esse perigo, no caso o exemplo da paz gerada aps as primeiras Guerras Pnicas que enfraqueceu os romanos ante Anbal. Vegcio, no nos deixa sem soluo para esses problemas e busca na aemulatio a resposta para tal situao. As solues s podem ser adquiridas atravs da leitura e repetio dos sucessos do passado: Eu compilei a smula disto tudo neste livrinho com fidelidade e dedicao,[...] para que, se algum quiser mostrar-se diligente na seleo e no treino dos recrutas, possa facilmente reforar o exrcito pela imitao das antigas virtudes (Epit. I, XXVIII). 3. A guerra como motor de transformao do homem Vegcio nos d uma frmula do sucesso militar romano: Na verdade, ns vemos que o povo romano submeteu todo o Mundo por meio de nenhuma outra razo a no ser pelo treino das armas, pela disciplina dos acampamentos e pela experincia do exrcito ! (Epit. I, I). Trs so os pilares do sucesso romano: treinamento, disciplina e experincia. Contudo, antes de todo o processo de disciplinarizao, treinamento e ganho de experincia era essencial a presena de outra caracterstica, tambm ligada a guerra, era primordial a presena da virtus, que alguns autores traduziriam como coragem agressiva: Portanto, devem ser rejeitados os menos teis e devem ser escolhidos para o lugar deles os mais capazes. Na verdade, em todo o tipo de conflitos, no aproveita tanto a quantidade quanto a virtus (Epit. I, VII). Interessante notar que a virtus deveria estar em equilbrio com a disciplina. Ambas as virtudes seriam complementares formao do soldado, se ligariam ao plo da guerra, e deveriam ser expressas conjuntamente no momento do combate. A virtus permitia que os homens se colocassem em posio de batalha, mas a disciplina - entendida como algo imposto e sentido em seus diferentes elementos (obedincia, treinamento e labor) - que tornava este exrcito mais competitivo. Esta ltima virtude, segundo Le Bohec:

Roda da Fortuna. Revista Eletrnica sobre Antiguidade e Medievo, 2012, Volume 1, Nmero 2, pp. 30-42. ISSN: 2014-7430

38 Tavares, Wendryll Jos Bento Guerra e paz no Baixo Imprio romano www.revistarodadafortuna.com no significava somente uma obedincia cega as ordens: essa atitude se dava mais como consequncia. De fato, em disc-iplina se encontra a raiz disc-o, -ere;e esse verbo significa "aprender": no tema militar necessrio se formar, "aprender" todos os mistrios. Executar uma ordem, inclusive aquelas que paream absurda, respeitar os superiores, tudo isso forma parte dos imperativos da profisso, tudo isso se ensina da mesma maneira que a manuteno das armas ou a construo de uma palhiada; o soldado que sabe o que deve saber porque o havia repetido mil vezes no campo de manobras tem confiana em si mesmo e em seus chefes (Le Bohec, 2008: 144).

Na concepo de Vegcio, a guerra tinha a funo de transformar os jovens em soldados e torn-los mais valorosos. Alm do aspecto meramente militar, a guerra, ao que nos parece, tinha como funo descriminar o que era romano daquilo que no era. Apesar de sermos reticentes quanto a utilizao de termos como civilizado e incivilizado para tratar das sociedades antigas, as ideias de Norbert Elias possuem um papel importante em nosso raciocnio ao tratar do papel da guerra na sociedade romana do IV sculo. Durante o perodo moderno a guerra se tornou algo indesejado e pensadores comearam a pensar na possibilidade de no existirem futuras guerras, como Thomas Paine, Kant e Montesquieu. No Mundo Antigo, a guerra era encarada como inevitvel e importante para a transformao do jovem ( tiro) em adulto. Como se dava essa transformao do jovem em adulto com fins militares? Era atravs da seleo, recrutamento e treinamento que eram escolhidos aqueles que seriam os melhores para comporem as fileiras romanas. Um primeiro passo era escolher de que regies deveriam ser recrutados, lembrando que para Vegcio "devem ser escolhidos nas regies temperadas os recrutas cuja abundncia de sangue basta para desprezar os ferimentos e a morte, mas tambm aos quais no falte a prudentia" (Vegcio. Epit. I, II). Os soldados escolhidos em regies mais quentes eram considerados mais inteligentes, porm, tinham menos sangue, enquanto os soldados escolhidos em regies setentrionais eram de inteligncia desprestigiada mas tinham mais sangue. Outro importante pr-requisito para que o jovem se tornasse um bom soldado era o fato dele advir do campo. Havia uma oposio entre campo e cidade, em que a segunda era assimilada aos luxos, banhos e ao otio, enquanto o campo era associado com o vigor fsico, com os trabalhos com o ferro, em que a atividade era a regra da sociedade. Tal anttese lembra muito a oposio guerra e paz, o que nos leva mais uma vez a aventar a hiptese de que para Vegcio a ausncia de atividade era malfica para o melhoramento da conduta militar, pois, teme menos a morte aquele que conhece menos prazeres ao longo da vida (Epit. I,III).

Roda da Fortuna. Revista Eletrnica sobre Antiguidade e Medievo, 2012, Volume 1, Nmero 2, pp. 30-42. ISSN: 2014-7430

39 Tavares, Wendryll Jos Bento Guerra e paz no Baixo Imprio romano www.revistarodadafortuna.com

Interessante notar que existiam traos visveis num provvel bom soldado. Vegcio nos fala das caractersticas fsicas do jovem que possui a virtus. Entre outras coisas, ele deve ter olhos vigilantes, cabea erguida, braos fortes e ancas estreitas. Jovens pescadores, teceles, passarinheiros so considerados inaptos ao trabalho militar enquanto ferreiros, carpinteiros e caadores so indicados ao recrutamento. Novamente, vemos que algumas atividades estavam ligadas a covardia, a incria enquanto outras estavam associadas a energia e vigor. Aps esse processo de pr-seleo, o que vemos na Epitoma rei militaris so indicaes para o treino dos soldados individual e coletivamente. Era a isso que Vegcio atribua a fora do povo romano: Na verdade, ns vemos que o povo romano submeteu todo o Mundo por meio de nenhuma outra razo a no ser pelo treino das armas, pela disciplina dos acampamentos e pela experincia do exrcito (Epit. I, I). Nesse momento que as contribuies de Norbert Elias em O Processo Civilizador lanam chaves para entendermos a forma como Vegcio e os romanos do sculo IV enxergavam a guerra. Ao falar do desenvolvimento do conceito de Civilit, ela nos informa que anttese que expressava a auto-imagem do Ocidente medieval opunha Cristianismo a paganismo. Segundo ele: em nome da cruz e mais tarde da civilizao, a sociedade do Ocidente empenhase, durante a Idade Mdia, em guerras de colonizao e expanso (Elias, 1994: 67). Pensamos que defesa de certo padro de bom comportamento ameaava aqueles que no praticavam um comportamento aceitvel e havia uma tentativa de impor certos padres por parte dos romanos. O padro de comportamento, ou seja, o conjunto de aes que configuravam o que era bem e mal aceito naquele momento tinha sua peculiaridade em torno das esferas da guerra e da paz. As atividades ligadas a guerra, assim como o treinamento e as punies tornavam os homens soldados melhores: "O medo dos castigos disciplina os soldados nos aquartelamentos; e, em campanha, a esperana de recompensa torna-os melhores" (Epit. III, XXVI). A paz, por outro lado, transformava os homens em preguiosos e indisciplinados, como o prprio Vegcio atesta ao lembrar o fim da Primeira Guerra Pnica: "[...] se seguiu uma paz de mais de vinte anos, que adormeceu pelo cio e pela desabituao das armas os Romanos que tinham vencido em toda a parte, de tal forma que, durante a Segunda Guerra Pnica, eles no puderam estar altura de Anbal" ( Epit. I, XXVIII). 4. Consideraes finais

Roda da Fortuna. Revista Eletrnica sobre Antiguidade e Medievo, 2012, Volume 1, Nmero 2, pp. 30-42. ISSN: 2014-7430

40 Tavares, Wendryll Jos Bento Guerra e paz no Baixo Imprio romano www.revistarodadafortuna.com

Ao interrogarmos a Epitoma rei militaris e a historiografia militar acerca de perspectivas para o entendimento do fenmeno blico em Roma e consequentemente para o entendimento do que a guerra, nos surpreendemos com as possibilidades abertas com a leitura da documentao. A guerra e a paz no eram encaradas como efeitos colaterais dentro de um universo em que as relaes no eram bem sucedidas. Ao invs de ser o fim violento que as pessoas no desejavam, a guerra e as atividades ligadas a ela eram (principalmente na fonte trabalhada aqui) o que tornava os homens melhores naquela sociedade. A paz, por outro lado, tinha um significado pejorativo e levava os indivduos a se tornarem cada vez piores. Ao contrrio, por exemplo, da definio de guerra de William Tecumseh Sherman - Guerra o inferno (Ferril, 1997: 09) - Vegcio e os romanos do IV sculo no pensavam a guerra como destrutiva e desanimadora. Tais diferenas nos levam a ressaltar novamente que o fenmeno militar culturalmente construdo e representado. Referncias Fontes Vegcio (2004). Epitoma Rei Militaris. Trad. M. D. Reeve. Oxford: Clarendon Press. Vegcio (2009). Epit. Trad. J.G. Monteiro e J. E. Braga. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Vegcio (1996). Epitome of Military Science. Trad. N. P. Milner. Liverpool: Liverpool University Press. Vegcio (2006). Compendio de tcnica militar. Trad. David Paniagua Aguilar. Madri: Ediciones Ctedra. Bibliografia Barton, C. A. (2007). The Price of Peace in Ancient Rome. In: Raaflaub, K. A. (Ed.), War and Peace in the Ancient World (pp. 245-255). Oxford: Blackwell. Clausewitz, C. V. (2010). Da Guerra. Trad. Maria Teresa Ramos. So Paulo: Martins Fontes. Dawson, D. (1996). The Origins of Western Warfare: militarism and morality in the Ancient Worl. Oxford: Westview Press.

Roda da Fortuna. Revista Eletrnica sobre Antiguidade e Medievo, 2012, Volume 1, Nmero 2, pp. 30-42. ISSN: 2014-7430

41 Tavares, Wendryll Jos Bento Guerra e paz no Baixo Imprio romano www.revistarodadafortuna.com

Elias, N. (1994). A Civilizao como Transformao do Comportamento Humano. In: Elias, N. O Processo Civilizador. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2v. Ferril, A. (1997). The origins of War: From the Stone Age to Alexander the Great. Londres: Westview. Hanson, V. D. (2010). (Org.). Makers of Ancient Strategy: From the Persian Wars to the Fall of Rome. Princeton: Princeton University Press. Kagan, D. (1996). On the Origins of War: and the preservation of Peace . Nova Iorque: First Anchor Books. Keegan, J. (1995). Uma Histria da Guerra. Trad. Pedro Maia Soares. So Paulo: Companhia das Letras. Le Bohec, Y. (2008). El Ejrcito Romano. Trad. Ignacio Hierro. Barcelona: Editora Ariel. 2 ed. Lendon, J. E. (2000). Empire of Honour. Oxford: University Press. Lendon, J. E. (2005). Soldiers and Ghosts. A history of battle in classical antiquity . New Heaven and London: Yale University Press. Liebeschuetz, W. (2002). The end of the Roman army in the western empire. In: Rich, J; Shipley, G. War and Society in the Roman World (pp. 265-276). Londres: Routledge. Oxford Latin Dictionary (1968). Oxford: University Press. Raaflaub, K. A. (2007). Introduction: Searching for Peace in the Ancient World. In: Raaflaub, Kurt. A. (Ed.). War and Peace in the Ancient World (pp. 0133). Oxford: Blackwell. Rosenstein, N. (2007). War and Peace, Fear and Reconciliation at Rome. In: Raaflaub, K. A. (Ed.), War and Peace in the Ancient World (pp. 226-244). Oxford: Blackwell. Shrader, C. R. (1981). The Influence of Vegetius De re militari. Military Affairs, Vol. 45, No. 4 (Dec., 1981), 167-172.

Roda da Fortuna. Revista Eletrnica sobre Antiguidade e Medievo, 2012, Volume 1, Nmero 2, pp. 30-42. ISSN: 2014-7430

42 Tavares, Wendryll Jos Bento Guerra e paz no Baixo Imprio romano www.revistarodadafortuna.com

Swift, L. J. (2007). Early Christian Views on Violence, War, and Peace. In: Raaflaub, K. A. (Ed.), War and Peace in the Ancient World (pp. 279-296). Oxford: Blackwell.

Recebido: 15 de setembro 2012 Aprovado: 11 de dezembro de 2012

Roda da Fortuna. Revista Eletrnica sobre Antiguidade e Medievo, 2012, Volume 1, Nmero 2, pp. 30-42. ISSN: 2014-7430

Anda mungkin juga menyukai