Anda di halaman 1dari 5

Do absolutismo Assembleia Constituinte

resultado do descontentamento da maioria da populao contra os privilgios da alta burguesia, nobreza e clero. Sob o absolutismo (o regime em que o rei exerce amplos poderes) de Lus XVI, dos Bourbon, domina a desigualdade civil e uma profunda crise financeira.

Antecedentes da Revoluo
No final do sculo XVIII a Frana ainda um pas agrrio, mas com industrializao incipiente. A burguesia acumula dinheiro e comea a ambicionar tambm o poder poltico. A sociedade est dividida em trs grupos bsicos. O clero o Primeiro Estado, a nobreza, o Segundo, e os cerca de 95% restantes da populao, que inclui desde ricos comerciantes at camponeses, formam o Terceiro Estado. E este ltimo que, estimulado pelos ideais iluministas de liberdade e igualdade, se revolta contra os privilgios da minoria. Desde o reinado de Lus XIV, o "Rei Sol", a Frana encontra-se carregada de dvidas decorrentes das guerras de conquista da monarquia e da manuteno de uma corte pomposa, rodeada de uma nobreza parasitria.

Nobreza
Formada por 2,5% de uma populao de 23 milhes de habitantes. No paga impostos e tem acesso aos cargos pblicos. Subdivide-se em: alta nobreza, cujos rendimentos provm dos tributos senhoriais, penses reais e dos cargos na corte; nobreza rural, que possui direitos de senhorio e de explorao agrcola; e nobreza burocrtica, de origem burguesa, com altos postos administrativos.

Clero
Engloba 2% da populao total e tambm isento de impostos. Apresenta um grande desnvel entre o alto clero, de origem nobre e grandes rendimentos provenientes das rendas eclesisticas, e o baixo clero, de origem plebeia, reduzido subsistncia.

Terceiro Estado
Formado por 95% da populao, engloba a burguesia, os artesos, o proletariado industrial e o campesinato. A burguesia composta por fabricantes, banqueiros, comerciantes, advogados, mdicos. Os burgueses tm poder econmico, principalmente por meio da indstria e das finanas, mas igualada ao povo, dentro do Terceiro

Estado, sem direito de participao poltica, liberdade econmica e ascenso social.

Propagao de ideais democrticos


Os cafs, clubes e lojas manicas se convertem em centros de discusso das doutrinas iluministas, favorveis liberdade individual e forma democrtica de governo. Participam nobres, membros do baixo clero e burgueses liberais, como Lafayette, Mirabeau, Felipe de Orleans, Talleyrand e Siyes.

Reinado de Lus XVI


Comea em 1774, num quadro de agravamento da crise financeira e das tenses sociais. O rei Lus XVI nomeia o fisiocrata Turgot para ministro da Fazenda com a misso de realizar reformas que detenham a crise financeira. Mas as tentativas so barradas pela ao das classes privilegiadas. Em 1788, diante da bancarrota do Estado, o rei convoca a Assembleia dos Estados Gerais.

Estados Gerais
Constitudos por representantes dos trs Estados, so convocados em 1788 depois de 174 anos de inatividade. A convocao resulta do fracasso da Assembleia dos Notveis, reunida pela monarquia em 1787 para resolver a crise financeira. Formada principalmente por nobres, a Assembleia dos Notveis recusa qualquer reforma contra seus privilgios. Para a Assembleia dos Estados Gerais so eleitos 291 deputados do clero, 270 da nobreza e 610 do Terceiro Estado, dos quais a maioria burguesa.

Assembleia Nacional Constituinte


Os Estados Gerais comeam seus trabalhos em maio de 1789. A diviso no clero e na nobreza refora o Terceiro Estado, que pretende ir alm das reformas financeiras pretendidas pela monarquia. Para garantir sua maioria, a nobreza quer que a votao seja feita por classe. O Terceiro Estado quer a votao por cabea e consegue, para esse propsito, o apoio dos representantes do baixo clero e da pequena nobreza. A disposio da burguesia em liquidar o absolutismo e realizar reformas polticas, sociais e econmicas conduz, em junho de 1789, proclamao em Assembleia Constituinte.

Queda da bastilha

Em julho de 1789 a populao se envolve ativamente nas mudanas preconizadas pela Assembleia Constituinte. Revoltas populares em Paris e no interior, causadas inicialmente pelo aumento do preo do po, culminam no dia 14 com a tomada da Bastilha, priso que simboliza a tirania absolutista. O governador da priso e os guardas so massacrados pelo povo e todos os prisioneiros so libertados. Formam-se a Guarda Nacional, com milcia de cidados, e as comunas como novas divises administrativas. Grande parte da nobreza emigra. Em 4 de agosto de 1789 a Constituinte abole o sistema feudal.

Declarao dos Direitos do Cidado


aprovada pela Assembleia Constituinte em 26 de agosto de 1789, inspirada na declarao norte-americana, e diz que a propriedade privada inviolvel e sagrada. Tambm institui a igualdade jurdica e a liberdade pessoal para todos os homens de todas as regies do mundo.

Constituio Republicana
aprovada em setembro 1791, aps um acordo entre a burguesia e os representantes do clero e da nobreza, instituindo a monarquia parlamentar. Os poderes reais so enfraquecidos, a Justia reformada, a tortura abolida, mas as greves e associaes operrias so proibidas. As camadas populares no aceitam a nova Constituio e realizam greves em Paris. Mesmo assim, so eleitos para a Assembleia Legislativa 264 deputados da direita (girondinos), 345 do centro e 136 da esquerda (jacobinos e cordeliers). Os girondinos manipulam a Assembleia, mas a esquerda tem o apoio das camadas populares. Os jacobinos apoiam-se na pequena burguesia e os cordeliers (do francs, franciscanos, porque se reuniam em um convento da ordem) no povo pobre e comum.

Guerra contra a ustria


A adeso pblica do rei nova Constituio acompanhada por conspiraes em defesa dos direitos monrquicos. O rei tenta fugir, em junho de 1791, para comandar a escalada contrarrevolucionria sob a proteo da ustria. A famlia real presa durante a fuga e o povo passa a exigir medidas mais radicais contra a nobreza e o clero. Em abril de 1792 a direita patrocina a declarao de guerra ustria, apoiada pela corte, como uma possibilidade de volta ao poder. Austracos e prussianos aliam-se e invadem a Frana, mas so derrotados pela participao das massas populares, chamadas de sans-culottes por no usarem, como os nobres, os cales curtos com meias.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucaofrancesa/absolutismo-de-luis-xvi.php

Anda mungkin juga menyukai