Anda di halaman 1dari 20

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGCIOS DA SEGURANA PBLICA

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO

Corpo de Bombeiros

INSTRUO TCNICA N 31/2004

Heliponto e Heliporto

SUMRIO
1 2 3 4 5 Objetivo Aplicao Referncias normativas e bibliogrficas Termos e definies Procedimentos

ANEXOS
A Orientaes de sinais e ajudas visuais B Figuras e modelos de configurao de helipontos e sinalizao de solo C Dimensionamento de extintores em helipontos

capitulo31

593

28.02.05, 17:52

Heliponto e Heliporto

capitulo31

594

28.02.05, 17:52

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

1 OBJETIVO
1.1 Esta Instruo Tcnica estabelece as condies necessrias para segurana contra incndio de helipontos e heliportos, atendendo ao previsto no Decreto Estadual n 46.076/01.

5.3

Escolha do local

5.3.1 Para escolher o local destinado construo de um heliponto, deve-se atender s consideraes descritas na Portaria N 18/GM5/74.

5.4 2 APLICAO
2.1 Esta Instruo Tcnica se aplica a todas as edificaes e reas de risco que possuam helipontos ou heliportos, adotando, com as adequaes necessrias, as exigncias da Portaria n 18/GM5, de 14 de fevereiro de 1974, do Ministrio da Aeronutica, as quais em hiptese alguma podero substituir as demais exigncias para as edificaes nas quais os helipontos estiverem implantados, especialmente no tocante s rotas de fuga.

rea perifrica

5.4.1 Em heliponto situado ao nvel do solo, alm da faixa perifrica (Figura 2 do Anexo B), recomendvel que haja uma cerca de segurana de um metro de altura circundando os limites da rea perifrica, com objetivo de evitar que animais ou pessoas estranhas entrem na rea de pouso (Figura 2 do Anexo B).

5.5

Helipontos elevados

3 REFERNCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRFICAS


Para compreenso desta Instruo Tcnica necessrio consultar as seguintes normatizaes 3.1 Cdigo Brasileiro de Aeronutica (CBAer) 3.2 Portaria n 18/GM5, de fevereiro de 1974 do Ministrio da Aeronutica 3.3 Instruo do Comando da Aeronutica (ICA) 92-1, de 24jan2000 - edificaes 3.4 NFPA 418 Standar for heliports, 1995 Edition

5.5.1 Configurao de rea de pouso a) Desde que no seja possvel construir um heliponto ao nvel do solo, pode-se prever sua instalao em local elevado; b) A rea de pouso pode abranger a totalidade da superfcie do terreno ou apenas parte dele; c) Terraos em edifcios considerados existentes, mediante clculo estrutural, podem suportar a carga de um helicptero pela instalao de uma plataforma de distribuio de carga. Se a plataforma for construda, recomenda-se que sua altura no seja inferior quela dos peitoris do terrao e no dificulte o pouso e decolagem da aeronave.

5.5.2

Projeto estrutura

4 TERMOS E DEFINIES
4.1 Para efeito desta IT, aplicam-se as definies constantes da IT n 03 - Terminologia de segurana contra incndio

5.5.2.1 A rea de pouso e decolagem deve ser dimensionada para as caractersticas (peso e dimenses) do maior helicoptero que ir utiliz-la, alm daquelas previstas para acmulo de pessoas (rea de refgio), equipamentos etc. 5.5.2.2 As reas de pouso/decolagem devem ser sinalizadas conforme Anexo A.

5 PROCEDIMENTOS 5.1 Condies gerais


5.1.1 Tendo em vista que um heliporto um heliponto pblico dotado de facilidades de apoio e de embarque e desembarque de pessoas e cargas, somente a palavra heliponto ser utilizada nas presentes Instrues.

5.5.3 reas de pouso e decolagem de emergncias para helicpteros


5.5.3.1 A construo de reas de pouso e decolagem de emergncia para helicpteros, com a finalidade de prever a evacuao dos ocupantes de edifcios em caso de incndio ou outra calamidade, depende de autorizao da Autoridade Aeronutica Regional, aps anlise dos obstculos constitudos por outros edifcios.

5.2 Requisitos de segurana para helipontos


5.2.1 Em todos os casos, alm das exigncias desta IT, deve-se obedecer s exigncias e aprovao do rgo governamental responsvel pela aprovao e fiscalizao dos helipontos.

5.5.4 rea de refgio para helipontos


5.5.4.1 As reas de refgio para helipontos devem atender aos seguintes quesitos: a) Possuir rea superior metade da rea total do ltimo pavimento;

595
capitulo31 595 28.02.05, 17:52

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

b) Ser precedida de porta corta-fogo (PCF) de 90 min no seu acesso; c) As vias de acesso devem ser dotadas de paredes resistentes ao fogo para 120 min, conforme IT n 8, e dimensionadas em funo da populao do prdio conforme IT n 11 - Sadas de emergncia; d) O piso deve ser incombustvel e ter isolamento trmico; e) A escada para acesso a rea de refgio pode ser construda fora da prumada da escada de segurana principal, sendo que a ligao entre ambas deve ser feita atravs de uma circulao direta, mantendo as condies de enclausuramento; f) Possuir guarda-corpo com 1,1 m de altura em paredes com tempo de resistncia ao fogo de 120 min, conforme IT n 08 e n 09, quando delimitada pela fachada da edificao. 5.5.4.2 As reas de refgio para helipontos sero obrigatrias nos casos em que a Instruo Tcnica de Sadas de Emergncia especificarem a exigncia de reas de refgio para a edificao considerada, bem como em edificaes com mais de 60 m de altura. 5.5.4.3 As reas de refgio para helipontos podero ter outra utilizao, como salas de espera por exemplo, desde que preencham os requisitos do item 5.5.4.1.

5.8 Preveno e extino de incndio


5.8.1 As prescries estabelecidas neste item so as mnimas exigidas para um razovel grau de proteo ao fogo e de salvamento em rea de pouso e decolagem de helicpteros. 5.8.2 Quando o heliponto est localizado em um aeroporto, os sistemas de proteo contra o fogo e o de salvamento devem ser dimensionados com base na Instruo do Comando da Aeronutica (ICA) 92-1, de 24jan2000, ou outra que venha substitu-la. 5.8.3 Para helipontos situados fora da jurisdio de um aeroporto, a proteo contra-incndio deve ser considerada sob trs aspectos: a) Preveno contra-incndio em helipontos situados ao nvel de solo; b) Preveno contra-incndio em helipontos elevados; c) Medidas para extino de incndio e de salvamento em acidentes ocorridos em helipontos elevados. 5.8.4 Preveno contra-incndio em helipontos ao nvel do solo dever obedecer s recomendaes previstas neste item, alm de outras estabelecidas pelo Servio Contra-Incndio do Comando da Aeronutica. 5.8.4.1 Durante as operaes de reabastecimento e de partida, a proteo do helicptero dever ser feita com equipamento porttil apropriado, manuseado por pessoal treinado conforme IT n 17 Brigada de incndio. 5.8.4.2 Os extintores portteis ou sobre rodas devem ser guardados em locais ou caixas, devidamente protegidos contra as intempries, sendo adequadamente sinalizados, oferecendo fcil acesso e visibilidade. 5.8.4.3 A drenagem das reas de pouso, decolagem e de estacionamento deve ser independente do sistema de drenagem geral do prdio, porm este sistema pode ser ligado ao de gua pluvial, depois da separao do leo ou combustvel da gua por um separador sifonado com capacidade suficiente para reter a carga total de combustvel para capacidade da maior aeronave prevista para o heliponto em questo. 5.8.4.4 O armazenamento de combustvel deve estar a uma distncia de segurana da rea de pouso, nunca inferior a 30 m. 5.8.5 A segurana contra-incndio em helipontos elevados deve obedecer s recomendaes previstas neste item, alm daquelas previstas nos itens anteriores, no que couberem. 5.8.5.1 Nos helipontos elevados, a estrutura na qual se situa a rea de pouso deve ser de material incombustvel. 5.8.5.2 No permitido o armazenamento do combustvel em helipontos elevados. 5.8.6 Prevendo a eventualidade de um acidente em heliponto elevado, com a conseqente possibilidade de

5.6 Avisos de segurana


5.6.1 Em todos helipontos devem ser colocados cartazes contendo avisos de segurana, com vistas a evitar acidentes com pessoas que transitem pela rea de pouso e suas imediaes. Tais avisos devem conter recomendaes expressas principalmente para o caso de aproximao de pessoas, embarque de carga com ou sem pessoal, estando os rotores do helicptero em movimento. nfase dever ser dado aos avisos visando evitar coliso de pessoas com o rotor de cauda dos helicpteros. 5.6.2 No permitido fumar dentro do raio de 15 m da rea de pouso/decolagem, devendo ser afixados avisos de Proibido Fumar em todos os pontos de acesso.

5.7 Balizamento luminoso


5.7.1 Para operaes noturnas necessria a existncia de luzes indicativas dos limites da rea de pouso e das obstrues existentes em torno da rea de pouso e decolagem. As instalaes, os detalhes so apresentados de acordo com norma do Ministrio da Aeronutica. 5.7.2 As sinalizaes luminosas de balizamento para as aeronaves devem possuir autonomia mnima de 120 min para funcionamento na ausncia de fornecimento de energia eltrica pela concessionria local, de forma anloga ao sistema de iluminao de emergncia.

596
capitulo31 596 28.02.05, 17:52

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

propagao de fogo, os seguintes requisitos devem ser atendidos: a) Existncia de fcil acesso ao heliponto elevado, para possibilitar o transporte de equipamentos necessrio ao combate a incndio de grandes propores; b) As portas que do para a rea de pouso devero ter PCF-P90; c) Possibilidade de rpida evacuao dos usurios do heliponto e dos demais andares do prdio; d) Adequada sinalizao das sadas de emergncia. 5.8.7 Recomenda-se a existncia de confiveis meios de comunicao entre o heliponto e o Quartel do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo da regio, de modo que seja assegurada uma rpida assistncia em casos de acidentes e/ou de fogo, podendo ser por telefone. 5.8.8 E recomendvel que os responsveis pelo heliponto elevado solicitem e facilitem visitas peridicas do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo com jurisdio na rea, com a finalidade de se familiarizarem com o local e com os caminhos mais rpidos para l chegarem em casos de emergncia.

conforme Anexo C, de acordo com o peso total do helicptero atendido; 5.8.9.2 Os extintores de p especial devero ser compatveis com a utilizao conjunta com espuma. 5.8.9.3 Os aparelhos extintores de incndio devem ser distribudos uniformemente nas proximidades da rea de pouso/decolagem, de forma a atender o caminhamento especificado na IT n 21 Sistema de proteo por extintores. 5.8.9.4 Qualquer que seja o tipo de extintor utilizado, dever haver pessoal habilitado para sua operao, conforme previsto na IT n 17 Brigada de incndio. 5.8.9.5 Pelo menos dois dos homens encarregados da proteo contra-incndios e das operaes de salvamento devem dispor de EPI especfico para fogo e salvamento (capa, bota, capacete, balaclava e luvas). 5.8.9.6 Deve haver, em local protegido e devidamente sinalizado, ferramentas portteis de arrombamento, serra manual para metais e escada articulada ou de apoio, com altura compatvel com as dimenses do helicptero. 5.9 Devem ser observados ainda os demais requisitos para homologao ou registro de helipontos junto aos rgos regionais competentes do Comando da Aeronutica.

5.8.9 Sistemas de combate a incndio


5.8.9.1 Em helipontos no localizados em aeroportos, deve-se exigir as quantidades mnimas de extintores,

597
capitulo31 597 28.02.05, 17:52

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

Anexo A Orientaes de sinais e ajudas visuais Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer 1. Ajudas visuais
1.1 Sinais de identificao de helipontos A. O sinal de identificao da rea de pouso ser uma letra indicadora do tipo de heliponto (pblico, privado ou militar), colocado no centro da rea de toque, dentro de um tringulo eqiltero com o vrtice pintado apontado para o norte magntico. B. Os helipontos, alm do sinal de identificao, devero apresentar um nmero indicador do peso mximo, em toneladas, correspondente resistncia do seu piso, colocado direita do vrtice pintado do tringulo e com a mesma letra. As fraes de toneladas devero ser arredondadas para o nmero inteiras inferior mais prximo. C. As dimenses e as formas dos algarismos e das letras sero as constantes da Figura 4 do Anexo B. Quando houver necessidade de utilizar dois algarismos para indicar a resistncia do piso, devero os mesmos ser reduzidos de um tero do seu tamanho original (Figura 5 do Anexo B). D. Nas reas de pouso circulares, as dimenses dos algarismos indicadores da resistncia do seu piso devero ser tambm reduzidas de um tero do seu tamanho original (Figura 6 do anexo B). E. As dimenses e o posicionamento do tringulo dentro da rea de toque, bem como da letra indicadora do tipo de heliponto e do nmero indicador da resistncia do piso, so os constantes da Figura 7 do Anexo B. F. A cor utilizada dever ser a branca ou amarela, fosforescente. Para maior contraste, os contornos das figuras podero ser pintados em preto. (ver Figuras 4, 5 e 6 do Anexo B) 1.2 Helipontos pblicos 1.2.1 O sinal de identificao de um heliponto pblico ser a letra H na forma, dimenses e cores estabelecidas neste item e mostradas na Figura 7 do Anexo B. 1.3 Helipontos privados 1.3.1 O sinal de identificao de um heliponto privado ser a letra P, na forma, dimenses e cores estabelecidas neste item e mostradas na Figura 8 do Anexo B. 1.4 Helipontos militares 1.4.1 O sinal de identificao de um heliponto militar ser a letra M, na forma, dimenses e cores estabelecidas neste item e mostradas na Figura 9 do Anexo B. 1.5 Heliponto em hospital 1.5.1 Usa-se a mesma forma de marcao prevista para os helipontos em geral, devendo o tringulo ser fosforescente. A letra H ser sempre utilizada nestes helipontos, quer sejam pblicos ou privados ou militares. (ver Figuras 10 e 11 do Anexo B). 1.5.2 As dimenses dos algarismos indicadores da resistncia do seu piso devero ser reduzidas de 1/3 (um tero) de seu tamanho original (Figura 10 do Anexo B). 1.5.3 As dimenses da cruz so as constantes da Figura 10 do Anexo B. 1.6 rea de pouso e decolagem de emergncia para helicpteros 1.6.1 O sinal ou marca de identificao da rea de pouso ser um crculo possuindo no seu interior um nmero indicativo da tonelagem, orientada para o norte magntico, correspondente resistncia do piso (do helicptero). As fraes de toneladas devero ser arredondadas para o nmero inteiro superior mais prximo, exceto quando a resistncia do piso for inferior a 1 (uma) tonelada. Nesse caso, o algarismo indicado da resistncia do piso dever ser precedido do algarismo zero (Figura 12 do Anexo B). 1.7 Sinais Delimitadores de rea de pouso e decolagem 1.7.1 Nos helicpteros pblicos, privados, em hospitais, nas reas de pouso e emergncias ou ocasionais, dever haver faixas delimitando a rea de pouso, devendo-se ter o cuidado para que essas faixas no sejam confundidas com outras existentes perto da rea de pouso. Tais faixas sero idnticas s delimitadoras da rea de toque (Figura 13 do Anexo B) 1.8 Marcao de pistas de rolagem 1.8.1 Quando houver necessidade de pista de rolagem, dever ser prevista a marcao de guias das mesmas. A cor usada dever ser a amarela. 1.9 Marcao de ptio de estacionamento 1.9.1 Os ptios de estacionamento devero ser claramente sinalizados, a fim de que sejam facilitadas as manobras executadas pelos helicpteros, bem como garantida a segurana do pessoal e dos equipamentos. Caso necessrio, devero ser traadas linhas guias, nas guias, dever ser prevista a separao adequada entre os rotores dos helicpteros adjacentes.

598
capitulo31 598 28.02.05, 17:52

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

Anexo B: Figuras e modelos Figura 1: reas de pouso e decolagem e reas de toque Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer

599
capitulo31 599 28.02.05, 17:52

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

Anexo B: Figuras e modelos Figura 2: rea perifrica e cerca de segurana Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer

600
capitulo31 600 28.02.05, 17:52

capitulo31

Anexo B: Figuras e modelos Figura 3: Ptio de estacionamento de helipontos Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer

601

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

28.02.05, 17:52

601

capitulo31

Anexo B: Figuras e modelos Figura 4: Dimenses e formas dos algarismos Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer

602

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

602

28.02.05, 17:52

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

Anexo B: Figuras e modelos Figura 5: Indicaes de resistncia do peso Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer

603
capitulo31 603 28.02.05, 17:53

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

Anexo B: Figuras e modelos Figura 6: Indicao da resistncia do piso em heliponto circular Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer

Anexo B

604
capitulo31 604 28.02.05, 17:53

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

Anexo B: Figuras e modelos Figura 7: Heliponto pblico Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer

OBSERVAES 1 Cor branca ou amarela fosforecente; 2 - Escala : 1 :100 3 Cotas em metros

Anexo B: Figuras e Modelos.

605
capitulo31 605 28.02.05, 17:53

F on te : Port . N 18GM 5 M . A e r

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

Anexo B: Figuras e modelos Figura 8: Heliponto privado Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer

Anexo B: Figuras e Modelos.

606
capitulo31 606 28.02.05, 17:53

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

Anexo B: Figuras e modelos Figura 9: Heliponto militar Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer

607
capitulo31 607 28.02.05, 17:53

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

Anexo B: Figuras e modelos Figura 10: Heliponto em hospital Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer

Anexo B: Figuras e Modelos.

608
capitulo31 608 28.02.05, 17:53

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

Anexo B: Figuras e modelos Figura 11: Heliponto em hospital vrias posies Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer

609
capitulo31 609 28.02.05, 17:53

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

Anexo B: Figuras e modelos Figura 12: rea de pouso e decolagem de emergncia com menos de uma tonelada Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer

610
capitulo31 610 28.02.05, 17:53

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

Anexo B: Figuras e modelos Figura 13: Luzes de limite para rea de pouso Fonte: Port. n 18GM5 M. Aer

A NE X O C : Ta b e l a de dim e ns i on a me n to d e e x t in t or e s em hel i po n to s .

F on te : I ns t r u o T cn i c a n 21 S is t em as de Pro te o por Exti n to r e s

611
capitulo31 611 28.02.05, 17:53

Instruo Tcnica n 31/2004 - Heliponto e Heliporto

ANEXO C Tabela de dimensionamento de extintores em helipontos

Tipo de heliponto

Capacidade em Kg (1) at 4.500 Kg

Quantidade de extintores e respectivas capacidades extintoras 4 (quatro) extintores de p BC de 20 B:C cada um; Dois extintores sobre rodas de espuma mecnica de 40B cada um. 4 (quatro) extintores de p BC de 20B:C cada um; Um extintor sobre rodas de p BC de 80B:C; e Dois extintores sobre rodas de espuma mecnica de 40B cada um. 6 (seis) extintores de p BC de 20B:C cada um;

Helipontos ao nvel do solo (2) acima de 4.500 Kg

(1) at 4.500 Kg Helipontos elevados (2) acima de 4.500 Kg

Um extintor sobre rodas de p BC de 80B:C; Trs extintores sobre rodas de espuma mecnica de 40B cada um. 6 (seis) extintores de p BC de 20 B:C cada um; Um extintor sobre rodas de p BC de 80B:C; Cinco extintores sobre rodas de espuma mecnica de 40B cada um.

Nota: Os extintores de p devero ser compatveis com a utilizao conjunta com espuma.

612
capitulo31 612 28.02.05, 17:53

Anda mungkin juga menyukai