Anda di halaman 1dari 7

INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO FAMETRO ARTEMIZA DUARTE LEMOS

ESTAGIO BSICO I

MANAUS / 2012

ARTEMIZA DUARTE LEMOS

RELATRIO ESTE TRABALHO FOI SOLICITADO PELO PROFESSOR: JOHN ELTON NA DISCIPLINA DE ESTAGIO BSICO I NO 5 PERODO DO CURSO DE PSICOLOGIA NA FACULDADE FAMETRO

MANAUS / 2012

INTRODUO

Neste trabalho acadmico ser relatada a visita tcnica feita no Complexo de Educao Especial Andre Vidal de Araujo. Este complexo desenvolve um trabalho brilhante que ajuda as crianas a se conhecer e a conhecer o mundo em que vivem. O complexo foi criado para receber crianas com deficincias fsicas sendo elas (deficincias nos membros, auditivas, cegueiras ou visual, deficincia mental e etc..) o complexo recebe todos esses tipos de deficientes, neste local feito diversas criatividades que so usadas para desenvolver a aprendizagem de cada criana, eles criam jogos, desenhos e brincadeiras para que as crianas nos se estressem e nem se cansem de aprender. No decorrer deste trabalho ser relatado o que ocorreu na visita e a forma de trabalho no complexo.

Relatrio

Foi realizada uma visita tcnica no Complexo de Educao Especial Andre Vidal de Araujo pelos alunos de psicologia no dia 14 de junho. A Educao Especial o ramo da Educaoque se ocupa do atendimento e da educao de pessoas com deficiencia em instituies especializadas, tais como escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas para atender pessoas com deficncia mental. Dependendo do pas, a educao especial feita fora do sistema regular de ensino. Nessa abordagem, as demais necessidades educativas especiais que no se classificam como deficiencias no esto includas. A visita no Complexo foi de grande satisfao que nos possibilitou a aprendizagem de como cuidar de crianas especiais e portadoras de deficincia fsica, no complexo foi apresentado s formas de trabalho utilizadas para proporcionar as crianas uma aprendizagem divertida e eficaz. Os profissionais do complexo desenvolvem mtodos de ensino de grande criatividade com jogos, desenhos que ajudam as crianas a terem vontade de aprender e no se cansarem e nem se estressarem com as aulas. Muitos alunos no conseguem seguir s 4 horas de aula devidas suas deficincias, alguns se estressam logo, se tornam agressivos e as vezes se cansam por no ter condies de ficarem por muito tempo num lugar, por isso os profissionais do local tentar proporcionar uma aprendizagem em que eles possam se divertir e aprender brincando. Aprendizagem por descoberta ou por recepo pode se dizer que o mtodo mais difundido em educao est orientado para uma aprendizagem por recepo, sendo que o que deve ser aprendido apresentado ao aprendiz em sua formafinal. O senso comum que o mtodo instrucional corrobora para uma aprendizagem mecnica, enquanto o mtodo dadescoberta contribui para uma aprendizagem significativa!

Conforme MORAIS (1999, p.15) a de que por recepo ou por descoberta, a aprendizagem s ser significativa se o novo contedo incorporar-se, de forma no arbitrria e no-literal [..]. Dito em outras palavras tanto uma como a outra podem ser significativa ou mecnica, dependendo da maneira como a nova informao armazenada na estrutura cognitiva. Assim sendo, dependendo da forma como for empregado, tanto o mtodo instrucional, quanto o mtodo da descoberta podem serineficientes, porm o contrrio tambm verdadeiro. Portanto, se tais mtodos considerarem as vivncias dos alunos, os seus conhecimentos j consolidados, ambos podero contribuir para uma aprendizagem receptiva ou por descoberta verdadeiramente significativa. Essas crianas necessitam de ateno e de cuidados especiais lgico, por isso so utilizados mtodos de ensino diferentes.
O problema no a oposio entre a lngua oral e a lngua de sinais. A questo deve ser revertida para a seguinte proposio: a lngua dos ouvintes no a lngua dos surdos. No o fato de que os surdos utilizam uma outra lngua que deve ser discutido, mas o poder lingstico dos professores e o processo conseqente de deseducao. (IDEM, 1999, p. 24,25).

Objetivo: O objetivo do local proporcionar uma boa aprendizagem e de acordo com cada deficincia tentando assim ajudar para o crescimento de cada criana e fazer com que elas consigam ser dependentes. O objetivo da visita tcnica a esta instituio fazer com que os acadmicos de psicologia conheam como a vida de quem portador de alguma deficincia e que precisa da ajuda de profissionais para sobreviver, e s acompanhando de perto poder entender com essas pessoas precisam da nossa formao e ajuda. Caractersticas do local:

O local de ambiente agradvel e de boas condies, o complexo disponibiliza vrios locais de lazer e de aprendizagem como as salas de aula, piscina, quadra e outros. O trabalho dos profissionais: Os profissionais utilizam mtodos multiprofissionais contendo um grupo de profissionais como pedagoga, psicloga, assistente social, fonoaudiloga, fisioterapia e etc.. Estes profissionais se juntam para tratarem a questo fsica e emocional das crianas disponibilizando tratamento e terapias.

Concluso

Conclumos que esta visita foi muito importante e nos props um grande conhecimento na rea de crianas com deficincia que precisam de cuidados especiais, que dependem de ajuda e carinho no cuidado de profissionais.

Em fim adorei a visita e essa instituio que desenvolve projetos para cuidar de deficientes em geral, pessoas que desejam viver e ser feliz mais que muitos no conseguem devido no se adaptarem as suas deficincias e muitos a quererem nem viver mais achando que no tem outra sada para ales a no ser, ficar dependentes e infelizes, por isso preciso a ajuda e a dedicao dos profissionais para com essas crianas.

Anda mungkin juga menyukai