Anda di halaman 1dari 45

ERALDO JOAQUIM PAULO CASEMIRO PAULO SAMPAIO TIAGO BACELAR

Parafusos Roscas Mancais Rolamento de Rolo Esfrico Engrenagem Cnica Flange

Parafusos (fixao)
So elementos de maquinas usados em unies provisrias ou desmontveis,ou seja, quando permitem a desmontagem e montagem com facilidade sem danificar as peas componentes.

Os parafusos so fabricados em ao, ao inoxidvel ou ligas de cobre e, mais raramente, de outros metais. O material, alem de satisfazer as condies de resistncia, deve tambm apresentar propriedades compatveis com o processo de fabricao, que pode ser a usinagem em tornos e roscadeiras ou por conformao como forjamento ou laminao (roscas roladas).

Fratura Fadiga Anlise

de tenses (torque)

Conhecimentos de resistncia dos materiais e dos conceitos de mecnica aplicada para poder analisar corretamente os esforos que agem sobre as peas e determinar sua forma e dimenses para que sejam suficientemente fortes e rgidas.

Conhecer as propriedades dos materiais atravs de estudos e pesquisas. Ter bom senso para decidir quando deve usar valores de catlogos ou uma determinada formula emprica ou se deve aplicar a teoria mais profunda. Senso pratico. Ter cuidado com a parte econmica do projeto. Conhecer os processos de fabricao.

Definio: Rosca um conjunto de filetes em torno de uma superfcie cilndrica ou cnica.

As roscas podem ser internas ou externas. As roscas internas encontramse no interior das porcas. As roscas externas se localizam no corpo dos parafusos.

As roscas permitem a unio e desmontagem de peas.

Permitem o movimento de peas, o parafuso que movimenta a mandbula mvel da morsa um exemplo de movimento de peas.

Exemplo: Tornos

Exemplo: Morsas

Exemplo: Prensa

Sentido de direo da rosca:

Rosca Direita

Rosca Esquerda

Utilizao das Roscas: As roscas fazem parte dos parafusos e porcas que so elementos de unio com fechamento de foras, isto , caracterizados pelo aperto de uma pea sobre a outra, criando uma rea de grande atrito. A fora de aperto resulta da tenso do parafuso ao ser apertado. A tenso produzida tem de ser superior s foras opostas a ela durante o funcionamento.

Cuidados: Usar ferramentas indicadoras de aperto e seguir as especificaes do fabricante da mquina ou equipamento. Exemplo: Torqumetro.

Cuidados: - Examinar quanto a trincas, planeza, estado das roscas, limpeza. - Verificar qual o tipo de rosca mais adequado para cada tipo de solicitao. - Efetuar manuteno peridica, evitando eventuais problemas.

Danos Tpicos: Quebra do parafuso; Cisalhamento ou arrancamento da cabea.

Soluo: Para extrair a parte restante improvisa-se um alojamento para chave de boca fixa; ou usa-se extrator apropriado para casos em que a quebra tenha se dado no mesmo plano que a superfcie da pea.

Danos Tpicos: Rosca Interna Danificada

Soluo: H vrias maneiras de consertar uma rosca interna avariada, a melhor geralmente a colocao de um inserto.

Danos Tpicos: Tenso Inicial Aparente

Soluo: Ajustar o equipamento, evitando dessa forma que o parafuso deforme e possa se alongar elasticamente.

Definio: Suporte ou guia em que se apia o eixo. No ponto de contato entre a superfcie do eixo e a superfcie do mancal, ocorre atrito. Dependendo da solicitao de esforos, os mancais podem ser de deslizamento ou de rolamento.

Mancais de deslizamento: Geralmente, os mancais de deslizamento so constitudos de uma bucha fixada num suporte. Esses mancais so usados em mquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotao, porque a baixa velocidade evita superaquecimento dos componentes expostos ao atrito

Mancais de rolamento:
Quando necessitar de mancal com maior velocidade e menos atrito, o mancal de rolamento o mais adequado. Os rolamentos so classificados em funo dos seus elementos rolantes. Veja os principais tipos, a seguir.

Manuteno de Mancais:
Os perigos de danificar os mancais distribuem-se em: Sujeira 43 a 45 %. Falhas de lubrificao 10 a 15 %. Montagem deficiente 13,5 %. Desalinhamento 10 a 13 %. Sobrecarga 8 a 9 %. Corroso 4 a 5 %. Outros 4 a 5 %.

Cuidados:

Cuidados para Montagem de Mancais Bipartidos:


Evite a inverso da posio do casquilho ou a troca do superior pelo inferior, pois pode obstruir a passagem de leo. Evitar o rasqueteamento ou lixamento interno, para no prejudicar o acabamento e a forma, e evitar a incrustao de partculas estranhas. O aperto excessivo ou dimensionamento incorreto pode provocar uma deformao ou folga no casquilho. Folgas excessivas entre os pinos de guia e os furos ou mesmo a inverso da tampa podem provocar uma descentralizao. O alojamento do mancal pode estar fora da tolerncia (dimenses, ovalizao, etc.).

Cuidados:

Cuidados para Montagem de Buchas sob Presso:


As buchas devem ter um ajuste r6 e montadas em furo H7 , para obter um ajuste forado. O furo da bucha deve ter E6 ou F7, que ao ser comprimido na montagem, diminui para H6. Para facilitar compresso a bucha deve ser chanfrada com um ngulo de 5 e lubrificada. As buchas devem ser introduzidas nos mancais bem alinhadas com auxlio do dispositivo de arraste ou mandril auxiliar na prensa. Deve-se evitar o uso do martelo. As buchas de metal sinterizado so comprimidas adequadamente com um mandril suporte para evitar empeno, rompimento da bucha e manter a medida do furo.

Definio: Rolamentos com duas carreiras de rolos com superfcies de contato esfricas e uma pista esfrica comum no anel externo. As duas pistas do anel interno so inclinadas em um ngulo em relao ao eixo do rolamento. Os rolamentos so autocompensadores e insensveis a erros de alinhamento do eixo em relao caixa. So apropriados para cargas pesadas. Esses rolamentos tem por caractersticas: vida longa, reduzida gerao de calor, maior capacidade de carga, baixo desgaste e maior resistncia altas temperaturas.

Viso Interna

Principais Problemas: Os principais problemas nesses rolamentos so: vibrao, rudo, pequenos trancos devido a partculas estranhas, escoriaes, esmagamentos, inconstncia no torque devido a falhas na instalao, falhas no assento, torque excessivo devido a folga demasiadamente reduzida, atrito de vedao e desalinhamento.

Classificao dos mancais de rolamento: Os rolamentos so classificados em dois principais grupos: Rolamentos de esferas e rolamentos de rolos. Os rolamentos de esferas so classificados de acordo com a configurao dos seus anis: Rgidos de esferas, de contato angular e axiais. Os rolamentos de rolos so classificados de acordo com a forma dos rolos: Cilndricos, agulhas, cnicos e esfricos.

Classificao dos mancais de rolamento: Os rolamentos so classificados em dois principais grupos: Rolamentos de esferas e rolamentos de rolos. Os rolamentos de esferas so classificados de acordo com a configurao dos seus anis: Rgidos de esferas, de contato angular e axiais. Os rolamentos de rolos so classificados de acordo com a forma dos rolos: Cilndricos, agulhas, cnicos e esfricos.

Manuteno dos mancais de rolamento: O mancal de rolamento exige uma ateno particular para o bom funcionamento dos sistemas. Os mancais exigem os seguintes cuidados: Remoo de rebarba, cavaco, oxidao ou sujeira das superfcies dos assentos do eixo, alojamento e apoios; Na montagem aplicar uma fina camada de leo sobre as superfcies limpas; Pegar no rolamento somente na hora da montagem; Eles devem ser montados em um ambiente de trabalho limpo, livre de contaminantes que se infiltrem em seu interior; Evitar golpes desnecessrios;

Definio: Possuem a forma de tronco de cones. So utilizadas principalmente em aplicaes que exigem eixos que se cruzam (concorrentes). Os dentes podem ser retos ou inclinados em relao ao eixo de rotao da engrenagem. Os dentes das rodas cnicas tem um formato tambm cnico, o que dificulta a sua fabricao, diminui a preciso e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cnica usada para mudar a rotao e a direo da fora, em baixas velocidades.

Principais Problemas: Os principais problemas nas engrenagens so: Desgaste por interferncia, Desgaste abrasivo, Quebra por fadiga, Quebra por sobrecarga, Trincas superficiais, Desgaste por sobrecarga, Lascamento, Laminao ou cilindramento.

Classificao das engrenagens: As engrenagens como elementos de transmisso de potncia se apresentam nos seguintes tipos bsicos: a) Cilndricas - Dentes retos e Dentes helicoidais b) Cnicas - Dentes retos, Dentes helicoidais: helicoidais, hipides, Espirides. c) Parafuso sem fim

Manuteno de engrenagens: A engrenagem exige uma ateno particular para o bom funcionamento dos sistemas. Os conjuntos engrenados exigem os seguintes cuidados: Reverses de rotao e partidas bruscas sob carga; A lubrificao deve eliminar a possibilidade de trabalho a seco; A lubrificao deve atingir toda a superfcie dos dentes; A lubrificao deve ser mantida no nvel. O excesso de leo provoca o efeito de turbina que, por sua vez, produz superaquecimento; Usar leo lubrificante correto; A pr-carga dos rolamentos ou a folga dos mancais devem ser mantidas dentro dos limites recomendados. Essa medida evitar o desalinhamento dos eixos. Eixos desalinhados provocam o aparecimento de carga no canto dos dentes e suas possveis quebras; O desgaste dos eixos e dos entalhes dos dentes das engrenagens no deve exceder os limites de ajuste. Se esses limites forem excedidos, ocorrero batidas devido ao atraso, recalcando os entalhes. Ocorrer desalinhamento, alm de efeitos nocivos sobre os flancos dos dentes da engrenagem. Depsitos slidos, do fundo da caixa de engrenagens, devem ser removidos antes de entrar em circulao.

um elemento que une dois componentes de um sistema de tubulaes, permitindo ser desmontado sem operaes destrutivas. Os flanges so montados em pares e geralmente unidos por parafusos, mantida a superfcie de contato entre dois flanges sob fora de compresses, a fim de vedar a conexo.

http://www.materialessam.org.ar/sitio/biblioteca/bariloche/Trabajos/A07/ 0710.PDF

http://pt.scribd.com/doc/6583639/Elementosde-maquinas-Senai

Anda mungkin juga menyukai