Anda di halaman 1dari 5

Predicativo do complemento direto Alguns verbos transitivos, alm do complemento direto, pedem um determinante que faz parte do predicado

e qualifica o complemento direto. Este determinante chama-se predicativo do complemento direto: O povo aclamou o mestre de Avis Defensor do Reino. Acho este azeite detestvel. Considero o Manuel cuidadoso. Os scios elegeram o Pereira presidente da Assembleia Geral. Todos julgam o preso responsvel pelo crime.

Agente da passiva O determinante que exprime o agente ou executor da ao sofrida pelo sujeito da orao na voz passiva chama-se complemento agente da passiva. indicado pelas preposies por, per ou de (e corresponde ao agente da voz ativa ativa, a que se d o nome de sujeito): O Brasil foi descoberto por Pedro lvares Cabral. O quintal foi cavado pelo pai da Ana. Joo amado de todos. Joo querido das irms.

Os complementos direto e indireto O determinante, palavra ou expresso que representa a pessoa, coisa ou animal sobre que recai a ao do verbo transitivo chama-se complemento direto: Pedro cumprimentou Joo. O cavalo puxa a carroa. O pessegueiro d pssegos. Quebrei o vidro. Pesquei uma truta. Comprei um galo. Na 1. orao, Joo o complemento direto; na 2. carroa; na 3. pssegos; na 4. vidro; na 5. truta; na 6. galo. Geralmente, o complemento direto no precedido de preposio; mas h casos em que o pode ser:

Amai a vossos pais. O homem puxou do cacete e deu uma paulada no outro. A lembrana do mal praticado apoquenta aos bons. O complemento indireto determina a pessoa ou coisa sobre a qual vai recair indiretamente a ao significada pelo verbo. Esta determinao feita por meio da preposio a: Ofereci um ramo Ins. Dei o recado ao Antnio. S as formas pronominais me, te, se, nos, vos, lhe e lhes servem de complemento indireto sem preposio: Ele deu-me um livro. Dou-te uma caneta. Entrego-vos a chave. Trazei-nos as cadeiras. O complemento indireto, quando ocorre no princpio da frase, pode repetir-se sob as formas de pronome pessoal lhe, lhes: queles marotos no lhes ds nada, pois no merecem.

O verbo As palavras com que afirmamos a existncia, uma ao, um estado ou uma qualidade que atribumos a uma pessoa, a uma coisa ou a um animal chamam-se verbos: O moinho est na encosta. O leno estava na gaveta. A mulher encheu a vasilha. O vento move as velas do moinho. O rapazinho est atento. A aldeia bonita. O vidro frgil e quebradio.

O sujeito A pessoa, coisa ou animal a que se atribui a existncia, uma ao ou uma qualidade, chama-se sujeito. E as palavras ligadas pelo verbo para se afirmar a existncia, a ao, o estado ou a qualidade atribuda ao sujeito formam o grupo nominal. O sujeito pode ser um nome, um pronome, ou outra qualquer palavra ou orao que tenha o valor de um nome: O carpinteiro aplaina a madeira. Ns fomos passear. O brincar sem ficar cansado faz bem s crianas. O saber no ocupa lugar. Mas uma conjuno adversativa. Aquilo que afirmamos do sujeito, ou que atribumos ao sujeito, chama-se predicado: Joo trabalha. O rei D. Fernando governou durante dezasseis anos. O leo carnvoro. Ela gosta de fruta madura.

Os verbos copulativos e o predicativo do sujeito Os verbos ser, estar, parecer, continuar, permanecer, ficar, aparecer, vir, ir, viver e andar no constituem, por si ss, o predicado. Precisam dum substantivo, adjetivo ou expresso equivalente, que lhes complete a significao. Esse substantivo, adjetivo ou expresso equivalente chama-se predicativo do sujeito e o verbo que no tem sentido definido e que preciso para constituir por si s o predicado chama-se verbo copulativo: Joo carpinteiro. (verbo copulativo: ser) Minha me est contente. (verbo copulativo: estar) Fernando parece receoso. (verbo copulativo: parecer) Maria continua doente. (verbo copulativo: continuar) Antnio permanece deitado. (verbo copulativo: permanecer)

O trabalho fica perfeito. (verbo copulativo: ficar) A roda do carro apareceu partida. (verbo copulativo: aparecer) As crianas vinham satisfeitas. (verbo copulativo: vir) Os rapazes iam alegres. (verbo copulativo: ir) O ancio ainda vive feliz. (verbo copulativo: viver) Nas oraes dadas para exemplo, as palavras carpinteiro, contente, receoso, doente, deitado, perfeito, partida, satisfeitas, alegres e feliz so o predicativo do sujeito. O predicado , pois, ou formado por um verbo de sentido definido e preciso (eu leio; tu colheste rosas e cravos; a cabra estragou a videira, etc.), ou por um verbo de sentido indefinido, ou insuficientemente definido, e um predicativo ( eu sou teimoso; o rato e o coelho so animais roedores, etc.). Tambm so predicativo do sujeito as formas da voz passiva ou as reflexas dos verbos aclamar, chamar, considerar, fazer, julgar, eleger, ter, tornar, e outros: O mestre de Avis foi aclamado Defensor do Reino. D. Joo V foi chamado o Magnnimo. Considero-me feliz. Jos era malcriado, mas fez-se um rapazinho delicado. Foi julgado inimputvel pelo juiz. O mdico foi eleito presidente da Direo. Manuel tido por sabicho. O teu trabalho reputado perfeito. Nas proposies de resposta no preciso que se encontre o predicado: Compraste o lpis? No ( no comprei o lpis). Encontraste meu irmo? Sim ( sim, encontrei teu irmo). Em muitos provrbios que constituem oraes tambm o predicado expresso por simples nomes, omitindo-se o verbo, como se v do exemplo seguinte: Cada terra seu uso, cada roca seu fuso, isto : cada terra (tem) seu uso, cada roca (tem) seu fuso. Os elementos principais da orao gramatical so o sujeito e o predicado.

O modificador apositivo do nome O substantivo ou expresso equivalente que determina ou caracteriza melhor outro substantivo ou expresso equivalente chama-se modificador apositivo do nome. Afonso Henriques, rei de Portugal, conquistou Lisboa aos mouros. As lebres e os coelhos bravos, animais roedores, alimentam-se de plantas. A Paula, amiga da Tnia, candidatou-se Faculdade de Farmcia. Com efeito, v-se que os modificadores rei de Portugal, animais roedores e amiga da Tnia caracterizam melhor os substantivos Afonso Henriques, lebres e coelhos, e Paula. s vezes, o modificador apositivo do nome liga-se ao substantivo por meio dum advrbio ou duma conjuno empregada como advrbio, como se v nas oraes seguintes: O Pedro, quando aluno, gostava muito das aulas de matemtica. Os pintainhos, quando nascem, procuram logo alimentos. Outras vezes, o modificador apositivo do nome no pertence a uma palavra, mas ao sentido duma orao: O cavaleiro fazia ir o animal a galope, sinal de que no tinha medo de cair. Joo ia devagar, prova de que no tinha pressa. O modificador apositivo do nome restringe a informao, motivo pelo qual surge sempre entre vrgulas.

Anda mungkin juga menyukai