Anda di halaman 1dari 10

Resumos de psicologia As estruturas macroscpicas que suportam a complexidade do sistema nervoso O encfalo (constitudo pelo crebro, cerebelo e tronco

cerebral) e a medula espinal formam o Sistema Nervoso Central (SNC) e so os responsveis pela recolha e pelo tratamento de informao recebida do exterior atravs dos sentidos e transmitida pelos nervos a todo o corpo.

O Sistema Nervoso dos vertebrados composto por dois sistemas: o SNC e o SNP: o SNC integra o encfalo (localizado no crnio) e a medula espinal (localizada na coluna vertebral); o SNP inclui o Sistema Nervoso Somtico (SNS) e o Sistema Nervoso Autnomo (SNA). O SNS a parte do SNP que interage com o meio externo. composto por nervos aferentes (ou sensitivos) e eferentes (ou motores): os nervos aferentes conduzem os sinais da pele, dos msculos esquelticos, das articulaes, dos olhos, dos ouvidos, e assim por diante, para o Sistema Nervoso Central; os nervos eferentes conduzem sinais motores ao Sistema Nervoso Central para os msculos esquelticos.

Complementarmente o SNA participa na regulao do meio interno. Ele composto, tal como o SNS, por nervos aferentes e eferentes: os nervos aferentes conduzem sinais sensoriais de rgos internos para o SNC; os nervos eferentes conduzem sinais motores do SNC para os rgos internos.

A medula espinal transmite as mensagens do crebro para o corpo e os sinais nervosos do corpo para o crebro (funo condutora), tambm responsvel pelo tratamento bsico dos sinais nervosos e pela produo de respostas reflexas (funo coordenadora). Atravs dos reflexos, a medula garante respostas rpidas adaptativas e no conscientes a certos estmulos exteriores. As caractersticas que nos tornam humanos e nos distinguem das restantes espcies esto dependentes de uma estrutura complementar medula: o encfalo. Paul McLean props a sua decomposio em 3 unidades especficas, ou seja, em 3 crebros distintos: o crebro primitivo, relacionado com a auto-preservao; o crebro intermdio, relacionado com as suas emoes; o crebro superior ou racional, relacionado com as tarefas intelectuais. Os 3 crebros formam-se progressivamente durante o desenvolvimento do embrio.

Tlamo e hipotlamo

Crebro superior Hemisfrios centrais

Tronco cerebral, cerebelo

O crebro primitivo seria constitudo pelas estruturas do tronco cerebral e do cerebelo e corresponderia ao crebro dos rpteis. Tronco cerebral: garante a sobrevivncia. constitudo por vrias estruturas anatmicas com funes essenciais: o mesencfalo (comanda a postura e os movimentos involuntrios), a protuberncia (onde se cruzam as fibras nervosas) e o bolbo raquidiano (rea que regula o ritmo cardaco e respiratrio). Cerebelo: considerado um centro da motricidade, uma vez que participa na produo de sinais nervosos necessrios execuo de movimentos coordenados e equilibrados. O crebro intermdio seria constitudo pelas estruturas do sistema lmbico, tlamo e hipotlamo e corresponderia ao crebro dos mamferos inferiores. Tlamo: estrutura que filtra as informaes relevantes para o crebro, ajudando a transformar decises conscientes da realidade. Hipotlamo: pequena estrutura que regula a secreo de hormonas vitais. Sistema lmbico: grupo funcional que inclui vrias estruturas de diferentes reas do crebro com influncia nas emoes, na memria e na aprendizagem. O crebro superior ou racional seria constitudo pela maior parte dos hemisfrios cerebrais (neocrtex) e corresponderia ao crebro dos mamferos superiores. Hemisfrios cerebrais: regies do crebro cobertas por crtex cerebral que, nos seres humanos, muito enrugado. Cada hemisfrio tem quatro lobos: o lobo frontal, o lobo parietal, o lobo temporal e o lobo occipital.

Qual a relao entre o desenvolvimento cerebral, o comportamento e o meio? Segundo a teoria de Damsio o crebro no funciona como um todo indiferenciado, havendo zonas que do um contributo especfico para o comportamento ESPECIALIZAO; e funes complexas como a linguagem, a memria, a aprendizagem, o amor envolvem a coordenao de vrias reas do crebro INTEGRAO. Dizendo que h uma unidade funcional no crebro ou que o crebro funciona de forma sistmica que dizer que existe uma actuao diferenciada mas sincronizada. O ser humano o ser com a infncia mais longa, demorando largos anos a ultrapassar a sua imaturidade e dependncia dos outros. A lentificao no ritmo de desenvolvimento possibilitou a complexificao a nvel de organizao e funcionamento do nosso crebro por isso pode-se dizer que o processo da lentificao no uma perda de tempo no desenvolvimento humano. Esta tambm possibilita a individuao, que o processo de singularidade e autonomia operado em correlao com a complexificao e que permite a cada ser humano tornar-se apto a comportar-se de modo original. A maturao do crebro humano nascena: 4 lobos + cerebelo; 1 ano: crtex motor, sensorial, pr-frontal, visual + cerebelo; 6 anos: crtex pr-frontal, parietal, temporal + cerebelo; 12 anos: crtex pr-frontal, parietal, occipital, temporal + cerebelo.

Da relao entre o desenvolvimento cerebral e as experincias do indivduo surge o conceito de plasticidade cerebral. Plasticidade cerebral: Conjunto de alteraes estveis na estrutura do crebro que acompanham a experincia. Existem alguns factos que devemos ter em conta quando pensamos em plasticidade ou neuroplasticidade, nomeadamente: a plasticidade inclui vrios processos que ocorrem ao longo de toda a vida; a plasticidade claramente determinada pela idade; a plasticidade acompanha o desenvolvimento cerebral normal; a plasticidade tambm ocorre como um mecanismo adaptativo de compensao de funes perdidas ou de maximizao de funes diminudas em consequncia de leso cerebral (mecanismos de suplncia ou vicariante); o meio ambiente desempenha um papel fundamental na plasticidade, o que significa que juntamente com os factores genticos, o crebro moldado pelas caractersticas do meio envolvente e pelas caractersticas das aces dos indivduos.

As estruturas microscpicas que suportam as funes cerebrais Todo o organismo composto por clulas e por isso, muitas vezes, elas so consideradas blocos bsicos da construo de vida. Apesar de o corpo humano ser composto de muitos tipos diferentes de clulas, o sistema nervoso formado essencialmente por neurnios e clulas de suporte (clulas gliais). So estas clulas que nos permitem responder aos estmulos que provm do meio ambiente, processar informaes e agir. Os neurnios so as unidades bsicas do sistema nervoso. So responsveis: pelo processamento da informao, estando envolvidos tanto na sua aquisio, como na sua transmisso; pela codificao da memria, dos pensamentos e das emoes; pela regulao de todos os processos que mantm a vida do ser humano (respirao, batimento cardaco, temperatura corporal). De forma geral, os neurnios so classificados em trs categorias: neurnios aferentes ou sensoriais, neurnios de conexo ou interneurnios e neurnios eferentes ou motores. os neurnios aferentes recolhem informaes do meio exterior ou interior e conduzem-na ao sistema nervoso central; os neurnios de conexo interpretam as informaes e elaboram as respostas; os neurnios eferentes transmitem a informao do sistema nervoso central aos rgos efetores, isto , aos msculos e glndulas. Os neurnios contem trs regies distintas: o corpo celular ou soma, as dendrites e o axnio. o corpo celular o centro metablico do neurnio as dendrites so finas arborizaes que constituem o aparelho receptor do neurnio, recolhendo informao proveniente de outras clulas; o axnio representa a unidade condutora do neurnio.

Como se processa a comunicao no sistema nervoso? O axnio tem uma importncia fundamental, pois atravs dele que o neurnio estabelece os seus contactos com outros neurnios. Estes contactos realizam-se ao nvel das sinapses. A sinapse constituda por: elemento pr-sinptico ou boto sinptico uma dilatao terminal do axnio do primeiro neurnio (elemento secretor) elemento ps-sinptico que pertence ao segundo neurnio (elemento receptor) fenda sinptica A comunicao entre os neurnios baseia-se em processos de excitao e de inibio.

A organizao funcional do crebro As teorias das localizaes cerebrais iniciou-se no sc. XVII, com a criao da frenologia por Joseph Gall. Interessado pela correspondncia entre funes e reas especficas do crebro, este autor identificou cerca de 28 qualidades ou faculdades intelectuais ou psquicas, cada uma localizada numa parte especfica do crebro. Sem suporte cientfico, a cartografia proposta por Gall no resistiu s investigaes subsequentes. A evoluo do conhecimento sobre o crebro permitiu a passagem de um conceito simplista de rea ou local (presente na frenologia) para uma noo mais complexa de sistema. Reforou tambm a ideia de que o crebro tem um funcionamento integrado e sistmico e no se reduz noo de localizao restrita da cartografia. Actualmente, reconhece-se o crtex cerebral como uma estrutura que acolhe funes distintas em diversas reas, complementares e coordenadas entre si. A associao entre reas e

funes continua a ser uma tarefa rdua, sendo algumas relaes mais fceis de estabelecer que outras: as associaes mais simples correspondem s reas primrias, que permitem, por exemplo, a recepo e processamento elementar de informao sensorial; as relaes menos claras referem-se s reas do crtex associativo ou reas secundrias, que implicam um processamento de informao de nvel mais complexo. possvel determinar com alguma preciso as principais reas relacionadas com a funo motora, somatossensorial, auditiva e visual. Estas reas devem dividir-se entre reas primrias e reas secundrias. Existem ainda as reas de integrao e coordenao (localizadas na regio pr-frontal), onde se estabelecem relaes com as reas primrias e secundrias, unificando a actividade cerebral.

A especializao das reas corticais possvel estabelecer relaes gerais entre os quatro lobos do crebro e as suas funes. Esta possibilidade no se deve sustentar, contudo, a ideia do funcionamento isolado de cada um dos lobos ou das funes. Lobo frontal: o lobo frontal est implicado nas funes conscientes e na elaborao de comportamentos em resposta estimulao do ambiente. nele que se desenvolvem as decises que tomamos continuamente no nosso dia-a-dia. o lobo frontal que controla as nossas respostas emocionais e a nossa linguagem expressiva, atribuindo significado s palavras e associaes de palavras. ainda uma rea de memria de rotinas e de actividades motoras. reas pr-frontais: hoje possvel afirmar que o crtex pr-frontal o grande responsvel pelas funes intelectuais superiores, nomeadamente o pensamento abstracto, a ateno e a imaginao, e pelas capacidades de previso, planificao e tomada de deciso. Sabe-se tambm que as reas pr-funcionais estabelecem relaes com todas as restantes reas, assumindo uma importante funo de coordenao e de integrao. As leses nesta zona cortical podem ter diferentes consequncias: perda de movimentos simples em vrias partes do corpo (paralisia cortical); incapacidade para planear sequncias de movimentos complexos (apraxia); alteraes na capacidade de expressar a linguagem (afasia de Broca); perturbaes na capacidade para escrever (agrafia) perda de flexibilidade de pensamento e da capacidade de resoluo de problemas. Outros problemas que se podem manifestar traduzem-se na persistncia de pensamentos nicos, na incapacidade em manter a ateno numa tarefa e na instabilidade de humor.

Lobo parietal: as funes do lobo parietal abrangem o reconhecimento visual e a percepo tctil. neste lobo que se elaboram os movimentos dirigidos a um determinado fim e a manipulao dos objectos. As consequncias de leses nesta zona parietal podem ser vrias: incapacidade em concentrar-se em mais que um objecto de cada vez ou em nomear um objecto (anomia); dificuldades ao nvel da leitura (alexia) e do desenho; dificuldades ao nvel das operaes matemticas (discalculia).

Lobo temporal: capacidade auditiva, formao de memrias. As leses do lobo temporal podem manifestar-se em: incapacidade de ouvir sons elementares (surdez cortical); incapacidade no reconhecimento de sons vulgares (agnosia auditiva); dificuldade no reconhecimento de rostos (prosopagnosia); dificuldades na compreenso do discurso oral (afasia de Wernicke); distrbios ao nvel da ateno selectiva. Lobo occipital: associado viso Leses ao nvel desta rea cortical podem caracterizar-se por: dfice na viso; dificuldade em identificar objectos e/ou cores no meio ambiente (agnosia visual).

Anda mungkin juga menyukai