Anda di halaman 1dari 14

1

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

BRUNA VEDOY DE SOUZA

CAMILA GRIGOL

AULA PRTICA

Xanxer

2011

SUMRIO

INTRODUO............................................................................................................. 3 MATERIAIS E MTODOS............................................................................................ 4 2.1 MATERIAIS ........................................................................................................ 4 2.2 REAGENTES ...................................................................................................... 4 2.3 MTODOS .......................................................................................................... 5 2.3.1 Deslocamento do Equilbrio ............................................................................. 5 2.3.2 Titulao, pH de Neutralizao e Hidrlise Salina .............................................. 5 RESULTADOS E DISCUSSES.................................................................................... 7 3.1 DESLOCAMENTO DO EQUILIBRIO ................................................................... 7 3.1.1 Equilbrio: Cloreto de ferro III e Tiocianato de amnio ....................................... 7 3.1.2 Equilbrio: Dicromato e Cromato ..................................................................... 7 3.2 TITULAO, pH DE NEUTRALIZAO E HIDRLISE SALINA ....................... 8 3.2.1 Reao de um cido forte com uma base fraca ................................................... 8 3.2.2 Reao de um cido forte com uma base forte.................................................... 9 3.2.3 Reao de uma base forte com um cido fraco ................................................... 9 CONCLUSO ............................................................................................................ 11 REFERNCIAS .......................................................................................................... 12 ANEXOS .................................................................................................................... 13

INTRODUO [...] caractersticas dos sistemas cido-base devem ser bem conhecidas e estar sob controle durante a realizao de uma anlise por neutralizao, razo pela qual o comportamento de tais sistemas ser estudado [...]. (BACCAN et al, 2004, p. 48). Algumas reaes qumicas acontecem de forma completa, denominadas reaes irreversveis, acontecem at que um dos reagentes seja consumido por inteiro, formando um produto. de extrema importncia compreender as reaes qumicas, os motivos de elas ocorrerem e os fatores que as propiciam. O estudo em volta das reaes imenso, neste relatrio ser abordado a relao de indicadores de pH e titulaes, hidrlise salina e equilbrio qumico.

MATERIAIS E MTODOS

2.1 MATERIAIS

4 tubos de ensaio; 2 pipetas graduadas 10mL; 2 pipetas volumtricas 10mL; 2 buretas 25mL; 1 esptula; Fita de pH; 1 proveta 50mL; 3 frascos de Erlenmeyer de 250mL; 2 copos de bquer de 50mL;

2.2 REAGENTES

Soluo de Dicromato de Potssio (K2Cr2O7); Soluo de Cromato de Potssio (K2CrO4); Soluo de Cloreto de Ferro III (FeCl3); Soluo de Tiocianato de Amnio (NH4SCN); Soluo de cido Clordrico (HCl) 1 mol/L; Soluo de Hidrxido de Sdio (NaOH) 1 mol/L; Cloreto de Amnio (NH4Cl) slido; Soluo de Hidrxido de Amnio (NH4OH); Soluo de cido Actico (CH3COOH); Indicador Fenolftalena; Indicador Metil-orange; Indicador Azul de Bromotimol;

2.3 MTODOS

2.3.1 Deslocamento do Equilbrio

2.3.1.1 Equilbrio: Cloreto de ferro III e Tiocianato de Amnio

Adicionou-se em uma proveta de 50mL, 2mL de Cloreto de Ferro II e mais 2mL de Tiocianato de Amnio. Observou-se a colorao. Em seguida completou-se a proveta com gua destilada at a marca de 40mL, homogeneizou. Em quatro tubos de ensaio numerados, separou-se a soluo resultante tendo 10mL em cada tubo. Aps, adicionou-se ao tubo 1, 2mL de soluo de FeCl3, agitou-se. Comparou-se com a cor da soluo obtida no tubo 4. Ao tubo 2 adicionou-se 2mL de soluo de NH4SCN, agitou-se. Comparou-se novamente com a soluo obtida no tubo 4. No tubo 3 foi adicionado NH4 slido. Agitou-se e tambm foi comparado com a cor da soluo obtida no tubo 4.

2.3.1.2 Equilbrio: Dicromato e Cromato

Enumeraram-se novos tubos de ensaio de 1 a 4. Nos tubos 1 e 2 adicionou-se 2mL de soluo de Cromato de Potssio e nos tubos 3 e 4 adicionou-se 2mL de soluo de Dicromato de Potssio. No tubo 1 adicionou-se 1mL de soluo de cido Clordrico e agitou-se. No tubo 3 adicionou-se 1mL de soluo de Hidrxido de Sdio, agitou-se e comparou-se o os 4 tubos em relao a colorao.

2.3.2 Titulao, pH de Neutralizao e Hidrlise Salina

2.3.2.1 Reao de um cido forte com uma base fraca

Carregou-se uma bureta de 25mL com a soluo de cido Clordrico e zerou-a.

Em um Erlenmeyer de 250mL adicionou-se, com a pipeta volumtrica, 10mL de soluo de Hidrxido de Amnio, em seguida adicionou-se 75mL de gua destilada e 3 gotas de indicador metil-orange. Adicionou-se gota a gota a soluo do cido base e preparou-se a titulao quando o indicador mudou de cor, apresentando cor verde. Percebeu-se que houve a neutralizao. Percebeu-se que o pH estava entre 3,1 e 4,4 estando assim neutralizado.

2.3.2.2 Reao de um cido forte com uma base forte

Carregou-se a bureta com a soluo de Hidrxido de Sdio e zerou-a. Em um Erlenmeyer de 250mL adicionou-se, com a pipeta volumtrica, 10mL de soluo de cido Clordrico e em seguida adicionou-se 75mL de gua destilada e 3 gotas de indicador Azul de Bromotimol. Adicionou-se gota a gota a soluo da base sobre o cido, parou-se a titulao quando o indicador mudou de cor ficando entre amarelo e azul, notou-se que houve a neutralizao. O pH estava na faixa de neutralizao.

2.3.2.3 Reao de uma base forte com um cido fraco

Carregou-se a bureta com a soluo de Hidrxido de Sdio e zerou-a. Em um Erlenmeyer de 250mL adicionou-se, com a pipeta volumtrica, 10mL de soluo de cido Actico. Em seguida adicionou-se 75mL de gua destilada e 3 gotas do indicador Fenolftalena. Adicionou-se gota a gota a soluo da base sobre o cido, parou-se a titulao quando o indicador mudou de cor ficando entre incolor e vermelho, indicando que houve neutralizao. O pH estava na faixa de neutralizao.

RESULTADOS E DISCUSSES

3.1 DESLOCAMENTO DO EQUILIBRIO

3.1.1 Equilbrio: Cloreto de ferro III e Tiocianato de amnio

No instante em que o Tiocianato de Amnio entrou em contato com o Cloreto de Ferro III, a soluo apresentou uma colorao vermelho-sangue (Anexo A). A equao: [Fe(SCN)]+2(aq) + NH4(aq) + 3Cl-(aq)

FeCl3(aq) + NH4SCN(aq)

De acordo com Curi (2006, p. 41), a colorao vermelho-sangue surgiu atravs da reao entre os ons de Ferro (Fe+3) com o on Tiocianato (SCN-). No tubo 1, a adio de 2mL de FeCl3 - seguindo o princpio de Le Chtelier - deslocou o equilbrio para a direita, assim como no tubo 2 com a adio de NH4SCN. No tubo 3, a adio de NH4Cl deslocou o equilbrio para a esquerda. (HARRIS, 2008, p. 111). Em relao colorao, o tubo 1 apresentou uma colorao semelhante ao tubo 4, o tubo 2 apresentou a colorao mais forte e o tubo 3 a colorao mais fraca (Anexo B). De acordo com Carobin e Serrano (2007, p. 135), uma reao reversvel atinge o equilbrio quando existe uma ao contnua e simultnea entre os reagentes e produtos avanando com velocidades iguais.

3.1.2 Equilbrio: Dicromato e Cromato

Os tubos 1 e 2 apresentavam colorao amarela e os tubos 3 e 4, colorao laranja. Aps a adio de HCl no tubo 1 (Cromato), a soluo apresentou colorao laranja semelhante a colorao do tubo 4, em seguida, a adio de NaOH no tubo 3 (Dicromato), provocou alterao da cor laranja para cor amarela, semelhante a cor do tubo 2 (Anexo C). A adio do on comum H+ atravs do HCl soluo de cromato, deslocou o equilbrio para a direita devido o aumento de concentrao de ons reagentes.

2CrO4-2 + 2H+ Cr2O7-2 + H2O Com a soluo de dicromato ocorreu o contrrio, o on no-comum OH- deslocou o equilbrio para a direita, devido o consumo dos ons presentes. Cr2O7-2 + 2OH- 2CrO4-2 + H2O

3.2 TITULAO, pH DE NEUTRALIZAO E HIDRLISE SALINA

3.2.1 Reao de um cido forte com uma base fraca Antes de adicionar o cido, a soluo contm apenas a base fraca, B, em gua. (HARRIS, 2008, p. 227). A soluo de cido Clordrico e Hidrxido de Amnio, quando neutralizada, apresentava cor laranja (Anexo D), com um pH em torno de 3,1 e 4,4, isto significa que um meio cido. A 25C, uma soluo cida possui um pH abaixo de 7 e uma soluo bsica possui pH acima de 7. (HARRIS, 2008, p. 120). A equao da reao de neutralizao: HCl + NH4OH NH4Cl + H2O A equao da reao de hidrlise do NH4Cl: NH4Cl(s) + H2O(l) NH4+(aq) + Cl-(aq) NH4+(aq) + H2O(l) NH3(aq) + H3O+(aq)

De acordo com Fatibello Filho et al. (2006, p. 31), todo sal formado na reao de um cido forte com uma base fraca um sal cido. O Cloreto de Amnio (NH4Cl) ao ser adicionado gua, dissocia-se totalmente em NH4+(aq) e Cl-(aq). O on NH4+(aq) reage ento com a gua (sofre hidrlise) enquanto o nion cloreto (Cl-(aq)) permanece inalterado, uma vez que originalmente oriundo de um cido forte (HCl).

3.2.2 Reao de um cido forte com uma base forte [...] admite-se que a reao entre o cido e a base completa e considera-se a soluo resultante como uma mistura do cido ou da base em excesso e do sal formado, dependendo da localizao dos pontos considerados [...]. (BACCAN et al, 2004, p. 51, grifo nosso). A soluo de Hidrxido de Sdio e cido Clordrico neutralizada apresentava cor verde (Anexo E), com pH em torno de 6 e 7,6, somente em titulaes de cido forte-base forte que o pH no ponto de equivalncia 7,00, valor considerado neutro. (HARRIS, 2008, p. 224). A equao da reao de neutralizao: NaOH + HCl NaCl + H2O Na mistura contida no Erlenmeyer, a adio de algumas gotas de NaOH aps a neutralizao alterava a cor para azul, indicando um aumento de pH da soluo (acima de 7,6). [...] neste caso, a reao de neutralizao resulta em um sal que no apresenta hidrlise, nem de seu ction nem de seu nion e, portanto, o pH do ponto final devido constante de ionizao da gua: pH = 7,0 a 25 C. (CORTES; RAMOS; CAVALHEIRO, 2007, p. 1017, grifo nosso).

3.2.3 Reao de uma base forte com um cido fraco

A soluo neutralizada de cido Actico e Hidrxido de Sdio apresentava uma colorao rosa (Anexo F), com um pH em torno de 8 a 10, isto , uma soluo de carter bsico. A adio de poucas gota de NaOH na soluo presente no Erlenmeyer provocava um aumento de pH, resultando em uma cor rosa mais forte que a anterior (pH acima de 10). A equao de neutralizao: CH3COOH(aq) + NaOH(aq) NaCH3COO (aq) + H2O(l) A equao da reao de hidrlise do NaCH3COO:

10

NaCH3COO(aq) Na+(aq) + CH3COO-(aq) CH3COO-(aq) + H2O(l) CH3COOH(aq) + OH-

cido fraco titulado com base forte: forma-se um sal cujo nion a base conjugada de um cido fraco e um ction que cido conjugado de uma base forte. S o nion tem tendncia hidrlise e o pH do ponto final ser regido pela quantidade deste nion presente, sua concentrao e pela constante de hidrlise deste nion [...]. (CORTES; RAMOS; CAVALHEIRO, 2007, p. 1017, grifo do autor).

11

CONCLUSO

Com as prticas realizadas foi possvel concluir que a relao entre cidos e bases possuem caractersticas distintas e necessrio saber sobre elas para compreender o que acontece durante a realizao do experimento e assim, aprimorar o desempenho em laboratrio. Cada experimento realizado traz consigo uma teoria bsica e importante, com relao ao equilbrio qumico e as reaes reversveis e irreversveis. Nas primeiras experincias realizadas foi possvel concluir as alteraes causadas pelo deslocamento do equilbrio. Nas experincias que envolviam titulao, pH e hidrlise salina, foi possvel concluir que um cido forte e uma base fraca reagem e tornam o meio cido, uma base forte com um cido forte reagem e tornam o meio neutro e um cido fraco com uma base forte reagem e tornam o meio bsico, inclusive, compreender o papel importante que os indicadores de pH (fenolftalena, azul de bromotimol e metil-orange) representam nas titulaes.

12

REFERNCIAS CURI, Denise. Colorimetria determinao de Fe+3 em gua. Revista Qumica Nova na Escola, n. 24, p. 39 - 42, nov. 2006. Disponvel em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/eeq3.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2011. CAROBIN, Claudia; SERRANO, Agostinho. Uma reviso das concepes alternativas em equilbrio qumico dentro do enfoque dos diferentes nveis de representao. Revista Acta Scientiae, Canoas: Ulbra, v. 9, n. 2, p. 131 143, jul./dez. 2007.

FATIBELLO FILHO, Orlando et al. Experimento simples e rpido ilustrando a hidrlise de sais. Revista Qumica Nova na Escola, n. 24, p. 30 - 34, nov. 2006. Disponvel em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/eeq1.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2011.

CORTES, Mnica Souza; RAMOS, Luiz Antnio; CAVALHEIRO, der Tadeu Gomes. Titulaes espectrofotomtricas de sistemas cido-base utilizando extrato de flores contendo antocianinas. Revista Qumica Nova, v. 30, n. 4, p. 1014 1019, 2007. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n4/a45v30n4.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2011.

BACCAN, Nivaldo et al. Qumica analtica quantitativa elementar. 3. ed. rev. So Paulo: Edgard Blcher, 2004. 308 p.

HARRIS, Daniel C. Anlise qumica quantitativa. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 868 p.

13

ANEXOS

Anexo A Tiocianato de Amnio em contato com o Cloreto de Ferro III

Anexo B Comparao de cor entre os tubos de ensaio que contm Tiocianato de Amnio em contato com o Cloreto de Ferro III.

Anexo C Comparao de cores resultantes entre Cromato e Dicromato.

14

Anexo D Soluo de cido Clordrico e Hidrxido de Amnio neutralizado.

Anexo E - Soluo de Hidrxido de Sdio e cido Clordrico neutralizada.

Anexo F - Soluo neutralizada de cido Actico e Hidrxido de Sdio.

Anda mungkin juga menyukai