Anda di halaman 1dari 16

MANUAL BSICO PARA O USO DO TRACKMAKER

I Organizar os arquivos para uso, baixar e instalar o programa.


1. Entrar na site www.gpstm.com/downloads.php?lang=port , clique no Download da verso GPS TrackMaker #13.8 completo em portugus com mapas detalhados do Brasil, mapas simplificados da Amrica do Sul, suporte a Google Maps e rastreamento veicular por GPRS. Para XP/Vista e Windows 7, salvando no desktop

2. Para instalar o programa, dar um duplo clique sobre o arquivo gtm138le_port e seguir as instrues. Instalar em C:\Arquivos de programas\TrackMaker. V na pasta em que ele foi instalado, procure o arquivo TrackMaker.exe , clique com o boto direito do mouse sobre esse arquivo, escolha Enviar para, rea de trabalho, criando assim um cone na tela principal do computador. (Caso no tenha permisso para instalar o programa, solicite ao 08006476713 para efetuar a instalao).

3.

Entrar no site www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=591 e fazer o Download

salvando no desktop. Para instalar o do programa USB Drivers software version 2.3 programa, dar um duplo clique sobre o arquivo e seguir as instrues. (Caso no tenha permisso para instalar o programa, solicite ao 08006476713 para efetuar a instalao).

II -- CONFIGURANDO O TRACKMAKER
1 Abra o programa, clicando no cone da tela principal do seu computador.

2 - Clique em Ferramentas , depois em Opes

3 Marque as opes conforme a figura anexa.

4 - Clique em configurar no cone Mostrar Propriedade, marque as opes conforme a figura anexa e clique em OK:

5 Clique em Unidades. Na tela unidades, usar : Comprimento em Quilmetros - km Altitude em Metros - m diferena horria -3hs .

6 Clique em Coordenadas. Na tela coordenadas marcar : deg/min/seg 3

7 Clique em Imagens. Na tela imagens marcar: ocultar imagens raster ao arrastar e gravar imagens em arquivos TXT.

8 - Clique emDatum. Na tela datum selecionar: SAD69 <Brazil>.. As telas restantes deixar conforme programa, clique em OK.

9 BARRAS DE FERRAMENTAS HORIZONTAL ( BFH )

1- Novo Arquivo Fecha o arquivo que est aberto e fica com a tela limpa. 2- Abrir Arquivo Fecha o arquivo que est aberto e abre um novo arquivo. 3- Unir Arquivo Mantm o arquivo aberto e uni com o novo arquivo. 4- Salvar Arquivo Salva o arquivo com o nome do primeiro arquivo aberto Cuidado Usar : Salvar Como 5- Imprimir a tela 6-Viso Geral Zoom mnimo. 7- Ferramenta Zoom 8- Zoom - Aproximar. 9- Zoom - Afastar. 10-Opo de exibio 11-Ver trilhas por cores. A trilha fica na cor original e com linha fina. 12-Perfil de altitude. 13-Velocidade da trilha. 14-Cartogrfico. 15-Fragmentar trilhas. 16-Inverter trilhas e rotas. 17-Inverter pontos selecionados. 18-Selecionar pontos pelos cones. 19-Selecionar trilhas por estilo. 20-Modificar Waypoints selecionados. 21-Modificar estilo da trilha. 22-Ferramenta de Waypoint repetido. 23-Selecionar trilhas/rotas repetidos. 24-Redutor de trilhas. 25-Inserir imagem de mapa. 26-Rastreamento pela internet. 27- Google Maps 28-Viso 3 D no Google Earth. 29-Abrir mapa na Internet. 30-Ajuda. 31-Escala. 32-Selecionar mapas. 33-Mapa em branco e preto. 34-Pesquisar waypoints. 35-Mostrar coordenadas.

10 BARRAS DE FERRAMENTAS VERTICAL ( BFV) 1 - Detectar elementos ( deve ficar ligado ) 2 - Detectar pontos em segmento 3 - Abrir janela quando criar novo elemento 4 - Rotacionar ao criar polgonos 5 - Selecionar dados 6 - Arrastar vrtices ou waypoints. 7 - Trazer para frente 8 - Enviar para traz 9 - Ferramenta lpis 10 - Criar Rotas 11 - Desenho a mo livre 12 - Linha continua 13 - Retngulo 14 - Retngulo com borda arredondada 15 Circulo 16 Elipse 17 Tringulo 18 Pentgono 19 Hexgono 20 - Octgono

III - CRIANDO UM PONTO


1 - Acender o lpis (cone 9 na BFV). 2 - Em qualquer local da tela clicar com o boto esquerdo do mouse, que aparecera um WAYPOINT nmero tal.

3 - Colocar o lpis a esquerda da palavra WAYPOINT que aparecera um crculo com o boto direito do mouse que ser aberta uma nova tela (Editar Waypoint).

, clicar

4 - Na figura abaixo no canto superior esquerdo, escolha o cone que deseja apresentar. Clique sobre o cone com o boto esquerdo que ele aparecera no circulo abaixo.

5 - Na parte direita da tela, apagar a latitude que esta grafada e inserir a latitude do ponto que esta sendo criado (use o sinal negativo para o SUL) + 2 dgitos para os graus + espao + 2 dgitos para os minutos + apostrofo + espao + 2 dgitos para os segundos + ponto (vrgula no teclado) + 1 digito para o dcimo de segundo + apostrofo duplo. Faa da mesma forma com a longitude. Em comentrio digite a INSCRIO ESTADUAL (ESPAO) NOME DA PROPRIEDADE (ESPAO) NOME DO PRODUTOR e outras informaes que acharem pertinentes. Desta forma facilita pesquisar waipoint. 8

6 - Na parte abaixo e esquerda da tela, clicar em editar estilo do waypoint e outra tela se abrir. Clicar em smbolo com comentrio e em seguida editar fonte. Em Fonte, colocar o tipo de letra desejada; em estilo da fonte, selecionar opo desejada (negrito o normal); em tamanho o tamanho de letra desejada (o usual entre 8 a 12).Clicar OK em tudo e estar criado o ponto. Para que o mapa no fique carregado usar o waipoint padro para propriedades (ponto azul).

IV APAGANDO ELEMENTOS
1 Coloque a seta sobre o ponto, trilha, ou rota. Quando abrir a janela identificando o ponto, trilha, ou rota , dar duplo clique com o boto esquerdo do

mouse

. Ou, clique com o boto esquerdo do mouse, mantenha apertado

e arraste para selecionar diversos elementos . Os elementos ficaram marcados em vermelho. No teclado clique Delete. Quando os elementos selecionados para serem apagados inclurem, conjuntamente, waypoints e trilhas/rotas aparecer uma janela perguntando qual a opo a apagar. Escolha a sua clicando em waypoints, trilhas/rotas em ambos ou em cancelar

. Lembre-se sempre de salvar o arquivo com outro nome ANTES de edit-lo, para que possa recuperar o arquivo original posteriormente, caso seja necessrio. 2 Para cancelar pontos selecionados, clique na tela onde no tenha elementos.

V - IMPRIMINDO A TELA DO TRACKMAKER


1- Inicialmente colocar na escala 1:1 KM (cone 31-Escala) , que a menor escala com boa viso. Caso caiba dentro da tela uma escala menor, melhor. (sugesto, poder utilizar qualquer escala) 2 - Selecionar no cone acima a esquerda Arquivo e imprimir. Configure a impressora para retrato se a rota tiver um sentido vertical e paisagem se tiver um sentido horizontal. Quanto qualidade de impresso, usar uma de normal, ou melhor.

10

3 - No caso do mapa no couber em uma s pagina, imprimir por partes usando as linhas de latitude ou longitude como parmetros e se for interessante, cortar e colar manualmente. 4 - importante observar, que a impresso no obedece exatamente a imagem que aparece na tela, sendo que na impresso em retrato fica um pouco mais estreita e em paisagem um pouco mais longa

VI TRANFERINDO PONTOS DO COMPUTADOR PARA O GPS E VICE VERSA


1 - Clicar no cone 2 horizontal (abrir o arquivo desejado)

11

2 - Procurar o arquivo que vai ser transferido para o GPS. Se precisar unir mais de um arquivo, clicar no cone 3 horizontal ( Unir arquivos ) e proceder da mesma forma que o item anterior. 3 - Faa isso com quantos arquivos for necessrio. Verifique no rodap da tela, para saber quantos Wpts esto na tela, e compare com a capacidade da memria USER do seu GPS. 4 Ligue o GPS, conecte o GPS ao computador com o cabo Serial ou USB. Delete os Wpts da memria se necessrio. 5 Clique em GPS, escolha a interface do seu GPS ( por exemplo interface Garmin ). Abrir uma janela GPS TrackMaker Interface Garmin . Clique em Identificar . Olhe no quadro preto, dever aparecer a identificao do seu GPS. Caso isso no ocorra, que a conexo no foi feita e dever ser resolvido o problema do computador.

12

6 Clique em Enviar e em Waypoints e/ou Trilhas. A transferncia ser feita em alguns segundos. Clique em Sair. Verifique no GPS se os pontos esto na memria USER.

7 Da mesma forma voc poder transferir rotas, trilhas, waypoins, tudo, tanto do computador para o GPS ( Enviar dados para o GPS ), como do GPS para o computador (Capturar dados do GPS).

13

8 - Arquivos baixados do GPS para p TRACKMAKER

VII VISO 3-D NO GOOGLE EARTH


1 Verifique que voc est conectado Internet 2 Com o mouse coloque a seta sobre o ponto desejado, quando aparecer uma janela identificando o ponto, clique com o boto esquerdo do mouse. Esse ponto ser selecionado e ficara marcado em vermelho. 3 Clique no cone 28 horizontal (Viso 3-D no Google Earth). Aguarde e voc visualizar no Google Earth os pontos selecionados (o Google Earth dever estar instalado)

14

4 Voc poder salvar no Google Earth os dados transferidos.

VIII COLOCAR FOTO DE SATLITE NO TRACKMAKER (SOMENTE PARA VERSO PROFISSIONAL)


1 Verifique que voc est conectado Internet 2 Com o mouse coloque a seta sobre o ponto desejado, quando aparecer uma janela identificando o ponto, clique com o boto esquerdo do mouse. Esse ponto ser selecionado e ficar marcado em vermelho. 3 Clique no cone 27 na BFH (Abrir Google Maps). Clique em transferir e aguarde que voc ter a foto do satlite do ponto selecionado como plano de fundo.

15

Esse manual est em construo e sero bem vindas, crticas, sugestes, correes e colaboraes.

Elaborao Giuliano Rodrigo Caseiro Oliveira Fiscal Estadual Agropecurio Reviso Viviane Dantas Muller Fiscal Estadual Agropecuria
16

Anda mungkin juga menyukai