Anda di halaman 1dari 5

Boletim Informativo Atuao destacada nos veculos de comunicao do Senado Federal na semana de 22 a 26 de Abril de 2013

Casildo volta a cobrar recursos para preveno de desastres

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) voltou a enfatizar nesta tera-feira (23) a necessidade de definir fontes de recursos para aes de preveno e preparao para lidar com os desastres naturais. A criao de um fundo para calamidades pblicas foi uma das sugestes da Comisso Especial de Defesa Civil do Senado,que, em 2011, sob a relatoria do senador, props um marco regulatrio para o setor. Propusemos uma reestruturao do Fundo Especial para Calamidades Pblicas (Funcap), de modo a ampliar suas fontes de recursos e possibilitar a aplicao destes em aes no apenas de reconstruo e resposta, mas principalmente de preveno e preparao lembrou. Segundo o senador, para cada real gasto com preveno no Brasil, so economizados R$ 8 ou R$ 9 de reconstruo. Para ele, embora o Brasil tenha avanado no campo do monitoramento, ainda preciso estruturar as defesas civis estaduais e municipais e instituir estratgias de construo de comunidades resilientes, para que conheam os riscos a que esto sujeitas. Nossos desafios para a consolidao e incorporao plena de uma poltica nacional de defesa civil so muitos, em virtude at de nossa amplitude geogrfica e variedade climtica afirmou. O tema, como informou Casildo, ser tratado na 4 Plataforma Global sobre Reduo de Risco de Desastres, que ser realizada em maio, em Genebra (Sua). As bases para a participao brasileira no evento, do qual o senador participar, foram discutidas nesta tera-feira pela Comisso Mista Permanente Sobre Mudanas Climticas.

Nas Comisses

No Plenrio

Casildo Maldaner defende a destinao de mais recursos para a rea da sade

Em pronunciamento nesta quarta-feira (24), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) registrou a presena do ministro da Sade, Alexandre Padilha, na Comisso de Assuntos Sociais (CAS), quando apresentou relatos que revelam que o pas ainda precisa suprir carncias substanciais no setor. O senador concorda que, apesar dos avanos, o Brasil est longe de garantir um acesso pleno sade pelos cidados. Maldaner observou que o Sistema nico de Sade um dos maiores sistemas pblicos de sades do mundo, abrangendo desde o simples atendimento ambulatorial at o transplante de rgos. Os recursos destinados ao setor no oramento, no entanto, na avaliao do senador, est aqum das necessidades de um sistema inclusivo como o SUS. Casildo criticou o fato de o Brasil aplicar menos do que 4% do produto interno bruto (PIB) na sade, lembrando que o ndice est bem abaixo do que prev a Organizao Mundial de Sade, que de 8% do PIB. Alm da falta de recursos, o senador apontou ainda equvocos na gesto das instituies de sade que afetam drasticamente a qualidade dos servios do setor rea. - Um exemplo claro est no excessivo protagonismo dos hospitais como referncia de atendimento. A larga maioria dos casos atendidos nessas instituies de alta complexidade so situaes mais simples que poderiam ser resolvidas em unidades de pronto atendimento disse. O senador ainda protestou contra a concentrao de recursos na Unio e resaltou a necessidade de parceria entre os entes federativos para tratar da sade. Casildo frisou que o acesso sade um direito de todos os brasileiros e que um atendimento de qualidade algo inadivel e valoroso. - A luta pelo acesso sade est acima de qualquer interesse partidrio ou eleitoral e a responsabilidade pelos avanos no est restrita a ao do governo federal. Que este Parlamento possa contribuir com essa causa, que de todos os brasileiros afirmou.

Na Rdio Senado
Governo vai apresentar projeto que muda a estrutura da Defesa Civil
O ANNCIO FOI PELO SENADOR CASILDO MALDANER, DURANTE A AUDINCIA PBLICA NA COMISSO MISTA DE MUDANAS CLIMTICAS. Link - http://www.senado.gov.br/noticias/radio/programaConteudoPadrao.asp?COD_TIPO_PROGRAMA=&COD_AUDIO=371983

Nos Jornais Clipping da Semana

Imagem da Semana

Sesso Especial em homenagem aos 47 anos de fundao do Partido do Movimento Democrtico do Brasil PMDB
Foto: Miriam Zomer Com informaes da Rdio e Agncia Senado.

Assessoria de Imprensa - Senador Casildo Maldaner.


Fbio Mafra Figueiredo fabiomf@senado.gov.br (61) 3303-4204 8144-9566 Ilton Piram Ilton@senado.gov.br

Acompanhe o trabalho do Senador


Facebook casildo.maldaner1 Twitter - @casildomaldaner Site www.casildo.com.br

Anda mungkin juga menyukai