Anda di halaman 1dari 9

2

1. INTRODUO

As pesquisas desenvolvidas nos ltimos anos evidenciam o alto potencial das aplicaes das radiaes nas mais diversas reas de atividades humanas. A pouca divulgao dos benefcios, leva a um conceito de periculosidade sem abordar os aspectos positivos de suas aplicaes. A rea da medicina, da indstria, da farmacutica, da agricultura e em varias pesquisas dentro da biologia so as mais beneficiadas na utilizao das radiaes. Na medicina o uso se faz por meio da radiologia, que compreende a radioterapia, a radiologia diagnostica e a medicina nuclear. As aplicaes na biologia so usadas para o desenvolvimento de pesquisas nos campos da botnica, gentica e fisiologia. As radiaes podem at atravessar a matria ou ser absorvidas por ela, o que possibilita mltiplas aplicaes. Mesmo em quantidades cuja massa no pode ser determinada pelos mtodos qumicos, a radiao por eles emitida pode ser detectada. Pela absoro da energia das radiaes (em forma de calor), clulas ou pequenos organismos podem ser destrudos. Essa propriedade, que normalmente altamente inconveniente para os seres vivos, pode ser usada em seu benefcio, quando empregada para destruir clulas ou microorganismos nocivos.

2. APLICAES DA RADIAO EM MEDICINA E BIOLOGIA

2.1 APLICAES EM MEDICINA

Os istopos radioativos ou radioistopos, devido propriedade de emitirem radiaes tm vrios usos. A propriedade de penetrao das radiaes possibilita identificar a presena de um radioistopo em determinado local. As radiaes emitidas por radioistopos podem atravessar a matria e, dependendo da energia que possuam, so detectadas onde estiverem, atravs de aparelhos apropriados, denominados detectores de radiao. Dessa forma, o deslocamento de um radioistopo pode ser acompanhado e seu percurso ou caminho ser traado num mapa do local. Por esse motivo, recebe o nome de traador radioativo. A Medicina Nuclear a rea da medicina onde so utilizados os radioistopos, tanto em diagnsticos como em terapias. Radioistopos administrados a pacientes passam a emitir suas radiaes do lugar (no caso, rgo) onde tm preferncia em ficar. Um exemplo prtico bem conhecido o uso do iodo-131 (I-131), que emite partcula beta, radiao gama e tem meia-vida de oito dias. O elemento iodo, radioativo ou no, absorvido pelo organismo humano preferencialmente pela glndula tireide, onde se concentra. O funcionamento da tireide influi muito no comportamento das pessoas e depende de como o iodo por ela absorvido. O fato de ser radioativo no tem qualquer influncia no comportamento de um elemento qumico em relao aos demais elementos.

2.1.1 A Radioterapia

A radioterapia teve origem na aplicao do elemento rdio pelo casal Curie, para destruir clulas cancerosas, e foi inicialmente conhecida como Curieterapia. Posteriormente, outros radioistopos passaram a ser usados, apresentando um maior rendimento. O iodo-131 tambm pode ser usado em terapia para eliminar leses, identificadas nos radiodiagnsticos da tireide, aplicando-se, no caso, uma dose maior do que a usada nos diagnsticos. O iodo radioativo apresenta as caractersticas ideais para aplicao em Medicina, tanto em diagnstico como em terapia: Tem meia-vida curta;

absorvido preferencialmente por um rgo (a tireide); eliminado rapidamente do organismo; A energia da radiao gama baixa.

Fontes de radiao de csio-137 e cobalto-60 so usados para destruir clulas de tumores, uma vez que estas so mais sensveis radiao do que os tecidos sos. Um dos aparelhos de radioterapia mais conhecidos a Bomba de Cobalto, usada no tratamento contra o cncer, e que nada tem de bomba (no explode). Trata-se de uma fonte radiativa de cobalto-60 (Co-60), encapsulada (hermeticamente fechada) e blindada, para impedir a passagem de radiao. At bem pouco tempo, para este fim, eram utilizadas fontes de csio-137, que foram substitudas pelas de cobalto-60, que, entre outras razes tcnicas, apresentam maior rendimento teraputico. A radioterapia se divide em teleterapia e braquiterapia:

2.1.2 Teleterapia: A radiao colocada a muitos centmetros de distancia da regio a ser tratada. Os equipamentos utilizados podem ser o de quilovoltagem, megavoltagem e de teleisototerapia. 1 - Quilovoltagem: soa tubos convencionais de raios X, aos quais o paciente submetido a doses dirias de 300 rad (3 Gy) at atingir um total de 6000 rad (60 Gy). 2- Megavoltagem; incluem os aceleradores de partculas como os lineares e betatrons. Os pacientes recebem doses dirias de 200 rad (2 Gy) at 5000 rad (Gy) a 6000 rad (Gy). A dose mxima ocorre entre 4 a 5 cm da pele, sendo este tipo de radioterapia utilizado no tratamento de tumores mais profundos como no pulmo, bexiga, prstata, tero, etc. 3- Equipamentos de teleisotopoterapia; Empregam-se istopos radioativos, sendo os mais comuns de cobalto, csio, e rdio. Um tubo de raios X, para produzir radiao equivalente emitida por cobalto, dever operar com tenso de 3MV, e como conseqncia o complexo se torna volumoso. A unidade de telecobalto apresenta vantagens por ser mais compacta, alm do fato de no ter um largo espectro de energia como no caso de raios X.

2.1.3 Braquiterapia: uma forma de radioterapia na qual a fonte de radiao colocada no interior ou prxima ao corpo do paciente. Materiais radioativos, geralmente pequenas cpsulas, so colocados junto ao tumor liberando doses de radiao diretamente sobre ele, afetando ao mnimo os rgos mais prximos e preservando os mais distantes da rea do implante.

2.1.4 Radiologia Diagnstica: Baseia-se na transmisso de raios x atravs de partes do corpo. Em alguns rgos, necessria a injeo de contraste, como o iodo e brio que absorve mais ou menos raios x, facilitando a visualizao.

2.1.5 Imagens Radiogrficas: So imagens que so projetadas em filmes, anteparos fluorescentes ou em telas de televiso. A fluorescncia a menos aconselhvel, pois a imagem analisada enquanto gerada, expondo o paciente radiao por um tempo maior, alem de deter partes de fotos dos raios x perdidos, facilitando a visualizao.

2.1.6 Tomografia: O principio da tomografia consiste em ligar um tubo de raios x a um filme radiogrfico por um brao rgido que gira ao redor de um determinado ponto, situado num plano paralelo pelcula. (Assim, durante a rotao do brao, produz-se a translao simultnea do foco do alvo) e do filme. No apresenta riscos de acidente, pois operada por eletricidade, e o nvel de exposio radiao similar. No se devem realizar tomografias sem necessidade, devido acumulao de dose de radiao.

2.1.7 Mamografia: Atualmente a mamografia um instrumento que auxilia na preveno na reduo de mortes por cncer de mama, como o tecido da mama de difcil de ser examinado com ouso de radiao penetrante, devido s pequenas diferenas de densidade e textura de seus componentes como o tecido adiposo e fibroglandular, a mamografia possibilita somente suspeitar e no diagnosticar um tumor maligno. o diagnostico complementado pelo uso da biopsia e ultrasonografia. Com estas tcnicas, permite-se a digitao precoce em pacientes assintomticos e imagens de melhor definio em pacientes sintomticas. A imagem obtida com o uso de um feixe de raios X de baixa energia, produzidos em tubos especiais, aps a mama ser comprimida entre duas placas. O risco associado exposio radiao mnimo, principalmente quando comparado com o beneficio obtido.

2.2 APLICAES EM BIOLOGIA

2.2.1 Mapeamento por Radio frmacos: O uso de marcadores comum. O marcador radioativo tem o objetivo de, como o nome j diz marcar molculas de substancias que se incorporam ou so metabolizadas pelo organismo do homem, de uma planta ou animal. Por exemplo, o iodo-131 usado para seguir o comportamento do iodo-127, estvel, no percurso de uma reao qumica in vitro ou no organismo, nestes exames, a irradiao inevitvel, mas deve-se ter ateno pra que este seja a menor possvel.

2.2.2 Auto-radiografia: possvel acompanhar, como uso de traadores radioativos, o metabolismo das plantas, verificando o que elas precisam para crescer, o que absorvido pelas razes e pelas folhas e onde um determinado elemento qumico fica retido. Uma planta que absorveu um traador radioativo pode, tambm, ser radiografado, permitido localizar o radioistopo. Para isso, basta colocar um filme, semelhante ao usado em radiografias e abreugrafia, sobre a regio da planta durante alguns dias e revel-lo. Ao ingerirem radioistopos, os insetos ficam marcados, porque passam a emitir radiao, e seu raio de ao pode ser acompanhado. No caso de formigas, descobre-se onde fica o formigueiro e, no caso de abelhas, at as flores de sua preferncia. A marcao de insetos com radioistopos tambm muito til para eliminao de pragas identificando qual predador se alimenta de determinado inseto indesejvel. Neste caso o predador usado em vez de inseticidas nocivos sade. Outra forma de eliminar pragas esterilizar os machos por radiao gama e depois solta-los no ambiente para competirem com os normais, reduzindo sua reproduo sucessivamente, ate a eliminao da praga, sem poluio com produtos qumicos. Em defesa do meio ambiente e da alimentao, pode-se, tambm, determinar se um agrotxico fica retido nos alimentos, quanto vai para o solo, para a gua e para a atmosfera. Ainda no campo dos alimentos, uma aplicao importante a irradiao pra a conservao de produtos agrcolas, como batata, cebola, alho e feijo. Batatas irradiadas podem ser armazenadas por mais de um ano sem murcharem ou brotarem.

3. Efeitos Biolgicos da Radiao

As radiaes so perigosas aos seres vivos, sendo nocivas aos tecidos, destruindo-os. Por outro lado, so utilizadas no tratamento de algumas espcies de cncer, pois atuam na destruio das clulas cancerosas. As clulas em mitose, como o caso das clulas cancerosas, atuam na destruio das clulas cancerosas que so mais sensveis radiao do que as clulas em repouso. Os efeitos biolgicos podem ser classificados em trs tpicos: Classificao segundo a Dose Absorvida: Estocsticos ou Determinsticos. Classificao segundo Nvel de Dano: Somticos ou Genticos. Classificao segundo ao Tempo de Manifestao: Imediatos ou Tardios.

3.1 Efeitos Estocsticos: So efeitos em que a probabilidade de ocorrncia proporcional dose de radiao recebida, sem a existncia de limiar. Isto significa, que doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendaes de radioproteo, podem induzir tais efeitos. Transformao celular A probabilidade depende da dose A gravidade depende do local exposto Causa vrios tipos de cncer Causa anormalidades hereditrias

3.1.1 Efeitos Determinsticos: Os efeitos determinsticos so os que se manifestam a partir de uma determinada dose (dose limiar) e, medida que a dose aumenta, observa-se um aumento na sua severidade. Exemplos so: Morte celular A gravidade depende da dose Geralmente num curto intervalo de tempo Causa esterilidade, catarata, etc.

3.1.2 Efeitos Genticos:

So os danos causados s clulas reprodutivas, portanto provocando defeitos ou malformaes em indivduos de sua descendncia

3.1.3 Efeitos Somticos: So os danos que afetam apenas os indivduos irradiados, no sendo hereditrios. Os efeitos somticos se classificam em: Efeitos Imediatos Eles ocorrem em um perodo de horas at algumas semanas aps a irradiao. Causa eritema, queda de cabelos, necrose de tecido, esterilidade temporria, etc. Efeitos Tardios Ocorrem de vrios meses a vrios anos aps a irradiao. Os efeitos tardios so: Catarata, vrios tipos de cncer, anemia plstica, etc.

3.2 Tipos de Exposies Os tipos de exposies nos seres humanos podem ser: Exposio nica: radioterapia Exposio fracionada Exposio peridica: rotina de trabalho com materiais radioativos.

4. CONCLUSO

muito comum confundir-se irradiao com contaminao. A contaminao se caracteriza pela presena de um material indesejvel em determinado local. A irradiao a exposio de um objeto ou de um corpo radiao. Portanto, pode haver irradiao sem existir contaminao, ou seja, sem contato entre a fonte radiativa e o objeto ou corpo irradiado. No entanto, havendo contaminao radioativa, claro que haver irradiao do meio contaminado. No de deve confundir o efeito (construtivo ou destrutivo) da radiao com o fato de tornar radioativo um material, por outros processos em reatores nucleares ou aceleradores de partculas. As radiaes podem at atravessar a matria ou ser absorvido por ela, o que possibilita mltiplas aplicaes. Mesmo em quantidades cuja massa no pode determinada pelos mtodos qumicos, a radiao por eles emitida pode ser detectada. Pela absoro da energia das radiaes (em forma de calor) clulas ou pequenos organismos podem ser destrudos. Essa propriedade, que normalmente altamente inconveniente para os seres vivos, pode ser usada em seu benefcio, quando empregada para destruir clulas ou microorganismos nocivos.

10

REFERNCIAS

CARDOSO, Eliezer de Moura. Apostila Educativa, Aplicaes da Energia Nuclear. Disponvel em: www.cnen.gov.br. Acessado em 07 de abril de 2013. http://pt.scrib.com/do/42706414/aplicaoes-da-radiao-em-biologia-e-medicina. em 07 de abril de 2013. Acessado

Anda mungkin juga menyukai