Anda di halaman 1dari 3

Reator qumico

Em engenharia qumica, reatores qumicos so as embarcaes projetadas conter reaes qumicas. O projeto de um reator qumico trata dos aspectos mltiplos de engenharia qumica. Os coordenadores qumicos projetam reatores maximize o valor atual lquido para a reao dada. Os desenhadores asseguram-se de que a reao prosiga com a eficincia a mais elevada para o produto desejado da sada, produzindo o rendimento o mais elevado do produto ao reque menos quantidade de dinheiro comprar e se operar. As despesas operando-se normais incluem a entrada de energia, a remoo da energia, os custos do material cru, o trabalho, etc. As mudanas da energia podem vir no formulrio do heating ou de refrigerar, bombeando para aumentar a presso, perda de frico da presso (tal como a gota de presso atravs de uns 90o elbow ou uma placa do orifcio), agitation, etc.

ndices
o
1 Vista geral 2 Tipos

2.1 CSTR (reator contnuo do Agit-Tanque)

2.2 PFR (reator do fluxo do plugue)

2.3 reator do Semi-grupo

2.4 Reator Catalytic 3 Veja tambm

4 Ligaes externas 5 Referncias

Vista geral
H dois tipos bsicos principais da embarcao:

um tanque uma tubulao

Ambos os tipos podem ser usados como reatores contnuos ou reatores do grupo. O mais geralmente, os reatores so funcionados em de estado estacionrio, mas pode tambm ser operado em a estado transiente. Quando um reator for trazido primeiramente para trs na operao (depois que manuteno ou inoperation) que se consideraria estar em um estado transiente, onde chave variveis process muda com tempo. Ambos os tipos de reatores podem

tambm acomodar um ou mais slido (reagents, catalizador, ou os materiais inertes), mas os reagents e os produtos so tipicamente lquidos e gses.

H trs modelos bsicos principais usados estimar as variveis process as mais importantes de reatores qumicos diferentes:

reator do grupo modelo (grupo),

reator contnuo do agit-tanque modelo (CSTR), e reator do fluxo do plugue modelo (PFR).

Alm disso, os reatores catalytic requerem o tratamento separado, se so grupo, reatores do CST, ou do picofarad, porque muitas suposies dos modelos mais simples so invlidas.

As variveis process chaves incluem

tempo de residncia (, tau grego lowercase)

volume (V) temperatura (T) presso (P)

concentraes das espcies qumicas (C1, C2, C3, ... Cn) coeficientes de transferncia de calor (h, U)

Tipos
CSTR (reator contnuo do Agit-Tanque)
Artigo principal: Reator contnuo do agit-tanque

Em um CSTR, um um ou mais reagents fluidos so introduzidos em um reator do tanque equipado com impulsor quando o reator effluent removido. O impulsor agita os reagents para assegurar misturar apropriado. Simplesmente dividindo o volume do tanque pela mdia taxa de fluxo volumetric atravs do tanque d tempo de residncia, ou a quantidade de tempo onde mdia uma quantidade discreta do reagent gasta dentro do tanque. Usar-se kinetics qumico, a reao esperada por cento a concluso pode ser calculada. Alguns aspectos importantes do CSTR:

Em de estado estacionrio, a taxa de fluxo dentro deve igualar a taxa de fluxo macio para fora, se no o tanque transbordar ou ir vazio (estado transiente). Quando o reator estiver em um estado transiente a equao modelo deve ser derivada dos contrapesos diferenciais da massa e de energia.

A reao prosegue na taxa da reao associada com a concentrao final (da sada).

Frequentemente, economicamente benfico operar em srie diverso CSTRs. Isto permite, por exemplo, o primeiro CSTR a operar-se em uma concentrao mais elevada do reagent e conseqentemente em uma taxa mais elevada da reao. Nestes casos, os tamanhos dos reatores podem ser variados a fim minimizar o total investimento importante requerido para executar o processo.

Pode-se ver que infinito o nmero de CSTRs infinita pequeno que opera-se em srie seria equivalente a um PFR.

O comportamento de um CSTR frequentemente aproximado ou modelado por aquele idealmente de um reator contnuo do Agit-Tanque (CISTR). Todos os clculos executaram com o CISTRs supem misturar perfeito. Se o tempo de residncia for 5-10 vezes o tempo misturando, esta aproximao vlida para finalidades da engenharia. O modelo de CISTR usado frequentemente simplificar clculos da engenharia e pode ser usado descrever reatores de pesquisa. Na prtica pode somente ser aproximado, no detalhe em reatores industriais do tamanho.

Anda mungkin juga menyukai