Anda di halaman 1dari 5

DIREITO N T C Ncleo de Trabalho de Curso TRABALHO DE CURSO Regulamento

Artigo 1. Este regulamento define os procedimentos referentes elaborao, desenvolvimento e apresentao do Trabalho de Curso como exigncia parcial para a obteno do diploma de Bacharel em Cincias Jurdicas do Curso de Direito da FAPEPE Faculdade de Presidente Prudente. Pargrafo nico. O Trabalho de Curso de que trata o caput deste artigo consistir em uma pesquisa individual e orientada, a ser relatada em forma de monografia e desenvolvida com a abordagem de tema relevante para cincia jurdica, preferencialmente indito, fundamentado nos diferentes processos de investigao cientfica Artigo 2. A elaborao do Trabalho de Curso se d a partir da construo de um projeto de acordo com as orientaes metodolgicas apresentadas pelas disciplinas Metodologia da Pesquisa Cientfica e Trabalho de Curso. Pargrafo Primeiro. O projeto do Trabalho de Curso dever ser desenvolvido e depositado no Ncleo de Trabalho de Curso (NTC) no 8 termo, em data fixada semestralmente pela Coordenao do Ncleo de Trabalho de Curso. Pargrafo Segundo. O depsito do Trabalho de Curso no NTC, bem como sua defesa, se dar no 9 termo, em data a ser fixada semestralmente pela Coordenao do Ncleo de Trabalho de Curso. Artigo 3. A apresentao grfica do Trabalho de Curso dever obedecer s normas para a apresentao estabelecidas pela Coordenao do Ncleo de Trabalho de Curso, sendo estas baseadas na ABNT.

Pargrafo Primeiro. O Trabalho deve possuir um mnimo de 30 (trinta) laudas e um mximo de 100 (cem) laudas, excludos os elementos pr e ps-textuais. Artigo 4. As opes para Professor Orientador so de livre escolha do aluno, devendo, no entanto, guardar relao direta com o tema escolhido e com o nmero mximo de orientandos por professor. Pargrafo Primeiro. A Coordenao do Ncleo de Trabalho de Curso divulgar no incio de cada perodo letivo os nomes dos professores orientadores e respectivas reas de orientao. Pargrafo Segundo. O aluno dever na escolha do Professor Orientador preencher formulrio prprio, por meio do qual apresentar sempre trs opes, considerando o disposto no pargrafo seguinte. Pargrafo Terceiro. A Coordenao do Ncleo de Trabalho de Curso poder determinar, sempre que for o caso, a substituio do orientador escolhido pelo aluno, de modo a respeitar o limite de carga horria dos professores, bem como a aceitao do Professor Orientador indicado. Pargrafo Quarto. O acompanhamento das orientaes ser efetivado por meio da ficha de orientao, preenchida pelo aluno, sob acompanhamento e vistoria do Ncleo de Trabalho de Curso e do Professor de Metodologia, com um mnimo de 4 (quatro) encontros por bimestre. Artigo 5. Os professores orientadores devero pertencer, obrigatoriamente, ao corpo docente do Curso de Direito da FAPEPE. Artigo 6. Compete ao Professor Orientador: I. II. Orientar o trabalho do aluno desde a elaborao do projeto at a sua concluso; Estabelecer com o autor as formas e os horrios para as orientaes, ressaltando que todos os docentes da FAPEPE apresentam-se IES trinta minutos antes do incio das aulas; III. Orientar o contedo do Trabalho de Curso de modo que representa acrscimo de conhecimento para o autor e possa ser concluda no tempo estabelecido;

IV. V.

Indicar os nomes dos componentes da banca examinadora; Fiscalizar, juntamente com o professor responsvel pela disciplina de Trabalho de Curso, o cumprimento dos prazos para elaborao e entrega do projeto e do Trabalho de Curso;

VI.

Vistoriar as fichas de orientao de cada um de seus orientandos.

Artigo 7. O Trabalho de Curso ser avaliado pelo Professor Orientador e por dois outros professores pertencentes ao quadro de docentes do Curso de Direito da FAPEPE, que constituiro a banca examinadora. Pargrafo nico. Poder ser admitido na banca examinadora um docente externo, em carter de convidado (pelo professor orientador ou pelo discente orientado), seja fora do corpo docente do Curso de Direito da FAPEPE ou mesmo da prpria FAPEPE. Para tanto se requer o deferimento da Coordenao do Ncleo de Trabalho de Curso, a ser solicitado por requerimento especfico. Artigo 8. A no apresentao do Projeto e do Trabalho de Curso nos prazos estabelecidos, implicar na sua apresentao apenas no perodo letivo subseqente. Pargrafo nico. O Projeto do Trabalho de Curso a ser apresentado no 8 termo ser avaliado pelo Professor Orientador e pelo Professor da disciplina de Trabalho de Curso, cada um atribuindo-lhe nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), da qual ser feita a mdia para a nota final. Artigo 9. No prazo estabelecido, o aluno dever depositar trs (3) exemplares de seu Trabalho de Curso junto ao NTC e assinar o protocolo do referido depsito. Artigo 10. O Trabalho de Curso ser avaliado pela banca examinadora que observar, dentre outros, os seguintes requisitos: I. II. III. IV. V. VI. relevncia e definio clara do tema; coerncia na argumentao; clareza e objetividade na defesa do ponto de vista; clareza e correo de linguagem; bibliografia atualizada e ineditismo do tema.

Artigo 11. A banca examinadora, em deciso consensual de ao menos dois de seus membros, atribuir ao Trabalho de Curso um dos seguintes conceitos: A - Aprovado, AR Aprovado com Reformulaes e R - Reprovado. Pargrafo nico. O aluno reprovado apenas poder submeter-se nova Banca Examinadora no perodo letivo subsequente. Artigo 12. O conceito AR Aprovado com Reformulaes ser concedido ao Trabalho de Curso que necessitar apenas de ajustes pequenos e simples, claramente indicados pela banca, sem que haja a necessidade de uma nova apresentao. Artigo 13. A avaliao do Trabalho de Curso ser pblica e oral e se realizar em local a ser designado pelo Coordenador do Ncleo de Trabalho de Curso. Artigo 14. A avaliao do Trabalho de Curso obedecer a seguinte ordenao: I. apresentao oral de at 15 (quinze) minutos por parte do aluno; II. apreciao e/ou arguio de at 15 (quinze) minutos por parte de cada professor avaliador; III. respostas do aluno de at 15(quinze) minutos a cada professor avaliador. Artigo 15. A Banca Examinadora reprovar sumariamente o aluno cujo Trabalho de Curso esteja incompatvel com a tica cientfica, especialmente plgio ou apresentao de trabalho total ou parcialmente elaborado por terceiros, aplicando ao aluno as sanes disciplinares previstas no Regimento Geral da Universidade. Artigo 16. Aprovado o Trabalho de Curso, com a incluso por parte do aluno da Ata de Defesa devidamente assinada, o Coordenador do Ncleo de Trabalho de Curso depositar um exemplar na Biblioteca do Ncleo de Prtica Jurdica do Curso de Direito da FAPEPE. Pargrafo nico. Desde que recomendada pela Banca Examinadora dois exemplares do Trabalho de Curso (em capa dura, vermelha, segundo as normas) sero confeccionados pelo autor e encaminhados, um para a Biblioteca Central da FAPEPE e outro para o Ncleo de Trabalho de Curso que lhe certificar o recebimento de tal mrito.

Artigo 17. A Coordenao do Ncleo do Ncleo de Trabalho de Curso tem por finalidade coordenar a produo dos Trabalhos de Curso, constituindo-se em um rgo diretamente subordinado ao Coordenador do Curso de Direito da FAPEPE. Artigo 18. Compete Coordenao do Ncleo de Trabalho de Curso: I. fixar e divulgar as datas para entrega dos projetos de Trabalho de Curso; II. fixar e divulgar as datas para entrega dos Trabalhos de Curso; III. aprovar a indicao ou a substituio do Professor Orientador escolhido pelo aluno; IV. aprovar a banca de avaliao; V. homologar o resultado da avaliao do Trabalho de Curso; VI. propor alteraes no regulamento para elaborao de Trabalhos de Curso; VII. decidir sobre os recursos interpostos em face da banca de avaliao; VIII. decidir sobre matrias relativas ao Trabalho de Curso no previstas neste regulamento. Pargrafo nico. Das decises da Coordenao do Ncleo Trabalho de Curso caber recurso para o Colegiado do Curso de Direito. Artigo 19. Este regulamento entra em vigor logo aps a sua aprovao.

Prof. Ari Alves de Oliveira Filho Coordenador do Curso de Direito

Anda mungkin juga menyukai