Anda di halaman 1dari 6

1

1. INTRODUO Nesse trabalho iremos explicitar caractersticas e funes de alguns sistemas operacionais, assim como suas contribuies para o mercado de informtica. As informaes acerca da histria do desenvolvimento computacional so importantes para compreender o funcionamento dos sistemas operacionais atuais. Este trabalho pretende tambm introduzir gradualmente conceitos, normalmente, desconhecidos para usurios finais, mas que fazem parte da linguagem de programao. 2. UNIX Kenneth Thompson, pesquisador da AT&T, criou em 1969 a primeira verso do sistema operacional UNIX. Inicialmente, Bell Labs participaram de um projeto em conjunto com a General Electric e o MIT para desenvolvimento de um SO de tempo partilhado, o MULTICS (Multi-plexed Information and Computing Service - informao multiplexada e servio de computao). Entretanto, Bells Labs da AT&T decidiram abandonar o empreendimento, possibilitando que Thompson iniciou a criao do UNIX (uniplexed information and computing service - servio de computao e de informao uniplexada), anteriormente chamado de UNICS.

A princpio, os fabricantes de computadores desenvolviam um sistema operativo especfico para cada mquina, na maioria das vezes, escrito em Assembler (cdigo binrio entendido pelo processador). Assim, uma alterao no hardware poderia significar uma reviso no cdigo binrio. Porm, o UNIX demonstrava-se bastante porttil, com uma arquitetura de hardware que no gerava restries ao tipo de processador utilizado. Com a criao da linguagem de programao C p Dennis Ritchie,em 1973, a adaptao do sistema operativo a novos processadores maximizasse, possibilitando sua difuso.
De acordo com Silva (2000, p.5), Foram, sobretudo, as caractersticas de modularidade e portabilidade, aliadas uma boa concepo de raiz, que permitiram a evoluo contnua do Unix ao longo de trinta anos e a sua permanente adaptao a mltiplas geraes de hardware e dispositivos perifricos. Neste sentido, o Unix um caso nico de longevidade na rea dos sistemas operativos mantendo, ainda hoje, muitas caractersticas avanadas relativamente a sistemas operativos mais recentes. Por outro lado, em consequncia da sua longevidade, um sistema que ganhou uma fiabilidade elevada, sendo habitual um servidor de Unix estar operacional durante vrios meses seguidos, sem qualquer interrupo ou falha do sistema.

O UNIX permite que vrios processos sejam executados simultaneamente. Ou seja, multiprogramado. Isso constitui uma caracterstica crucial para os atuais SOs. Em uma mesma sesso, denominada forking, um usurio pode realizar vrios processos. Existe uma prioridade especfica sobre qual processo deve ser executado, controlada pelo kernel. H tambm um sistema de tempo partilhado, em que cada processo apresenta uma faixa de tempo para ser executado. O escalonador atribui qual ser a ordem de execuo.

Geralmente, a interface grfica do UNIX em linha de comando, conhecida como shell. Entretanto, pode ser alterada para a interface tpica dos computadores Macintosh e Windows. Na maioria das vezes, os programadores do preferncia interface Shell, porque ela traz vantagens quanto rapidez e praticidade.

Pelo fato de possuir um tipo de memria objetivo, o esse SO substancialmente compatvel em computadores com unidades de gerenciamento de memria diferentes, no apresentando restries ao tipo de hardware, o que reafirma ainda mais a caracterstica de portabilidade do UNIX. Esse sistema multiusurio, ou seja, permite que inmeros usurios o manipulem. Os usurios podem ser: administradores, os roots, com acesso irrestrito ao SO; usurios comuns, que possuem certas restries de acesso; e os pseudo-usurios, que fazem uso somente alguns recursos do sistema. A gnese do UNIX representou uma substituio gradual dos mainframes por computadores pessoais, pois estes se demonstravam mais rpidos e com custos mais acessveis. Empresas emergentes ganharam destaque, pois se antes no tinham o capital necessrio para a criao de um sistema operativo proprietrio, com a criao do UNIX puderam produzir um hardware altura de grandes corporaes, como IBM e DEC. Alm disso, foi bastante difundido no meio acadmico, proporcionando a formao de mo de obra qualificada para empresas que utilizam esse SO. Dessa forma, o UNIX, detentor de uma filosofia visionria, constitui uma ferramenta de exmia importncia para o desenvolvimento da informtica, marcando o meio cientfico. 3. LINUX

No fim dos anos 80, existia a expectativa do surgimento de um sistema operacional livre, embasado no modelo UNIX. Para tanto, era necessria a criao do kernel, responsvel pela interligao entre a parte fsica (hardware) e a parte abstrata (software) do computador. Nesse momento, surge um projeto de kernel criado por Linus Torvalds, inspirado no MINIX (sistema operacional de origem acadmica), que disponibiliza seu cdigo-fonte, sendo, dessa forma, um software livre.
Entretanto, apesar de ser livre, a primeira verso do LINUX no podia ser comercializada, uma vez que Torvalds acreditava que a venda de sua criao significaria uma perda de controle sobre ela, por isso, preferia torn-la pura.
De qualquer modo, eu no queria vender o Linux. E eu no queria perder o controle, o que significa que eu no queria que ningum o vendesse tambm. Eu deixei isso claro na poltica de copyright que na cpia da primeira verso que subi em setembro. [...] Se no h dinheiro em jogo, no h pessoas gananciosas (Torvalds e Diamond, 2001, pp. 93-94).

Assim como o UNIX e o Windows NT, o LINUX um sistema multiusurio e multitarefa, utilizando permisses de acesso a arquivos, diretrios e programas em execuo na memria RAM. Tambm tem conectividade com outros tipos de plataformas como Apple, Sun, Macintosh, Sparc, Alpha, PowerPc, Unix, Windows, DOS.

Uma de suas principais vantagens o fato de ser um sistema mais resistente ao ataque de vrus, pois programas que portam vrus tm sua ao limitada pelas restries de acesso do sistema de arquivos e execuo. Entretanto, sistemas desatualizados ficam suscetveis ao ataque de exploits, mas esse problema pode ser facilmente resolvido com atualizaes constantes. Outras caractersticas do LINUX so: suporte Plug-and-Play; Rede TCP/IP mais rpida em comparao ao Windows; montagem de um servidor WEB com baixo custo e alta performance; Proxy tradicional e transparente, alm de apresentar suporte a diversos dispositivos e perifricos.

Devido s vantagens oferecidas, o LINUX ganhou a preferncia de muitos usurios, sobretudo, os programadores de sistemas, que podem adequ-lo s suas necessidades. Assim, o cdigo-livre proporciona trocas de informaes contnuas sobre o sistema, permitindo a superao de erros e um suporte que propicia ao programador extrair o mximo do software.

2. WINDOWS NT SERVER No fim da dcada de 80, a Microsoft visionava a criao de um sistema operacional (SO) capaz de suceder o MS-DOS, de 16 bits, em termos de grandes aplicaes comerciais e na utilizao de tarefas domsticas. Para tanto, David Cutler, projetista do VMS da DEC, criou o Windows NT, Windows New Tecnology, que significa Windows Nova Tecnologia, fazendo referncia ao conceito de inovao pretendido pela Microsoft. Sendo lanado originalmente em 1996, Windows NT 4.0 Server, surgiu com a proposta de atender as exigncias do mercado, buscando se destacar como um dos melhores sistemas operacionais da dcada de 90. Obteve o xito de ser considerado o melhor Sistema Operativo da srie NT. formado por 32 bits e possui um subsystem para suporte de aplicaes de 16 bits. Possui a interface grfica do Windows 95, projetada para usurios sem conhecimentos profundos no assunto. O NT 4.0 era formado por de mais de 16 milhes de linhas de cdigo, a maior parte em C, mas com uma pequena quantidade em C++. Em comparao aos SOs anteriores, foi considerado substancialmente porttil, sendo executado em processadores como Pentium, Alpha, MIPS e PowerPC, sendo, portanto, multiplataforma. O IIS (Internet Information Server) foi integrado ao NT 4.0 Server, permitindo a instalao e gerenciamento do servidor Web. Um avano do NT o fato deste ser multiusurio, mantendo um banco de contas de usurios que utilizam a mquina, assim como informaes de segurana sobre eles. multitarefa, Multi-threading, possibilitando a diviso de inmeras tarefas em pequenas clulas (linhas) de execuo, as quais so controladas pelo Scheduler (escalonador). No que diz respeito segurana, apresenta um sistema de arquivos denominado NTFS que interfere na acessibilidade dos arquivos, inserindo senhas. Tambm oferece maior estabilidade e confiabilidade do que o Windows 95, pois apresentava uma memria mais protegida e uma camada de abstrao sobre o hardware.
Uma das muitas melhorias do NT sobre o Windows 3.x foi sua estrutura modular. O Windows 3.x era formado por um ncleo pequeno, que executava no modo ncleo, acrescido de mais alguns processos do servido que executavam no modo usurio. Os processos do usurio interagiam com os processos do servidor por meio do modelo cliente-servidor: um cliente enviava uma mensagem de requisio para

um servidor, o servidor fazia o trabalho e ento retornava o resultado ao cliente por uma segunda mensagem. Essa estrutura modular tornou-o porttil para vrios computadores, alm daqueles da linha Intel, como DEC, Alpha, IBM PowerPC e o SGI MIPS (TANEMBAUM, 2003, p. 582).

Foi desenvolvido para ser um servidor de arquivos, impresso e aplicaes, podendo gerenciar pequenos worksgroups e grandes redes corporativas. Diferentemente das verses anteriores do Windows NT, o Server conseguiu superar o sucesso de mercado do MS-DOS e dos empreendimentos passados da Microsoft, sobretudo nas redes coorporativas. 4. CONCLUSO Diante do que foi exposto, o sistema operacional pode ser considerado o principal responsvel pelo desenvolvimento dos computadores, porque os tornaram populares nas mais distintas esferas da sociedade, oferecendo recursos de suma importncia no estabelecimento de negcios e relaes pessoais. Isso se tornou mais evidente conforme foi evoluindo e adquirindo uma constituio complexa, porm, prtica no contato com o usurio final. Sendo assim, percebemos que, apesar das particularidades de cada sistema, todos buscam satisfazer s necessidades de quem os utiliza, superando os problemas do dia-a-dia. 5. REFERNCIAS TANENBAUM, A.S. Sistemas Operacionais Modernos. Prentice Hall Inc., 1992. CARLOTTO, Maria Caramez; ORTELLATO, Pablo. Activist-driven innovation: uma histria interpretativa do software livre. Revista Brasileira de Cincias Sociais, vol. 26, n. 76, junho, 2011, pp. 77-102. FERREIRA, Christian dos Santos; VAZ, Bernardo dos S.; VELASCO, Gonzalo. Poseidon Linux uma distribuio Linux voltada para pblico acadmico e cientfico. PANAMJAS Pan-American Journal of Aquatic Sciences, vol. 1, n. 2, dezembro, 2006, pp. 89-93. MOREIRA, J. Administrao dos sistemas Unix. Dezembro de 2012. PCTII Programa de Capacitao Tecnolgica Software. Universidade Federal de So Carlos - Centro de Cincias Exatas e de Tecnologia. Disponvel em: <http://www2.dc.ufscar.br/~jander/pct/unix.pdf>. Acesso em: 20 de maro de 2012. ZUBEN, F.J.V. UNIX: Uma Breve Apresentao. Disponvel em: <ftp://ftp.dca.fee.unicamp.br/pub/docs/vonzuben/ea869_1s04/UNIX.pdf>. Acesso em: 20 de maro de 2012. SILVA, F.M. Introduco ao Sistema Operativo Unix e Desenvolvimento de Programas em C. Departamento de Engenharia Eletrotcnica - Instituto Superior Tcnico, Setembro de 2000. Disponvel em: <https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/80274/1/intlab.pdf>. Acesso em: 20 de maro de 2012.

Anda mungkin juga menyukai