Anda di halaman 1dari 15

Teorias de aprendizagem aplicadas ao ensino de Informatica

Epistemologia Gentica de Piaget Teoria Construtivista de Bruner Aprendizagem baseada em Problemas/ Instruo ancorada (John Bransford & the CTGV) Teoria da Flexibilidade Cognitiva (R. Spiro, P. Feltovitch & R. Coulson) Aprendizado Situado (J. Lave) Gestaltismo

Teoria da Incluso (D. Ausubel) Aprendizado Experimental (C. Rogers) Inteligncias mltiplas (Gardner)

Epistemologia Gentica de Piaget


Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam atravs dos processos de adaptao: assimilao e acomodao. A assimilao envolve a interpretao de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto a acomodao se refere mudana da estrutura cognitiva para compreender o meio. Nveis diferentes de desenvolvimento cognitivo.

Teoria Construtivista de Bruner

O aprendizado um processo activo, baseado em seus conhecimentos prvios e os que esto sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informao, infere hipteses e toma decises. Aprendiz participante activo no processo de aquisio de conhecimento. Instruo relacionada a contextos e experincias pessoais.

Aprendizagem baseada em Problemas/ Instruo


Desenvolvimento cognitivo limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para s depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

Teoria da Flexibilidade Cognitiva (R. Spiro, P. Feltovitch & R. Coulson)


Trata da transferncia do conhecimento e das habilidades. especialmente formulada para dar suporte ao uso da tecnologia interactiva. As actividades de aprendizado precisam fornecer diferentes representaes de contedo.

Aprendizagem baseada em Problemas/ Instruo ancorada (John Bransford & the CTGV)
Aprendizagem se inicia com um problema a ser resolvido. Aprendizado baseado em tecnologia. As actividades de aprendizado e ensino devem ser criadas em torno de uma "ncora", que deve ser algum tipo de estudo de um caso ou uma situao envolvendo um problema.

Aprendizado Situado (J. Lave)


Aprendizagem ocorre em funo da actividade, contexto e cultura e ambiente social na qual est inserida. O aprendizado fortemente relacionado com a prtica e no pode ser dissociado dela.

Gestaltismo
Enfatiza a percepo ao invs da resposta. A resposta considerada como o sinal de que a aprendizagem ocorreu e no como parte integral do processo. No enfatiza a sequncia estmulo-resposta, mas o contexto ou campo no qual o estmulo ocorre e o insight tem origem, quando a relao entre estmulo e o campo percebida pelo aprendiz.

Teoria da Incluso (D. Ausubel)


O factor mais importante de aprendizagem o que o aluno j sabe. Para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponveis na estrutura cognitiva do indivduo. A aprendizagem ocorre quando uma nova informao ancora-se em conceitos ou proposies relevantes preexistentes.

Aprendizado Experimental (C. Rogers)


Deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que necessrio. O interesse e a motivao so essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importncia do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os coresponsveis pela aprendizagem.

Inteligncias mltiplas (Gardner)


No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligncias mais marcantes em cada aprendiz e tentar explor-las para atingir o objectivo final, que o aprendizado de determinado contedo.

Exercicios
Explica a teoria de Aprendizagem por discoberta Qual a melhor maneira de definir aprendizagem? Qual a melhor forma de promover a aprendizagem? Qual a melhor via no ensino para promover a transferencia da aprendizagem: dar primeiro as teorias para depois entrar na prtica ou comear da prtica para depois construir as teorias? Justifique a sua resposta.

Exercicios (conti ......)


Quando que podemos afirmar que uma aprendizagem significativa para o aluno? Ausubel prope o ensino por descoberta, em oposio ao ensino receptivo. A partir desta posio explica como levaria os seus alunos demonstrao de que a funcao AVERAGE nao da o resultado desejado e a melhor maneira e de adicionar um por um e dividir por o total dos sumandos.

Anda mungkin juga menyukai