Anda di halaman 1dari 6

Lei do Caminho de Lixo.

Um dia peguei um taxi para o aeroporto. Estvamos rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente. O taxista pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz!

O motorista do outro carro sacudiu a cabea e comeou a gritar para ns nervosamente... Mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo. E ele o fez de maneira bastante amigvel. Indignado lhe perguntei: 'Porque voc fez isto? Este cara quase arruna o seu carro e nos manda para o hospital!'

Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo de : "A Lei do Caminho de Lixo." Ele explicou que muitas pessoas so como caminhes de lixo. Andam por ai carregadas de lixo, cheias de frustraes, cheias de raiva, traumas e de desapontamento. medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e s vezes descarregam sobre a gente. No tome isso pessoalmente. Isto no problema seu! Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e v em frente... No pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas. Fique tranquilo... respire e deixe o lixeiro passar.

O princpio disso que pessoas felizes no deixam os caminhes de lixo estragarem o seu dia. A vida muito curta, no leve lixo. Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, dio e frustraes.

Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que no o fazem.

A vida dez por cento o que voc faz dela e noventa por cento a maneira como voc a recebe!

A FILOSOFIA DA CONSCINCIA VIAJANTE DO TEMPO - INTRODUO Ricardo Rangel

O termo "conscincia", com o advento da psicanlise e dos estudos relativos mente do incio do sculo XX para c, tem sido utilizado em todas as suas formas possveis e com diversas conotaes, que vo desde a crtica e o estudo especializado sobre o tema quanto a meros devaneios, por vezes vazios ou obscuros para o pblico leigo. A abrangncia de tal conceito, de fato, realmente muito grande, e todo cuidado pouco quando o objetivo for o de tratar do mesmo, independente da profundidade, ou mesmo a falta desta, que se queira dar a tal entidade psquica e mental. No raro, em vista de tal observao, o cinema querer abordar aspectos da conscincia, ou mesmo ela prpria, seja a ttulo meramente ilustrativo, seja com a pretenso de trazer alguma reflexo interessante. Novamente, o nmero de abordagens equivocadas e infrutferas grande, e no faltam filmes ruins ou desagradveis que intencionem em falar da conscincia.

Decididamente, este no o caso de "Efeito Borboleta", uma das rarssimas excees deste gnero, pois, alm de invocar reflexes e questionamentos muito curiosos a respeito da j to citada conscincia, tambm lida com outras facetas da psiqu humana, assim como toca em temas to delicados e interessantes como o livre-arbtrio, a liberdade e o acaso, s para citar alguns, bem como prope uma discusso acerca da concepo usual de causalidade.

Em "Efeito Borboleta", Evan (Ashton Kutcher) um garoto que, aparentemente, tem problemas com a sua memria, no se lembrando de fatos ocorridos h pouco tempo, uma espcie de amnsia recente; para isso, utiliza-se de dirios, no qual descreve as suas experincias cotidianas com seus amigos. Numa das realidades possveis se desenvolve, digamos assim, a chamada realidade "corrente" (sim, o filme joga muito com os possveis "reais", ou talvez jogos da imaginao, mas isso fica para anlise posterior), e nela Evan cresce carregando alguns traumas a respeito de decises e escolhas erradas de seu passado, e isso marca profundamente sua vida, estigmas esses que ficaro para sempre (no vou contar o filme aqui, j que este no o objetivo deste breve ensaio; para se saber de todas as nuances, deve-se, obrigatria e necessariamente, ver o filme com a ateno devida, pois so muitos detalhes, e a perda de um sequer j

compromete todo o entendimento da obra). Para quem j viu, reflita e pense sobre; para quem ainda no o fez, veja, reveja, veja e reveja novamente, assim como para quem viu e tambm tirou suas prprias concluses, pense e repense sobre tudo que ser dito adiante, que quase nada perto do que deve ser dito e pensado. Aqui, a tarefa um pouco maiutica, no sentido do mtodo socrtico do parimento de idias por parte dos seus interlocutores.

Seguindo a mxima de Aristteles na sua "tica a Nicmaco", e em seu pensamento moral de forma geral, de que "somos o resultado de nossas escolhas", tendo esse princpio axiolgico e de conduta tico-moral presente como fio condutor, "Efeito Borboleta" joga com todas as possibilidades de escolha por parte de Evan: este, agora j adulto, adquire a capacidade de viajar no tempo com a sua conscincia, atravs das anotaes em seus dirios, e estes funcionam como uma espcie de chave que abre o portal para o livre deslocamento de sua mente pelos infinitos labirintos das possibilidades lgicas e fsicas de conjectura do "real"...ou no, se for tudo um delrio de Evan - claro, h tambm essa possibilidade, que diabos, sempre pode ser criao de uma mente perturbada e doentia!! No, nem vou cogitar isso aqui, embora seja plausvel e seja esta uma interpretao possvel, mas no o caso aqui de ceder a ela, pois com isso a soluo poderia desenhar-se de forma muito simplista, e o objetivo tentar dar um fechamento a toda complexidade lgico-causal que "Efeito Borboleta" nos apresenta como enigma aparentemente insolvel, pelo menos para as nossas dedues naturais e axiomticas, as quais estamos acostumados a pensar como reguladoras das nossos silogismos e regras de pensamento!

Retornando ao protagonista, ento: Evan abre esse portal, e volta obsessivamente no tempo com sua mente para, como garoto mas com uma "conscincia" e uma "mentalidade" de adulto ( bom ressaltar que estes termos esto sendo usados aqui de maneira superficial e no intuito de mais funcionarem como sinnimo do que qualquer outra coisa; a funo literal mais sinttica do que semntica, embora a importncia desta ltima seja realmente a relevante dentro do contexto), pensar na intencionalidade de fazer diferente do que realizara outrora, e agir diferentemente, realizando outras escolhas, distintas das que fizera em seu passado, e com isso alterar as vidas de todos sua volta, a comear pela sua prpria.

Para comeo de conversa, um entendimento mnimo do filme dado se pensarmos mesmo em mundos possveis (embora eu no esteja falando aqui, apenas, dos mundos possveis concebidos pelos lgicos e filsofos da mente do sculo XX), no sentido de novas escolhas e novas aes humanas desencadearem novos eventos e novos fatos nessas "realidades" possveis, cada uma como sendo um "universo" diferente, aqui no sentido fsico mesmo, que a teoria da relatividade de Einstein explica, do espao-tempo quadridimensional e a possibilidade terica de se viajar no tempo (apenas para partculas subatmicas, e no seres humanos!) atravs dos worm-holes (buracos de minhoca). Enfim, no vou me estender nisto, o que resultaria em outro enfoque com um vis mais tendendo pela anlise da fico cientfica que o filme prope, o que por si s j bastante interessante e curioso, mas para os presentes propsitos fica s na citao.

Evan, ao brincar de Deus nesse seu jogo de manipulao com o destino do mundo e das pessoas, pelo menos do seu "universo", relativos sua vida e as pessoas prximas a si, como a amiga e paixo de infncia Kay (Amy Smart), seu irmo retardado Tommy (William Lee Scott), e seu amigo comum Lenny (Elden Henson), e tentando consertar seus erros, percebe, depois de muito tentar, a sua impotncia de criatura finita que nos seus desgnios terrenos e limitados: sempre algo d errado, e o culpado de tudo, ao fim e ao cabo, sempre, ele mesmo, pois quem tem o "poder" de mudar, e, ao faz-lo, sente-se o responsvel por tudo. Ah, nas melhores intenes, claro, mas como bem escreveu Dante Alighieri na sua "Divina Comdia": "A estrada do inferno est pavimentada de boas intenes". Esse sentimento moral do jovem, a saber, de sentir-se o responsvel pelos caminhos que as existncias de seus amigos de infncia seguiram, algo bastante tpico da cultura de nossa civilizao judaico-crist, fundamentada em uma moralidade que se baseia em responsabilidades que no esto, necessariamente, ligadas ao sujeito da ao. Vide o exemplo do caso da escolha de Sofia: ao escolher A em detrimento de B, ou vice-versa, para salvar um dos seus dois filhos da morte, ela fez uma escolha que, do ponto de vista moral, no pode ser considerada a melhor escolha, pois necessariamente um dos dois iria morrer - no caso, o que ela no escolheu viver, pois escolheu outrem para viver -, e se no escolhesse nenhum, o que seria igualmente uma escolha, morreriam os dois. Mas em nenhum caso ela foi a responsvel pela morte de algum dos seus filhos; este quem, de fato, puxou o gatilho, e cometeu a ao. Responsabilidade moral? Pode ser, mas isso tipicamente fruto e conseqncia lgica da tica judaico-crist, ou seja, responsabilizar o sujeito moralmente, e no apenas em relao sua ao, seja esta moral ou no. Com isto criado, culturalmente, o mecanismo da culpa, o qual, do ponto de vista psicanaltico, todos bem sabemos que significado possui em nossas vidas, seja em pequenas decises que temos que tomar e/ou aes que temos que realizar...mas, enfim, o exemplo meramente ilustrativo a ttulo de analogia e com o intuito de lanar luz alguma reflexo secundria, talvez. Na relao com o filme, Evan obrigado, segundo suas prprias determinaes, a fazer as suas escolhas, e estas sero decisivas para o futuro de todos sua volta.

Tambm a liberdade pode ser discutida aqui, do ponto de vista de Evan: independente das "realidades" distintas (e falo aqui, assim como em todos os momentos em que refiro-me a isso, em termos do que designamos em Filosofia de "mundo exterior", ou seja, ao que aparece para o sujeito cognoscente fora de si, externamente sua sensibilidade como judicador perceptual dos fatos no pertencentes a si mesmo), que direito teria o mesmo de voltar e rearrumar tudo para todo mundo, mesmo que fosse com as melhores das intenes possveis? O livre arbtrio de cada um estaria sendo violado, e se para pensar em termos de direitos, h que se pensar tambm nos deveres de cada um, e o "certo", digamos assim, seria cada um decidir e escolher o seu prprio destino, no mesmo? Ou no, tudo j estaria (ou nem tudo, mas muita coisa) prdeterminado??

Por enquanto, vou parando por aqui, mas voltarei em breve a estas questes, pretendendo tratar, na seqncia, do principal ponto de fundo metafsico que, a meu juzo, "Efeito Borboleta" desperta em ns, que a causalidade, explorada no filme: a relao causal, tomada como uma conexo necessria entre a causa e o efeito na Teoria do Conhecimento de David Hume, assim como em praticamente todas as correntes filosficas acadmicas, violada, onde o efeito, aparentemente, acontece antes da causa (logicamente, deveria ser causa, ou tornar-se uma, e no efeito, pois isso resultaria em paradoxo e contradio lgica das grandes!). Mas isso requer muito mais reflexo e pressupostos tericos, exigindo uma anlise fina; aqui, estou apenas citando a ttulo bastante introdutrio, para posteriormente tentar atacar este problema. Encerro esta longa digresso que acabou tomando conta do prprio enredo do filme com um comentrio dito por uma colega de classe em uma aula sobre "os pressupostos ontolgicos da liberdade em Spinoza" (ufa!), ao ser interrogada sobre o livre-arbtrio na tica do pensador idealista alemo, e que tem a inteno de provocar e despertar um pouco a reflexo do leitor: "Mas ser que o livrearbtrio tambm j no est determinado?" Isso, sim, daria muito mais o que pensar!!!

Leia tambm a segunda parte deste artigo

Anda mungkin juga menyukai