Anda di halaman 1dari 5

Mecnica dos Slidos Projeto: Guindaste de palitos de madeira

Professor da disciplina: Juan Julca Avila

1) Objetivo Projetar e construir um guindaste visto como uma estrutura treliada utilizando palitos de madeira. Este projeto ser realizado por grupos de alunos da disciplina de Mecnica dos Slidos e deve ser submetido a uma prova de desempenho em sala de aula. A Figura 1 mostra um exemplo de guindaste.

Figura 1. Guindaste de estaleiro.

a) Formao dos grupos Cada grupo deve ter no mximo 4 alunos.


1

b) Parmetros de projeto Capacidade de carga: 15 kg As dimenses do guindaste so tal que a estrutura se encaixe dentro de um paraleleppedo de dimenses: base 600 mm, altura 600 mm e profundidade entre 80 mm e 150 mm, ver Figura 2. Ser desclassificado da competio o projeto que no respeite as dimenses especificadas. O guindaste deve ser projetado considerando uma anlise de trelias planas. Material: palitos de sorvete (feitos de madeira) unidos com cola de madeira. Fica a critrio do grupo escolher a melhor cola disponvel. O guindaste dever apoiar-se sobre um tabuleiro (piso) o qual ser fixado mesa de ensaio por grampos em forma de C. de responsabilidade do grupo o fornecimento do tabuleiro assim como assegurar o correto funcionamento dos apoios da estrutura.

Figura 2. Dimenses do guindaste.

2) Avaliao A cada aluno do grupo ser atribudo uma nota entre 0 (zero) e 10 (dez), obtida por meio da mdia aritmtica das notas de projeto e construo.

3) Disposies gerais O grupo deve prever na estrutura o suporte para colocao da carga. Na avaliao da construo, ser observado se os grupos respeitaram as regras quanto a adoo dos parmetros de projeto. Um relatrio das atividades realizadas incluindo os critrios de projeto, desenhos, dimensionamentos e resultados deve ser apresentado de forma organizada. No sero aceitos relatrios entregues aps a data final estabelecida.

4) Regulamento Inicialmente, determina-se o peso do guindaste. No guindaste ser aplicado de forma gradual uma carga de 15 kg. O guindaste que apresentar falha estrutural sob ao da carga ser reprovado. Considera-se falha estrutural se h fratura em pelo menos um elemento do guindaste. O guindaste vencedor aquele de menor peso que suportar os 15 kg. Prmios: 1 lugar: um ponto a mais na mdia. 2 lugar: meio ponto a mais na mdia. Em caso de empate, os grupos recebem a mesma pontuao.

5) Programas de anlise de trelias As seguintes ferramentas computacionais podem ser usadas no projeto guindaste: FTOOL, http://web.tecgraf.puc-rio.br/ftool/ MDSOLIDS, http://www.mdsolids.com/

6) Projetos anteriores

Anda mungkin juga menyukai