Anda di halaman 1dari 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA PROFESSOR: M Gracilene Marques Pereira

DISCIPLINA: ECONOMIA

Semestre 2013.1

Aluno: Pedro William Holanda 2 EXERCCIO DE FIXAO 2 Unidade (atividade extra-sala / correspondente ao dia 22/04) Questes Cap. 15 Teorias de crescimento e desenvolvimento econmico

1. Diferencie: crescimento de desenvolvimento de desenvolvimento econmico sustentvel. Resposta: crescimento econmico, refere-se ao desenvolvimento da economia de um pais, baseado na produo interna e externa (PIB e PNB) nacionais. Desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento que atende as necessidades da populao sem comprometer as futuras geraes, ou seja, um desenvolvimento econmico equilibrado e estvel. 2. Destaque as fontes que desencadeiam o desenvolvimento econmico. Resposta: Capital Humano, Capital Fsico 3. Para uma nao financiar o seu crescimento econmico quais so as fontes que podem ser utilizadas? 4. Explique o modelo de desenvolvimento elaborado por Horrod e Dommar. Resposta: O modelo Harrod Domar foi o primeiro modelo de crescimento especfico a ser elaborado, embora outros economistas como Marx, Ricardo e Schumpeter j tivessem elaborado modelos de desenvolvimento. A caracterstica que torna o modelo Harrod Domar notvel a sua extrema simplicidade, baseando se em dois conceitos bsicos: do lado da oferta agregada, na relao marginal produto- capital ( em quanto aumenta a produo quando atravs do investimento aumentar em uma unidade o estoque de capital ) e do lado da procura, na propenso marginal a poupar ( em quanto aumenta a poupana quando aumenta em uma unidade a renda ou demanda agragada ).

Este modelo para alm de dar primazia a acumulao de capital, considerando os outros fatores capazes de determinar o desenvolvimento tais como o progresso tecnolgico, a educao, a capacidade empresarial como sendo subsidirios, e de postular o equilbrio em termos de fio da navalha ( o processo de desenvolvimento nestes termos instvel, existindo apenas uma nica taxa de crescimento dos investimentos e da renda que assegura o equilbrio), exclui a substituibilidade de fatores de produo a curto prazo, admitindo apenas uma combinao tcnica vivel de fatores para cada momento. 5. Quais so as etapas do desenvolvimento segundo Rostow? Resposta: Sociedade Tradicional aquela em que o nvel de produo per capita limitado. Essa limitao ocorre graas baixa produtividade oriunda da falta de tecnologia. Por isso diz-se que so sociedades "pr-newtorianas", por no haver manipulao produtiva sistemtica. Tal sociedade dedica, normalmente, a maior parte de seus esforos na produo agrcola. Historicamente, essas sociedades so exemplificadas pelas dinastias da China, as civilizaes antigas do Oriente Mdio e Mediterrneo e a Europa medieval.

As precondies para o arranco a segunda etapa do desenvolvimento. Agora, abordamos uma etapa de transio da Sociedade Tradicional para o Arranco propriamente dito. Passa a haver a aplicao da cincia moderna na produo agrcola e industrial, num ambiente de expanso internacional. importante levar em considerao que alguns pases mais favorecidos foram precursores nessa fase de desenvolvimento e logo "injetaram" seu novo modo de vida em outras naes. Nessa fase, surgem grandes empreendedores visando grandes lucros e correndo riscos, nascem os grandes bancos, crescem os investimentos em transportes e comunicao e amplia-se o comrcio exterior. Essas

transformaes ocorrem ainda num ritmo limitado devido persistncia de mtodos antigos de produo, de antigos valores e estruturas sociais. Embora os valores e a sociedade experimentem grandes transformaes nessa fase, necessria uma perfeita formao de um Estado nacional centralizado em detrimento aos interesses regionais.

A terceira fase, o arranco, representa o rompimento de todas as resistncias ao desenvolvimento e difuso do progresso tecnolgico por toda a sociedade.

comum ocorrer uma considervel elevao na taxa real de investimentos e poupana. Surgem novas tcnicas agrcolas e industriais. A agricultura sofre um profundo processo de mudana transformando o antigo fazendeiro em empresrio agrcola.

A marcha para a maturidade representa a fase em que o crescimento da produo j supera o crescimento demogrfico, a economia experimentou o surgimento de inmeras novas indstrias e indita expanso do comrcio internacional. a etapa em que os antigos valores foram suplantados e o pas possui condies de produzir aquilo que achar necessrio. Inexiste a carncia tecnolgica em qualquer rea produtiva.

A era do consumo em massa a fase em que a renda per capita j garante a uma grande maioria dos consumidores elevado padro de vida e a populao predominantemente urbana. O consumo direcionado para os bens durveis. Nessa etapa, a preocupao com o desenvolvimento tecnolgico cede seu espao aos anseios por bem-estar social (welfare state).

Ainda no podemos caracterizar uma nova etapa para alm do consumo. Pelo o que observamos, uma gerao que receba logo ao nascer um sistema econmico estvel e um ambiente de consumo em massa, tender a dar crescente valor a famlias maiores.

6. Destaque as fases, governos e principais produtos do MPS Modelo de Substituio de Importao, implantado no Brasil no sculo passado.

Anda mungkin juga menyukai