Anda di halaman 1dari 10

ADRIANA OLIVA TROCOLI DA SILVA ELIANE MEDEIROS DOS SANTOS MARTA TATIANI ALVES TEIXEIRA NARA GILVIA MATOS

NILO PERCI LEITE ANDRADE PERIELDO JESUS DE BARROS

CIDADANIA NO TEM COR

Texto apresentado ao Tutor Adonai Anderson da Silva Melo como pr-requisito para aprovao do curso de extenso Atualizao em Prticas Pedaggicas, ministrado pelo Centro de Educao a Distncia da Universidade de Braslia (CEAD-UnB) e a Secretaria de Educao do Estado da Bahia (SEC-BA).

Bahia. 2013

RESUMO
Este miniprojeto de concluso tem como objetivo analisar o processo ensinoaprendizagem tendo como mola mestra a relao tico-racial, assim como, servir de base para a discusso acerca da influncia da cultura africana como instrumento formador da identidade do povo brasileiro. Este trabalho tambm tem por finalidade trabalhar a igualdade tnicoracial, visando diminuir o racismo que enfrentamos em nossa comunidade, rompendo dessa forma com preconceitos na busca de garantir que a escola seja um ambiente de igualdade de tratamento e de oportunidades. Assim como, conhecer e valorizar a cultura africana, a fim de desenvolver a criatividade artstica do aluno e habilidades de leitura e produo textual, proporcionando um espao em que ele possa fazer uso da manifestao de sua capacidade criativa ampliando seus conhecimentos sobre a cultura africana. O trabalho aborda ainda a importncia do professor para o desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem do discente contemporneo, atravs das novas tecnologias, visto que, a incorporao destas fato e pode contribuir para uma unio maior entre a aprendizagem ao invs de afast-los.

PALAVRAS-CHAVE: Influncia, Identidade, Relao, tnico-racial.

1. DESCRIO A execuo do projeto existe em obedincia Lei n 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que torna obrigatria ao currculo oficial da Rede de Ensino a abordagem da temtica Educao No Tem Cor, nas disciplinas de Histria, Portugus, Ingls, Matemtica, Cincias e Arte, contribuindo para a valorizao do patrimnio cultural afro-brasileiro e para a ampliao e educao das relaes tnico-raciais dos jovens e educadores do ensino mdio, disseminando contedos tericos e prticos sobre o tema. O trabalho de educao antirracista deve comear cedo. O primeiro desafio o entendimento da identidade. O jovem negro precisa ver-se como negro, aprender a respeitar a imagem que tem de si e ter modelos que confirmem essa expectativa. Procuramos com este projeto colaborar para a construo de uma cultura da tolerncia e da pluralidade tnica, que respeite as diferenas e que possibilite aos afrodescendentes a superao de preconceitos negativos estereotipados no senso comum, possibilitando ainda o reconhecimento da sua histria e cultura na construo da identidade e da histria nacionais. O envolvimento dos jovens, das trs sries do ensino mdio no projeto, os levar ao entendimento sobre temas como: a contribuio dos africanos para a Histria e para a cultura nacional, o sincretismo religioso, que mistura crenas crists com mitos oriundos da macumba e do candombl, a capoeira, o samba, a msica, os efeitos perversos da escravido e da excluso de negros e de seus descendentes no Brasil de ontem e de hoje. E assim colaborar para a superao da gama de preconceitos e valores excludentes que ainda persistem em nossa sociedade, partindo do ambiente escolar, fomentando essa conscincia tanto no aluno negro quanto o no negro, criando-se de fato uma metodologia positiva de tratamento pedaggico da diversidade racial que visualize com dignidade o povo negro brasileiro, se de fato, a escola brasileira quiser construir-se democrtica. Para execuo do projeto ser disponibilizado o perodo de dois meses (outubro e novembro), nos quais os professore das disciplinas envolvidas, colocaro em prtica as atividades propostas distribuindo-as na carga horria de suas aulas. Para sensibilizao sero exibidos o filme de longa metragem: Amistad e se possvel no cinema, e outros dois vdeos: Vista a minha pele e O xadrez das cores.Para o momento da sensibilizao tambm ser proposto uma visita ao site do museu Afro Brasil no endereo: http://www.museuafrobrasil.org.br/. Como culminncia os alunos organizaro um desfile pelas ruas da cidade.

2.

JUSTFICATIVA

Este projeto interdisciplinar, intitulado Cidadania no tem cor, visa conscientizar e destacar as principais contribuies dos povos negros na formao da identidade cultural do povo brasileiro. Desde o ensino fundamental, a escola deve preparar as crianas para adquirirem uma conscincia crtica com atitudes positivas respeitando e valorizando a cultura africana, mas no Ensino Mdio que os questionamentos aumentam, facilitando assim a abordagem sobre a temtica de modo a buscar a valorizao do conjunto de legado do povo africano para a formao da cultura brasileira. Esse entendimento poder nos ajudar a superar opinies preconceituosas sobre os negros, a frica, a dispora; a denunciar o racismo e a discriminao racial e implementar aes afirmativas, rompendo com o mito da democracia racial Atravs deste projeto pretendemos levar ao publico alvo conhecimento da Lei n 10.639/03, que altera a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional) e estabelece a obrigatoriedade do ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currculo escolar na Educao Bsica e o disposto no Estatuto da Criana e do Adolescente ( Lei 8.096, de 13 de junho de 1990).

3. FUNDAMENTAO 3.1 Fundamentao Terica O presente trabalho busca articular a educao das relaes tnico-raciais no somente com as reas de linguagem e tecnologias, mas tambm, atravs do ensino das cincias humanas, fazendo assim um trabalho interdisciplinar em um contexto de formao da cidadania. O trabalho de articulao com essas reas de conhecimento, objetiva extrair consideraes, temticas e questes relativas s formas de promoo do ensino das relaes tnico-raciais, haja vista, a importncia do conhecimento dos direitos humanos para promoo da cidadania. Sendo assim, faz-se necessrio uma anlise da problemtica dos conflitos tnico-raciais e a tenso entre igualdade e diferena nas subjetividades e nas concepes docentes diante da aplicao das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico raciais em Educao e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana no currculo do Ensino Bsico. Visto que desde a publicao da Lei 10.639/03, as escolas e os professores, vm sendo desafiados a incluir nos currculos, uma nova leitura sobre o lugar da frica na histria da humanidade e o papel dos afrodescendentes, como sujeitos ativos, formadores da identidade do Brasil. Segundo Hall (1992), falar de identidade extremamente complexo, haja vista, seu conceito ainda ser pouco compreendido na sociedade contempornea. Esse trabalho efetua um recorte sobre a questo da identidade, atravs do estudo da cultura afro-brasileira,focando nas modificaes e adaptaes em que as identidades pessoais atravessam, sobretudo no ambiente escolar. O indivduo contemporneo passa por uma crise de identidade em virtude de mudanas estruturais como gnero, classe, cultura, sexualidade, raa e nacionalidade. Na modernidade o que pode ser notado a relao entre identidade e o carter de mudana, processo conhecido como globalizao e seu impacto sobre a identidade cultural, j que as relaes fixas so dissolvidas. Devido mudana constante, rpida e permanente, tornando o mundo interconectado, assim sendo, a escola no pode estar desconectada com esse novo paradigma tecnolgico, isto posto, a necessidade de trabalharmos tambm as novas tecnologias dentro da perspectiva das relaes tnico-raciais, fazendo da escola um espao democrtico de desenvolvimento de diferentes formas de inteligncia coletiva. na escola que o individuo tem a primeira noo de grupo e pertencimento fora do ncleo familiar, aprende a conviver, a tolerar e a lidar com a diversidade, com pensamentos opostos ao seu. Nesse contexto organiza os contedos expostos, efetua ligaes entre as informaes,

gera aprendizado e constri a cadeia do conhecimento, conduzindo assim, para o protagonismo dos discentes, atravs de atividades que integrem prticas curriculares inovadoras, fomentando a cultura digital e ampliando as oportunidades de aprendizado, diminuindo assim, o hiato que existe no processo ensino aprendizagem e tornando o colgio um espao de educao de cidados. . 3.2 Mtodo O projeto intitulado Cidadania no tem cor, ser realizado dentro da Unidade Escolar e sua culminncia acontecer um desfile nas ruas prximo ao colgio com a participao da comunidade local. Este trabalho ser realizado de forma interdisciplinar, visando a construo de saberes acerca da cultura africana. Na primeira etapa do desenvolvimento os professores de lngua portuguesa e redao trabalhar com aspectos tericos a respeito da tipologia textual estudada para o projeto , assim como, os professores de histria discutir o conceito de raa e a apropriao do movimento negro no projeto poltico e a desigualdade de moradia, escola, classe entre negros e brancos. Os professores de informtica faro oficinas com professores e alunos para o trabalho com o programa podcasts. Os de Sociologia e Filosofia conduziro discusso sobre tica e a intolerncia religiosa e Geografia trabalhar com o reconhecimento
do papel do negro na definio e na defesa do territrio, os Quilombos rurais e urbanos, Matemtica com construo de tabelas, percentuais, dados estatsticos do IBGE, Biologia com o estudo gentico do povo brasileiro, composio nutricional da culinria africana e o estudo das epidemias que vieram do continente africano, j Educao Fsica trabalhar de forma ldica com o estudo da capoeira e ritmos. Aps essas discusses faremos uma amostra de filmes que abordam o tema racismo. Depois dessa abordagem trabalharemos os tipos de preconceitos que os negros, ainda hoje, sofrem na sociedade.

3.3 Recursos didticos Para o trabalho com o programa de rdio podcasts, ser necessrio computador com microfone, fone de ouvido, caixas de som, acesso internet e gravador, j para as oficinas de leitura e escrita precisaremos do livro didtico, dos livros de poemas, contos e mitos, tanto na forma impressa como digital. 3.4 Abrangncia

O projeto ser interdisciplinar com a participao das reas de linguagem, cdigo, tecnologias e as reas de humanas e exatas, afim de , em conjunto desenvolver as competncias e habilidades para construo do conhecimento. sabido a importncia da interdisciplinaridade para o desenvolvimento conjunto do saber, sendo assim, a necessidade das reas mencionadas darem contribuio, dentro de suas especificidades, para o sucesso do projeto.. As atividades acontecero no dia e hora programada pelos professores de cada rea, com contedos e procedimentos definidos atravs de um planejamento prvio. As aulas sero ministradas de forma dinmica com o auxlio das novas tecnologias, para aguar a curiosidade, a criatividade e o questionamento. Como estratgia de trabalho, as atividades sero descritas na lousa, em ordem cronolgica. Em Lngua Portuguesa a proposta incentivar a leitura e a escrita, atravs de textos dos mais variados tipos textuais, a exposio de filmes para anlise na lingstica e discursiva, como tambm, inserir os estudantes na sociedade digital, fazendo com que trabalhem com o computador, operando com o apoio do professor de informtica, programas de gravao e edio. Em determinados momentos sero realizados debates, haja vista, a temtica ser rica para discusses para as mais variadas reas de conhecimento. 3.6 Avaliao A avaliao ser processual de forma contnua e diagnstica, com a inteno primordial de rever a prpria prtica do docente, criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanos individuais dentro da coletividade e a participao no desenvolvimento de todas, de acordo com as peculiaridades de cada aluno no decorrer do projeto

4. OBJETIVOS 4.1 Objetivo Geral Desenvolver o senso crtico dos alunos despertando a conscincia da importncia do negro para a constituio e identidade da nao brasileira e principalmente, do respeito diversidade humana e a abominao do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas prprias razes a herana biolgica e/ou cultural trazida pela influncia africana, comemorando o dia 20 de novembro Dia da

Conscincia negra, refletindo sobre as diferenas raciais e a importncia de cada um no processo de construo de nosso pas, estado e comunidade. 4.2 OBJETIVOS ESPECFICOS: Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade; Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo; Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana. Trazer tona, discusses provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crtico frente realidade social em que vivemos. Identificar os vultos histricos afros descendentes Valorizar a perseveranas dos afros descendentes diante dos problemas enfrentados no cotidiano. Aprimorar a expresso oral e corporal; Participar de brincadeiras e jogos cantados e rtmicos; Expressar-se livremente atravs de suas produes e criaes, utilizando diferentes matrias de pintura, recorte, colagem e modelagem. Desenvolver a oralidade, ampliando o vocabulrio dos alunos; Interagir atravs da linguagem nas conversas informais, relatos de experincias, interpretao de histrias e verbalizao de ideias. 4.5 Avaliao A avaliao ser processual de forma contnua e diagnstica, com a inteno primordial de rever a prpria prtica do docente, criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanos individuais dentro da coletividade e a participao no desenvolvimento de todas, de acordo com as peculiaridades de cada aluno no decorrer do projeto 6. RESULTADOS ESPERADOS O aprendizado sobre as diferenas sociais, o racismo deve comear muito cedo. O jovem negro precisa se v como protagonista de uma histria, aprendendo assim, a respeitar sua

cultura,mas para elevar a autoestima, faz-se necessrio ter modelos que confirmem essa expectativa, trazendo para discusso a pluralidade cultural dos afrodescendentes. Portanto este projeto trata-se de uma proposta construda, mas no acabada que estar sujeito a mudanas de acordo com o cotidiano em sala de aula. O que se espera desse trabalho que o aluno se aproprie de diversos saberes, alm da conscientizao sobre temas relevantes como; legislao, tolerncia, direitos e deveres, entre outros. Espera-se ainda que o aluno possa desenvolver valores conceitos e procedimentos, alm de apropriar-se de novas aprendizagens, a partir de reflexes e esclarecimentos sobre a cultura afrodescendente. No final, sempre com a orientao do professor, os alunos devero organizar os conhecimentos que adquiriram, fazendo registros de suas atividades com textos com algumas tipologias como: poema, contos, mitos, produo de esquemas para roteiro do programa de rdio com podcasts. E durante essas atividades vrias atitudes e valores ticos sero trabalhados para consolidao do contedo em foco.

REFERNCIAS AURLIO, Buarque de Holanda Ferreira. Minidicionrio da lngua portuguesa. Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 2001. RODRIGUES, Abelardo. et aL. Cadernos Negros: Os melhores poemas. So Paulo, 1998 FROBENIUS, Leo.; FOX, C. Douglas. A Gnese Africana: Contos, mitos e lendas da frica. So Paulo, Martin Claret, 2010.

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAO DAS RELAES TNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Braslia: MEC, 2005. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Ed. DP&A, Rio de Janeiro, 2006. LVY, Pierre. Cibercultura. Ed.34, So Paulo, 1999

Anda mungkin juga menyukai