Anda di halaman 1dari 5

01 - Classifique as fontes de luz, citadas abaixo, como primrias ou secundrias, incandescentes ou luminescentes, fosforescentes ou fluorescentes.

a) Sol: ___________________ b) "olho de gato que delimita uma estrada": _______________________ c) Interruptor de luz que brilha no escuro: ________________________ d) Lava recm-expelida por um vulco: ________________________ e) Lua: _______________________ f) Objeto que, por estar recoberto por tinta, visvel no escuro: ___________________ 02 - (ITA) Dos objetos citados a seguir, assinale aquele que seria visvel em uma sala perfeitamente escura: um espelho; qualquer superfcie de cor clara; um fio aquecido ao rubro; uma lmpada desligada; um gato preto 03 - (FUVEST) Admita que o Sol subitamente "morresse", ou seja, sua luz deixasse de ser emitida. Vinte e quatro horas aps este evento, um eventual sobrevivente, olhando para o cu, sem nuvens, veria: Lua e estrelas. somente a Lua. somente estrelas. uma completa escurido. somente os planetas do sistema solar. 04 - Cite trs exemplos de meios transparentes, translcidos e opacos.

08 - Um espelho uma fonte de luz: primria e incandescente. primria e luminescente. primria e fluorescente. primria e fosforescente. secundria. 09 - (ITA) A sombra de uma nuvem sobre o solo tem a mesma forma e tamanho da nuvem porque os raios solares so: praticamente paralelos. muito divergentes. pouco numerosos. todos convergentes para um mesmo ponto. muito numerosos.

10 - (UBERABA) Considere as proposies: I) No vcuo, a luz propaga-se em linha reta. II) Em quaisquer circunstncias, a luz propaga-se em linha reta. III) Nos meios transparentes e homogneos, a luz propaga-se em linha reta. IV) Para que a luz se propague em linha reta suficiente que o meio seja transparente. Responda mediante o cdigo: Se somente I for correta. Se somente I e III forem corretas. Se somente II e III forem corretas. Se todas forem corretas. Se todas forem erradas. 11 - Um edifcio projeta no solo uma sombra de 40m. No mesmo instante, um observador toma uma haste vertical de 20cm e nota que sua sombra mede 0,80m. A altura do edifcio de: 4m 8m 10 m 20 m 40 m 12 - Em um dia ensolarado, a distncia entre o p de uma rvore, plantada em terreno plano, e a sombra de seu ponto mais alto era de 4,8m. No mesmo momento, a sombra de uma vareta fixada verticalmente no solo, perto da rvore, mede 60cm de comprimento. Determine a altura da rvore, sabendo-se que o comprimento da vareta de 1,0m.

05 - O ar, em pequenas camadas, no pode ser percebido pela vista, porque: um meio transparente; um meio opaco; um meio translcido; um meio igual ao vcuo; encontra-se atrs de um meio opaco. 06 - Um meio de propagao da luz dito isotrpico quando: for homogneo. for transparente. for homogneo e transparente. as propriedades fsicas no dependerem da direo em que so medidas. a velocidade da luz for diferente, conforme a direo em que se propaga no interior do meio.

07 - condio necessria e suficiente para que um meio seja ordinrio que: 13 - Um objeto linear de 2,0cm de altura est seja homogneo. a 10cm de distncia de uma cmara escura seja transparente. de orifcio de 40cm de profundidade. Qual a Misso Colgio Dom Bosco: seja do isotrpico. altura da imagem projetada? Promover a vida propiciando a educao integral da juventude por meio do sistema formal de ensino. seja homogneo e transparente. seja homogneo, transparente e isotrpico.

apenas II incorreta. apenas III e IV so corretas. todas as proposies so corretas. 14 - Um homem de 1,8m de altura coloca-se a 2,0m de uma cmara escura de orifcio de comprimento 30cm. O tamanho da imagem formada no interior da cmara : 1,8 1,0 0,45 0,3 0,27 15 - Considere as proposies que se seguem: I) Ocorre eclipse solar quando a Terra intercepta o cone de sombra da Lua. II) O eclipse lunar ocorre na fase de "lua cheia". III) O eclipse solar ocorre na fase de "lua nova". Esto corretas: apenas I apenas I e II apenas II e III apenas I e III I, II e III 16 - Uma cmara escura de orifcio, situada a uma certa distncia de um objeto, produz dele uma imagem de 10cm de altura. Reduzindo-se de 15m a distncia da cmara ao objeto, a imagem deste passa a ter 15cm de altura. Qual a distncia primitiva do objeto cmara? 18 - Considere dois meios A e B separados por uma fronteira F. O meio A homogneo e transparente. Uma luz monocromtica proveniente do meio A atinge a fronteira F. Preencha as lacunas: 1) Se o meio B for opaco e a luz for totalmente refletida, a fronteira F um _________ perfeito. 2) Se o meio B for homogneo e transparente e a luz for totalmente refratada, os meios A e B constituem um _______ perfeito. 3) Se o meio B for opaco e a luz for totalmente absorvida, o meio B um __________ perfeito. 19 - (UECE) Numa manh de sol, Emlia encontra-se com a beleza de uma rosa vermelha. A rosa se apresenta vermelha porque: irradia a luz vermelha reflete a luz vermelha absorve a luz vermelha difrata a luz vermelha refrata a luz vermelha 20 - Dois corpos opacos, quando iluminados pela luz solar, apresentam-se verde e branco, respectivamente. Se os iluminarmos com luz monocromtica amarela como os veremos? Justifique sua resposta.

17 - Dadas as seguintes proposies: I) Nos meios transparentes, translcidos e opacos, a luz se propaga em linha reta. II) Cada raio de luz se propaga em um meio, independentemente de qualquer outro raio. III) As figuras abaixo esto de acordo com a reversibilidade da luz. IV) O motorista de um carro olha no espelho retrovisor interno e v o olho do passageiro do banco traseiro. Se o passageiro olhar para o mesmo espelho ver o olho do motorista. Este fato se explica pela reversibilidade dos raios luminosos.

21 - Trs corpos, A, B e C, constitudos por pigmentos puros, quando expostos luz branca, apresentam-se, respectivamente, nas cores vermelha, azul e branca. Se os levarmos a um quarto escuro e os iluminarmos com luz monocromtica vermelha, veremos os trs corpos, respectivamente: vermelho, preto, vermelho. preto, preto, preto. vermelho, vermelho, preto. branco, vermelho, vermelho. branco, branco, vermelho. 22 - Uma bandeira brasileira, tingida com pigmentos puros e iluminada, em um recinto escuro, com luz azul monocromtica, vista nas cores: verde, amarela, azul e branca. verde, amarela e branca. azul e branca. azul e preta. totalmente azul.

23 - Uma placa de vidro denominada filtro de cor X, quando transparente somente para esta cor X, absorvendo todas as demais. Considere trs corpos opacos A, B e C que, Misso do Colgio Dom Bosco: ao serem iluminados com luz branca, se apenas I e III so corretas. Promover a vida propiciando a educao integral da juventude por meio do sistema formal de ensino. apresentam amarelo, branco e azul apenas I incorreta. respectivamente (pigmentos puros). Como se

apresentaro os trs corpos se forem vistos atravs de um filtro azul?

24 - Um corpo opaco X se apresenta azul (pigmentos puros) ao ser iluminado com luz branca e um corpo Y se apresenta branco ao ser iluminado com luz branca. A luz proveniente dos dois corpos X e Y (iluminados com luz branca) passa sucessivamente por um filtro vermelho e por um filtro azul. Como sero vistos os dois corpos?

30 - Para cada sistema ptico representado nas figuras especifique o ponto objeto, o respectivo ponto imagem e suas naturezas.

25 - Preencha as lacunas: a) Se um pincel de luz cnico divergente, de vrtice P, incide em um sistema ptico S, podemos concluir que P ponto ________________ em relao a S. b) Se um pincel de luz cnico convergente, de vrtice R, emerge de um sistema ptico, podemos concluir que R ponto ________________ em relao a esse sistema ptico. 26 - Para que imagem fornecida por um projetor de slides seja projetvel dever ter natureza: real virtual imprpria eletromagntica mecnica 27 - Em relao ao sistema ptico S, especifique o ponto objeto, o respectivo ponto imagem e sua natureza (real, virtual ou imprpria). Este ponto imagem pode ser projetado numa tela? Explique.

31 - Um feixe de raios paralelos refletido por um espelho plano. Aps a reflexo, os raios sero: convergentes; divergentes; paralelos; difusos; difratados.

32 - No esquema abaixo AI o raio incidente no espelho plano E, I o ponto de incidncia e o ngulo de incidncia mede 35. Represente, na figura, o raio refletido. Determine o ngulo entre o raio incidente e o raio refletido.

28 - Para cada sistema ptico especifique o ponto objeto, o respectivo ponto imagem e sua natureza (real, virtual ou imprpria). 33 - Um raio de luz reflete-se num espelho plano. O ngulo entre os raios incidente e refletido mede 40. O ngulo que o raio refletido forma com a superfcie do espelho de: 29 - Para cada sistema ptico especifique o 20 ponto objeto, o respectivo ponto imagem e 30 sua natureza (real, virtual ou imprpria). 40 50 Misso do Colgio Dom Bosco: Promover a vida propiciando a educao integral da juventude por70 meio do sistema formal de ensino.

34 - Um raio de luz incidente num espelho formou com o respectivo raio refletido um ngulo de 30.Podemos afirmar que o ngulo de incidncia e o ngulo entre o espelho e o raio incidente valem, respectivamente: 15 e 45 60 e 30 15 e 75 30 e 60 15 e 15 35 - Voc est a 2,0m de um espelho plano. A distncia entre voc e sua imagem ser de: 6m 4m 2m 1m 0,5 m 36 - (UFJF) Coloca-se a ponta de um lpis apoiada em um espelho plano fixo de 2,0mm de espessura. A distncia entre a ponta do lpis e a sua imagem ser: 20 mm 10 mm 4 mm 2 mm 1 mm 37 - (CESGRANRIO) Sentado na cadeira da barbearia, um rapaz olha no espelho a imagem do barbeiro, em p, atrs dele. As dimenses relevantes so dadas na figura. A que distncia (horizontal) dos olhos do rapaz fica a imagem do barbeiro?

39 - Um observador, localizado no ponto P da figura, est olhando para o espelho plano. Quais os objetos numerados que ele pode ver refletidos no espelho?

40 - (UNESP) A figura representa um espelho plano, um objeto O, sua imagem I e cinco observadores em posies distintas, A, B, C, D e E. Entre as posies indicadas, a nica da qual o observador poder ver a imagem I a posio:

41 - (FEI) Um observador encontra-se a 2,5m de uma rvore. O terreno que separa o observador da rvore plano e horizontal. Um espelho plano, deitado horizontalmente no cho, permite ao observador ver totalmente a imagem da rvore. O menor comprimento do espelho que permite que isto acontea de 2,0m. Sabendo-se que a distncia dos olhos do observador ao cho de 1,5m, qual a altura da rvore? Admita que o espelho est encostado na base da rvore. 2m 4m 6m 8m 10 m 42 - (FUVEST) A figura representa um objeto A colocado a uma distncia de 2,0m de um espelho plano S, e uma lmpada L colocada distncia de 6,0m do espelho. a) Desenhe o raio emitido por L e refletido por S que atinge A. Explique a construo. b) Calcule a distncia percorrida por esse raio.

38 - (MACK) Um oftalmologista coloca um carto de teste 80cm atrs dos olhos de um paciente que olha para um espelho plano vertical, que est a 3,0m sua frente, como mostra a figura. A distncia entre os olhos do paciente e a imagem do carto :

43 - Considere dois pontos distintos A e B e um plano (a).Os pontos A e B no pertencem a a .Construa o caminho mais curto de A at B passando por um ponto do plano a.
Misso do Colgio Dom Bosco: Promover a vida propiciando a educao integral da juventude por meio do sistema formal de ensino.

44 - (PUC) Uma pessoa deseja observar por completo um prdio de 101m de altura num espelho plano vertical de 1,0m, situado a 50m do prdio. A que distncia do espelho, no mximo, a pessoa dever ficar?

Misso do Colgio Dom Bosco: Promover a vida propiciando a educao integral da juventude por meio do sistema formal de ensino.

Anda mungkin juga menyukai