Anda di halaman 1dari 5

Internet As Tecnologias de Informao e Comunicao esta tendo uma evoluo fantastica nos ltimos anos.

O uso dessa tecnologia torna cada dia mais fcil e rpido, a comunicao e o acesso s informaes, esto cada vez mais baratos. A Internet, com recursos que tem hoje, se torna motivador para os alunos na qualidade do que se ensina e do modo como se quer ensinar e aprender. Tecnologia essa que se inicio no final da dcada de 60 nos estado unidos da amrica com o intuito de defesa em relao ao o perigo de cortes das linhas de comunicao e o possvel ataque atmico, depois dos militares veio as universidades com o objetivo de aumentar a troca de mensagens eletronicamente na comunidade cientifica, e assim tomo conta do mundo hoje e quase impossvel viver sem internet.

Alguns acreditam que a internet Google, Internet Explorer, s porque acessa o mundo virtual com esse navegadores, entretanto, para estarmos entendendo melhor oque e internet, imagina que voc deseja comprar uma roupa, resolve ento entra num shopping, l vrias opes de lojas roupas e na visita de uma ou outra, pode estar parando para comer, jogar , ler um bom livro, conversar com amigos assim por diante. Portanto o shopping e a internet e as lojas dentro dele so os sites que sempre estamos acessando. Veja bem dessa forma fica mais faseio de estarmos entendendo oque e internet. Visto isso a internet e um conjunto de computadores interligados que transportam informao de um lado para outro todas as vez que algum usurio usa-la vai estar fazendo isso com muita rapidez que nem percebemos, devido a hiperligaes da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), onde suportar correio eletrnico e servios como comunicao instantnea e compartilhamento de arquivos. A primeira rede foi a arpanet, considerado a mae da internet, tendo objetivo de interligar os militares e os departamentos de pesquisa do governo do EUA. Que foi criada por uma agncia norte-americana

Advanced Research and Projects Agency, com o objetivo de conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa, que interligava a Universidade da Califrnia, LA e Santa Brbara; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah a ARPANET foi o inicio de tudo no ano de 1969. Desde ento alguns pesquisadores e estudiosos aprimorou esse projeto com o grupo de protocolos ,TCP/IP(Transmission Control Protocol e internet Protocol que e a base da internet desde a dcada 70 ate os tempos de hoje, portanto, a internet teve vrias etapas mais com a implataao dos protocolos TCP/IP A partir de 1993 a Internet deixou de ser uma instituio de natureza apenas acadmica e passou a ser explorada comercialmente, tanto para a construo de novos backbones por empresas privadas (PSI, UUnet, Sprint,...) como para fornecimento de servios diversos, abertura essa a nvel mundial.

A internet e formada por vrias redes e organizaes individuais que e administrada e sustentada cada uma por seu prprio usurio, a internet cota com rede que colabora com outras redes para estar dirigindo o trafego da mesma que as informaes percorre-las, isso junto se forma o mundo que e internet. Onde no tem nenhum gerenciamento centralizado que contrala essa ampla rede mundial, e sim so a unies de vrias redes e organizaes individuais, porem, cada uma delas e administrada e sustentada por seu prprio usurio cada rede colabora com outras redes para dirigir o trfego da Internet, de modo que as informaes possam percorr-las, juntas, todas essas redes e organizaes formam o mundo conectado da Internet. Para que redes e computadores cooperem desse modo, entretanto, necessrio que haja um acordo geral sobre alguns itens como procedimentos na Internet e padres para protocolos. Esses procedimentos e padres encontram-se em RFCs (requests for comment ou solicitaes para comentrios) sobre os quais os usurios e organizaes esto de acordo. As linhas arrendadas que conectam redes podem ser to simples como uma nica linha telefnica ou to complexas com um cabo de fibra tica com enlaces de microondas e transmisses de satlite.

Lan Area Network e uma rede de carter local e cobrem uma rea geogrfica reduzida, escritrio, empresa e entre outros e interligam um numero no muito grande de entidade, lembrando que so redes de domnio privado. Man MEtropolitan Area NEtwork e uma rede metropolitano ligando computadores numa rea geogrfica maior que a de lan mais menor que wan, onde geralmente e interligado varias lan, tendo assim media dimenso cobrindo assim uma cidade ou uma regio onde pode ser redes de domnio privado ou publico entretanto pode estar ligado inclusivamente a uma rede wan. Wan World Area NEtwork e uma rede de telecomunicaes que esta dispersa por uma grande rea geogrfica, normalmente so de carter publico gerida por um operador de telecomunicaes, porem, e nada mais nada menos do que a Internet, a rede mundial de computadores. O roteamento IP:

Isso e oque acontece na internet quando voc manda um email. Portanto tem o Transmission Control Protocol e Internet Protocol (TCP/IP) e na verdade uma espcie de idioma que permite dois computadores ou mais conversarem entre si. Alm disso divido em camadas para estar garantido a integridade dos dados que trafegam pela rede onde so camada de aplicao, transporte, rede e interface( aplicao serve para enviar e receber informaes, j o transporte e o responsvel por receber os dados enviado e o rede a

funo e enderear os pacotes nos seu endereo certo (ip) e vendo isso por fim o interface e enviar esses pacotes para cada endereo certo j predefinido). Assim se conclui oque e Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmisso) e Internet Protocol (Protocolo de Internet). Vendo isto basicamente a internet e a rede das redes, veja vem no estou afirmando que ela seja e sim uma suposio.
Por exemplo, para enviar a mensagem "Oi, tudo bem ?", veja o que faz o TCP (Cada flecha representa 1 pacote IP):

Referencia:

http://interworldrk.tripod.com/oque.html http://www.significados.com.br/internet/ http://www.tecmundo.com.br/o-que-e/780-o-que-e-tcp-ip-.htm#ixzz2Q1o2gdDn http://phpbrasil.com/phorum/read.php?3,126135,126135 http://pt.kioskea.net/faq/12065-o-que-e-tcp-ip-pra-que-serve-como-funciona http://redescomputadores.no.sapo.pt/lanmanwan.htm

Anda mungkin juga menyukai