Anda di halaman 1dari 7

JUSTIFICATIVA PARA IMPANTAO DO NOVO PLANO DE CARREIRA DOS MILITARES DO ESTADO DO RIO GRANDE DOS SUL

Este projeto tem por finalidade desenvolver a VALORIZAO profissional dos Militares Estaduais (Policiais e Bombeiros Militares) resgatando a DIGNIDADE e a MOTIVAO das Praas e Tenentes que correspondem aproximadamente 97% do efetivo total da Brigada Militar, bem como contribuir para viabilizar o EQUILBRIO ECONMICO PREVIDENCIRIO do Estado, prestando um SERVIO DE QUALIDADE a comunidade gacha. Em 1997 com advento da Lei 10.992 a carreira na Brigada Militar, foi dividida em 2 (duas): uma de Nvel Mdio (Praas e 1 Tenentes) e a outra de Nvel Superior (Capito a Coronel), onde: Na carreira de nvel mdio os Militares Estaduais tem 2 (duas) formas para ascenderem ao ultimo nvel da carreira na ativa (1 Tenente): 1) Aguardar por mais de 22 anos de servio para ter a primeira promoo (3 Sargento), tendo que esperar ainda na maioria dos casos at 30 anos de servio para realizao do Curso Tcnico em Segurana Pblica (CTSP) o qual os habilita para a graduao de 2 Sargento e posteriormente a graduao de 1 Sargento e no momento da reserva proporciona a promoo ao posto de 1 Tenente, ao qual da maioria das vezes no resta tempo hbil para executar a funo devido sua idade, bem como para o mesmo contribuir junto previdncia do Estado. 2) Ao passar em 2 (dois) concursos internos extremamente disputados e com mdias elevadssimas, fazendo com que o militar chegue ao pice da carreira antes dos 15 (quinze) anos de servio, tendo que permanecer por mais 15 (quinze) anos estagnado no mesmo cargo. Cabe ressaltar, que no h no servio pblico, principalmente nos entes da Segurana Publica do Rio grande do Sul o critrio de concurso interno (disputa) para promoo funcional na carreira. J na carreira de nvel superior da Brigada Militar, composta apenas por Bacharis em Cincias Jurdicas, o Militar Estadual para galgar ao ultimo posto da carreira (Coronel) apenas convocado para a realizao de cursos de especializao. Para corrigir esta dicotomia propomos a Carreira de Nvel Superior dos Militares Estaduais a qual tem como pr-requisito para o ingresso na Brigada Militar formao de nvel superior em qualquer rea de conhecimento reconhecida pelo MEC, visto a instituio ter um vasto campo de atuao em diversas reas de conhecimento e possuir inmeros profissionais em processo de formao ou j formados que certamente iro melhor desenvolver e engrandecer a instituio. Outro aspecto contemplado o aumento de idade voluntria para militar estadual continuar na carreira (compulsria) que passa para os 60 anos de idade, permitindo que o mesmo tenha a oportunidade galgar uma maior ascenso funcional, contribuir durante um maior tempo com a previdncia do Estado e estancar o elevado ndice de militares que vo para a reserva remunerada. Nesta nova carreira, para se atingir ao Oficialato e conseqentemente ao ultimo posto da carreira (Coronel) o Policial ou Bombeiro Militar dever ter passado pela base da instituio (Soldado) , onde

o mesmo freqentar no mnimo 2 (dois) cursos de formao especfica com no mnimo 1600 (um mil e seiscentos) horas aula cada e 2 (dois) cursos de especializao com no mnimo 400 (quatrocentos) horas aula, totalizando um mnimo de 4000 (quatro mil) horas aula de aprimoramento durante sua carreira. Como podemos ver os pilares deste plano sero unio da QUALIFICAO com EXPERINCIA atravs de uma carreira nica de nvel superior que abrange diversos conhecimentos acadmicos e especficos para cada atividade somados a vivencia diria no servio operacional em contato com os problemas que assolam o cidado, diferentemente de hoje onde as Praas e aos Tenentes no so exigidas formao de nvel superior, porm so possuidores de uma larga experincia funcional e enquanto ao Oficial a qual exigido apenas a graduao em Direito, o mesmo sai imaturo da Academia de Polcia aps 2 (dois) anos de curso de formao para comandar aes de Segurana Pblica. Portanto esta nova estrutura de formao e ascenso refletir diretamente na Sociedade Gacha em UMA MELHOR PRESTAO DOS SERVIOS nas atividades de policiamento e de bombeiros, enquanto que para o Estado ocorrer um estanque do dficit previdencirio e de efetivo, buscando o equilbrio financeiro dos cofres pblicos, possibilitando e incentivando a permanncia do servidor por mais tempo na atividade.

ESCLARECIMENTOS:

PORQUE ENTRADA NICA NA CARREIRA? A prestao do servio de segurana pblica no mbito Policial e de Bombeiros nico e essencial para a sociedade e para que este servio seja efetuado com eficincia se faz necessrio o envolvimento direto com a comunidade, adquirindo o conhecimento e entendo os problemas vividos pelo cidado e pelo agente de segurana em sua rotina diria. Esta vivencia permite que se possa elaborar mtodos e aes estruturais que refletiro futuramente em um novo modelo de segurana pblica, ou seja, a Segurana Cidad. Portanto com a entrada nica na carreira como soldado, o servidor se envolver diretamente com diversas situaes no qual com o acmulo da experincia poder desenvolver e aplicar novas diretrizes e mtodos eficientes para a proteo do cidado, pois todos os futuros gestores da instituio (Oficiais), sero oriundos da tropa, portanto no teremos mais pessoas que entram diretamente como (chefes), sem ter o conhecimento e a experincia necessria para garantir a segurana e salvar vidas.

PORQUE INGRESSO COM CURSO SUPERIOR? comprovado que a sociedade a cada momento vem evoluindo no mbito educacional, devido aos diversos programas de incentivo ao ensino, fazendo com que mais jovens adquiram uma graduao.

Em diversas polcias e corpos de bombeiros do Brasil j exigido o curso superior para ingresso na carreira, a exemplo do Estado de Santa Catarina. Este conhecimento faz com que a instituio cresa e relacione-se melhor com a sociedade. Podemos ainda exemplificar com contra-senso vivido em nosso Estado, onde todos os rgos da segurana pblica tem como exigncia o ingresso com curso superior e apenas a Brigada Militar no acompanha esta evoluo da sociedade. Hoje na instituio possumos inmeros servidores que possuem ou esto cursando um curso superior e muitos destes acabam saindo para outros setores mais promissores, ou at mesmo para outros rgos da segurana pblica do Estado, caso que com certeza ocorrer com a autorizao de abertura de um novo concurso para a co-irm, Policia Civil.

PORQUE CURSO SUPERIOR EM DIVERSAS REAS? comprovado que qualquer instituio, inclusive as maiores necessitam de profissionais qualificados em diversos ramos. A Brigada Militar, possuem reas abrangentes que contemplam diversas graduaes, como Administrao, Engenharias, Biologia, Direito, Educao Fsica, Enfermagem, entre outras.

PORQUE PROMOO POR TEMPO DE SERVIO E NO POR CONCURSO INTERNO ? O prprio Estatuto da Brigada Militar, diz que promoo um direito do servidor, portanto no concebvel que o Estado ou Comando determine quando abrir um concurso interno e quantos devero ser promovidos, visto haver inmeras vagas em aberto que nunca so preenchidas em concursos, fazendo com que a cada ano ocorram inmeras aes contra o Estado por no aproveitar os suplentes. No mbito da segurana pblica do Estado no existe concurso interno para ascenso e na prpria Brigada Militar a promoo dos Oficias Superiores por tempo de servio aps concluso dos cursos de espacializaes.

A PROMOAO POR TEMPO DE SERVIO NO IR ONERAR OS COFRES DO ESTADO? Pelo contrrio, hoje existem inmeras vagas em aberto, no qual os servidores recebem a substituio temporria para desempenh-las sem receber a promoo e ao mesmo tempo sem contribuir com a previdncia. A reestruturao das vagas e a promoo por tempo de servio aps aprovao nos cursos de especializao permitir que o servidor tenha um horizonte em sua carreira, dedicando-se mais intensamente na atividade fim e no em disputar vagas em um concurso acirrado que desgasta o servidor e faz com que o mesmo apenas foque no concurso, deixando suas funes de lado.

COM A PROMOO POR TEMPO O MILITAR NO PRECISAR MAIS ESTUDAR? Com a entrada com curso superior o militar ao fechar seu tempo de servio ser convocado para realizar os cursos de especializaes, que tero carga horria equivalente a uma ps-graduao, portanto ao longo da carreira o militar realizar 3 cursos como praas e 3 cursos como oficias aumentando seu conhecimento na rea.

COMO FICA O ATUAL SERVIDOR QUE NO POSSUI CURSO SUPERIOR? O atual servidor ter um perodo de transio que no o prejudicar nos 8 primeiros anos o mesmo receber todas as promoes possveis conforme cada caso, aps este tempo o mesmo dever possuir uma graduao em qualquer rea para poder ascender na carreira, podendo inclusive chegar ao ultimo posto.

POSSIVEL O GOVERNO BANCAR O ESTUDO SUPERIOR PARA OS MILITARES SE ADEQUAREM A NOVA LEI? Sim, possvel, desde que ocorra um poltica desenvolvida para este fim, no qual sugerimos que seja concretizada com subsdios e aporte do governo atravs da UERGS ou da Escola de Governo do Estado.

TODOS OS SERVIDORES RECEBERAM UMA PROMOO, MENOS O 1 SARGENTO. ELE NO ESTARIA SENDO PREJUDICADO? O objetivo fundamental do projeto valorizar os servidores, corrigindo injustias e distores do passado. O 1 Sargento embora no receba uma promoo de imediato, continuar com o direito de ser promovido por antiguidade o mrito intelectual ao oficialato (1 tenente), porm o diferencial e o grande ganho para estes servidores que os mesmos concorrero s vagas de suas QPMs (qualificaes), no qual sero aumentadas e ainda permitiro que aps formados 1 tenentes, ainda possam almejar os demais cargos de oficiais.

COM ESTE PROJETO NO OCORRER O TRANCAMENTO DAS VAGAS, FAZENDO COM OS SERVIDORES NO SEJAM PROMOVIDOS? Para as Praas a promoo ser por tempo de servio e com o ingresso gradativo e equilibrado de novos servidores ocorrer fluidez na carreira. Em relao ao Oficialato que ser estruturado por vagas, ocorrero promoes sistemticas, no qual ao ocorrer uma vaga, o militar subsequente ser promovido, conforme os requisitos da lei, funcionando como uma perfeita engrenagem.

E COMO FICAM OS BOMBEIROS COM ESTE PLANO? Diferentemente do que muitos chamam erroneamente de Plano de carreira da Brigada Militar, este plano na verdade como j diz a atual lei o Plano de Carreira dos Militares Estaduais, ou seja, com a futura independncia dos bombeiros o plano de carreira ser o mesmo para policias e bombeiros. Este novo plano ainda cria de fato o quadro de bombeiros militares, ou seja, aquele que ingressou como bombeiro ir at o final de sua carreira como bombeiro e os atuais oficiais com esta formao migraro para o quadro do Corpo de Bombeiros independentemente de vagas, se assim desejarem.

QUADRO RESUMO DO NOVO PLANO DE CARREIRA

RESUMO DA PROPOSTA DE ALTERAO NA CARREIRA DOS SERVIDORES MILITARES DO RS


(ENTRADA NICA) NVEL S U P E R I O R POSTO / GRADUAO O CORONEL F
I C I A I S

TENENTE CORONEL MAJOR CAPITO 1 TENENTE

P R A A S

1 SARGENTO 2 SARGENTO 3 SARGENTO SOLDADO 1 CLASSE

INTERSTCIO MNIMO 4 ANOS NO POSTO NO POSTO DE T. CEL. MNIMO 4 ANOS NO POSTO NO POSTO DE MAJ. MNIMO 4 ANOS NO POSTO NO POSTO DE CAP. MNIMO 4 ANOS NO POSTO NO POSTO DE 1 TEN. 50% PARA OS 1 SGT + ANTIGOS E 50% CONCURSO ENTRE OS 3, 2 E 1 SGT 22 ANOS DE EFETIVO SV 15 ANOS DE EFETIVO SV 08 ANOS DE EFETIVO SV INICIO DA CARREIRA

CURSOS CEP GSP OU GDC CGPM

CRITRIO ANTIGUIDADE E MERECIMENTO

CA PM OU BM CEA PM OU BM CEO PM OU BM CF PM OU BM

50% ANTIGUIDADE 50% SELEO INTERNA TEMPO DE EFETIVO SERVIO

LEGENDA: CF PM OU BM: Curso de Formao Policial Militar ou Curso de Formao Bombeiro Militar. CEO PM OU BM: Curso de Especializao Operacional de Polcia Militar ou Curso de Especializao Operacional de Bombeiro Militar CEA PM OU BM: Curso de Especializao Administrativa de Polcia Militar ou Curso de Especializao Administrativa de Bombeiro Militar CA PM OU BM: Curso Avanado de Polcia Militar ou Curso Avanado de Bombeiro Militar CGPM: Curso de Gesto Pblica Militar

CEP GSP OU GDC: Curso de Especializao em Polticas e Gesto de Segurana Pblica ou Curso de Especializao em Polticas e Gesto de Defesa Civil

Anda mungkin juga menyukai