Anda di halaman 1dari 11

1

A IMPORTNCIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NAS CRIANAS DE 0 A 6 ANOS

Grace Cuencas Costa RA 312113298

RESUMO: O artigo prope uma reflexo sobre como as mudanas histricas e sociais
influenciaram no desenvolvimento, principalmente o motor, das crianas. Nos leva a refletir como essa fase importante e tambm como, enquanto educadores, podemos contribuir para que esse desenvolvimento seja satisfatrio e saudvel, minimizando ou at evitando problemas de afetividade, sociabilidade e principalmente de aprendizagem. PALAVRAS CHAVE: Movimento. Ao. Interao. Aprendizagem.

INTRODUO

Ao longo do tempo, as estruturas sociais e o modo de vida das pessoas vm sendo alteradas, fazendo com que ocorram mudanas no prprio desenvolvimento infantil. Quando se proponho um estudo do desenvolvimento, tenho em mente que fao parte essencial desse processo enquanto educadora de crianas pequenas. Se analisarmos, veremos que antigamente, as crianas tinham espaos privilegiados para as brincadeiras como, correr, saltar, escalar, enfim, podiam mesmo que inconscientemente se desenvolverem de forma saudvel e global. Hoje o que acontece que as estruturas familiares mudaram, e as mes precisam prover o sustento de seus lares, precisando ficar horas longe dos filhos, que muito cedo comeam a frequentar as instituies de educao infantil. Aliado a isso as crianas no tm mais espaos seguros onde possam brincar, interagir e se desenvolverem. O objetivo deste artigo enfatizar, baseado em pesquisas e estudos de Piaget, Wallon e Vygotsky como se d o desenvolvimento motor e como isso intimamente ligado ao desenvolvimento mental e cognitivo. esta

Muitos educadores, ainda hoje, acreditam que se deve conter os movimentos em sala de aula para que se mantenha a ordem e a concentrao, da a importncia deste estudo, que revela ser exatamente o contrrio, pois o movimento parte essencial do desenvolvimento, e sem ele ficam lacunas que podem ser vistas como problemas de relacionamento, agressividade, isolamento e at de aprendizagem. As pesquisas foram baseadas nos estudos e pesquisas de alguns nomes importantes para a educao.

1. DESENVOLVIMENTO E MOVIMENTO

Entendemos por desenvolvimento, o que se refere a todos os processos de mudanas pelas quais um indivduo passa. Esse desenvolvimento, de forma geral, se d pela interao entre o biolgico e o ambiente, ou seja, toda interao e ou ao sofrida e ou causada no ambiente, geram estmulos motores, afetivos, ambientais e sociais. No nos desenvolvemos uma nica vez na vida, o desenvolvimento um processo, e como tal, ocorre durante toda a vida. O movimento se define pela variao de um objeto num espao e num tempo. Numa perspectiva humana, o movimento, visto como comunicao e interao com o mundo e, atravs desse movimento, que de inicio no intencional e depois passa a ser, que ocorrem as sensaes e as experincias que ocasionaro as mudanas motoras, progressivas, organizadas e interdependentes. O movimento to importante, que para alguns pesquisadores como Prechti e Piaget, os movimentos fetais j desempenham um papel crucial na regulao do prprio sistema nervoso central do indivduo.

...mesmo no tero, o beb no apenas chupa o dedo, mas tambm pressiona a parede uterina e outras partes de seu corpo ao movimentar seus membros, o que lhe proporciona feedback tctil e proprioceptivo.(PIAGET, 1928)

2. O DESENVOLVIMENTO PARA PIAGET

Quando fala de desenvolvimento, Piaget pouco se detm nos fatores sociais, mas no por ignor-los apenas por focar suas pesquisas nas influncias e

determinaes das interaes sociais.


Se tomarmos a noo do social nos diferentes sentidos do termo, isto , englobando tanto as tendncias hereditrias que nos levam vida em comum e imitao, como as relaes exteriores( no sentido de ) dos indivduos entre eles, no se pode negar que, desde o nascimento, o desenvolvimento intelectual , simultaneamente obra da sociedade e do individuo.( PIAGET 1997,p 242)

Quando fala sobre os estgios do desenvolvimento, deixa claro a correspondncia entre estes e o desenvolvimento social.

O homem normal no social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos de idade e, por conseguinte, sua individualidade no pode ser da mesma qualidade nesses dois nveis.(PIAGET, 1997,p 242)

Para ele existem graus de socializao, que parte do grau zero, quando nascemos para um grau mximo que quando se define a personalidade. E para que se chegue a esse grau mximo necessria uma grande troca e interao. Ao nascer a criana est no estgio sensrio-motor ... falta de funo simblica, o beb ainda no apresenta pensamento nem afetividade ligados representaes que permita evocar pessoas ou objetos na ausncia deles (PIAGET E INHLEDER, 1986, p 11), onde passar a construir esquemas e aes, que se aprimoraro para que esta criana possa interagir e agir de forma motora eficiente sobre o ambiente ao seu redor, podendo assim prosseguir para as prximas fases que so: properatrio, operatrio concreto e formal. Para Piaget o estgio sensrio-motor , particularmente importante, e o divide ainda em seis fases: exerccios reflexos, reao circular primria, reaes circulares secundrias, coordenao de esquemas secundrios, reao circular terciria e incio da representao.

3. O DESENVOLVIMENTO PARA WALLON

Para Wallon, o motor e o mental so indissociveis, tanto que ele fez um longo estudo sobre os rgos da musculatura. Quando nascemos somos todo motor e com a maturao do mesmo e com a crescente aquisio de signos culturais, a motricidade tende a reduzir lentamente, dando lugar a maiores momentos de imobilidade. Esta reduo cintica proporcional ao fortalecimento ideativo. Fica claro que, para Wallon, o mental se desenvolve a partir do motor.

A motricidade humana, descobre Wallon em sua anlise gentica, comea pela atuao sobre o meio social, antes de poder modificar o meio fsico. O contato com este, na espcie humana, nunca direto: sempre intermediado pelo social, tanto em sua dimenso interpessoal quanto cultural.(DANTAS, 1992,p 38)

Ao nascer estamos a merc de sensaes internas e viscerais e apresentamos apenas movimentos reflexos e impulsos globais descoordenados, que com a maturao que se d de baixo para cima nas estruturas nervosas, iro progredir para movimentos expressivos. No segundo semestre de vida, esses movimentos passam aos gestos instrumentais, que iro progredir marcha. Esta marcha, que o caminhar, que tornar possvel a explorao direta sensrio-motora da realidade, e assim, uma aquisio cada vez maior de signos e significados que levaro ao desenvolvimento mental. Assim como Piaget, Wallon tambm menciona estgios de desenvolvimento em seus estudos. So: estgio impulsivo emocional, sensrio-motor, personalismo e estgio categorial.

4. O DESENVOLVIMENTO PARA VYGOTSKY

Para Vygotsky, o ser humano se constitui nas relaes que tem com os outros, com o meio e com a cultura, sendo que esta acaba se integrando natureza humana e moldando o funcionamento psicolgico do homem. Focou suas pesquisas na idia de que o crebro humano possui plasticidade, o que faz com que tenhamos a capacidade de muda-lo de acordo com nossas experincias, necessidades e aes.

Por acreditar nas relaes e sua importncia desenvolveu estudos e fez pesquisas que culminaram numa de suas maiores contribuies que a ZDP, ou seja, zona de desenvolvimento proximal. Tal teoria prega a grosso modo que existem tarefas que a criana consegue fazer sozinha e existem aquelas em que o professor precisa intervir para que a criana consiga realiza-las. Contribuiu tambm quando divide o desenvolvimento em trs grandes estgios, porm, diz que para que a criana se desenvolva, ela precisa brincar. no momento da brincadeira que ela adquire a capacidade de simbolizar e assim vai tambm desenvolvendo o motor. O brinquedo contm todas as tendncias do

desenvolvimento sob forma condensada, sendo ele mesmo uma grande forma de desenvolvimento.(VYGOTSKY, 1984 p 117) no momento da brincadeira, seja individual ou coletiva, que a criana tem a oportunidade de explorar o mundo, ampliar sua percepo, organizar seus pensamentos, trabalhar seus afetos e sua capacidade de iniciativa e de colocar-se diante de situaes diferentes do dia a dia. Por ser produto cultural, a brincadeira coloca o individuo em contato com sua cultura, no s proporcionando um conhecimento comum, mas tambm, dando-lhe a segurana de pertencer a um grupo e de partilhar de uma identidade comum a todos os membros daquela sociedade.

5. A RELAO ENTRE PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM

Entende-se por desenvolvimento psicomotor a maturao que integra movimento, ritmo, construo espacial e tambm reconhecimento de objetos, das posies, a imagem ou esquema corporal do nosso corpo. atravs do desenvolvimento desses conceitos que a criana desenvolver o seu cognitivo. atravs da ao que ela articula toda sua afetividade, todos seus desejos mas tambm, todas suas possibilidades de comunicao e conceituao; ...a ao inteligncia em movimento.(ZORZO, SILVA E POLENZ,1988) Dentro das instituies de educao infantil, deve-se contemplar aes e atividades ligadas percepo, linguagem, lateralidade e perfil. Muitas educadoras pensam que devem conter os movimentos dos alunos, por pensarem que tal movimento, prejudique a concentrao e por consequncia a aprendizagem, porm o que ocorre exatamente o contrrio, crianas que so

contidas por muito tempo ou tem seus movimentos totalmente cerceados, podem se tornar agressivas, passivas, hostis, desconcentradas e com problemas de aprendizagem. A criana deve desde muito cedo controlar o prprio corpo, equilibrar a respirao, saber usar braos e pernas, aprender a se direcionar para a direita, esquerda, lados...(MTSCHELE,MARLY SANTOS, 1996, p 41)

6. OS TIPOS DE MOVIMENTO

Quando nascemos j temos a capacidade de imitar, e junto com o choro temos tambm os movimentos expressivos instintivos que so usados para manifestar inconformismo, dor, fome, ou qualquer outro incmodo ou molstia. Junto a isso temos tambm o movimento de rotao, que se verifica no pescoo e na cabea. Com o passar do tempo e a maturao nervosa a criana comea a querer pegar objetos e os movimentos que antes eram descontrolados, passam a ser sustentados e adequados. Depois de conquistada essa habilidade, comea a sentir-se a necessidade de alcanar objetos mais distantes, e ento que se chega ao translado ou locomoo.(OSSONA, PAULINA, 1984, p 31). Utilizamos com frequncia e por toda nossa vida movimentos involuntrios como saltar, proteger o rosto, piscar, esses movimentos so ditados pelo instinto de sobrevivncia e conservao. J movimentos que utilizamos diariamente e com muita frequncia so na sua maioria de carter utilitrio. Wallon em suas pesquisas tambm cita os tipos de movimentos e os coloca de acordo com a idade ou fase de desenvolvimento.

7. O PRIMEIRO ANO DE VIDA

Como dito, a criana ao nascer pura emoo e sensao. Ela registra o mundo por tudo o que est a sua volta e capaz de reconhecer vozes e se acalmar ao toque, j capaz de imitar movimentos de pessoas que com ela convivem. Os movimentos passam de instintivos a utilitrios e progridem numa sequncia que leva marcha: virar, sentar, engatinhar e andar. Essa evoluo motora permite que esta criana passe a explorar o mundo a sua volta e assim possa assimilar ou acomodar aes que levam ao conhecimento.

Dentro das instituies de educao infantil este o momento onde os educadores devem propiciar brincadeiras de esconder, procurar objetos, jogar bola com as mos, encaixar peas de madeira ou empilhar cubos, imitao de vozes e vocalizaes, bater sobre superfcies, entrar e sair de objetos e principalmente, oportunizar diferentes texturas como a gua, a areia, pasta de amido de milho. Os bebs podem ser estimulados a perceber diferentes sons, acompanhados de movimentos corporais.

8. DE UM A TRS ANOS

Nesta fase, a criana j segura em sua marcha, o que possibilita uma maior explorao do ambiente, uma vez que ela pode ficar com suas mos livres. Ao mesmo tempo que explora, aprende a adequar seus gestos e movimentos s intenes e demandas da realidade. Comea a se observar o desenvolvimento de gestos simblicos com funo indicativa, como dar tchau, apontar objetos e pessoas. Ainda se tem a imitao como importante funo e o faz de conta comea a se formar. Deve-se oportunizar nesta fase brincadeiras com substituio de um objeto por outro, brincadeiras de roda, cantigas. O uso do espelho ainda muito importante nesta fase, assim como, o incentivo para que as crianas ousem um pouco mais nas brincadeiras de escalar, correr, saltar, tornando a brincadeira de circuitos cada vez mais desafiadora. interessante que se incentive tambm o aperfeioamento de gestos relacionados com a preenso, o encaixe, o traado de algum desenho, um lanamento, entre outros. Nesta fase j capaz de construir repertrios de imagens e referncias que v em livros, cartazes e desenhos. J comeam a aprender a expressar suas idias e sensaes.

9. DE QUATRO A SEIS ANOS

Esta fase caracterizada pelo aperfeioamento e ampliao de gestos instrumentais que demandam mais preciso e controle como recortar, colar e encaixar peas menores.

O movimento comea a se tornar voluntrio, e j maior a capacidade de planejar e antecipar aes, muito observada em brincadeiras onde os papis so previamente definidos pelas prprias crianas; podemos notar nesta ao o simbolismo. uma fase onde jogos so bem aceitos e podem introduzir conceitos sociais como as regras. E tambm conceitos como forte e fraco, rpido e lento. A linguagem bem desenvolvida desta fase faz com que atividades de leitura, recontos e conversas sejam interessantes e necessrias para uma construo coletiva de conhecimentos do grupo e para a construo individual de cada um, expressando e descrevendo opinies. o momento onde se entende as formas planas e volumosas, por consequncia, as formas tridimensionais. A arte at agora trabalhada de forma mais simples, pode adquirir um conceito mais amplo e fcil de entender, fazendo com que a criana internalize o conceito de belo. Em todos os estgios, crianas que frequentam escolas desde muito cedo, tm um ambiente privilegiado em interaes e isso deve ser amplamente explorado, com muitos momentos de interao entre as salas, com atividades conjuntas que estimulem o brincar e a oralidade.

10. O QUE E COMO FAZER ENQUANTO EDUCADORES

Enquanto educadores devemos em primeiro lugar, conhecer as diretrizes nacionais que orientam e as leis que normatizam nosso trabalho. O estar com as crianas, no um por acaso, deve ser um ato consciente e em todo o tempo, planejado e cheio de intenes. De acorde com as Diretrizes Nacionais para a educao infantil ( Parecer CNE/CNB 22/98), as praticas dentro da instituio infantil de ensino deve promover pensar criativo e autnomo, sensibilidade e uma postura tica de solidariedade e justia que possibilite a criana trabalhar com a diversidade, posicionando-se contra a desigualdade, o preconceito, a discriminao e a injustia. Devemos entender que a criana um ser que tem uma histria e uma cultura e respeita-la ao mesmo tempo em que devemos oportunizar todas as experincias possveis para que ela se desenvolva afetiva, social, motora e cognitivamente.

Todo o ambiente deve ser pensado para favorecer e estimular desenvolvimento, seja de uma criana normal ou de uma criana com necessidades especiais; toda brincadeira deve ser pensada como campo privilegiado de experincias de construo conjunta e individual. Porm o que temos que ter bem claro em nossas aes dirias enquanto educadores que lidamos com pessoas em formao e que somos responsveis por ela, por seu sucesso ou por seu fracasso, e no podemos jamais alegar desconhecimento sobre nosso trabalho.

CONSIDERAES FINAIS O tema proposto neste artigo vasto e no se esgota com ele, pois como dito, com a crescente violncia nas ruas, e a diminuio dos quintais e espaos onde a criana pode brincar e se desenvolver a escola vem tendo cada vez mais responsabilidade sobre um desenvolvimento global e saudvel dessas crianas, que chegam cada vez mais cedo nas instituies de educao infantil. Querer conter o movimento, alegando que este causa desordem e falta de concentrao um engano que deve ser esclarecido, diante da proporo que a falta desse movimento toma e os estragos que causa. Como visto e revisto, sob as ticas das pesquisas de Wallon, Piaget e Vygotsky, o movimento parte essencial para que ocorra o desenvolvimento. No se pode interagir, agir sobre ou criar e descriar hipteses se ficamos inertes e ou no podemos manipular o meio e tudo o mais que nos rodeia. Fosse assim, no teramos como desenvolver experincias e nem conhecimentos. O que seria ento da nossa personalidade? Fica um alerta a todos os educadores, para que entendam um pouco mais sobre desenvolvimento e possam realmente de forma eficiente, auxiliar seus alunos neste processo.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

CRAIDY, Carmen & KAERCHER, Gladis Educao Infantil para que te quero? So Paulo, editora Artmed, 2001;

10

GOLSE, B. O desenvolvimento afetivo e intelectual da criana , Porto Alegre, editora Artmed, 1998;

KISHIMOTO, Morchida Tizuko O Jogo e a Educao Infantil, So Paulo, editora Papirus, 1994;

LEITE, Maria Isabel Ferraz P. Infncia e produo cultural, So Paulo, editora Papirus, 1998;

LIMA, Lauro de Oliveira Piaget para principiantes, So Paulo, editoras Summus;

MONTOYA, Adrian Oscar Dongo Teoria da aprendizagem na obra de Piaget, So Paulo, editora Unesp, 2009;

MSTSCHELE, Marly Santos Como desenvolver a psicomotricidade, editora Loyolla, 1996;

OSSONA, Paulina A educao pela dana, So Paulo, editora Summus, 1988; PALANGANA, Isilda Campaner Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky- a relevncia do social, So Paulo, editora Summus, 2001;

PIAGET, Jean O juzo moral da criana, So Paulo, editora Summus, 1994;

SANTOS, Vera Lcia Bertoni Brincadeira e conhecimento do faz de conta representao teatral, Porto Alegre, editora Summus, 2002;

SILBERG, Jackie Brincadeiras para estimular o crebro da criana de 1 a 3 anos, So Paulo, editora Ground, 2004;

TAILLE, Yves de La, Piaget, Vygotsky e Wallon Teorias psicogenticas em discusso, So Paulo, editora Summus, 1992;

11

Prefeitura de So Paulo Orientaes Curriculares de aprendizagem e orientaes didticas para educao infantil/ secretaria municipal de educao, So Paulo, SME/DOT, 2007.

Anda mungkin juga menyukai