Anda di halaman 1dari 3

GLA

Experincia Global, Competncia Local Agosto 2011

O NOVO REGIME SIMPLIFICADO DAS EXECUES FISCAIS EM ANGOLA


O Regime Simplificado de Execues Fiscais em Angola foi publicado, em Dirio da Repblica de Angola, no passado ms de Junho (Decreto Legislativo Presidencial n. 2/11, de 9 de Junho). Este diploma destina-se a regular o sistema de cobrana coerciva de dvidas fiscais e representa um novo passo na reforma tributria angolana, delineada nas j conhecidas Linhas Gerais do Executivo para a Reforma Tributria e que tem como objectivo, para alm do aumento da receita fiscal, a prpria modernizao e melhor sistematizao da legislao fiscal actualmente em vigor em Angola. Muito embora o Regime Simplificado de Execues Fiscais substitua o antigo Cdigo de Execues Fiscais (Decreto n. 38.088, de 12 de Dezembro de 1950), este diploma destina-se a vigorar apenas transitoriamente at a aprovao do novo Cdigo de Execues Fiscais e que, atendendo complexidade que encerra a criao de um novo sistema de cobranas coercivas e as necessidades de adaptao dos intervenientes, viu a sua entrada em vigor ser prorrogada. Apesar da sua transitoriedade, o novo Regime Simplificado de Execues Fiscais aplica-se j aos processos pendentes e aos instaurados aps 10 de Junho de 2011, data da sua entrada deste novo regime. Pode-se, pois, afirmar, com moderada segurana, que esta reforma do processo executivo fiscal e que servir de base ao futuro Cdigo de Execues Fiscais visa tornar as execues fiscais mais simples, eliminando formalidades processuais desnecessrias e dotando a Repartio Fiscal de mecanismos, mais adequados, de imposio das normas fiscais aos contribuintes mais relapsos no cumprimento das suas obrigaes fiscais. Determina o novo Regime que o processo de execuo fiscal tem natureza judicial e que visa a cobrana coerciva, com base em ttulo executivo, pelo qual se determina o direito do exequente, de uma quantia certa, lquida e exigvel decorrente de obrigaes tributrias, bem como juros e custas respectivas que sejam devidas ao Estado no mbito de relaes jurdicas de direito pblico. A direco e a gesto do processo de execuo fiscal cabe Repartio Fiscal territorialmente competente, estando, todavia, salvaguardada a competncia do Tribunal para decidir sobre diversas questes como sejam as relativas a oposio execuo fiscal, quando deduzida por embargos do executado, incluindo os pressupostos da responsabilidade solidria ou subsidiria, a oposio penhora

Embora o Regime Simplificado de Execues Fiscais substitua o antigo Cdigo de Execues Fiscais, este diploma destina-se a vigorar apenas transitoriamente at a aprovao do novo Cdigo.
1

Agosto 2011

A multa relativa aos pagamentos de imposto em falta que sejam feitos nos noventa dias seguintes - ou seja, at dia 8 de Setembro de 2011 ser reduzida para metade.
ou, ainda, reclamaes dos actos praticados pela Repartio Fiscal no exerccio dos seus poderes legais de direco e gesto do processo, aces subordinadas de verificao e graduao de crditos e, bem assim, aces subordinadas de anulao da venda. De forma muito breve, importa referir que o processo executivo angolano seguir, com a entrada em vigor deste novo Regime Simplificado, a seguinte tramitao: aps verificao da legalidade do ttulo executivo, a execuo instaurada mediante simples despacho do chefe da Repartio Fiscal; prev-se a possibilidade de suspenso da execuo, atravs da prestao de garantia idnea, com reclamao ou impugnao judicial da dvida exequenda, oposio penhora, pedido de pagamento em prestaes ou falncia ou insolvncia do executado;

haver sempre lugar a citao do executado, em geral, efectuada por carta registada, salvo quando a dvida exequenda ultrapassar 25.000 Unidades de conta (2.200.000,00 Kwanzas, aproximadamente, 16.717,97 / 23.633,04 USD), caso em que a citao tem lugar apenas aps a penhora; o executado poder opor-se execuo, em regra, at ao termo dos trinta dias posteriores citao, sendo que a deciso deve ser tomada pelo Chefe da Repartio Fiscal no prazo mximo de quinze dias. O indicado diploma vem, pois, permitir a suspenso da execuo fiscal sempre que o sujeito passivo reclame ou impugne a liquidao e para tanto preste garantia idnea, no prazo de quinze dias aps notificao da Repartio Fiscal para o efeito. Relativamente s multas por pagamento fora de prazo, uma vez terminado o prazo para pagamento voluntrio do imposto devido, caso o contribuinte proceda ao pagamento do imposto nos cinco dias seguintes, beneficiar da reduo automtica da multa, fixandose esta em 6,25% do valor do imposto devido. Caso o contribuinte pague o imposto nos trinta dias seguintes aos do termo do prazo para pagamento voluntrio, inclusive aps o prazo de cinco dias referido, beneficia da reduo automtica da multa, fixada em 25% do valor do imposto devido.

Por fim, caso se apresente a pagar o imposto nos cinco dias seguintes aos do termo deste prazo, beneficia tambm da reduo, fixada em 31,25% do valor do imposto devido. Findo este prazo, a multa a pagar fixada em 50% do imposto devido. No entanto, sempre se dir que a multa relativa aos pagamentos de imposto em falta que sejam feitos nos noventa dias seguintes aos da entrada em vigor do Regime Simplificado de Execues Fiscais - ou seja, at dia 8 de Setembro de 2011 ser reduzida para metade. As garantias dos contribuintes foram asseguradas em termos semelhantes ao estabelecido no Cdigo de Procedimento e de Processo Tributrio portugus (2000), sendo, no entanto, de salientar, o princpio da proporcionalidade da penhora, a inadmissibilidade da penhora em bens apreendidos, por serem absoluta ou relativamente impenhorveis e, ainda, a criao de regimes especiais de penhora, para imveis ou dinheiro ou outros valores depositados em contas bancrias. tambm de assinalar o facto de os actos praticados pela Repartio Fiscal serem susceptveis de reclamao para a Sala do Contencioso Fiscal e Aduaneiro do Tribunal Provincial, a deduzir pelo executado ou por terceiros directa e efectivamente prejudicados, no prazo de dez dias aps notificao da deciso. Do mesmo modo, as decises do Tribunal Provincial so susceptveis de recurso

Dlio Jasse Detalhe Obra da Coleco da Fundao PLMJ

GLA, Experincia Global, Competncia Local

Experincia Global, Competncia Local Agosto 2011

GLA

ordinrio para a Cmara do Cvel e Administrativo do Tribunal Supremo, nos casos de incidentes de oposio por embargos e de oposio penhora, de aces subordinadas de verificao e graduao de crditos e anulao de venda, de reclamaes dos actos administrativos da Repartio Fiscal, reclamaes da conta de custas, de despachos interlocutrios e de despachos que no conhecendo do mrito da causa ponham termo ao processo e das decises de declarao de incompetncia material ou hierrquica do Tribunal, desde que ultrapasse metade da alada do Tribunal Provincial (8.000 Unidades de conta, ou seja, 704.000,00 Kwanzas, aproximadamente, 5.347,57 / 7.562,57 USD).

No que respeita venda dos bens concretamente penhorados, esta ser feita atravs de proposta em carta fechada ou por negociao particular, esta ltima nos casos em que se esgotar a anterior possibilidade de venda em carta fechada. , ainda, de salientar a possibilidade de o Estado e qualquer dos seus entes territoriais poder exercer o direito de preferncia na compra dos bens penhorados, em caso de bens de elevado interesse histrico e cultural, ou aptos imediata instalao de servios.

Rogrio M. Fernandes Ferreira Bruno Xavier de Pina Slvia Esprito Santo Francisco de Carvalho Furtado Marta Machado de Almeida Lus Bordalo e S geral@gla-advogados.com arfis@plmj.pt

Esta newsletter foi preparada por uma equipa multidisciplinar composta por advogados angolanos de GLA Gabinete Legal Angola e por advogados portugueses de PLMJ, ao abrigo de um Acordo de Cooperao Internacional e de Adeso Rede PLMJ International Network, em estrito cumprimento das regras deontolgicas aplicveis.

3
www.gla-advogados.com www.plmj.com

Anda mungkin juga menyukai