Anda di halaman 1dari 12

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 20a REGIO

Outubro/2011

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico Judicirio rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova E05, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova de Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - A durao da prova de 4 horas, para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova Discursiva - Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova Discursiva - Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova E05, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Ateno: As questes de nmeros 1 a 7 referem-se ao texto seguinte. 2. Conclui-se corretamente do texto que

(A)

A internet produziu transformaes espetaculares na sociedade na ltima dcada, mas a mais profunda s agora comea a ser estudada pela cincia. A facilidade e a rapidez com que se encontram informaes na rede, sobre qualquer assunto e a qualquer hora, podem provocar alteraes nos processos de cognio do crebro. At a popularizao da web, as principais fontes de conhecimento com que todos contavam eram os livros e, evidentemente, a prpria memria do que se aprende ao longo da vida. A internet mudou esse panorama: a leitura em profundidade foi substituda pela massa de informaes, em sua maioria superficiais, oferecidas pelos sites de buscas, blogs e redes de relacionamento. A memria, por sua vez, perdeu relevncia para que puxar pela cabea para se lembrar de um fato ou do nome de uma pessoa se essas informaes esto disponveis no Google, a dois toques do mouse? Quanto mais dependemos dos sites de busca para adquirir ou relembrar acontecimentos, mais nosso crebro se parece com um computador obsoleto que necessita de uma memria mais potente. Na frase genial do cientista brasileiro Miguel Nicolelis, "o crebro uma orquestra sinfnica em que os instrumentos vo se modificando medida que so tocados". Dificilmente algum conseguir explicar essa plasticidade com uma imagem mais exata e intrigante. Imagine-se um violino cerebral que, tocado de forma medocre por anos a fio, vai se transformando aos poucos em um berimbau. Ou um piano martelado por um msico de uma nota s que, ao fim e ao cabo, vira um bumbo. Pode, com o passar do tempo, a facilidade de estocagem e recuperao de virtualmente qualquer tipo de informao atrofiar os instrumentos da orquestra cerebral humana especializados na busca e seleo de informaes? uma nova linha de investigao cientfica, que tem um grande futuro pela frente.
(Alexandre Salvador e Filipe Vilicic. Veja, 20 de julho, 2011, pp. 87-88, com adaptaes)

a impossibilidade de controlar o afluxo de informaes oferecidas pela internet dificulta o prosseguimento de estudos sobre o funcionamento do crebro humano.

(B)

o crebro uma estrutura que deve ser submetida a desafios, ou seja, a novos estmulos, para ampliar sua prontido e eficincia no domnio do conhecimento.

(C)

a facilidade com que se obtm informaes variadas e em maior quantidade na internet beneficia o funcionamento do crebro, por estender o interesse a diferentes reas do conhecimento.

(D)

o intricado funcionamento cerebral impede a exata e correta avaliao de como se processam o aprofundamento e a assimilao das diversas informaes recebidas.

(E)

a cincia atual vem descobrindo mtodos que permitem avaliar adequadamente a forma como o crebro humano assimila as novas informaes obtidas pela internet.

_________________________________________________________

3.

Em relao ao ltimo pargrafo, correto afirmar que:

(A)

Constitui a sntese de todo o texto, ao colocar uma questo, ainda sem resposta, como incio da pesquisa a que se propem os cientistas voltados para o estudo das funes cerebrais submetidas influncia da internet.

(B)

1.

De acordo com o texto, (A) o crebro humano, atualmente submetido a uma multiplicidade de estmulos virtuais, tem se mostrado capaz, pelo prprio processo evolutivo, de assimilar sempre novas informaes. a quantidade de informaes oferecidas pela internet dever ampliar a capacidade de armazenamento inerente ao crebro humano, bem alm do contedo oferecido pelos livros. os cientistas esto se voltando para pesquisas sobre o impacto que a internet, com as facilidades trazidas pela divulgao de informaes, pode provocar no funcionamento do crebro humano. a relao entre a memria e as informaes recebidas pela internet tem sido desvendada por estudiosos interessados no funcionamento do crebro humano. os pesquisadores partem, em seus estudos, da possvel ampliao da capacidade cerebral em razo do acmulo de informaes constantes e acessveis, sempre disposio na internet. (D)

Contm, em linhas gerais, a resposta provvel a partir das dvidas colocadas nos pargrafos anteriores, sujeita, portanto, verificao cientfica, por meio da facilidade e da rapidez oferecidas pela internet.

(C)

(B)

Somente nele que fica evidente para o leitor o assunto abordado desde o incio no texto, sem que, entretanto, seja possvel obter-se uma resposta satisfatria e conclusiva para a questo ali colocada.

(C)

(D)

Conclui corretamente que a conceituao das funes cerebrais ser sempre imprecisa, em comparao com uma orquestra cuja perfeio dificilmente ser atingida se no houver msicos capacitados, devidamente treinados.

(E)

(E)

Torna-se repetitiva e, portanto, desnecessria a questo que ali se coloca, pois a resposta est devidamente exposta no prprio desenvolvimento dos pargrafos anteriores, que tratam da capacidade cerebral em processar informaes.
TRT20-Conhecimentos-Gerais2

Caderno de Prova E05, Tipo 001


4. O segmento em que se identifica uma opinio pessoal, e no apenas uma informao, : (A) A facilidade e a rapidez com que se encontram informaes na rede, sobre qualquer assunto e a qualquer hora, podem provocar alteraes nos processos de cognio do crebro. At a popularizao da web, as principais fontes de conhecimento com que todos contavam eram os livros ... A internet mudou esse panorama ... Ou um piano martelado por um msico de uma nota s que, ao fim e ao cabo, vira um bumbo. Dificilmente algum conseguir explicar essa plasticidade com uma imagem mais exata e intrigante. 7. ... a leitura em profundidade foi substituda pela massa de informaes, em sua maioria superficiais ... (2o pargrafo) Com a transposio da frase acima para a voz ativa, o verbo passar a ser (A) (B) (C) (D) (E) substituram. substituiu. substitura. tinham substitudo. substituiriam.

(B)

(C) (D)

_________________________________________________________

Ateno:

As questes de nmeros 8 a 15 referem-se ao texto seguinte.

(E)

De acordo com a Organizao de Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) a oferta mundial de alimentos precisa crescer cerca de 20%. A expectativa de que o Brasil

_________________________________________________________

5.

"o crebro uma orquestra sinfnica em que os instrumentos vo se modificando medida que so tocados". (3o pargrafo) A expresso pronominal em que, grifada acima, preenche corretamente a lacuna da frase: (A) As questes ...... se preocupam os cientistas dizem respeito s alteraes cerebrais devidas ao uso indiscriminado da internet. incalculvel o nmero de informaes, sobre os mais diversos temas, ...... o crebro humano capaz de processar. As hipteses aventadas, ...... se baseiam os especialistas, devem ainda ser comprovadas por exames acurados. As implicaes causadas pela onipresena da internet, ...... est sujeito o crebro humano, so objeto de preocupao de cientistas. As informaes ...... dispem os usurios da comunicao eletrnica so mltiplas, embora sejam superficiais.

tenha de arcar com 40% desse aumento. Para isso, ter dois caminhos: incorporar novas reas ou ampliar a produtividade. Embora domine as tcnicas mais modernas, na mdia, a produtividade da agropecuria brasileira ainda est distante de alcanar seu pleno potencial. Em alguns casos, sobretudo na pecuria, ostenta ndices medocres. Grosso modo, as

pastagens brasileiras possuem uma unidade animal por hectare. "Sem qualquer esforo sobrenatural, adotando-se uma

(B)

tecnologia mdia e bastante acessvel, o pas poderia dobrar esse nmero" afirma Jos Vicente Ferraz, diretor-tcnico da Informa Economics FNP, uma das mais respeitadas

(C)

consultorias do setor. "Com a metade do rebanho brasileiro, os Estados Unidos produzem 50% mais carne", compara o especialista.

(D)

Para Ferraz, a ampla disponibilidade de terras, somada baixa formao tcnica e escassez de capital, desestimulam o pecuarista a investir. "O investimento visa a poupar um fator de produo, neste caso, a terra. Se sobram terras baratas, esse investimento muitas vezes no se justifica do ponto de vista estritamente econmico."

(E)

_________________________________________________________

6.

Quanto mais dependemos dos sites de busca ... rgrafo)

(2o

pa-

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirma que os ganhos da produtividade na pecuria poderiam liberar

A mesma relao existente entre o verbo e seu complemento, grifados no segmento acima, est em: (A) A internet produziu transformaes espetaculares na sociedade na ltima dcada ... uma nova linha de investigao cientfica. ... se essas informaes esto disponveis no Google, a dois toques do mouse? ... que necessita de uma memria mais potente. Ou um piano martelado por um msico de uma nota s que, ao fim e ao cabo, vira um bumbo.

terras suficientes para dobrar a rea plantada com alimentos, "sem derrubar uma nica rvore". "Alm disso, o Brasil ainda pode aumentar muito a produtividade de gros, como o milho, o trigo e o feijo", afirma. Rodrigues sustenta, porm, que faltam polticas pblicas capazes de assegurar a incorporao de tecnologia no campo, especialmente entre os pequenos. "As margens da agricultura so mnimas, ento o produtor s consegue competir se tiver escala e tecnologia de ponta. Como faltam mecanismos para financiar a modernizao, ele opta pela expanso da rea, que muito mais barata", explica.

(B) (C)

(D) (E)

(Gerson de Freitas Jr. CartaCapital, 11 de maio de 2011, p. 24, com adaptaes)

TRT20-Conhecimentos-Gerais2

Caderno de Prova E05, Tipo 001


8. Os dois especialistas citados no texto (A) divergem em relao aos problemas constatados quanto baixa produtividade da pecuria brasileira, que no dispe dos recursos necessrios para uma infraestrutura adequada ao setor. refletem as dvidas que cercam a maioria dos interessados em investir no desenvolvimento do setor agropecurio brasileiro, devido sua constatada mnima produtividade. buscam justificar a baixa produtividade do setor agropecurio brasileiro em razo das dificuldades em torno da obteno de terras disponveis tanto para o cultivo de gros quanto para o manejo do rebanho. constatam o desinteresse dos pecuaristas brasileiros em investir na produtividade do rebanho a partir da avaliao que se faz, no momento, da pequena margem de lucros que poderiam obter na comercializao da carne. dividem a mesma opinio em relao ao baixo custo das terras, como justificativa para a falta de interesse dos pecuaristas do setor em investir na tecnologia que, em princpio, exigiria mais recursos. 11. "Com a metade do rebanho brasileiro, os Estados Unidos produzem 50% mais carne", compara o especialista. (final do 2o pargrafo) A afirmativa reproduzida acima (A) baseia-se nas explicaes para a falta de investimentos no setor da pecuria. traz um dado estatstico, utilizado pelo especialista na defesa de sua opinio. constitui o modelo ideal para a reorganizao do setor, proposta pelo especialista. tenta contestar as informaes estatsticas atuais a respeito da pecuria no Brasil. traduz uma informao sem maior importncia no desenvolvimento do texto.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

12.

_________________________________________________________

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirma que os ganhos da produtividade na pecuria poderiam liberar terras suficientes para dobrar a rea plantada com alimentos. (ltimo pargrafo) O emprego da forma verbal grifada acima indica, considerando-se o contexto, (A) certeza que consolida a afirmativa feita. ao habitual e repetitiva, em relao pecuria. fato histrico, constante no tempo. realidade a ser confirmada num futuro imediato. hiptese, a partir de certa condio implcita.

9.

A soluo ideal para o setor agropecurio brasileiro, de acordo com o texto, : (A) aumento do rebanho nacional, para aproveitamento integral da rea destinada pecuria. respeito s leis que impedem o desmatamento para ampliao das reas de cultivo. aumento da produtividade do setor agropecurio, com investimentos em tecnologia. abrangncia das polticas pblicas para ampliar a margem de lucros dos pecuaristas. incorporao de novas reas de cultivo, mais produtivas, para aumentar a safra de gros.

(B)

(B) (C) (D) (E)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

10.

"As margens da agricultura so mnimas, ento o produtor s consegue competir se tiver escala e tecnologia de ponta. Como faltam mecanismos para financiar a modernizao, ele opta pela expanso da rea, que muito mais barata", explica. (final do texto) O segmento grifado acima (A) (B) (C) (D) estabelece relao de causa e consequncia entre as duas afirmativas que o compem. indica a finalidade que justifica a afirmativa anterior, acrescentando uma razo lgica para ela. se apia em condio anterior necessria para a comprovao do sentido de todo o contexto. assinala proporcionalidade entre as duas afirmativas, pois a segunda somente se concretiza a partir do que foi dito na primeira. aponta para uma relao de tempo e espao, necessria para a clareza e a compreenso do assunto desenvolvido.

13.

A expectativa de que o Brasil tenha de arcar com 40% desse aumento. (1o pargrafo) O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est tambm grifado na frase: (A) Embora domine as tcnicas mais modernas, na mdia, a produtividade da agropecuria brasileira ainda est distante de alcanar seu pleno potencial. Grosso modo, as pastagens brasileiras possuem uma unidade animal por hectare. Para isso, ter dois caminhos ... ... esse investimento muitas vezes no se justifica do ponto de vista estritamente econmico. "Alm disso, o Brasil ainda pode aumentar muito a produtividade de gros, como o milho, o trigo e o feijo", afirma.
TRT20-Conhecimentos-Gerais2

(B)

(C) (D)

(E)

(E)

Caderno de Prova E05, Tipo 001


14. Considere o que se diz a respeito do emprego dos sinais de pontuao nas frases abaixo: 17. Angela recebeu um e-mail de Ana Luiza, direcionado a vrios destinatrios. Aps fazer a leitura do e-mail, Angela resolve envi-lo a Pedro, seu colega de trabalho. Considerando que Pedro no estava na lista de destinatrios do e-mail enviado por Ana Luiza, para executar essa tarefa Angela dever selecionar a opo (A) (B) (C) (D) (E) Responder. Encaminhar. Adicionar destinatrio. Localizar destinatrio. Responder a todos.

I. Para isso, ter dois caminhos: incorporar novas


reas ou ampliar a produtividade. (1 pargrafo) Os dois-pontos assinalam o sentido especificativo e explicativo do segmento introduzido por eles.
o

II. "sem derrubar uma nica rvore" (4o pargrafo)


As aspas isolam a afirmativa que constitui a ideia principal, em torno da qual se desenvolve o texto.

III. ele opta pela expanso da rea, que muito mais


barata (final do texto) A vrgula pode ser retirada do perodo, que permanece correto, porm com alterao do sentido original. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 15. 18.

_________________________________________________________

I. II. I e II. I e III. II e III.

Pedro e Tarcisa trabalham em escritrios da mesma empresa situados em cidades diferentes. Pedro criou um documento utilizando o Microsoft Word e deseja compartilh-lo de forma que Tarcisa possa consult-lo e edit-lo diretamente na web. Para isso Pedro pode utilizar a ferramenta (A) (B) (C) (D) (E) Google Docs. Microsoft Web Document Edition. Google Android. Yahoo WebOffice. Microsoft WebOffice.

_________________________________________________________

As normas de concordncia verbal e nominal esto inteiramente respeitadas na frase: (A) O emprego de recursos tecnolgicos no setor agropecurio, com vistas produo de carne e colheita recorde de gros, devero ser objetivos prioritrios dos investidores. Dever ser utilizado, como metas a ser atingidas pelo setor, os investimentos em infraestrutura para facilitar o escoamento da produo de gros. Buscam-se, atualmente, solues eficazes, por meio da tecnologia disponvel, que venham propiciar melhor rendimento ao setor pecurio brasileiro. A determinao das atividades se concentraro na ampliao de recursos aos pecuaristas, visando obteno de margens de lucro maiores. Ainda que os interesses de um investidor seja as possibilidades de lucro em determinado prazo, eles resultam em benefcios para o setor escolhido.

_________________________________________________________

19.

(B)

INCORRETO afirmar que o modo de navegao privativo no Firefox 3 (A) permite navegar na Internet sem guardar informaes sobre os sites e pginas que foram visitadas. no adiciona pginas visitadas lista de endereos. no guarda arquivos temporrios da Internet ou arquivos de cache. torna o internauta annimo na Internet. Dessa forma o fornecedor de servios de internet, entidade patronal, ou os prprios sites no podero saber as pginas que foram visitadas. no salva o que foi digitado em caixas de texto, formulrios, ou nos campos de pesquisa.

(C)

(B) (C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

Noes de Informtica 16. Muitas vezes o contedo que est sendo digitado no cabe na clula da planilha. Nesse caso, necessrio inserir uma quebra de linha na clula. Para realizar esse procedimento utiliza-se no Calc do BrOffice 3.1 e no Excel 2010, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) Alt+Enter e Ctrl+Enter Alt+Tab e Shift+Tab Shift+Enter e Alt+Enter Ctrl+Enter e Ctrl+Tab Ctrl+Enter e Alt+Enter (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

20.

No Windows XP possvel configurar nmeros, unidades monetrias, horrios e datas acessando-se o painel de controle e dando 2 cliques em (A) Sistema. Ferramentas administrativas. Opes regionais e de idioma. Opes de acessibilidade. Gerenciador de configuraes. 5

TRT20-Conhecimentos-Gerais2

Caderno de Prova E05, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Noes de Direito Constitucional 21. Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, conforme disposto na Constituio Federal, INCORRETO afirmar que (A) so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas, o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder e a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal. todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas. a sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus. assegurado, nos termos da Resoluo do Presidente da Repblica, o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas. 25. 24. Para efeitos administrativos, a Unio poder articular sua ao em um mesmo complexo geoeconmico e social, visando a seu desenvolvimento e reduo das desigualdades regionais. As condies para integrao de regies em desenvolvimento sero estabelecidos em (A) (B) (C) (D) (E) Lei Ordinria. Lei Complementar. Lei Delegada. Medida Provisria. Decreto Legislativo.

_________________________________________________________

(B)

A competncia exclusiva de sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa do (A) (B) (C) (D) (E) Superior Tribunal de Justia. Supremo Tribunal Federal. Congresso Nacional. Presidente da Repblica. Presidente do Conselho Nacional de Justia.

(C)

_________________________________________________________

(D)

26.

O Conselho de Defesa Nacional rgo de consulta do Presidente da Repblica nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrtico, e dele NO participa como membro nato o (A) (B) (C) (D) (E) Procurador Geral da Repblica. Presidente da Cmara dos Deputados. Presidente do Senado Federal. Ministro das Relaes Exteriores. Ministro do Planejamento. Noes de Direito Administrativo

(E)

_________________________________________________________

22.

No tocante aos direitos polticos, o atributo de quem preenche as condies do direito de ser votado classificado como capacidade eleitoral (A) (B) (C) (D) (E) passiva. ativa. plena. genrica. originria.

_________________________________________________________

27.

Dispe o Poder Executivo de poder para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal. Trata-se do poder (A) (B) (C) (D) (E) disciplinar. discricionrio. regulamentar. de polcia. hierrquico.

_________________________________________________________

23.

Segundo expressamente disposto na Constituio Federal, o Estado no intervir em seus Municpios, nem a Unio nos Municpios localizados em Territrio Federal, EXCETO quando deixar de ser paga por dois anos consecutivos a dvida fundada, sem que haja (A) (B) dilao de prazo prevista em Decreto Municipal. dilao de prazo prevista em Lei Municipal que esteja no mnimo em vigor a um ano da sua publicao. dilao de prazo prevista em Lei Municipal que esteja no mnimo em vigor a dois anos da sua publicao. motivo de fora maior. determinao do Prefeito Municipal previamente aprovada pelo Governador do Estado e pelo Presidente da Repblica. 28.

_________________________________________________________

(C)

O servio pblico no passvel de interrupo ou suspenso afetando o direito de seus usurios, pela prpria importncia que ele se apresenta, devendo ser colocado disposio do usurio com qualidade e regularidade, assim como com eficincia e oportunidade. Trata-se do princpio fundamental dos servios pblicos denominado (A) (B) impessoalidade. mutabilidade. continuidade. igualdade. universalidade.
TRT20-Tc.Jud-Administrativa-E05

(D) (E)

(C) (D) (E)

Caderno de Prova E05, Tipo 001


29. Sobre os atos administrativos analise as seguintes assertivas: 32. Nos termos da Lei n 8.666/1993 (Lei de Licitaes), INCORRETO afirmar: (A) Em regra, vedado aos agentes pblicos incluir, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu carter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleam preferncias ou distines em razo da naturalidade, da sede ou domiclio dos licitantes ou de qualquer outra circunstncia impertinente ou irrelevante para o especfico objeto do contrato. O procedimento licitatrio caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administrao Pblica, e qualquer cidado pode acompanhar seu desenvolvimento, desde que no interfira de modo a perturbar ou impedir a realizao dos trabalhos. Subordinam-se ao regime da Lei de Licitaes e Contratos Administrativos as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. vedado aos agentes pblicos estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciria ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere a moeda, modalidade e local de pagamentos, desde que no envolvidos financiamentos de agncias internacionais. Os editais de licitao para a contratao de bens, servios e obras podero, mediante prvia justificativa da autoridade competente, exigir que o contratado promova, em favor de rgo ou entidade integrante da administrao pblica ou daqueles por ela indicados a partir de processo isonmico, medidas de compensao comercial, industrial, tecnolgica ou acesso a condies vantajosas de financiamento, cumulativamente ou no, na forma estabelecida pelo Poder Executivo federal.
o

I. Convalidao o ato jurdico que sana vcio de ato


administrativo antecedente de tal modo que este passa a ser considerado como vlido desde o seu nascimento.

II. A Administrao pode anular seus prprios atos,


quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revoglos por motivos de convenincia e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvadas em todos os casos, a apreciao judicial.

(B)

III. Revogao o ato administrativo discricionrio pelo


qual a Administrao extingue um ato vlido, por razes de oportunidade e convenincia, e ter efeitos ex tunc. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 30. (C)

I e II. I e III. II. II e III. III.

(D)

_________________________________________________________

Analise a seguinte caracterstica concernente ao contrato administrativo: "prerrogativa especial conferida Administrao Pblica na relao do contrato administrativo em virtude de sua posio de supremacia em relao parte contratada". Trata-se (A) do direito ao equilbrio econmico-financeiro do contrato administrativo. da clusula exorbitante. da exigncia legal de formalizao por escrito e com requisitos especiais do contrato administrativo. da comutatividade do contrato administrativo. da consensualidade do contrato administrativo, exigindo o acordo entre as partes para a formalizao da avena.

(E)

(B) (C)

_________________________________________________________

33.

(D) (E)

No que se refere ao provimento de cargo pblico, a posse e o exerccio do cargo pblico, devero observar, respectivamente, os prazos de (A) (B) (C) (D) (E) 15 dias contados da publicao do ato de provimento e 05 dias contados da data da posse. 15 dias contados da publicao do ato de provimento e 15 dias contados da data da posse. 30 dias contados da publicao do ato de provimento e 30 dias contados da data da posse. 30 dias contados da publicao do ato de provimento e 15 dias contados da data da posse. 60 dias contados da publicao do ato de provimento e 30 dias contados da data da posse.
o

_________________________________________________________

31.

Sobre licitao, considere as seguintes caractersticas:

I. Destina-se escolha de trabalho tcnico, cientfico


ou artstico.

II. A contraprestao pode ser atravs remunerao. III. Destina-se a interessados previamente cadastrados.

_________________________________________________________

IV. O edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de trinta dias. So caractersticas da modalidade de licitao concurso o que consta nos itens (A) (B) (C) (D) (E)

34.

Segundo a Lei n 9.784/1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, direito dos administrados: (A) (B) (C) (D) (E) no agir de modo temerrio. prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos. expor os fatos conforme a verdade. proceder com lealdade, urbanidade e boa-f. fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. 7

I e II, apenas. I, II e III, apenas. I, III e IV, apenas. III e IV, apenas. I, II, III e IV.

TRT20-Tc.Jud-Administrativa-E05

Caderno de Prova E05, Tipo 001


35. Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, a autoridade notificar o servidor para apresentar opo, e, na hiptese de omisso, adotar procedimento sumrio para a sua apurao e regularizao imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolver de acordo com a Lei o n 8.112/1990 que dispe sobre o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. Desta forma, podemos afirmar que (A) o prazo para a concluso do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumrio no exceder trinta dias, admitida sua prorrogao por igual perodo, quando as circunstncias o exigirem. a primeira fase do processo administrativo disciplinar corresponde instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso, a ser composta por cinco servidores estveis. o prazo para o servidor apresentar a opo improrrogvel. o prazo para o servidor apresentar a opo de quinze dias. a opo pelo servidor at o ltimo dia de prazo para defesa configurar sua boa-f, hiptese em que se converter automaticamente em demisso do outro cargo.
o

Noes de Direito Civil 37. De acordo com a Lei de Introduo ao Cdigo Civil brao sileiro (Decreto-Lei n 4.657, de 04/09/1942 e modificaes posteriores): (A) o penhor regula-se pela lei do domiclio que tiver a pessoa em cuja posse se encontre a coisa apenhada. o conhecimento da lei estrangeira dever do magistrado sendo defeso ao juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigncia. reputa-se ato jurdico perfeito o ato que estiver de acordo com as regras, costumes e princpios gerais de direito vigentes em uma comunidade. chama-se coisa julgada a pretenso constante de ao judicial j julgada por sentena passvel de recurso. a lei do pas em que a pessoa tiver nascido determina as regras sobre os direitos de famlia.

(B)

(C)

(B)

(D)

(E)

(C)

_________________________________________________________

38.

No que concerne aos direitos da personalidade, INCORRETO afirmar: (A) O nome da pessoa no pode ser empregado por outrem em publicaes ou representaes que a exponham ao desprezo pblico, ainda quando no haja inteno difamatria. O pseudnimo adotado para atividades lcitas goza da proteo que se d ao nome. Sem autorizao, no se pode usar o nome alheio em propaganda comercial. Se houver risco de vida, qualquer pessoa pode ser constrangida a submeter-se a interveno cirrgica. O ato de disposio do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte pode ser livremente revogado a qualquer tempo.

(D)

(E)

(B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

36.

De acordo com a Lei n 8.429/1992, que dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional e d outras providncias, considere as seguintes assertivas:

_________________________________________________________

I. Celebrar contrato de rateio de consrcio pblico


sem suficiente e prvia dotao oramentria, ou sem observar as formalidades previstas na lei constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito.

39.

Considere:

I. A hipoteca de um terreno. II. Os direitos autorais. III. Uma floresta.


So bens imveis os indicados APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 40.

II. Esto sujeitos s penalidades da lei os atos de


improbidade praticados contra o patrimnio de entidade que receba subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico, limitando-se, nestes casos, a sano patrimonial repercusso do ilcito sobre a contribuio dos cofres pblicos.

III. As disposies da lei so aplicveis, no que couber,


quele que, mesmo no sendo agente pblico, se beneficie do ato de improbidade sob qualquer forma direta ou indireta. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 8

I. I e II. I e III. II. II e III.

_________________________________________________________

Considere:

I. Joo vendeu automveis a Jos, deixando ao arbtrio exclusivo deste a fixao do preo.

I. I e II. I e III. II. II e III.

II. Paulo vendeu aes de uma empresa a Pedro, deixando a fixao do preo cotao em Bolsa em certo e determinado dia e lugar. Tais contratos de compra e venda so (A) (B) (C) (D) (E) vlido e nulo, respectivamente. nulo e vlido, respectivamente. nulo e anulvel, respectivamente. nulos. vlidos.
TRT20-Tc.Jud-Administrativa-E05

Caderno de Prova E05, Tipo 001


41. No contrato de prestao de servios regido pelo Cdigo Civil brasileiro, no havendo prazo estipulado, nem se podendo inferir da natureza do contrato, ou do costume do lugar, qualquer das partes, a seu arbtrio, mediante prvio aviso, pode resolver o contrato. Dar-se- o aviso com antecedncia de 8 (oito) dias, se o salrio se houver fixado por tempo de (A) (B) (C) (D) (E) uma hora. um dia. uma semana. uma quinzena. um ms, ou mais. Noes de Direito Processual Civil 42. Tcio pretende ajuizar ao de cobrana por dvida contrada por Augustus, j falecido, de cujo esplio so herdeiros cinco filhos, sendo que o inventariante dativo. Nessa ao, (A) (B) (C) (D) (E) 43. o esplio ser representado pelo herdeiro mais novo. o esplio ser representado pelo inventariante dativo. o esplio ser representado pelo herdeiro mais velho. sero rus todos os herdeiros. ser nomeado curador para representar o esplio. (D) 46. Na audincia de instruo e julgamento, o juiz indeferiu requerimento de acareao de testemunhas formulado pelo advogado do autor. Nesse caso, (A) caber agravo na forma retida, no prazo de dez dias, sendo que, ouvido o agravado, o juiz poder reformar sua deciso. caber agravo de instrumento, dirigido diretamente ao tribunal competente, no prazo de dez dias, atravs de petio. no caber recurso, devendo o advogado do autor formular protesto no termo da audincia, para poder posteriormente arguir nulidade. caber apelao, interposta por petio, no prazo de quinze dias, ao juiz prolator da deciso. caber agravo na forma retida, devendo ser interposto oral e imediatamente, bem como constar do respectivo termo, nele expostas sucintamente as razes do agravante. Noes de Direito do Trabalho 47. Os contratos de trabalho se classificam quanto ao consentimento em (A) (B) (C) (D) (E) comuns ou especiais. escritos ou verbais. expressos ou tcitos. tcnico ou intelectual. determinado ou indeterminado.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Se a petio inicial NO indicar o valor da causa, o juiz (A) (B) (C) (D) (E) a indeferir liminarmente, por no atender os requisitos legais. determinar que o autor a emende, ou a complete, no prazo de dez dias. a despachar ordenando a citao do ru. a indeferir liminarmente por ser inepta. nomear curador ao autor para suprir a omisso.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

48.

44.

No que concerne prova testemunhal, depois de apresentado o rol de testemunhas, considere:

I. A testemunha faleceu. II. A testemunha, por enfermidade, no est em condies de depor.

Madalena empregada da empresa V e pretende voluntariamente doar sangue na sexta-feira. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, em caso de doao voluntria de sangue devidamente comprovada, Madalena poder deixar de comparecer ao servio sem prejuzo do salrio, por (A) (B) (C) (D) (E) dois dias, em cada doze meses de trabalho, ocorrendo a interrupo de seu contrato. um dia, em cada doze meses de trabalho, ocorrendo a suspenso de seu contrato. um dia, em cada dez meses de trabalho, ocorrendo a suspenso de seu contrato. um dia, em cada doze meses de trabalho, ocorrendo a interrupo de seu contrato. um dia, em cada dez meses de trabalho, ocorrendo a interrupo de seu contrato.

III. A testemunha mudou de residncia e no foi encontrada pelo oficial de justia, nem a parte que a indicou sabe de seu paradeiro.

IV. A testemunha declarou nada saber sobre os fatos. V. A testemunha que em razo de fratura na perna
no pode locomover-se. A parte s poder substituir a testemunha nas situaes indicadas APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 45.

I, II e III. I, III e V. I, IV e V. II e IV. III, IV e V.

_________________________________________________________

49.

_________________________________________________________

NO ttulo executivo extrajudicial: (A) (B) (C) (D) (E) o instrumento de transao referendado pelo Ministrio Pblico. a debnture. documento particular assinado somente pelo devedor. os contratos de seguro de vida. o crdito decorrente de foro e laudmio.

Mrio, Joo e Adalberto so empregados da empresa CRDITO. Mrio exerce a funo externa de motorista; Joo chefe do departamento de contas a pagar; e Adalberto diretor jurdico. Neste casos, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, em regra, no esto sujeitos a jornada de trabalho regular prevista em lei, bem como ao pagamento de horas extraordinrias (A) (B) (C) (D) (E) Mrio e Joo, apenas. Mrio, Joo e Adalberto. Joo e Adalberto apenas. Mrio e Adalberto, apenas. Adalberto, apenas. 9

TRT20-Tc.Jud-Administrativa-E05

Caderno de Prova E05, Tipo 001


50. Considere: 53. Considere as seguintes assertivas a respeito das atividades insalubres ou perigosas:

I. Aviso prvio. II. Repouso semanal remunerado. III. Horas extras.


De acordo com entendimento Sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, as gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remunerao do empregado, no servindo de base de clculo para os itens (A) (B) (C) (D) (E) 51.

I. O adicional de insalubridade pago com habitualidade integra o aviso prvio indenizado.

II. O trabalho em condies de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% sobre o salrio sem os acrscimos resultantes de gratificaes, prmios ou participaes nos lucros da empresa.

I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. III, apenas. I, II e III.

III. Tem direito ao adicional de periculosidade o empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita-se a condies de risco. devido, tambm, quando o contato d-se de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, d-se por tempo extremamente reduzido.

_________________________________________________________

A empresa A pretende conceder frias coletivas a todos os seus empregados em dois perodos anuais, sendo um de dez dias corridos e outro de vinte dias corridos; A empresa B pretende conceder frias coletivas apenas para um setor da empresa em dois perodos anuais de quinze dias corridos cada; A empresa C pretende conceder frias coletivas para todos os seus empregados em dois perodos anuais, sendo um de doze dias corridos e outro de dezoito dias corridos cada. Nestes casos, (A) (B) (C) (D) apenas as empresas B e C esto agindo de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho. apenas as empresas A e C esto agindo de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho. todas as empresas esto agindo de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho. todas as empresas no esto agindo de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, tendo em vista que as frias coletivas no podero ser fracionadas. apenas a empresa A est agindo de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho.

IV. A reclassificao ou a descaracterizao da insalubridade, por ato da autoridade competente, repercute na satisfao do respectivo adicional, sem ofensa a direito adquirido ou ao princpio da irredutibilidade salarial.

Est correto o que se afirma APENAS em (A)

I, II e III. I, II e IV. I e IV. II e III. III e IV.

(B)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

52.

Considere as seguintes assertivas a respeito da Comisso Interna de Preveno de Acidentes:

(E)

_________________________________________________________

I. Em regra, o mandato dos membros eleitos da CIPA


ter a durao de um ano, permitida uma reeleio. Noes de Direito Processual do Trabalho 54. A competncia para eleger, por escrutnio secreto, o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho (A) do Tribunal Superior do Trabalho atravs da Seco Especializada em Dissdios Individuais (SDI-I e SDIII).

II. O empregador designar, anualmente, dentre os


seus representantes, o Presidente da CIPA e os empregados elegero, dentre eles, o Vice-Presidente.

III. Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, sero eleitos em escrutnio secreto, do qual participem, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados.

IV. Os representantes dos empregadores, titulares e


suplentes, sero eleitos em escrutnio secreto, mediante voto obrigatrio de, no mnimo, um tero dos presentes em Assembleia Extraordinria. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 10

(B)

dos Tribunais Regionais do Trabalho atravs de ato conjunto.

(C)

dos Tribunais Regionais do Trabalho atravs de ato separado em data predeterminada.

I e II, apenas. I, II e III, apenas. II e III, apenas. I, III e IV, apenas. I, II, III e IV.

(D)

do Tribunal Superior do Trabalho atravs de seu Pleno.

(E)

do Tribunal Superior do Trabalho atravs de suas Turmas, em ato conjunto com o seu Presidente.
TRT20-Tc.Jud-Administrativa-E05

Caderno de Prova E05, Tipo 001


55. No tocante aos atos processuais, o fato impeditivo, destinado a garantir o avano progressivo da relao processual e a obstar o seu retorno para fases anteriores do procedimento (A) (B) (C) (D) (E) 56. a precluso. a prescrio. a decadncia. a litispendncia. o impulso ex officio. (B) 58. Carol ajuizou no incio do ano de 2011 reclamao trabalhista em face de sua ex-empregadora a empresa EFGH. A presente reclamao possui o valor da causa de R$ 19.739,00. Tendo em vista que a audincia UNA foi marcada para o dia 10 de Agosto de 2011, Carol enviou telegrama com aviso de recebimento para suas trs testemunhas convidando-as para depor no dia e hora em que a audincia foi designada porm, nenhuma das trs testemunhas compareceu. Neste caso, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, o M.M. juiz dever (A) suspender o processo por vinte dias e marcar nova audincia para no mximo 90 dias, porm Carol dever levar as testemunhas nesta nova audincia independentemente de intimao. suspender o processo por quinze dias e marcar nova audincia para no mximo 60 dias, porm Carol dever levar as testemunhas nesta nova audincia independentemente de intimao. marcar nova data para a realizao da audincia e deferir a intimao das trs testemunhas. marcar nova data para a realizao da audincia e deferir a intimao de duas das trs testemunhas, devendo Carol desistir do depoimento de uma delas. proferir sentena na mesma audincia uma vez que Carol possua a obrigao de levar as testemunhas independentemente de intimao.

_________________________________________________________

Joo ajuizou reclamao trabalhista em face da Unio Federal em razo da relao de emprego existente e regida pela Consolidao das Leis do Trabalho. A reclamao trabalhista foi julgada parcialmente procedente e a Unio Federal pretende interpor Recurso Ordinrio. A sentena foi publicada em audincia realizada no dia 14 de julho de 2011 (quinta-feira), considerada esta audincia vlida para todos os efeitos legais. Tendo em vista que no h feriado dentro do prazo recursal, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, o referido recurso dever ser protocolado at o dia (A) (B) (C) (D) (E) 19/07/2011. 21/07/2011. 22/07/2011. 25/07/2011. 01/08/2011.

(C) (D)

(E)

_________________________________________________________

59.

_________________________________________________________

57.

Considere as seguintes assertivas a respeito das provas:

Joana ajuizou reclamao trabalhista em face da sua exempregadora, a empresa ABCD. A reclamao trabalhista foi julgada procedente e a empresa interps recurso ordinrio. O referido recurso foi considerado intempestivo pelo juiz a quo que lhe negou seguimento. A empresa interps agravo de instrumento demonstrando que o recurso era tempestivo em razo da ocorrncia de um feriado local. No agravo de Instrumento, o juiz a quo, verificando a existncia real do feriado, reconsiderou a sua deciso e conheceu do recurso principal. Neste caso, (A) ocorreu o efeito regressivo do recurso de Agravo de Instrumento. o juiz a quo no agiu corretamente porque s o Tribunal competente que poderia reformar a deciso, no havendo juzo de retratao em Agravo de Instrumento. Joana dever interpor agravo de instrumento no prazo de oito dias em face desta deciso que admitiu o recurso ordinrio atravs de reconsiderao. ocorreu o efeito extensivo do recurso de Agravo de Instrumento. Joana dever interpor Agravo de Petio no prazo de oito dias em face desta deciso que admitiu o recurso ordinrio atravs de reconsiderao.

I. As anotaes apostas pelo empregador na carteira


profissional do empregado no geram presuno juris et de jure, mas apenas juris tantum. (B)

II. Presume-se recebida a notificao quarenta e oito


horas depois de sua postagem. O seu no recebimento ou a entrega aps o decurso desse prazo constitui nus de prova do destinatrio. (C)

III. No torna suspeita a testemunha o simples fato de


estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador.

(D) (E)

IV. A prova documental poder, em regra, ser produzida em qualquer oportunidade, inclusive na fase recursal. A juntada de documentos com o recurso perfeitamente possvel no importando se referente a fato anterior ou posterior sentena. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

60.

Na Justia do Trabalho, os Embargos de Declarao so cabveis no prazo de (A) (B) (C) trs dias, havendo omisso, contradio ou obscuridade no julgado. cinco dias, havendo omisso, contradio ou obscuridade no julgado. 48 horas em ateno ao princpio da celeridade processual. oito dias, havendo omisso, contradio ou obscuridade no julgado. 24 horas em ateno ao princpio da celeridade processual. 11

I e II. I, II e III. I e III.

(D)

II, III e IV.


(E)

II e IV.

TRT20-Tc.Jud-Administrativa-E05

Caderno de Prova E05, Tipo 001

PROVA DISCURSIVA-REDAO
Ateno: A Prova Discursiva-Redao dever ter extenso mnima de 20 (vinte) linhas e mxima de 30 (trinta) linhas.

Trabalho: 1. atividade profissional regular remunerada ou assalariada; 2. atividade humana que, com o auxlio ou no de mquinas, se caracteriza como fator essencial de bens e servios. perturbador constatar que, em pleno sculo XXI, ainda haja trabalhadores submetidos a condies anlogas s do trabalho escravo. A partir das consideraes acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito da afirmativa:

Uma sociedade justa aquela que garante o respeito ao trabalhador

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

12

TRT20-Tc.Jud-Administrativa-E05

Anda mungkin juga menyukai