Anda di halaman 1dari 6

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG CAMPUS III LEOPOLDINA/MG

CAPACITOR E INDUTOR

ALONSO LEONARDO SOUZA DE OLIVEIRA

LEOPOLDINA NOVEMBRO / 2008

1. CAPACITOR
O capacitor um componente usado em quase todo tipo de dispositivo eletrnico. um componente que tem como finalidade, armazenar energia eltrica.

Como mostra na imagem o Dieltrico um material isolante que separa as duas Placas Condutoras que armazenam cargas opostas. A carga armazenada na superfcie das placas, no limite com o dieltrico. Devido ao fato de cada placa condutora armazenar cargas iguais, porm opostas, a carga total no dispositivo sempre zero. Veja o smbolo do Capacitor:

1.1. Capacitncia (C)


a capacidade que o capacitor apresenta de armazenar mais ou menos cargas eltricas por unidade de tenso.

Onde: C: Farad (F) Q: Coulomb (C) V: Tenso (Volts) Obs.: 1 F = 10 1 nF = 10 1 pF = 10 Um capacitor quando percorrido por uma corrente eltrica alternada, oferece uma oposio passagem da mesma, denominada reatncia capacitiva.

Onde: XC: Ohms () f: Hertz (Hz) C: Farad (F) Capacitor Descarregado i(t) = MXIMA Capacitor Carregado i(t) = NULA

Os tipos de capacitores comercialmente disponveis diferem basicamente pelo material do dieltrico e das placas condutoras e da forma construtiva. So dadas informaes resumidas sobre alguns tipos comuns usados em eletrnica. Certamente no listamos todos os tipos.

Cermica: A constante dieltrica alta, permitindo valores relativamente altos em pequenos volumes. Caractersticas boas para altas freqncias. Os elementos podem ter forma de disco ou outras e podem ser apenas um conjunto ou vrios empilhados. Em geral disponvel em valores de 1 pF a 2,2 F e tenses at 6 kV. Eletroltico: um tipo de capacitor que possui polaridade, ou seja, no funciona corretamente se for invertido. Se a polaridade for invertida d-se inicio destruio da camada de xido, fazendo o capacitor entrar em curto-circuito. Nos capacitores eletrolticos, uma inverso de polaridade extremamente perigosa, visto que, a reao interna gera vapores que acabavam por destruir o capacitor atravs de uma exploso ou, rompimento da carcaa. Conclumos que quanto menor a distncia entre as placas condutoras, maior a capacitncia, h ento uma dificuldade na fabricao de capacitores, pois pequenas distncias resultam em grandes campos para mesmo potencial aplicado e h que cuidar para no atingir a rigidez dieltrica, esta a razo dos capacitores de grande capacitncia suportarem pequenas tenses.

2. INDUTOR
Indutor um dispositivo no qual constitudo por um fio condutor enrolado em forma de espiral ao redor de um ncleo de ar ou de ferro. Este fio condutor

quando percorrido por uma corrente eltrica cria ao redor de si um campo magntico.

Na imagem o smbolo do indutor num ncleo de ar e num ncleo de ferro.

2.1. Indutncia (L)


Parmetro que relaciona esse efeito do campo magntico com a corrente que o produziu. A unidade da Indutncia o Henry (H). Um Indutor quando percorrido por uma corrente eltrica alternada, ocorre uma oposio a passagem da mesma, encosta por campo magntico, denominada reatncia indutiva.

Onde XL a reatncia indutiva medida em Ohms (medida de resistncia), a freqncia angular, f a freqncia em hertz, e L a indutncia. Em t=0, a chave S no circuito fechada, com o indutor desenergizado ento comea assim uma passagem na corrente eltrica I pelo circuito, originando assim um campo magntico que induz uma tenso E no indutor. Como mostra na imagem abaixo:

Logo conclumos que um indutor se ope passagem de uma corrente alternada (se ope variao de uma corrente) e que a corrente est atrasada em relao tenso.

3. REFERNCIAS
http://www.guiadohardware.net/termos/capacitor-eletrolitico http://aprender.unb.br/mod/glossary/print.php? id=33698&mode=&hook=ALL&sortkey=&sortorder=&offset=0 GUSSOW, Milton, Eletricidade Bsica.

Anda mungkin juga menyukai