Anda di halaman 1dari 2

Existem cinco principais tipos de climas na Europa: ocenico, temperado continental, mediterrneo, subpolar, frio continental e frio de altitude

ou de montanha. Clima Mediterrneo - aquele que ocorre, principalmente, nas reas prximas ao Mar Mediterrneo. O clima Mediterrneo possui as seguintes caractersticas: O clima no inverno moderado e o vero muito quente e seco, as temperaturas atingem 30C, em mdia. No inverno, as temperaturas mnimas podem chegar a 0C. O ndice pluviomtrico considerado moderado, pois fica entre 500 e 1.000 mm por ano. As chuvas ocorrem de forma intensa e em maior quantidade no outono e inverno, mesmo com temperaturas baixas. A umidade relativa do ar possui mdia anual de 75%. Clima Sub-Polar - Localiza-se sensivelmente entre as latitudes 55 e 75 N, na pennsula do Labrador, norte da Escandinvia, Sibria. O clima subpolar caracteriza-se pela existncia de Veres pouco quentes e curtos (temperatura mdia mensal inferior a 10C-12C) e Invernos prolongados e muito frios (durante seis a oito meses a temperatura apresenta valores negativos). A amplitude trmica anual ronda os 15C-20C. Os valores de precipitao so baixos e concentram-se na poca menos fria. No Inverno, a precipitao ocorre sob a forma de neve. O bioma que melhor representa o clima subpolar a taig. Clima ocenico - Tambm por vezes chamado clima temperado martimo, um tipo de clima que ocorre em regies afastadas das grandes massas continentais e nas margens ocidentais situadas nas latitudes mdias e altas. Nas regies com clima ocenico as chuvas so abundantes e bem distribudas ao longo de todo o ano, sendo o vero bastante fresco e (h)mido. Temperado continental - Chuvas em menor quantidade em relao ao clima temperado ocenico e amplitudes trmicas mais altas. Apresenta amplitudes bem maiores uma vez que no sofre a influncia reguladora dos oceanos (nos veres a temperatura pode chegar a 22C e no inverno pode chegar a 0C, dependendo da regio). Mas, a taxa de precipitao bem distribuda ao longo do ano. Clima de Montanha - Apresentam-se em reas montanhosas, como os Alpes e os Pireneus. caracterizado por invernos rigorosos com precipitao de neves e geado e chuvas bem distribudas durante o ano. As condies climticas extremamente favorveis da Europa, de maneira geral, resultam da combinao de quatro fatores: A maior parte das terras europeias encontra-se em latitudes mdias, entre 35 e 70 graus de latitude norte; O continente rodeado por muitos mares e os recortes de litoral no favorecem mudanas bruscas de temperaturas; O continente recebe o ano inteiro, ventos do oeste, que levam a umidade do Oceano Atlntico at o interior. A Corrente do Golfo leva guas aquecidas at o litoral das Ilhas Britnicas e da Pennsula Escandinava, contribuindo para o equilbrio trmico das latitudes mais altas, sobretudo ao longo da costa ocidental.

A combinao desses fatores favorece o domnio, na Europa Ocidental, do clima temperado ocenico, mido e sem grandes variaes de temperatura. Aparecem ainda, na Europa Oriental e em parte da Pennsula Escandinava e da Rssia, o clima temperado continental mais seco, com veres quentes e chuvosos e invernos extremamente frios e o clima polar com invernos rigorosos e veres curtos, que caracteriza uma parte da Pennsula Escandinava e da Rssia europeia. Esses tipos climticos apresentam variaes em funo de fatores locais: no sul do continente, a influncia das guas aquecidas do Atlntico e do Mediterrneo permite a existncia do clima mediterrneo, que apresenta veres secos e invernos midos e no muito frios; nos Alpes, a altitude do relevo responsvel pela configurao do clima de altas montanhas, conhecido como alpino, que apresenta invernos extremamente rigorosos. Este tipo climtico aparece tambm nos Alpes Escandinavos, nos Crpatos e nos Pirenus. Na Europa no existem desertos por ser um continente temperado.

Anda mungkin juga menyukai