Anda di halaman 1dari 3

Sociologia Volume nico | Unidade 3 | Captulo 9

O mundo das imagens e das marcas


Sugesto 1 O advento da sociedade de massas

Antes da atividade, destaque os seguintes pontos: O significado e a origem da expresso sociedade de massas. Para isso, faa um resgate do processo de democratizao da sociedade a partir do sculo XIX, abordado no Captulo 7. O desenvolvimento tecnolgico outro fator responsvel pela formao da sociedade de massas, marcada pela acessibilidade ao mercado de produtos, forma de democratizao que exige variedade de artigos e grandes centros de venda. O consumismo e sua transformao em estilo de vida, ditando aspectos da organizao social. O impacto das estratgias de propaganda e marketing nas escolhas individuais. A diferenciao entre consumidor, cidado e suas respectivas posies na sociedade contempornea. O surgimento de multinacionais leva ampliao do tamanho das lojas, os chamados magazines, que foram incorporados pelos shopping centers.
Divida a turma em grupos e proponha que visitem shopping centers da cidade, verificando como se

estruturam e que produtos oferecem.


Pea aos alunos que mencionem campanhas de publicidade de que se recordam e quais aspectos

contriburam para essa lembrana da marca.


Sugesto 2 A era da prosperidade

Antes da atividade, destaque os seguintes pontos: Anlise do perodo entre 1945 e 1975, de grande crescimento econmico, prosperidade material e temor da destruio nuclear. A prtica das ideias keynesianas desde a crise de 1929, com a queda da Bolsa de Nova York influenciou o crescimento econmico no perodo. O surgimento dos grandes hipermercados, que se tornaram local de compra e tambm de lazer, fortalecendo os valores associados ao consumo.

Aproveite a temtica sociedade de consumo para trabalhar nexos entre a Sociologia e a Geografia.

Abaixo, sugerimos dois textos que remetem ao consumo contemporneo em geral e expanso dos shopping centers como padres fsicos e culturais de consumo especficos.
Texto 1

Sociologia e Geografia A sociedade contempornea est doente. Homens e mulheres, descontroladamente, so levados a comprar, sem necessidade. Fazem do consumo uma opo de lazer e uma forma de libertao. Os shopping centers se tornaram os templos dessa sociedade doente de consumo. Reivindicam o espao pblico, mas no passam de comunidades fechadas e restritas, onde se mantm a dominao do rico sobre o pobre. A anlise da sociloga Valquria Padilha. [...] Sua concluso estarrece: o shopping center cria um novo tipo de sociabilidade, mas uma sociabilidade destrutiva. Tanto para o ambiente, quanto para o cidado. a manifestao de uma sociedade doente, cuja cura s se d sob uma transformao radical.
Peschanski, Joo Alexandre. Atualidade: A doena do consumo desenfreado. Disponvel em: <www.ijornalismo.blogger.com.br>.Acesso em: 20 jan. 2010.

Sociologia Volume nico | Unidade 3 | Captulo 9

O mundo das imagens e das marcas


Texto 2

[...] os primeiros shopping centers se instalaram nos anos 1960, seguindo o padro estadunidense. A expanso desse novo modelo de vida e urbanidade se deu efetivamente nos anos 1980. A consolidao do shopping center no Brasil foi concomitante ao crescimento populacional, proliferao da idia desenvolvimentista e ao aumento do nmero de mulheres no mercado de trabalho, o que gerou modificaes nos hbitos de consumo dos brasileiros.
Padilha, Valquria. Entrevista a Joo Alexandre Peschanski.

Sugerimos que sejam trabalhadas as seguintes questes:


1. Caracterize a relao existente entre a expanso dos shopping centers e as mudanas geogrficas dos

grandes centros urbanos.


2. Alm dos shopping centers, existem outras prticas de consumo dentro da sociedade moderna que

abrangem os mais variados segmentos econmicos. Simplificando os estratos sociais em pobres, classe mdia e ricos, procure definir o espao de consumo de cada um desses grupos, bem como as caractersticas desses espaos.

Sociologia Volume nico | Unidade 3 | Captulo 9

O mundo das imagens e das marcas


Edies SM

Sugesto de leitura SM
Imagens que contam o mundo
Eric Godeau [Frana]
Traduo Maria da Anunciao Rodrigues Fotos Agncia Magnum

Temas Histria contempornea Jornalismo Arte e Fotografia


Esse livro rene uma coleo de trezentas fotografias que contam a histria de mais de cinquenta anos; desde o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, at o alvorecer do sculo XXI, chegando ao ano de 2007. As imagens foram produzidas para a famosa agncia Magnum, que tinha o fotgrafo Henri Cartier-Bresson entre seus fundadores. O livro dividido dcada a dcada, e cada perodo apresentado em textos informativos que abrem os captulos. Nas margens das pginas, uma cronologia apresenta os principais acontecimentos de cada ano, no Brasil e no mundo. Poltica, msica, esporte, cultura, guerras, conflitos tnicos, nada escapa s lentes desses profissionais armados apenas de uma cmera capaz de contar a histria do mundo em imagens e textos que as explicam. Com acabamento primoroso e farto material fotogrfico e jornalstico, esse livro apresenta, no calor da hora, as ltimas dcadas e a atualidade.

Anda mungkin juga menyukai